Defesa & Geopolítica

Chanceler uruguaio acusa Brasil de pressionar seu país para votar contra Venezuela

Posted by

O governo brasileiro convocou o embaixador uruguaio em Brasília, Carlos Daniel Amorín-Tenconi, para esclarecer declarações que teriam sido feitas pelo chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa de que o Brasil estaria pressionando o Uruguai para rebaixar o status da Venezuela no MERCOSUL e assim impedir o país de assumir a presidência rotativa do bloco.

A transmissão deveria ter ocorrido no dia 31 de julho, quando o Uruguai deu por encerrada sua participação. Embora as declarações de Novoa tenham sido feitas em âmbito interno, elas foram consideradas inaceitáveis pelo Itamaraty. O próprio ministro das Relações Exteriores, José Serra, já havia sugerido um mandato tampão a ser exercido por Brasil, Argentina e Paraguai até a resolução do conflito.

O Uruguai deixou o cargo e não o transmitiu à Venezuela. Ao mesmo tempo, Brasil, Argentina e Uruguai pressionaram pela constituição de um grupo para discutir o assunto. A chancelaria venezuelana, por sua vez, rejeitou a proposta e afirma que assumiu o posto. Polêmicas à parte, o fato é que a presidência do MERCOSUL está vaga.

O presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional, Antônio Celso Alves Pereira, diz que a entrada da Venezuela no Mercosul foi importante e ainda é importante não só pela potencialidade das suas reservas de petróleo, como também pelo que representa por sua história, tradições e por tudo, mas observa:

“Por mais boa vontade que se tenha com o regime bolivariano de Nicolás Maduro ou do falecido Chávez, a Venezuela não tem condições de dirigir o MERCOSUL.”

Alves Pereira afirma ainda que de tudo que foi passado à Venezuela para ela funcionar como membro efetivo do bloco nada foi cumprido. Segundo ele, o melhor a se fazer agora seria uma suspensão do país até que as coisas se esclareçam e que entre um governo que respeite as normas do bloco e os acordos.

“O MERCOSUL está fazendo água há muito tempo, o modelo não funciona. Há quantos anos ele tenta fazer um acordo com a União Europeia? A Argentina, no tempo da presidente Cristina Kirchner, jamais aceitou esse acordo. A Argentina, à revelia do MERCOSUL faz acordos com a China e com todo mundo. Tem que fazer porque o bloco não anda. E o Brasil fica aí, com os governos do PT, batendo na tecla por solidariedade com a Venezuela e foi tocando com a barriga. O MERCOSUL está paralisado, vai continuar na paralisia. O Brasil deve partir para acordos bilaterais.”

O Itamaraty divulgou, na noite desta terça-feira, 16, uma nota oficial tentando esclarecer o assunto. Veja a íntegra:

O Governo brasileiro tem buscado, de maneira construtiva, uma solução para o impasse em torno da Presidência Pro Tempore do MERCOSUL. A visita do Ministro José Serra ao Uruguai, no último dia 5 de julho, realizou-se com esse propósito. Ao Brasil interessa um MERCOSUL fortalecido e atuante, com uma Presidência Pro Tempore que tenha cumprido os requisitos jurídicos mínimos para o seu exercício e que seja capaz de liderar o processo de aprofundamento e modernização da integração.

Durante a visita ao Uruguai, o Ministro José Serra também tratou com o Presidente Tabaré Vázquez e com o Chanceler Nin Novoa do potencial de aprofundamento das relações entre o Brasil e o Uruguai e de oportunidades que os dois países podem e devem explorar conjuntamente em terceiros mercados. O Brasil considera o Uruguai um parceiro estratégico.

Nesse contexto, o Governo brasileiro recebeu com profundo descontentamento e surpresa as declarações do Chanceler Nin Novoa sobre a visita do Ministro José Serra ao Uruguai, que teriam sido feitas durante audiência da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara de Deputados uruguaia, no último dia 10 de agosto. O teor das declarações não é compatível com a excelência das relações entre o Brasil e o Uruguai.

O Secretário-Geral das Relações Exteriores convocou hoje o Embaixador do Uruguai em Brasília para uma reunião em que expressou o profundo descontentamento do Brasil com as declarações e solicitou esclarecimentos.

