Programa espacial do Brasil – A posição do governo dos EUA

Como o brasileiro não tem boa memória achei por bem abordar novamente o assunto. Se por ventura houver algum fato novo a este respeito atualmente, poderemos ter bem em mente, qual é de fato, a posição dos EUA a respeito. – Plano Brasil

Esta matéria e do dia 25/01/2011.

Ainda que o Senado brasileiro venha a ratificar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas EUA-Brasil (TSA, na sigla em inglês), o governo dos Estados Unidos não quer que o Brasil tenha um programa próprio de produção de foguetes espaciais. Por isso, além de não apoiar o desenvolvimento desses veículos, as autoridades americanas pressionam parceiros do país nessa área – como a Ucrânia – a não transferir tecnologia do setor aos cientistas brasileiros.

A restrição dos EUA está registrada claramente em telegrama que o Departamento de Estado enviou à embaixada americana em Brasília, em janeiro de 2009 – revelado agora pelo WikiLeaks ao GLOBO.

O documento contém uma resposta a um apelo feito pela embaixada da Ucrânia, no Brasil, para que os EUA reconsiderassem a sua negativa de apoiar a parceria Ucrânia-Brasil, para atividades na Base de Alcântara no Maranhão, e permitissem que firmas americanas de satélite pudessem usar aquela plataforma de lançamentos.

Além de ressaltar que o custo seria 30% mais barato, devido à localização geográfica de Alcântara, os ucranianos apresentaram uma justificativa política: “O seu principal argumento era o de que se os EUA não derem tal passo, os russos preencheriam o vácuo e se tornariam os parceiros principais do Brasil em cooperação espacial” – ressalta o telegrama que a embaixada enviara a Washington.

A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que “embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.

Mais adiante, um alerta: “Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”.

O Senado brasileiro se nega a ratificar o TSA, assinado entre EUA e Brasil em abril de 2000, porque as salvaguardas incluem concessão de áreas, em Alcântara, que ficariam sob controle direto e exclusivo dos EUA. Além disso, permitiriam inspeções americanas à base de lançamentos sem prévio aviso ao Brasil.

Os ucranianos se ofereceram, em 2008, para convencer os senadores brasileiros a aprovarem o acordo, mas os EUA dispensaram tal ajuda.

Os EUA não permitem o lançamento de satélites americanos desde Alcântara, ou fabricados por outros países mas que contenham componentes americanos, “devido à nossa política, de longa data, de não encorajar o programa de foguetes espaciais do Brasil”, diz outro documento confidencial.

JOSÉ MEIRELLES PASSOS

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: O GLOBO

 

84 Comentários

  1. Outra medida dos EUA é distribuir dinheiro pra gente besta feito o Vaderuxo pra ver se eles conseguem nos convencer de que tudo é culpa DAZIZQUERDAS feias e bobas

    Mas de uns tempos pra ca, pararam de dar dinheiro e começaram a distribuir pão com carne de minhoca daquela rede famosa de fast food

    • O negocio deles … é ter bases militar em solo tupiniquim .. más logo no Nordeste do Brasil !? … no passado eles tiveram duas bases ( CE e RN ) nesta região sagrada, …. terra de Lampião,Don Helder Câmera, Luis Gonzada,..etc … e não conseguiram ficar .. bem que eles queriam más os nordestinos os botaram para corre.
      .
      Essa meca dos americanófilo não é bem recebida em terras nordestina … más … se esse “santuário” dos sem pedigree fosse ficar abaixo da linha dos Trópico de Capricórnio ..desse pais brazil … quem sabe ? .. aquele povo merecem .

    • Concordo. Também acho que os EUA tem uma rede de colaboradores no Brasil, que é encabeçada pela Rede G… e a organização sionista internacional: Instituto Millenium.

      • Leia a o texto:
        .
        “A restrição dos EUA está registrada claramente em telegrama que o Departamento de Estado enviou à embaixada americana em Brasília, em janeiro de 2009 – revelado agora pelo WikiLeaks ao GLOBO”
        .
        Estranho… A GLOBO, fazendo matéria contra suas pretensões?

      • Apelando para o antissemitismo meu caro com esse papo de que o Instituto Millenium seria uma “organização sionista”?

      • É isso mesmo Relojoeiro …. é bem por ai .. aliás .. tem certos fariseus que arrota aqui a mentira de que criticar as atitudes nefasta dos sionistas é coisa de antissemita .. más defende caninamente Israel … que pratica o antissemitismo abertamente contra árabes e palestinos como uma forma de política de estado .

  2. Gostaria que os principais debatedores que defendem parcerias estratégicas entre o
    Brasil e os EUA neste site se pronunciassem a respeito dessa matéria , é um bom
    momento para emitir uma opinião.

    • Bom, pense como um governante americano, agora me responda se eles estão errados?….

