Novo centro de operações do Daesh

A Líbia e algumas áreas no Egito podem se transformar em um novo centro operacional do grupo jihadista Daesh, disse a especialista em assuntos de terrorismo do Centro de Inteligência Estratégica e Segurança (ESISC em inglês), com sede em Bruxelas, Evgenia Gvozdeva.

“Agora a maioria dos prognósticos dizem que se o Daesh for derrotado na Síria e Iraque a sua nova base de operações poderá se deslocar para a Líbia e talvez para algumas áreas no Egito e na península do Sinai”, disse a analista à agência russa RIA Novosti.

Gvozdeva considera como “muito provável” que o Daesh queira criar no Sudeste Asiático – Indonésia, Filipinas, Tailândia e Malásia – um centro operacional semelhante ao que tem na Síria.

Para os terroristas se tornou bastante difícil organizar nestes países bases operacionais internacionais do ponto de vista da logística e de certas barreiras linguísticas, disse.

Nos últimos meses o Daesh perdeu uma grande parte dos territórios devido aos avanços das forças governamentais na Síria e no Iraque e da milícia, bem como dos ataques aéreos realizados pela Rússia e pela coalizão internacional liderada pelos EUA.

O grupo terrorista também perdeu seus bastiões na Líbia, país considerado como tendo a maior presença do Daesh fora da Síria e do Iraque.

As forças líbias lançaram uma ofensiva para recuperar Sirte em junho de 2016 e afirmaram terem liberado três quartos desta cidade ocupada pelos terroristas.

Em junho, o diretor da CIA John Brennan estimou o número de combatentes do Daesh no país entre 5 e 8 mil militantes.

Foto: © REUTERS/ Goran Tomasevic

Fonte: Sputnik News

1 Comentário

  1. Nao duvido que Libia possa ser o novo centro de operacao do DAESH ja que Turquia parece estar mudando de politica em relacao aos EUA, que tem usado sua embaixada em Ankara como QG da CIA para controlar as atividades do DAESH. Agora com os EUA, Franca e Inglaterra enviando tropas de elite para Libia e possivel que o DAESH transfere sua milicia para Libia. Argeria. Marrocos e Egito que se cuidem, eles estao na lista de paises que devem ser desmembrados de acordo com o Projeto Neoconservador de remapear o Norte da Africa e o Oriente Medio..

Comentários não permitidos.