Foto: © AFP 2016/ MAURICIO LIMA

Fonte: Sputnik News

41 Comments

  1. Arc says:

    Quando este traste vier a deixar esta vida soltarei fogos, pois tá pra nascer um brasileiro tão entreguista quanto ele.

    • diego says:

      kkkk mais entreguista foi Lula eo pt, Brasil 100% pros banqueiros! Vai estudar.

      • Arc says:

        Lula apesar de seus crimes e delitos referentes aos casos conhecidos não pretendeu entregar as reservas brasileiras estimadas em mais de uma trilhão de dólares, ele tbm não desejou entregar a base de Alcântara como bem desejou Serra ao tentar repassar a administração da base para os norte americanos, criando um território estadunidense em nosso território na prática, não obstante Lula tbm não teve conversações sobre desvalorização da Petrobras com chefes da Chevron para vender a maior empresa do país, enfim, creio que Lula conseguiu os índices que conseguiu não sendo entreguista, mas como citaram pesquisas e especialista políticos, Lula foi considerado o melhor presidente da democracia e história brasileira, e quem disse isso não foram os petistas, mas todos os estados brasileiros que foram consultados em pesquisa. Não sou a favor do PT, sou apartidário, mas preciso ser honesto, assim como sou em dizer que FHC foi um dos maiores estruturadores da economia brasileira. Quanto aos banqueiros, não lembro de ver bancos nacionais sendo privatizados ou bancos privados sendo privilegiados, apenas vi acordos com banqueiros que aumentassem seus lucros e fornecessem suporte para o crescimento de nossa economia, diferente de fez um certo grupo político do Serra e como acobertou um certo juizinho de meia tigela da esfera federal, enfim, não vou perder meu tempo com suas extrapolações, costumo responder comentaristas com argumentos, que apesar de divergirem usam o cérebro ao invés de propagarem achismos.

      • Alvez8O says:

        Arc,
        só um reparo:

        Quem foi “um dos maiores estruturadores da economia brasileira” foi o injustiçado Itamar Franco e seu ministro Rubens Ricupero,
        não FHC…o qual, na verdade arruinou o Plano Real e faliu o Brasil com sua política de juros reais de 45% ao ano, com o intuito de sustentar artificialmente a paridade 1 real = 1 dólar.

      • Arc says:

        Essa política de flutuação do câmbio foi um problema, usavamos reservas para manter o “equilíbrio cambial” que em contrapartida gerava facilitações absurdas para produtos importados derrubando empresas nacionais, a famosa política de consumo, neste ponto vê-se a maior falha caro Alvez, mas acaba que ele foi um dos implementadores, o que acaba por gerar esse reconhecimento, mas óbvio que ele sozinho não geraria tal façanha, assim como Lula não foi a fonte matriz das ideias geniais do seu governo, tais quais o PROUNI, Minha casa e Minha vida, os PACs, abertura de novas universidades, enfim, houve ministros projetando tais façanhas, mas devido ele “canetar” os projetos e alcunhar foi lhe dado o reconhecimento. Sds

      • Arc says:

        Acrescentando…
        ” um dos implementadores do plano real e sua macro estrutura, o que acaba…”.

      • André Xavier says:

        Falando em entreguismo: qual foi o Presidente da República que entregou as refinarias de Gás Natural para a Bolívia?

      • FábioVargas says:

        As refinarias não foram entregues, durante muito tempo exploramos o gás boliviano a preços abaixo de mercado. Exploramos a Bolívia e não pagamos o valor real da operação, já que o acordo de extração de gás foi firmado com os governos pré Evo Morales, dos quais não colocaram as necessidades das nação em primeiro lugar.
        A “entrega” das refinarias, foi feito mediante pagamento de indenização, das quais nos aceitamos para evitar prejudicar os outros acordos econômicos e diplomáticos com uma país que faz fronteira com o nosso

      • Arc says:

        “Touché!”