      Cada país defende seus interesses, simples assim.

      O Brasil tem que buscar parcerias estratégicas para se desenvolver com qualquer país independente se em algum setor não tenha cooperação… O problema do Brasil é não pensar apenas nos seus interesses como os EUA fazem.

  3. olha, só da seguinte opinião, se os EUA não quer ser parceiros do Brasil, então q procuremos outro país.

    não devemos ficar aki CHORANDO e procurando culpados por NOSSAS falhas, quando o brasileiro quer, ele consegue. Já conseguimos alguns poucos avanços tecnológicos na área espacial com tecnológica nacional, devido esse bloqueio americano, é só usar a criatividade e isso temos de sobra, o problema é sempre o mesmo FALTA de verba e VERGONHA na cara dos políticos brasileiros !!

    Não adianta ficar achando q país X ou Y é melhor para se fazer uma parceria, e q irá dar de bandeja ou “transferir” sua tecnologia q levou DÉCADAS para conquistar a duras penas para o Brasil, se engana quem pensa assim !

    Se os políticos brasileiros levassem a sério, nem precisaríamos de parcerias com outros países, já estaríamos colocando satélites em orbita, ou até mesmo próximos de levar um homem ao espaço com nossa PRÓPRIA tecnologia, mas ao contrário, nossos políticos só ROUBAM, e somos OBRIGADOS a ficar MENDIGANDO parcerias.

    todo mundo sabe aonde está o problema, mas alguém aki no Brasil quer RESOLVER de verdade ????

    vai vim gente tentando nos convencer q fazer uma parceria com a Rússia, China, Japão, Congo, Paraguai, ou a Terra do Nunca seria muito mais vantajoso para nós, não vou entrar nessa discussão IDEOLÓGICA, de repente até podem estar certos.

    mas na minha opinião, a grande vantagem para o Brasil, é se o político brasileiro tomasse vergonha na cara, tivéssemos um verba decente todo ano para essa área, e conquistássemos sozinhos sem ajuda de ninguém, toda a tecnologia necessária para nossas necessidades, como uma grande nação faz até hoje !

    essa sim seria o maior ganho do Brasil, andar com suas próprias pernas sem depender de ninguém.

      • exatamente E.Maurício, muito bem lembrado o exemplo da Índia. eles não ficaram procurando culpados, colocaram a mão na massa, e conquistaram SOZINHOS sua própria tecnologia, é assim q deveria fazer o Brasil !

      • Pois é Alessandro, eu vou além de por a culpa nos políticos. Infelizmente a política nacional é a fiel representação do povo brasileiro, que é, na melhor das hipóteses, omisso quando não existe uma vantagem pessoal de curto prazo.
        E, como agravante, sempre que este assunto vem a tona, aparece “uma boa alma” para nos lembrar que devemos investir primeiro em saúde e educação, é tudo muito triste.
        Precisamos nos livrar com urgência deste Governo/Estado gigantesco e parasítico, favorecer a livre iniciativa e a redução de impostos, formar parcerias tecnológicas, e por último, mas não menos importante, reformar a cultura nacional.

    • Pois é Alessandro, o desenvolvimento e consequentemente o investimento no setor aeroespacial e todas suas facetas, deveria ser política de estado, independente dos governos de plantão que se sucedem como acontece com todas grandes potencias, independente de viés ideológico ou religioso. Infelizmente nossos políticos não se sensibilizam com isso visto que é algo que não lhes rende voto,não são capazes de olhar nada alem de seus próprios umbigos,consequentemente somos uma nação sem ambição,sem planejamento estratégico de longo termo.O mundo nos vem como um gigante meio embriagado de cachaça, deitado em berço esplêndido, sem grandes ambições e sem oferecer qualquer tipo de perigo, militar, tecnológico ou econômico e devem pensar..”ainda bem, se acordasse ia ser um problemaço”. Acho que isso tudo vem do fato de não sabermos realmente o que queremos ser como nação, não digo uma parcela pequena da população como os colegas aqui do PB por exemplo, mas a grande maioria não tem a menor ideia…é só ziriguidum!!

  4. MODO triglodipata ON!!! Isso deve ser uma sputinice que só sabe vilãnizar o lindo país de olhos azuis chamado EUA.
    Agora “meninos” repitam comigo: USA, USA, USA, USA!!!!

    • É a verdade, dói tanto que tem gente que nem coragem tem para defender o indefensável, eles vem aqui e fazem através de negativação não é mesmo DEAGOL, Bardini, Tiroleza, Conan e Ixpefialista Isento conhecidos também como defensores do modo de vida ocidental ou melhor adoradores do Ronald Macdonald, sem falar de outros TRIGLODIPATAS de menor expressão!!!

      • Olha senhor.

        Eu mesmo aqui defendi parceria com a Rússia nessa área.

