Venezuela cria unidade Especial para proteção do cinturão de petróleo do Orinoco.

Ministro da Defesa Vladimir Padrino
Ministro da Defesa Vladimir Padrino

O Ministério da Defesa da Venezuela (Ministerio del Poder Popular para la Defensa) criou e ativou a Unidade Especial de Segurança e Proteção da Faixa Petrolífera do Orinoco. A resolução foi publicada no Diário Oficial ( Gaceta Oficial) no dia 4 de Agosto de 2016.

A nova unidade foi anexada a Região Estratégica de Defesa Oriental do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas tendo como área de jurisdição os estados de Anzoátegui, Delta Amacuro, Guárico e Monagas que formam parte da faixa petrolífera do Orinoco. A sede da nova unidade sera na localidade de San Tomé estado de Anzoátegui e sua estrutura operacional sera de : Comando, Vice comando, Estado-Maior e Companhia de Apoio.

10gxmrn

O novo Comando terá as seguintes unidades subordinadas: 33ª Brigada Caribe pertencente ao Exército (Ejército Nacional Bolivariano), Postos navais de Maripe e Barrancas del Oninoco pertencentes a Marinha ( Armada de Venezuela), Grupo Aéreo de Operações Especiais Nº 21 da Força Aérea (Aviación Militar Bolivariana – AMB ) e Comando especial de zona Nº81 da Guarda Nacional Bolivariana (Guardia Nacional de Venezuela) no qual serão ativadas especialmente para compor a Unidade Especial de Segurança e Proteção da Faixa Petrolífera do Orinoco.

hjghjhj

O cinturão de petróleo do Orinoco é uma grande área rica em petróleo pesado e extra pesado no norte do rio Orinoco na Venezuela, nas imediações do Parque Nacional Marius a*, seu nome vem do rio nas proximidades, a formação geológica dos depósitos não está relacionada com a o mesmo.   Estende-se por uma área de cerca de 650 km de leste a oeste e 70 km de norte a sul, para uma área total de 55.314 km2 e uma área de 11.593 km² operação atual.

161di6a

Graças à certificação do petróleo da Faixa do Orinoco, onde se encontram quase 75% das reservas do país, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reconheceu em seu relatório anual de 2010, divulgado em julho de 2011, que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo. O país caribenho tem, segundo o organismo do qual é membro fundador, reservas provadas de petróleo de 296,5 bilhões de barris, 24,8% das reservas do cartel petroleiro. Desta maneira, a Venezuela superou pela primeira vez as reservas da Arábia Saudita, que tem 264,520 bilhões de barris e representa 22,2% do total de reservas da Opep.

orinoco

Com informações de Infodefensa e FAV-Club

28 Comentários

    • rsrsrrssrsrssss… mais uma palhaçada madurista a moda chavista… rsrsrrsrsrssss… cuidado maduro… logo logo o tio sam enfia a mangueirinha no buraco e suga o tanque todinho… rsrsrsrsrssrsss… como a gente fazia pra tirar gasolina da Brasilia do pai pra por na moto… 🙂

  1. Brasil tem o pre-sal, fazem o golpe com a farsa do impeachment, na Venezuela os ataques ao governo, através da falta de generos alimenticios, e de limpeza por parte do empresariado local, tem muito haver com o locaute do empresariado brasileiro, que parou de investir.
    Em resumo, petroleo e a sua maldição, quem não tem armas, não consegue se defender.

  2. Eu entendo que cada país deva proteger seus recursos e, no caso do petróleo, suas refinarias, plataformas, portos e poços. Agora, proteger reservas de petróleo? Tem alguém com tecnolgia para roubar reservatórios? Pra mim parece mais uma fumaça para ocupar as mentes dos inocentes iludidos. Proteger do tal “inimigo externo”. Petróleo tá sobrando no mundo, por isso que o barril está tão baixo. Quem apostar no petróleo como tábua de salvação para daqui a 30-40-50 anos, vai entrar pelo cano. Venezuela, e Brasil também, vão morrer com os reservatórios cheios. Os venezuelanos ,e brasileiros também, parecem que não entenderam que daqui a 40 anos até o papel higiênico vai ser elétrico. 🙂

  3. É pura pirotecnia o governo chavista é com disse Melkon o petróleo está em excesso no mundo e tal fonte de energia não será no futuro crucial tendo em vista que os países desenvolvidos já estão investindo em outras fontes de energia renovável e aqui no Brasil o brasileiro iludido achando que o petróleo é do povo e pagando a gasolina mais cara do mundo tem que ser muito idiota para acreditar em tudo isso principalmente em pleno século 21 existir estatal de petróleo isso mostra como esse continente né atrasado aina maias o povo elegendo políticos populistas.