      • GENEROSO PATRIOTA says:

        entreguismo e traição a nação brasileira para agradar a malta bolivariana da AS… se entregassem a europeus ou americanos vcs tavam chorando até hoje… HIPÓCRITAS… entreguismo não tem ideologia…

      • GENEROSO PATRIOTA says:

        NÃOOOOO ARC… ele só entregou a RAPOSA SERRA DO SOL com uma área maior que muito país europeu… deixe de ser militante de bandido… é muita ingenuidade provocada… foi até condecorado por Mr. SOROS…

      • diego says:

        Bem as reservas de 1tri lula estava entregando para o pt e países alinhados, pro brasileiro so ficou a conta pra pagar! Quanto a base de alcantara, alguém vai ter que fazer uso já que esta praticamente abandonado nestes ultima decada, frances, russo, chines ou eua algum pode investir, más ai entra as lendas criativas dos esquerdo em que os eua nunca podem ser parceiros

      • Arc says:

        Diego, não há veracidade sobre a utilização das reservas soberanas para o PT e países aliados, pelo contrário, houve um murmúrio que Temer voltaria a fazer a mesma política de FHC e destruir de uma vez por todas nossa industria local, e quanto aos países aliados, a China por exemplo, investe mais em infra estrutura no nosso país em 2 anos mais que os EUA em 10 anos. A base de Alcântara é crucial para nossa estratégia de defesa e questões econômicas, nunca fui contra a utilização conjunta, mas aconselho vc a ler o contrato que foi proposto pelos EUA e vc verá a discrepância e arrogância com que pediram a base e os termos abusados contidos no contrato, tanto que não foi pressão da esquerda que gerou a queda do contrato no governo FHC (que queria assinar) mas os próprios militares de nosso país acharam um absurdo e impediram por pressão a assinatura.

      • FábioVargas says:

        Perfeito Arc.
        A base de Alcântara tem uma potencial gigantesco.
        O fato de estar situada em uma região com tempo bem estável e pouco habitada, existe a possibilidade de expansão de suas estruturas.
        Em vez que passar as operações e o controle para terceiro, deveríamos criar a utilização conjunta, mas não com apenas um país, mas sim com vários.
        Não entendo essa necessidade doutrinar de alinharmos o Brasil com este ou aquele país, ao invés de criarmos as nossas propiás regras e nossos próprio jogo.

      • Arc says:

        O ponto central é exatamente este caro Fábio, os EUA sabem que nós temos potencial para desenvolver sozinhos nosso programa, e mais, que isso repercutirá em expertise para nossos futuros mísseis balísticos e de cruzeiro.

      • André Michalzechen Xavier says:

        eesqueceu dos “companheiros” quilombolas?

  2. Doug Schuindt says:

    “O MERCOSUL está fazendo água há muito tempo, o modelo não funciona. Há quantos anos ele tenta fazer um acordo com a União Europeia?”

    Quem em sã consciência ainda não conseguiu perceber isso? Não há mais o que se fazer por esse bloco. Já perdeu completamente sua razão de ser a muito tempo.

  3. Alessandro says:

    Mercosul JÁ ERA !!

    mete o pé nisso, virou palanque político de bolivarianos vs centro/direita

    depois q a Venezuela entrou (esse sim foi um golpe) afastando o Paraguai, apenas por ideologia, virou essa ZONA !

    agora o resultado está ae, brigas e mais brigas POLÍTICAS, pq Uruguai e Venezuela, são bolivarianos, e Brasil, Argentina e Paraguai são centro/direitas

    Não vou entrar no mérito de quem está certo ou errado, acho até q há exageros dos dois lados, mas o Mercosul deixou de ser um mercado econômico, virou PALANQUE POLÍTICO !

    por mim o Brasil estaria fora !

    obs: e bolivariano não tem moral pra reclamar da bagunça q virou, estava tudo em ordem, até a entrada da Venezuela, ae virou isso, e teve especialistas econômicos e políticos na época q alertaram para isso.

  4. A Máquina Troll says:

    “Brasil ? Fraude explica. ”