        O fato de eu discordar da opinião de esquerdistas frustrados, que culpam os EUA por seus problemas pessoais (exatamente como você), não significa que eu defenda cooperação com os americanos em tudo.

      • Nereu, voce esta redondamente enganado, sou acima de tudo brasileiro, a diferença em relação a voce e outros que acho desnecessário mencionar é que não sofro de nenhuma cegueira ideológica, defendo tanto russos como chineses ou norte americanos quando acho que estão certos, não tenho compromisso ideológicos com ninguém. Para não perder tempo neste assunto faço minhas as palavras do colega Alessandro acima, o resto é mimi e conversa de botequim.

      • Até parece que você não tem cegueira ideológica. Você um deslumbrado pelos Estados Unidos e torce por eles; cega-se por tudo de ruim que eles fazem no mundo. Assuma, é mais bonito.

  5. Cada um cuida do seu. Os EUA estão cuidando do deles. Na verdade, por um lado, eu fico até feliz com essa posição americana, demonstram respeito e reconhecimento a capacidade nacional de produção tecnológica, respeito esse que não encontro na maioria dos brasileiros.
    Porém, é óbvio que não deve haver ratificação nenhuma. Esse acordo de salvaguardas é um flagrante ataque à soberania nacional.
    É nessa hora que deveria fazer valer o famoso jeitinho brasileiro… é para isso que ele deveria servir.

  6. E a posição dos Estados Unidos não é só restritiva em relação ao programa espacial, mas também em vários outros assuntos, incluindo o desenvolvimento do Brasil como país de primeiro mundo.

  7. A quinze anos defendo que trabalhemos com a Rússia , China , India , e outros , nunca com os EUA , porém como aqui estamos cheios de Mentes Colonizadas , Apátridas e Entreguistas , tudo é demorado ou dificil , com os EUA nunca !!!

  8. Puts, más é logico que não vão apoiar iniciativa brasileira e nem de pais nenhum, me deem um motivo para que os eua queiram mais competidores no mercado espacial??? Se o Brasil quisesse mandar algo pro espaço era só encomendar turbinas de foguete russo, como alias, os americanos fazem a muito tempo… o problema não é ingerência estrangeira é incompetência mesmo más… ao invés de melhorar a nossa capacidade ficamos procurando culpados pela nossa incompetência!

    • Mas isso que vc falou é difícil de entrar na cabeça de muito comentarista… Cada um cuida dos seus interesses.

    • AWM vc por acaso acompanha o que os EUA fazem aqui e no mundo afora para manter seus interesses vigentes? caso vc acompanhe sabe muito bem do que eles são capazes,mas mesmo assim não os culparei por tudo, pois era para nosso país ter batido o pé no chão e ter feito o que foi feito no assunto nuclear, criando nossa própria tecnologia e ensinando ao mundo que somos capazes, e que se dane a opinião e os achismos de Washington.

  9. O ponto em questão a ser avaliado, não se trata de defesa de interesses, — isso é óbvio demais — até para ser mencionado.
    .
    A questão é:
    — Até que ponto, um pais com o histórico dos EUA, está disposto a ir — na defesa de seus interesses?
    .
    — Colocar tudo na conta da nossa “incapacidade na gestão do programa” é — “conveniente demais para os interesses dos EUA”.
    .
    — É pedir para ser “ingênuo”, e entrar na fila muitas vezes, mas…, muitas vezes…
    .
    Saudações,
    .
    Konner

      • — É pedir para ser “ingênuo”, e entrar na fila muitas vezes, mas…, muitas vezes…
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Eu sou ingenuo.

        Por favor, responda minha pergunta.

        Se não for a defesa de seus interesses o que leva os EUA a boicotar o programa espacial brasileiro?

      •  O ponto em questão a ser avaliado, não se trata de defesa de interesses, — isso é óbvio demais — até para ser mencionado.

         Você leu isso… (?)

        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Olha…, é uma frase simples…, se você não consegue entender nem isso, lamento…, mas…, “eu passo”.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Desculpe meu caro mas você “passa” por não saber a resposta ou então, o que é mais provável, a resposta ser inconveniente demais para quem tenta fazer de um antiamericanismo tosco uma categoria de pensamento…….

        E para fulminar de vez com toda essa falácia e deixar bem claro que colocar a culpa nos EUA é mais do mesmo vitimicismo pueril vou aqui citar o exemplo de Israel que, a despeito de ser aliados muito próximo dos EUA nunca recebeu deles tecnologia para a construção de lançadores espaciais. E também foi boicotado por Washington nesse propósito. Ainda assim, e apesar de tudo, os israelenses não apenas possuem um lançador de satélites (Shavit) como também produzem seus próprio satélites.

