Defesa & Geopolítica

Venezuela cria unidade Especial para proteção do cinturão de petróleo do Orinoco.

Posted by
Ministro da Defesa Vladimir Padrino

Ministro da Defesa Vladimir Padrino

O Ministério da Defesa da Venezuela (Ministerio del Poder Popular para la Defensa) criou e ativou a Unidade Especial de Segurança e Proteção da Faixa Petrolífera do Orinoco. A resolução foi publicada no Diário Oficial ( Gaceta Oficial) no dia 4 de Agosto de 2016.

A nova unidade foi anexada a Região Estratégica de Defesa Oriental do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Bolivarianas tendo como área de jurisdição os estados de Anzoátegui, Delta Amacuro, Guárico e Monagas que formam parte da faixa petrolífera do Orinoco. A sede da nova unidade sera na localidade de San Tomé estado de Anzoátegui e sua estrutura operacional sera de : Comando, Vice comando, Estado-Maior e Companhia de Apoio.

10gxmrn

O novo Comando terá as seguintes unidades subordinadas: 33ª Brigada Caribe pertencente ao Exército (Ejército Nacional Bolivariano), Postos navais de Maripe e Barrancas del Oninoco pertencentes a Marinha ( Armada de Venezuela), Grupo Aéreo de Operações Especiais Nº 21 da Força Aérea (Aviación Militar Bolivariana – AMB ) e Comando especial de zona Nº81 da Guarda Nacional Bolivariana (Guardia Nacional de Venezuela) no qual serão ativadas especialmente para compor a Unidade Especial de Segurança e Proteção da Faixa Petrolífera do Orinoco.

hjghjhj

O cinturão de petróleo do Orinoco é uma grande área rica em petróleo pesado e extra pesado no norte do rio Orinoco na Venezuela, nas imediações do Parque Nacional Marius a*, seu nome vem do rio nas proximidades, a formação geológica dos depósitos não está relacionada com a o mesmo.   Estende-se por uma área de cerca de 650 km de leste a oeste e 70 km de norte a sul, para uma área total de 55.314 km2 e uma área de 11.593 km² operação atual.

161di6a

Graças à certificação do petróleo da Faixa do Orinoco, onde se encontram quase 75% das reservas do país, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reconheceu em seu relatório anual de 2010, divulgado em julho de 2011, que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo. O país caribenho tem, segundo o organismo do qual é membro fundador, reservas provadas de petróleo de 296,5 bilhões de barris, 24,8% das reservas do cartel petroleiro. Desta maneira, a Venezuela superou pela primeira vez as reservas da Arábia Saudita, que tem 264,520 bilhões de barris e representa 22,2% do total de reservas da Opep.

orinoco

Com informações de Infodefensa e FAV-Club

28 Comments

shared on wplocker.com