    Carlito Maia

    haaa nossos libertários…haaa nossos heróis… 😉

  5. Lucena says:

    Eis a diplomacia dos camundongos do “estados desunidos do brazil” … tendo um notório corrupto no comando do Itamaraty .. é nisso no que dá um golpe … o golpista do americanófilo José Serra …. mostra o porquê dos motivos de nunca ter ganhando uma eleição para presidente da república .. é só através de um GOLPE … que esse tipo de gente toma o poder .. nunca por um processo democrático e jogo limpo .
    .
    O “estados desunidos do brazil” com esse tipo de diplomacia dos camundongos ( se pode chamar isso de diplomacia ) .. corre o risco de ficar igualzinho a Israel.. cercado de inimigos e dividido por dentro entre árabes e judeus com uma população em estado ansioso e amedrontado .. como se já não bastasse a situação interna do brazil que vive igualzinho aos coreanos .. duas nações irmãs más em estado de guerra permanente devido a um cessar fogo que corre entre elas e que a qualquer momento … podem entrar em guerra só para defender interesses de minorias e de governos estrangeiros … LEMBREM DA REVOLUÇÃO FRANCESA ! .. onde ocorreu uma verdadeira caçada às bruxas ( elite francesa ) .. com os seus Luizes XVI’s ” e as sua ” Maria Antonietas ” .. rrsr .. o que vai ter luizinhos e mariazinhas fugindo para Miame nesse dia.. rsrs 😉
    .
    Pois Bem ! .. voltando ao assunto …com essa postura do corrupto golpista . o brazil que ante quando era Brasil que tinha uma certa liderança na região …. o atual brazil vai perdendo a liderança na região para a Argentina, ou para Colômbia e porque não o Peru .. o status de líder tem certas regalias na hora de se fazer acordos internacionais .. até para com os EUA … e lembrando que o brazil e as três Guianas não falam espanhol e isso conta muito em certas situações ..por exemplo essa ai … criada pelo americanófilo golpista e corrupto xanxer do “estados desunidos do brazil” ..o medíocre José Serra .

    • André Michalzechen Xavier says:

      Em breve, começaremos a caçada aos comunistas de TODOS os gêneros

  6. exiled says:

    brasil é a grande prostituta…quer pagar quanto?

  7. Mirade1694 says:

    A questão é seguir regras, entra o idiota do Serra e quer mudar tudo nos 45 minutos do segundo tempo.

    • Professor says:

      E esse cara nem eleito foi….aliás, o partido dele não perdeu as eleições? como agora governa? e ainda tem gente que diz que não foi golpe…

      • GENEROSO PATRIOTA says:

        Deem o nome que quiserem, mas DEFENESTRAR os comunas é um MUST… 🙂

  8. muttley says:

    Serra é comico ou melhor tragico, Ele adora a pirotecnia para poder aparecer feito pavão amparado por seus amigos da imprensa. Como no caso da Eloá, lembram da Eloá, Ele desaltorisa os atiradores a abaterem o “inocente rapaz”. De certo que para evitar mais uma morte em São Paulo, já que lá ocorria uma chacina por semana fora as mortes no varejo. E para que isso ? Para aparecer bem na foto para a campanha presidencial e deu no que deu.
    Se o Mercosul não vale nada deixa para a Venezuela então, ou Ele esta preocupado com o possivel desabastecimento de papel higenico no bloco ? Quem agradece é Maduro que ganha munição graças a “vaidade” do Serra.
    Face ao momento economico que nos vivemos acho prudente ponderar sobre o Mercosul pois temos saldo nas transações comerciais, sem falar que o fim do bloco permitiria uma invasão comercial Chinesa com maior intensidade no continente. Não se pode negar o potencial do bloco no médio longo prazo, temos fontes de materia prima e energia e um mercado de consumo.
    Em um ano Serra será oposição ao Sr Michel Temer, vai abandonar o governo de salvação nacional para galgar a presidencia de republica.
    Sds

    • André Michalzechen Xavier says:

      Lula e Dilma são TRAGICÔMICOS

  9. Relojoeiro says:

    Que vexame kkkkk O Serra quer derrubar a Venezuela, mas com o quê? A balança bilateral é favorável para o Brasil… o Serra tem que tomar cuidado com isso aí hein. De qualquer forma, o Regime Golpista age de maneira irresponsável com o MERCOSUL pois sabemos que o Serra fez lobby internacional para as privatizações e para a ALCA. Tudo leva a entender que essa onda neoliberal terminará como a ultima: Serra fracassando nas urnas e Macri (que já é) o novo Carlos Menem. A tendência é mais uns 16 anos de esquerda a partir de 2018, que Serra continue assim…

    • Lucena says:

      Relojoeiro….. a balança comercial é positiva para o brazil com relação a Venezuela porque o governo venezuelano priorizou o brazil em vez da Colômbia como seu parceiro comercial.
      .
      As pazes entre as duas nações caso voltem ao normal … será natural que a balança comercial com a Colômbia volte como era antes …. e no caso com o resto do MERCOSUL … o brazil pode perder espaços para os chineses que inundam os mercado argentino, uruguaio e paraguaio com seus produtos .. resta o brazil se submeter de corpo e alma ao governo americano . não é esse o propósito final dessa pouca vergonha da política externa dos camundongos ?