        Saudações

      • Obrigado…, gentileza de sua parte…
        .
        Quanto a Israel, se o brasileiro tivesse a inteligência, a astúcia e a determinação do povo de Israel, nos dominaríamos o mundo.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • “Quanto a Israel, se o brasileiro tivesse a inteligência, a astúcia e a determinação do povo de Israel, nos dominaríamos o mundo.”
        .
        100% de acordo.

      • Foi o que pensei desde o inicio.

        Quem não sabe o que fala não tem como responder uma simples pergunta.

        Interesse é o que move o mundo. tudo é feito e gira em torno do interesse, seja ele econômico ou militar a fim de estabelecer a supremacia na sua região ou no mundo…. nisso os EUA são mestres. e qualquer um sabe.

        “Não existe aliados na arte de governar, apenas interesses comuns”

      • Sabotagem vc sabe o que isso, eu também não duvido que essa sabotagem inclusive tenha acontecido na Ucrânia. Tipo passamos o recado para vcs ucrnianos cozinhem em banho maria e tirem o dinheiro dos troxas, pois o governo da Ucrânia tinha sim ligações com os EUA

    • Depois nos chamam de lobotomizados, mas parece que Hollywood fez seu serviço direitinho pondo as bandeiras dentro da cabeça dessa gente, pois conseguem defender os interesses de outro país mesmo quando vão contra os nossos, coisa de traidor.

  10. Façam parceria com os Russos!!!
    .
    Espera… Já fizeram… Não deu em nada!
    .
    Fizeram parceria com os Ucranianos também, o que foi ainda pior pois, além de não dar em nada, resultou em um prejuízo Bilionário!
    .
    Resumindo, a culpa é nossa. Incompetência mesmo. Não adianta tapar o sol com a peneira, exaltar a forma mais burra e fétida do nacionalismo como justificativa de nossos erros. Não adianta encontrar parceiro A, B ou C… Com o montante que se investe neste setor, nunca vamos decolar.
    .
    O melhor exemplo que temos a seguir neste setor é o dos Chineses;
    .
    No mais, brasileiro tem memória curta…
    .
    http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-rompe-acordo-com-ucrania-para-a-construcao-de-foguetes,1730190
    .
    “Depois de investir R$ 500 milhões no preparo da base e 12 anos na espera do Cyclone 4, um foguete para lançamento de satélites, o governo preferiu embolsar o prejuízo, desistir e tentar retomar as propostas de “alugar” a base para uso de outros países.”
    .
    Data: 23 Julho 2015 | 03h00
    .
    É Golpe!!!
    Vai Dilma!
    Vai PT!
    Chamem os BRICS!!!

  11. O problema em questão é que alguns partidários do Estados Unidos da América o defendem mesmo quando isso vai contra os interesses de sua própria nação, não digo aqueles que entendem os interesses hegemônicos do EUA, que sabem que eles querem tornar a América Latina em mercado consumidor sem voz, sem força, apenas plantadores de mandioca, sem nenhuma capacidade de retrucar sua vontade, apenas meros vermes que servem para engolir suas crenças, ideologias e produtos industrializados, e mesmo assim o defendem quando este país propaga sua soberba sobre nossos interesses.
    Vale ressaltar um ponto interessante sobre essa questão da base de Alcântara, que no mês que foi marcado para o lançamento, aumentaram bruscamente o número de norte americanos na região do entorno, novamente, NORTE AMERICANOS SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL DE ESTAR NUM LUGAR NADA TURÍSTICO SE HOSPEDARAM NOS ENTORNOS DA BASE.
    Não obstante, o foguete lançador explodiu em estado de repouso, não sofrendo testes, e tem mais, foi encontrado perto da base um equipamento de interferência eletrônica.
    Não vou pedir para que os tais reconsiderem suas posturas, pois sabem muito bem o que houve, e entendem o que foi feito, a questão é que mesmo assim continuam defendendo.
    No meu parecer, houve falha do serviço de inteligência nacional, que sabendo do posicionamento dos EUA deveriam ter seguido de perto cada um dos americanos no entorno, e qualquer movimento suspeito deveria ser reportado, e se houvesse alguma prova de serviço espião um tiro na testa resolvia, se o tivessem feito nosso foguete teria a possibilidade de traçar seu destino sem interferências externas.
    Por mim, Alcântara será uma base brasileira de foguetes brasileiros, do contrário, que seja um parque de criação de capivaras, mas nunca, absolutamente NUNCA devemos deixar os norte americanos colocarem seus pés naquele terreno, simplesmente por uma questão de honra, de patriotismo, de amor a nação e seus interesses.