  4. …privatizarao o poço de carcará no pre sal por 2.5 bilhões =8billhoes de reais Só que as reserva tem aproximadamente 2bilhoes de barril Vezes 50 dólares o barril cotacao de hoje como vc diz o barril ta em baixa = 100 bilhões de dólares =320 bilhões de reais ……..lá na venezuela tem forca armada pra proteger a riqueza da nacao……já aqui o Brasil …kkkk……Nossos políticos entregando nossas riquezas para outra nações $ darem boa vida a seus cidadão !!!!!!agora 50 do bolsa familia para o cidadão brasileiro comer no mes nao pode ,e bolsa vagabundo …….ninguém merece esses políticos brasileiros ….#chora mais

  5. Quer dizer então que nao pode defender a reserva de petroleo que vale 45 trilhões de reais …….kkkkkk # chora mais

    • Que fique claro uma coisa, petróleo no fundo da terra NÃO VALE NADA!! Somente depois de extraído e processado passa a ter algum valor. Temos que acabar definitivamente com o monopólio da Petrobras em toda a cadeia da indústria petrolífera, pelo que ouvi falar de um amigo executivo da empresa nem eles mesmos querem mais esse monopólio. A Petrobras para voltar a crescer precisa ser capitalizada,saneada, privatizada e exposta a competição como a Vale e a Embraer foram. Do jeito que esta, o petróleo do pré sal continuara lá embaixo, não valendo absolutamente nada, não gerando um centavo sequer de riqueza para o povo brasileiro, seja em forma de impostos, contratação de mão de obra ou novas instalações. O pior de tudo é que com o barril de petróleo ao preço atual nem isso vale a pena. Antes que eu me esqueça: O petróleo é nosso e a gasolina mais cara do mundo e de pior qualidade também!!!

      • Que fique claro uma coisa, NÃO VÃO METER A MÃO NO NOSSO PETRÓLEO, ele será nosso e ponto final. A PetroBrás não será privatizada coisa nenhuma. Se ela for privatizada ao capital estrangeiro, bilhões de reais serão gerados como riquezas para o estrangeiro, e deixarão aqui no país algumas migalhas e esmolas, para a gente ficar quietinho. O petróleo é nosso. O McDonald´s é uma empresa privada, estrangeira e o Big Mac é caro demais e de pior qualidade também. Prefiro o meu arroz com feijão.

      • Você choraminga por cogitarem privatizar a Petrobras (o que acho improvável acontecer) mas não fala nada do ParTido ter, junto com um cartel de empreiteiras, transformado a empresa em uma engrenagem destinada a perpetuar o seu projeto de poder.

        Que coisa não “Teacher”?

      • Outra: ficar repetindo que “não vão meter a mão no nosso petróleo” além de ser retórica fajuta de grêmio estudantil denota também desconhecimento sobre o “livrinho” (Constituição) afinal, na carta magna está previsto que os recursos minerais do subsolo e plataforma continental pertencem à União.