    • André Michalzechen Xavier says:

      A balança comercial do Brasil para com a Venezuela é favorável SE considerarmos os valores que a Venezuela DEVERIA pagar ao Brasil — e NÃO PAGA (pelo o contrário: têm-nos CALOTEADO).

  10. Até que enfim estamos agindo como uma potencia regional de verdade

    • Nereu says:

      Putancia regional a verdadeira putinha dos EUA

      • GENEROSO PATRIOTA says:

        Que boquinhas sujas !!!… mas chama-los de ESQUERDA poooode… 🙂

  11. A Máquina Troll says:

    “Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.

    Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um kanalha é exatamente igual a outro kanalha.”

    Nelson Rodrigues.

    • Alvez8O says:

      Grande Nelson!

    • André Michalzechen Xavier says:

      Eterno Nelson!

  12. general-lee says:

    KKKK os esquerdo continuam de plantão!!! dermilivri

  13. O quanto Brasil perde tempo com tal de MERCOSUL….

    • …………..serra vai nos ferrar no plano internacional….gosta muito de holofote e “aparecer” fazendo bobagem …..um tremendo oportunista que quer acabar com o país entregando o país de bandeja ao “tio Sam”….um entreguista e escroque medíocre e corrupto……….

      • André Michalzechen Xavier says:

        Mais entreguista que o Lula?

  14. S-88 says:

    Vamos aos fatos:

    A Venezuela ingressou no MERCOSUL por meio de uma manobra ilegal, espúria. Forjaram uma suspensão ao Paraguai, cujo congresso se opunha ao ingresso da ditadura bolivariana no bloco, sob a justificativa de que o país guarani havia violado a cláusula democrática e sofrido um “golpe de estado”, mentira grosseira pois o processo de impeachment do Presidente Lugo seguiu os trâmites previstos na constituição local. Mas já viu né? esquerdas não são muito fãs de constituição e mesmo de obedecê-las. Por isso ficam choramingando que foi “gópi” aqui no Brasil. Aliás, o único golpe que houve no Paraguai foi sugerido por Maduro, às vésperas da votação do impeachment de Lugo, quando conclamou os militares a fecharem o Congresso Guarani, sob os olhares e o silêncio criminoso de Antônio Patriota, então chanceler brasileiro.

    Após entrar no MERCOSUL a Venezuela não apenas não cumpriu com as exigências necessárias, muitas delas relacionadas com a internalização da legislação sobre democracia e direitos humanos como igualmente violou e viola a cláusula democrática. E isso se dá simplesmente pelo fato da Venezuela sob o tacão do bolivarianismo jamais ter sido uma democracia.

    Diante disso cabe elucidar o peculiar conceito esquerdo-bolivariano do que seria democracia. Na visão deturpada defendida por essa gente democracia restringe-se apenas à eleições. Segundo eles a vitória no pleito dá ao governante um cheque em branco para exercer poderes absolutos. Ainda segundo essa lógica deturpada o poder legislativo serve apenas como chancelador dos desígnios do executivo e o judiciário exerce dupla função: Ser uma vaquinha de presépio com o chefe do executivo e aliados e perseguidor implacável da oposição. Bem diferente do conceito clássico de democracia, que impõe limites ao chefe do executivo, cristalizados na repartição de poderes e também no sistema de Check and balances.

    Aqui no Brasil, cujas instituições apresentam um grau de maturidade maior do que no restante dos países sul-americanos a implantação do sistema político esquerdista teve diferenças pois na impossibilidade de se mudar a constituição tentou-se comprar o congresso e agentes públicos além da transformação do Estado em engrenagem destinada a perpetuar a permanência deles no poder. Daí saíram o mensalão e o petrolão.

    Por fim a justificativa dos uruguaios de que faltaria “base jurídica” para que a Venezuela não presida o bloco é descabida. É do direito que a ausência de base legal não obsta a busca de solução para os casos concretos. Assim, cabe aos membros do bloco em maioria definir uma solução. E essa maioria existe visto que além de Brasil também a Argentina e o Paraguai se opõem à assunção da presidência do MERCOSUL pela Venezuela.

shared on wplocker.com