    • Arc eu não gostaria de base alguma em nosso pais que não foce Brasileira, e no acidente que comentaste a nossa maior perda não foi o foguete e sim os 21 tecnicos que perderam suas vidas e o Brasil vai precisar de decadas para repor concordo com voce em repasar todo ano uma verba para o setor aeroespacial talvez eu fale uma bobagem mas uns 0,3 % do PIB mentes brilhantes não nos falta o que nos falta é apoio de nossos governantes (PATRIOTISMO),um exemplo uma menina de 16 anos não lembro de qual estado inventou um produto que neutraliza a lactoze do leite comum basta incerir este produto no leite e qualquer pessoa que seja alergico a lactose pode beber sem se preocupar uma menina de 16 anos uma mente brilhante SÓ ESPERO QUE NOSSOS GOVERNANTES NÃO A PERCAM PARA ESTRANGEIROS sabe Arc penso que deveriamos fazer um abaixo assinado pedindo pena de morte para todos os politicos coruptos, os que estejão envolvidos em super faturamento de obras,desvios de verbas publicas,subornos,propinas, eles e todos os envolvidos claro que se eles roubarem e colocarem os produdos roubados em nome de filhos e parentes estaram condenando-os tambem ao crime e vou alem confiscar todos os seus bens inclusive suas aposentadorias já que as conquistaram atraves de roubo E ME REFIRO A TODOS OS POLITICOS ,ESQUERDA, DIREITA, CENTRO, TODOS MESMO.

      • Luiz, não sou a favor de bases estrangeiras em nosso território, diferente da Síria que precisa no momento de uma base russa, diferente do Japão que precisa de uma base dos EUA, nós não precisamos, temos total capacidade de nos defender, e mais, de desenvolver qualquer tecnologia, já demos show de know how em outros setores, o problema e constituído de diversas variáveis, dentre elas investimentos, mais vagas no ITA, e melhor condições de defesa dos ambientes envolvidos no projeto espacial, e sim, não perdemos meros 21 engenheiros, perdemos 21 vidas que deram seu sangue e suor por anos para dar orgulho ao país, e acabaram morrendo, e ao que tudo indica foi homicídio.

      • Arc eu acredito piamente em asacinato, nossos tecnicos foram asacinados para mim aqueles homens heram,são e sempre seram herois só espero que jamais esquecidos, sei que não tem haver com o asunto mas quando nossos tecnicos não se vendem são asacinados não quero acreditar mas me parece o caso do Almirante Othon da marinha que para mim um heroi pois o que fez pela pesquisa nuclear pro Brasil é sem preço e agora envolvido eu espero que não e torço pra que seja isto que ele tenha cido envolvido e não se envolvido na sujeira quero torço e rezo para que seja tudo mentira em relação ao Almirante perdome pelos erros de portugues tenho pouco estudo mas muita sem tamanho lealdade ao BRASIL.

    • Americanos são o cancer do mundo.Podem reparar tudo o q é de ruim neste mundo tem o dedo deles.Só eles tem o direito ao sol ou a lua,se pudessem roubavam o oxigenio do planeta e só respiraria quem estivesse na condição de capacho deles.O resto q morresse.

      • Telmo, o povo americano em si não é o culpado, pelo contrário, pagam o pato pelos políticos marionetes de seus grupos empresariais que dominam praticamente tudo por lá, e são eles que determinam os passos que devem ser dados pelos EUA em todo o globo, ao meu ver, a política norte americana é o câncer do mundo.

    • Bom, agora é comigo….
      Me irrita demais essa bobagem de sabotagem, de conspiração, isso é coisa de quem não tem nada o que falar, desinformada, sem nenhuma base em fatos e realidade. Eu estive presente no velório dos técnicos e engenheiros que ocorreu na quadra poliesportiva do CTA e conversei com vários conhecidos, tanto do DCTA como do IAE, militares e civis, e a opinião era quanto as possíveis causas da explosão TODAS DE NATUREZA TÉCNICA!! A principal suspeita recaia sobre uma possível descarga elétrica causada por mau aterramento do corpo do VLS..dito e feito,após uma investigação minuciosa chegaram a conclusão que foi exatamente isso que aconteceu causando a ignição de um dos propulsores sólidos do primeiro estagio o que levou à morte dos técnicos e a destruição total da torre de lançamento por um tipo de incêndio que é praticamente impossível de ser apagado (experimenta acender magnésio para ver o que acontece) Não houve excesso de americanos suspeitos no entorno da base, não foi achado equipamento eletrônico suspeito nenhum mas para seu desgosto, e isso voce poderá verificar por conta própria, a Marinha Brasileira identificou um navio espião russo a centenas de kilometros da costa brasileira com suas enormes antenas apontadas em direção a Alcântara. E o que isso quer dizer? Ora, absolutamente nada demais, provavelmente estavam só curiosos dando uma olhada no que estava acontecendo, afinal de contas estavam em aguas internacionais e a data de lançamento era de domínio publico. Só para terminar, falando em russos e diferentemente do que o colega Bardini mencionou, depois deste acidente vários engenheiros russos foram contratados pelo IAE ara ajudar no aperfeiçoamento do VLS, eles praticamente redesenharam todo o sistema elétrico e de disparo pirotécnico dos estágios tornando-os muito mais seguros.