  6. sarcasmo – on

    tem q fazer essa proteção mesmo, já pensou se os imperialistas americanos compra todos os barris de petróleo dos venezuelanos como faz atualmente ? Iria acabar com as reservas deles rsrs…

    aonde já se viu, um bolivariano entreguista, dando de bandeja seus recursos minerais para o inimigo ! Na Venezuela NÃO !!!

    sarcasmo – off

    50,90 -0,01 -0,02% (barril de petróleo) liquidação

    • Alessandro, esses reservatórios são de óleo pesado, o valor do barril é inferior ao Brent e ao WTI. Custa mais para explorar, e custa mais para refinar. os matemáticos aqui fazem contas de minha filha de 4 anos, preço do barril x custo do barril, como se o cara chegasse no reservatório e dissesse, sai óleo (ou gás), ele saísse, flui para a refinaria e refina-te. É por isso que quebram todos os países em que põe a mão. Para produzir alguns bilhões é necessário investir outros bilhões e gastar outros bilhões também, e chamar muitas empresas americanas e européias para desenvolver o reservatório. A indústria petroleira vai deixar de lucrar em torno de 30 trilhões de dólares nos próximos 30 anos, isso porque os maiores consumidores do mundo estão deixando a dependência que tem dos mui-amigos árabes. Solar, heólica, hidráulica, nuclear, marés, e outras tecnologias é que vão dominar a matriz energética desses países daqui a 50 anos. É difícil enxergar isso, estando no Brasil. E eles vão pressionar os subdesenvolvidos para que poluam menos. A Petrobras sozinha já não tinha condição de explorar o que tem agora então, nem se fala, está quebradaça, a mais endividada das empresas do ramo. Se eles não explorarem as reservas agora, não vão ter para quem vender amanhã.

      • Muito boa explicação mas infelizmente muita gente aqui no Brasil parece não entender isso. A cada década que passa diferentemente do que muitos acreditam, o petróleo e o gás natural (se contar o carvão, o mais poluidor de todos) passam a ter cada vez menos importância na matriz energética dos países mais desenvolvidos.

      • Essa história de que a matriz energética vai mudar em 50 anos é uma falácia; pode por pelo menos 100 anos aí. Isso se não descobrirem novas jazidas, o que eles sempre fazem (ex. Xisto americano). Então, mudança de matriz energética é coisa para nossos bisnetos, ninguém aqui estará vivo para assistir isso. Talvez nem nossos netos, talvez nem nossos bisnetos. Mas esse boato começou a ser espalhado, no intuito de desvalorizar o pré-sal. para os americanos e europeus colocarem suas mãos rapaces no pré-sal. Se o pré-sal é ruim, porque tem tanta empresa multinacional interessada?

      • Se o pré-sal é ruim, porque tem tanta empresa multinacional interessada?
        Realmente meu caro Professor, no ultimo leilão promovido pela ANP apareceram meia dúzia de gatos pingados, quatro chineses e se não me engano a BP e ELF e sabe o que aconteceu? O leilão foi considerado um fracasso e cancelado. Afinal de contas quem quer carregar um sócio obrigatório nas costas como a semi-falida Petrosauro?

  7. La no iraque e na Líbia tambem a america comprava todo o petroleo …..só que gastarão de 10 trilhões de reais em guerra e ficarão com a riqueza todo pra eles …..comprar pra que se vc pode tomar na mao grande …….essa época te comprar já passou lkkkk……o orçamento do departamento de defesa de 500 bi de doleta e pra roubar as nações ……….agora já sabe o pq do embargo da u.s.a contra a venezuela…………a Venezuela coloca em perigo a segurança americana………se a Venezuela nao dividir o bolo da sua riqueza a batata vai assa !!!!!!

    • Que eu saiba o embargo é contra membros do governo e não contra as exportações.

      Qual é o embargo dos EUA contra a Venezuela?

  8. lá estão se movimentando/em alerta para proteger seus patrimônios e riquezas…enquanto aqui estão estão se movimentando para entregar a estrangeiros o Pré-sal, a Mectron, Alcântara, Amazônia e tudo mais…

    Povo Desprotegido…

    • DISCURSINHO MANQUEBA… se entregamos é porque não merecemos… porque eles não entregam o que é deles ???… talvez porque não sejam tão vagabundos como nosotros… UNDERSTAND ???… a culpa não é deles… É NOSSA que pomos TRAIDORES como stalinácio que entregou a RAPOSA SERRA DO SOL no poder e que ainda se gaba de ser a alma mais honesta do planeta… rsrsrssrrssss… MERECEMOS, pois isso é resultado do que SOMOS, da nossa mentalidade esquerdopata desconstrutora… subgente…

