Trump deveria mudar de rumo ou desistir – Wall Street Journal

O candidato presidencial republicano Donald Trump deve arrumar sua turbulenta campanha até o Dia do Trabalho ou desistir, defendeu o jornal Wall Street Journal nesta segunda-feira, em um alerta contundente partindo de uma importante voz conservadora.

“O senhor Trump tem alienado seu partido e não está fazendo uma campanha competente”, opinou o diário em um editorial.

O conselho editorial do jornal, que normalmente favorece os republicanos, vem se mostrando crítico a Trump, mas o alerta desta segunda-feira foi seu ataque mais forte até o momento e ecoou a ansiedade crescente de muitos republicanos a respeito do estado da campanha de Trump.

O empresário nova-iorquino do setor imobiliário, que jamais ocupou um cargo público, se atolou em um lodaçal de polêmicas, e as pesquisas de opinião o mostram atrás de sua rival democrata Hillary Clinton na corrida para a eleição de 8 de novembro.

A “janela para uma reviravolta (de Trump) está se fechando”, disse o Wall Street Journal, exortando seus apoiadores a pressionarem o candidato para que adote um já prometido “eixo” de uma postura presidencial e uma campanha mais disciplinada.

“Se eles não conseguirem que o senhor Trump mude de atitude até o Dia do Trabalho, o Partido Republicano não terá escolha além de descartar o candidato, por ser inviável, e se concentrar em salvar as disputas no Senado e na Câmara dos Deputados”, disse o WSJ.

O Dia do Trabalho, comemorado este ano nos Estados Unidos em 5 de setembro, assinala o fim das férias de verão do país e tradicionalmente lança a fase final da longa temporada eleitoral dos EUA.

“Quanto ao senhor Trump, ele precisa parar de culpar todos os outros e decidir se quer se comportar como alguém que quer ser presidente –ou entregar a candidatura a Mike Pence”, disse o jornal em referência ao governador do Estado de Indiana e vice de Trump na chapa presidencial.

Trump vem provocando polêmicas repetidamente nas semanas transcorridas desde que se tornou oficialmente o candidato presidencial republicano, em julho, apesar dos apelos de líderes partidários para que se concentre em temas que podem lhe garantir a vitória na eleição.

Aparecendo atrás nas pesquisas feitas em Estados muito disputados, Trump passou a se apresentar cada vez mais como uma vítima da mídia.

O Wall Street Journal disse que Trump se equivoca ao acreditar que seus comícios barulhentos irão se transformar em votos e que pode livrar a cara contando com as redes sociais ao invés de investir para competir nos Estados muito disputados.

Doina Chiacu

Foto: SANDY HUFFAKER/AGENCE FRANCE-PRESSE/GETTY IMAGES

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

6 Comentários

    • O mundo hoje está ficando bizonho mesmo, hoje qualquer pessoa que defenda alimentos organicos, um prato de comida, mobilidade urbana com o uso de transporte coletivo ou energia limpa… é taxado imediatamente de comuna. Eu imagino que é por pura desorientação, como a URSS acabou já faz uns aninhos [segundo alguns Ela ainda existe] e a China não está nem ai para a ideologia [mas Eles adoram neussliberaisss para fazer um comercio] fica dificil achar um rumo.
      Num Pais que segundo o Washington Post é dificil até licença maternidade, fico imaginando o que pode ser jogado para a direita lá.
      Sds

      • Todo esquerdista se faz de besta pra viver (a mesma conversinha do lulinha paz e amor… NÃO… ele não é comuna… é capitalista desde pequenininho…)… GO TRUMP… GO… 🙂

  1. Os EUA é igual aquele ônibus onde o motorista sege meticulosamente as orientações que chega no seu Pokémon GO .. e o abismo é bem ali e o motorista só vê pokemon na frente . rsrss .. nesse ônibus leva muitos passageiros .. de um lado a turma que usa o boné do Mickey acha que o mundo é uma Disnelândia e fora desse reino nada existe … do outro lado do ônibus .. tem a turma que acha que D’us saiu para descansar depois que fez o mundo e deixou a cargo dos americanos a enfadonha responsabilidade de cuidar o mundo que o divino criou .
    .
    E assim vai a vaca sagrada para o brejo … independente se é um cowboy pistoleiro ou uma cowgirl pistoleira

  2. Sempre tive simpatia pelos Presidentes Norte-Americanos Republicanos, mas nunca torci tanto H. Clinton como agora, pois um ‘porra louco’ frente a maior potência militar do mundo, é um perigo iminente.
    Sr. Trump comeu bolinha de cinamomo quando era pequeno, é a dedução a que chego.

  3. Ja esta correndo boatos na midia alternativa que Trump, um ex amigo de Bill Clinton, seu colega de jogar golfo, que Trump nao quer ganhar as eleicoes, que sua candidatura pelo Partido Republicano foi parte de um complot dos mafiosos Bush/Clinton para prevenir um outro candidato republicno, viesse ser o candidato republicano, se o filho do Bush, oJEB, tivesse sido eliminado, o que de fato ocorreu. Os Bushes e os Clintons realmente tem controlado a Casa Branca. Obamas e apenas um fantoche deles. O que os Bush os, Clinton e Trump tem em comum. Os tres tem coneccao com a MOB e a Cosa Nostra. Os Bushes e os Clintons, segundo Sibel Edmonds, uma turca norte americana que trabalhava como tradutora do FBI e que se tornou wistleblower, sao conectados com Fettullah Gullen, o mullah que esta sendo acusado na Turquia de ter sido o lider dos golistas que tentaram depor Endorgan. E Gullen sgundo Sibel Edmonds esta envolvidos com os BABAS da Turquia envolvidos no trafico de heroina para Europa e para os EUA. Baba e como os turcos se referem a uma pessoa que tem cargos semelhantes ao de Don Corleone… ..

Comentários não permitidos.