      • Mas ai, onde é que fica a figura do INIMIGO EXTERNO para poderem desviar o foco da INCOMPETÊNCIA e BANDIDAGEM que azisquerda implementaram no Brasil desde 1935 ???!!!… A VERDADE NÃO LHES INTERESSA… JAMAIS !!!…

      • Meu Deus! Que sujeito lobotomizado você é. Cidadão você sofre de delirium tremens, portanto confunde imaginação com realidade. Se você falar mal dos 13 anos dos governos Petistas e destilasse seu ódio olaviano, eu até compreenderia, mas para você o governo ditatorial do caudilho e grande latifundiário Vargas é das esquerdas, assim como o governo do Eurico Gaspar Dutra, o governo eleito de Vargas, o governo JK, o governo do demagogo latifundiário João Goulart, os governos militares esses sem sombra de dúvidas foram de extrema esquerda formados pela ESG, uma sucursal do Partidão, o exercito brasileiro sempre teve seus oficiais formados pela Cominter. Depois Sarney o maior Trotskista do mundo de todos os tempos, talvez maior que o próprio Leon; sem falar no guevarista Collor de Melo. Realmente a verdade depende do ângulo que se olha. E quando alguém se deixa guiar por débeis mentais como Olavo de Carvalho, não há solução, e até tem! Internação em manicômio. Você é um papagaio ouve e repete: “Me dá o pé louro”, ou anda usando algum alucinógeno. Generoso espião yankee! Utilizando os argumentos aqui explanados mesmos por americanófilos de que os estados modernos (nação), e os Estados Unidos da América do Norte são um Estado nação que defende os seus interesses, diga-se das suas multis, pois o povo (marionete) que só serve de bucha de canhão, não lucrou nada com as guerras do Vietnam, da Coréia, do Iraque, para meia dúzia de muti bilionários ficarem milhardários com mais verdinhas. A nação Yankee já percebeu e desde o século XIX que quando seus ciclos econômicos entram em crise nada melhor do que uma guerrinha. Os períodos de maior crescimento dos Estados Unidos da América do Norte e das suas mega empresas foram após guerras, basta par tal verificar os índices de crescimento após a 2ª GM, guerras da Coréia e Vietnam, se os Estados Unidos vivessem constantemente em guerras o capitalismo não teria crise, pois quantidade enormes de meios produção seriam destruídos, e precisariam ser reconstruídos, por isso viva a guerra. E você sabe por que? Porque armas só tem uma utilidade destruir, matar e em alguns casos serem utilizadas uma vez, principalmente as mais caras; pois não se vence guerras com revólveres calibre .38, pistolinhas e fuzis, se precisa de massivos meios de destruição em massa para se vencer uma guerra, a não ser que massas enormes do país entre em guerra, o que se constituiria em uma vitória de Pirro como foi a quase vitória Vietinamita, muito mais moral e de desgaste do que propriamente uma vitoria. Então com destruição de meios de produção, viver em estado de guerra permanente dá uma sobrevida para o sistema caótico sobreviver, mas tão logo reconstruído os meios de construção, virá a recuperação do leviatã, e novamente a fênix (necessidade de guerra ressurge. Então o problema não é esquerda ou direita, algumas das preocupações da direita como dinamismo no processo produtivo, inovação são benéficos, mas algumas das preocupações da esquerda como o bem estar do conjunto da sociedade também o são, ou você quer criar um sistema onde metade da população irá trabalhar como instrumento de repressão da outra metade. Acorda! o povo não é de direita e nem de esquerda. E o processo é cíclico, categoria que nós ocidentais teimamos em não ver. Ou quem provocou o processo de crack na bolsa em 1929 foi o comunismo, ou o que era o new deal? Acorda pra vida cidadão. discordar dos outros é em muitas situações salutar, agora ser papagaio e viver de chavões é triste.

      • Edgar, não precisava copiar e colar a cartilha do partidão… eu a conheço muito bem… todos os chavões que vc printou podem ser encontradas no vermelho.org… NADA DE NOVO… saudações…

