Defesa & Geopolítica

Lavrov: BRICS vão intensificar cooperação política

Posted by

Segundo chanceler, influência do grupo em regiões emergentes deve ser aproveitada. Apesar de boatos, diplomata negou adesão de novos países em um futuro próximo.

A cooperação política terá estímulo reforçado entre os membros do BRICS, declarou o chanceler russo, Serguêi Lavrov, nesta segunda-feira (14). Além de Brasil e Rússia, grupo de emergentes é também composto por China, Índia e África do Sul.

“Considerando que os países do BRICS representam nações de todas as regiões em desenvolvimento do mundo, trata-se de um formato importante para alinhar abordagens em relação aos principais problemas internacionais”, disse Lavrov, ressaltando, porém, os fundamentos econômicos que norteiam o grupo.

“Iremos certamente desenvolver a interação setorial, em particular no campo da energia, e a cooperação política será reforçada”, acrescentou.

Questionado sobre possíveis adesões ao grupo, o ministro disse que não haver planos no momento, “embora o interesse no BRICS seja grande”.

“As oportunidades atuais possibilitam [aos BRICS] cooperar com países alinhados à filosofia do Brics mesmo sem adesão ao grupo”, destacou.

A próxima cúpula do BRICS, que será realizada em Goá nos dias 15 e 16 de outubro, poderá contar com a presença do presidente interino Michel Temer caso o Senado vote pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff.

Com material da agência de notícias TASS

 

Fonte: Gazeta Russa

6 Comments

  1. Temer nos representará muito bem na reunião , agora somos um país sério e capitalista

    • tiosam says:

      Ele vai lá para dar o seu emprego para um trabalhador escravo Chinês.

      • nereu says:

        na verdade ele vai vender brasileiros como escravos dos trabalhadores chineses

    • F.Junior says:

      É piada? “Agora”? Quem manda é o Cunha.

  2. Arc says:

    Sinceramente, é deprimente o cenário adiante de nosso país, pois com a ascecnsão da direita dificilmente o BRICS quererá investir como antes no nosso país, e como todos sabem os EUA não investem praticamente nada no nosso país frente aos investimentos chineses, vamos nos prejudicar de novo novamente…
    “Prepara o lombo que a chibata vai comer.”

  3. Maltus says:

    Só falta entrar um presidente corajoso como Valdmir Putin um capitalista estatal que respeite nossa democracia e não entregue nosso país a matilha de cães raivosos do mercado especulador mundial.

shared on wplocker.com