Segundo Jane’s o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil estuda modernizar o SK-105a2 e adquirir veículos blindados 4×4 e 6×6

SK-105_(6109786571)

Uma reportagem do correspondente do site  Jane’s em Istambul Victor Barreira  publicada no dia 29 de Julho de 2016, noticiou que o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil  esta interessado em modernizar os Carros de Combate  Steyr Daimler Puch SK105 A2 Kurassier (CC SK 105 A2S na nomenclatura do CFN ) no qual foi adquirido em 1998 dezoito unidades do Carros de Combate SK-105A2 e uma unidade do  veículo de recuperação 4KH7FA Greif e recebidos em 2001.

O “Greif”, versão “socorro” do “Kurassier”
O “Greif”, versão “socorro” do “Kurassier”

Segundo informações o Projeto de modernização dos carros de Combate Sk-105A2 estão atualmente passando por uma fase de estudo e uma análise do conceito e do orçamento de viabilidade, disse um porta-voz da Marinha.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=ts1qzp62RLU[/embedyt]

O Iveco Guarani 6x6 é uma opção de um produto nacional para uma possível aquisição de uma viatura Blindada 6x6 para o CFN.
O Iveco Guarani 6×6 é uma opção de um produto nacional para uma possível aquisição de uma viatura Blindada 6×6 para o CFN.

Também foi vinculada a possibilidade obtenção por parte do Corpo de Fuzileiros navais de veículos blindados sobre rodas  4×4 e 6×6. Esse projeto faz parte do programa de Consolidação da Brigada Anfíbia no Rio de Janeiro (PROBANF) que visa assegurar a capacidade de projeção de poder da MB e a consolidação do CFN como uma força de caráter expedicionário, com permanente capacidade de pronto emprego, por meio de Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.

Iveco LMV (Light Multirole Vehicle) lince foi selecionado pelo Exercito Brasileiros para o programa de Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT -LR) seria uma escolha natural para o CFN.
Iveco LMV (Light Multirole Vehicle) lince foi selecionado pelo Exercito Brasileiros para o programa de Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT -LR) seria uma escolha natural para o CFN.
Avibras Tupi apesar de ter perdido a concorrência do Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT -LR) para o Iveco Lince o Tupi ainda continua no Portfólio da Avibras sendo mais um produto nacional na categoria de viatura blindada 4x4.
Avibras Tupi apesar de ter perdido a concorrência do Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT -LR) para o Iveco Lince o Tupi ainda continua no Portfólio da Avibras sendo mais um produto nacional na categoria de viatura blindada 4×4.
13690931_1056190484470513_8535542180789243615_o
Avibras Guará 4WS – Viatura 4X4 Blindada Leve Sobre Rodas (Light Armoured Four Wheel Steering Vehicle), em sua versão militar também poderia atender a uma possível aquisição de veículos 4×4 sendo mais um produto da Industria Nacional.

A Brigada Anfíbia (BAnf) é o grupamento operativo que possui poder de combate suficiente para enfrentar missões de combate e humanitárias, em diferentes ambientes operacionais, tais como o urbano e o ribeirinho. A aquisição dos meios necessários à consolidação da BAnf sediada no Rio de Janeiro será realizada gradativamente entre os anos de 2016 e 2023.

0986c99cd563d6ff6718293794553a15 (1)
Levando em consideração os requisitos do CFN para viaturas de baixo peso, dimensões e capacidade anfíbia o Otokar Cobra II 4×4 armoured amphibious tactical vehicle (AATV) se torna uma opção interessante para uma possível aquisição de uma viatura blindada 4×4

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=Q1LNzFlPX1Q[/embedyt]

Com Informações de Jane’s

Edição,imagens e comentários Plano Brasil

12 Comentários

  1. O SK-105 ainda é uma excelente alternativa de viatura de reconhecimento e caça-tanques , bastaria contratar uma modernização bacana com os Israelenses ou os Alemães . Os guaranis seriam uma boa visto que a escala baixaria os custos de manutenção e padronizaria com o EB ….mas Entre o LMV Iveco e o Oktobar Cobra 2, ainda acho que a opção turca é superior

  2. Não concordo com esta modernização… no meu entendimento é retrocesso investir dinheiro tentando elevar o padrão de um veículo antigo e que dispomos de pouquíssimas unidades (apenas 18) se temos o Guarani bem aqui ávido por receber uma torre 105mm e se tornar o blindado leve caça tanques que o CFN quer e ainda por cima anfíbio.

  3. Concordo com o Topol , o Guarani suprirá ao CFN provendo um bom veículo e no estado da arte entre os atuais e ainda será mantida a padronização de meios junto ao EB, o mesmo em relação ao LMV.

    • É Tomcat3.7… mas tem que ser o Guarani 8×8 porque o 6×6 atual é muito instável… seu centro de gravidade não consegue absorver o recuo do canhão 105 mm… e sem o canhão ele não será uma viatura de reconhecimento leve caça tanques que o CFN precisa

Comentários não permitidos.