      • Faltava o palpite envolvendo políticos, mas fica tranquilo, não desviarei do assunto, até porque foi o neoliberalista do FHC que quase assinou o acordo assombroso com Washington… desde 1935? De que fonte vc tirou isso, pois ao que me consta houve um governo militar ditatorial no Brasil da década de 60 ate 80, que vale ressaltar, apoiado pelos EUA, que derrubaram um presidente democraticamente eleito com pretexto de comunismo, que a poucos anos veio a ser desmascarado com a abertura do sigilo dos documentos da ditadura, e vale citar que foi o período em que mais nos individamos por proporção sabia? Pois pegavamos empréstimos sem fim, ato irresponsável que FHC repetiu fazendo diversas vezes junto ao FMI, fazendo com que nosso progresso (que era quase nulo pois só servimos pra consumir produtos norte americanos) fosse pra pagar juros, enfim, os governos de “esquerda” ( rsrs ) foram os que mais investiram em infra estrutura e desenvolvimento tecnológico, e chuta, foram os que mais deram suporte ao crescimento a indústria nacional, e independente de seus erros alavancaram a economia nacional como nenhum outro governo, e lembre-se, quem diz isso é o Brasil, através de pesquisas, além de dados estatísticos, entao pare de propaganda política e volta ao foco, até porque não estou apontando meramente um inimigo externo, estou colocando que os EUA não são dignos de confiança, e que devemos desenvolver sozinhos nossa capacidade espacial.

      • Declarações oficiais? Conan, não emiti uma opinião baseada em achimos, tenho conhecimento de pessoas do alto escalão das três forças, não no que cerne a esse assunto, mas que já sugeriram que ocorre acobertamento de informações quando é de interesse “estratégico”, e neste caso com certeza não duvido, mas o que fiz é puramente trazer a tona os fatos, principalemente aqueles que o senhor esta tentando desmentir, mas caso queira, eis algumas fontes “confiáveis”, já que as peças não fazem sentido pro senhor, no demais, respeito a sua opinião, mas discordo.

        http://super.abril.com.br/ciencia/sabotagem-do-tio-sam

        https://www.youtube.com/watch?v=tChKvcvaWDE

        http://oglobo.globo.com/mundo/eua-tentaram-impedir-programa-brasileiro-de-foguetes-revela-wikileaks-2832869

        http://www.metro.org.br/jose_alves/os-cacas-militares-e-as-boias-de-alcantara

      • Arc,são essas as suas fontes oficiais??!! brincadeira né.
        Eu acho interessante como é difícil para algumas pessoas aceitarem certos fatos,parece que se torna uma coisa pessoal quando não são, tais como: americanos, russos, chineses, franceses, indianos e seja la quem mais estiver nessa área terem perdido (como ainda acontece),dezenas se não centenas de vetores nos mais diversos estágios de lançamento ao custo de muitos bilhões de dólares em equipamento e vidas perdidas.Isso tudo é, foi e será sempre “risk businesses”. Se um dia tomarmos vergonha na cara e investirmos pesado no negocio de lançamento de satélites pode se preparar para mais acidentes com os foguetes, isso faz parte. Se não acredita basta fazer uma rápida pesquisa pela internete e vai entender do que estou falando. Veja bem, isso tudo é diferente de eu negar a possibilidade de que possa haver algum tipo de sabotagem, mas convenhamos, estatisticamente tudo é possível, porem entre 99% de chance de ter havido uma falha técnica e o 1% do Jason Borne ou James Bond ter se infiltrado em Alcântara e ter cometido algum tipo de sabotagem eu fico com o 99%. Se algum dia alguém me apresentasse evidencias objetivas do contrario eu seria o primeiro a admitir que estava errado, porem tais evidencias não existem. Por ultimo, a inteligência militar brasileira não é ruim como muitos pensam, qualquer indicio de sabotagem do VLS por parte do governo dos EUA que fosse efetivamente comprovado teria serias consequências políticas e diplomáticas podendo chegar ate mesmo ao rompimento diplomático entre ambas as nações, os americanos não correriam tal risco por causa de um rojão caramuru gigante. Voce não acha que o governo petista se tivesse de posse de tal informação perderia essa chance de ouro de ferrar com os EUA? haja visto o caso das escutas da NSA.

        Sda

      • O ponto de termos que investir pesado concordo, em todos os termos, pois é necessário uma agenda mais seria no que cerne ao setor aeroespacial brasileiro, agora quanto ao ocorrido discordo, pois os fatos nem sempre são os que a mídia aborda.

      • Quero deixar bem claro Arc que também respeito sua opinião, aliaz, leio tudo o que voce escreve com atenção porem meu caro amigo foi voce quem apresentou tais “fatos” abordados pela mídia e não euzinho aqui:-)

      • Eu não apresentei nenhuma fonte negativada, muito pelo contrário, FOI A OPINIÃO DE UM GENERAL das forças armadas, não há maior crédito que a palavra de uma autoridade máxima das FAs.