  9. Quando o petroleo e roubado de outra nacao ,vc passa ater a opção de vender gasolina barata para seu cidadão andar de carro V8 o dia inteiro e subsidiar sua nacao deixando ela com um custo de vida mais barato e sua economia mais forte para brigar contra pais que possui o combustivel mais caro o que gera produtos mais caros e custo de vida mais alto………Lá na Venezuela ta faltando tudo….o presidente da colômbia abriu a fronteira para que o cidadão venezuelano compre o que prescisar na Colômbia a 2 dias atras …………….Vc viu como eles destorce e brigão contra os números pra justificar que tem que entregar para os estrangeiros ….poço privatizado 8bi reais ….2bilhoes de barril que vale mais de 100 bi de dólares ……tem que entregar mesmo traidor ……a petrobas possui tecnologia de estracao com um custo de estracao de 9 dólares o barril o mais baixo do mundo e com o menor risco ao meio ambiente …….ficou irritadinho com os números e os fatos e contra fatos e números nao a argumentos…..vai tentar justificar o injustificável ….kkkkkk misturou ate afilha dele pra tentar justificar ……..trairão ….#chora mais

    • Marcelo FT….. você acha que não existe custo de produção?
      Até onde se sabe por causa do rombo da corrupção na Petrobras ficou inviável a exploração do pré-sal.
      E outra coisa deixe de lado essa sua língua própria e adote o português.

  10. Custo de produção  e 9 dólares o barril …..50 dólares -9 dólares = 41 Dolares  vezes 2bilhoes de barril =82 bilhões de dólares = 262,400 bilhões de reais…..olha o outro incomodado com a opinião dos outros e tentando desqualificar as pessoas pelo modo que escreve  ……. Tomou a dor do outro lá em cima que misturou a filha pra justificar o injustificável …….Contra fatos e números nao a argumentos ……..vamos brigar contra os números e fatos ………agora se vc me falar que tem que privatizar por sua posicao política  eu entendo…..mais nao pq o presal e inviável $ financeiramente …..ate pq só existe 5 petroleiras estatal no mundo com petrobras  Que tem o faturamento diario  de 1 bilhão   de reais dia …….as outras o faturamento diario e maior …….arabia saudita 12 milhões de barril  dia ….russia 10milhoes dia …u.s.a10 milhões dia…Iraque 8 milhões dia………brasil 2,7 milhões dia…….que dizer  que com 2 anos  semfazer nenhum investimento e usados o lucro diario de  1bi de reais dia ela paga todos os empréstimo que ela fez pra comprar as plataformas pra aumentar a produção e que vao ser entregue ate 2025 ………. Ok …..já entendi …..e entreguismo mesmo !!!!!! ………..ta mostrando seu preconceito  só pq e contraria  sua opinião ….Desqualificando as pessoal pelo português  religião ou sexo …..ninguém merece……já sei como e sua educação com esse português correto seu ……kkkkk

    • Sou filho de professora de português, entreguista não me considero , só na situação atual da empresa Petrobras hoje o pré-sal não é viável , e os custos de produção a 9 dólares o barril, está bem alta a margem de lucro da empresa……nesses nove dólares estão todos os custos?
      E parabéns agora ficou mais fácil de entender o que escreveu.

  11. Privatizarao a vale do rio doce ….no dia que acontece o acidente aqui em minas gerais a vale levou todo o dinheiro 20  bi reais  em caixa embora para o exterior ela e mutinacional que só visa lucro mesmo as pessoas morrendo ……..ate hoje sem agua potável  em minas e em espirito santo ……..ninguém fala mais naDa 2 estado da federação sem água ????? Vamo privatizar !!!!! Os casos de câncer por causa da agua estão batendo record aqui ……..as pessoas estão bebendo agua com mercúrio chumbo alumínio …….Vc acha que o governo australiano e holandês ta preocupado se te jeito morrendo de câncer e sem agua potável pra nada…….nos aqui sentimos em MG e ES os beneficios da privatização……….valeu cidadão brasileiro……..com cidadãos da mesma nacao ajudando 1 ao outro assim nao Prescisamos de inimigo !!!!!!

Comentários não permitidos.