  12. Chega a dar nojo ler alguns comentários, os que criticam preferem Russia, China…
    Reclamam do Imperialismo do ”entreguismo” , e não percebem que somos sugados de AMBOS os lados, tanto do bloco Russo-China quanto EUA.
    Absolutamente nenhum pais vai fornecer qualquer tipo de tecnologia ao Brasil sem tirar um gigantes proveito.
    Enquanto culpabilizarmos terceiros por nossos fracos investimentos em, projetos estratégicos, educação de qualidade ( falo de física, eng, mecânica), e uma cobrança severa na fiscalização de desvios de verbas públicas, continuaremos esta bela e linda bosta, onde alguns se apegam a ”esquerda” e outros a ”direita”, e sempre a procura de um líder, patético…

  13. Que se lasquem, não são donos do mundo!!! Nós é que temos que nos virar e mostrar que sabemos e podemos evoluir tecnologicamente . O Irã fez e faz absurdos estando todo fechado e isolado. Nosso maior problema é corrupção e má vontade por parte dos governantes que estão se lixando pro país e seu povo !!!

  14. Se os EUA desembarcarem 200 mil Marines na Bahia os entreguiistas os receberiam de braços abertos. Temos uma casta perigosa de quinta-colunas. O problema é que o Regime Golpista implantado no país não tem um pingo de responsabilidade.

    • Uma determinada casta locupletou-se do poder por 13 anos e deixou de legado 12 milhões de desempregados. Essa sim é perigosa….

  15. No programa espacial esta em segundo plano por questões políticas e econômicas fora as sabotagem industrial e tecnológicas !!!!!!!!……. Os falcões de washinton nao brincao em serviço …….o candidato eleito a presidente do brasil só manda em parte das decisões do governo ,a outra parte que manda sao os falcões de washinton……se vc nao obedecer vai perde a boquinha de presidente do Brasil …….Somos traídos por alguns dolares …..acho que mais claro que isso impossível !!!!! …..só assistir o video no YouTube sobre o embargo americano ao brasil…….https://m.youtube.com/watch?v=ejUBexU2M0g……… General .AUGUSTO HELENO -EUA,FED, CIA, UE G7 INVADIRAM ECONOMIA DO BRASIL, CORPORAÇÕES LESA PÁTRIA. https://m.youtube.com/watch?v=SHaAHVlAYN0

  16. durante 20 anos se discute o q vamos fazer com a base de Alcântara … vieram os americanos com a proposta de ”arrendar” a área .. puro e simplesmente isso ..cabe a nos aceitar ou n ..es a 1 proposta … ”abraçamos” os Ucranianos e perdemos 8 anos nesse ”draga” de parceria .. vieram os Chinas ..queria arrendar tb (foram pra Argentina ) …E finalmente Russo (base aerospacial Bra-Rus …base militar compartilhada ..) e esse namoro dura ate hj .. mais nada tb ”serio” ja q demandaria por igual o mesmo valor em investimento dos 2 países (papo de 3 bi de doletas pra cada ) … Falta o Brasil arrumar o dindin.. e acabar com esse ”medo” de material russo (algo improvavel ) .. mas a proposta ta la ainda .. no ambito dos ”BRICS” .. falam tb em ajuda financeira da China .. veremos … e agora esse boato dos EUA novamente .. com uma base ”civil/cientifica” sob nossa guarda com restrição ”parcial” aos nossos cientistas .. engenheiros etc .. proposta essa com bom valor financeiro e compromisso em liberar acesso a algumas tecnologias .. hj negadas .. facilitar aquisição de outros meios (militares) .. financiamento ”geral” tb .. proposta comercial ..(alem de uma base naval tb compartilhada/boatos ) .. escolham … fico com os russos ainda .. mais se a proposta americana for boa mesmo .. em um relação ”ganha-ganha”tb sou favoravel… o q n podemos e simplimeste arrendar a area por 30 anos e ficar por isso mesmo .. n da … vejo como absurdo sequer pensar nisso

  17. Cadê a soberania do BRASIL, porque os governantes desse país não vestem calças?
    São perguntas a serem feitas,Irã,Coréia do Norte, e outros mais já nos ultrapassaram,mesmo estando sob embargo,isso é o que se ganha sendo capacho !

    • Caro César, a diferença mora numa declaração de Jesus “Porventura poderá subsistir um reino dividido?”.
      Irã e Coreia do Norte apesar de seus problemas são unidos no que cerne a soberania, Rússia foi pelo mesmo caminho, tanto que Putin e seus aliados apagam que tenta desmunhecar pro lado errado, já aqui existe uma classe política que recebe os norte americanos de calcinha.

  18. O Programa VLS, estava dando certo, faltavam poucos ajustes para que se tornasse um sucesso,se nosso governo tivesse culhões ele teria posto mais verbas para não só salvar o projeto,como também honrar a memória daqueles que vieram a falecer na execução dessa empreitada !
    É vergonhoso ver um país que gerou tantos gênios estar nessa situação !

  19. O brasil e um pais fraco colônia um povo maioria que não liga em ser um grande pais como eua,russia,china Inglaterra,alemanha,frança e japão so querem futebol churrascada,bebedeira,sexo,nada de cobrar dos governantes escola,segurança publica ate serem atendido por isso o pais já era extinto como os dinossauros

Comentários não permitidos.