Lavrov: BRICS vão intensificar cooperação política

Segundo chanceler, influência do grupo em regiões emergentes deve ser aproveitada. Apesar de boatos, diplomata negou adesão de novos países em um futuro próximo.

A cooperação política terá estímulo reforçado entre os membros do BRICS, declarou o chanceler russo, Serguêi Lavrov, nesta segunda-feira (14). Além de Brasil e Rússia, grupo de emergentes é também composto por China, Índia e África do Sul.

“Considerando que os países do BRICS representam nações de todas as regiões em desenvolvimento do mundo, trata-se de um formato importante para alinhar abordagens em relação aos principais problemas internacionais”, disse Lavrov, ressaltando, porém, os fundamentos econômicos que norteiam o grupo.

“Iremos certamente desenvolver a interação setorial, em particular no campo da energia, e a cooperação política será reforçada”, acrescentou.

Questionado sobre possíveis adesões ao grupo, o ministro disse que não haver planos no momento, “embora o interesse no BRICS seja grande”.

“As oportunidades atuais possibilitam [aos BRICS] cooperar com países alinhados à filosofia do Brics mesmo sem adesão ao grupo”, destacou.

A próxima cúpula do BRICS, que será realizada em Goá nos dias 15 e 16 de outubro, poderá contar com a presença do presidente interino Michel Temer caso o Senado vote pelo afastamento definitivo de Dilma Rousseff.

Com material da agência de notícias TASS

 

Fonte: Gazeta Russa

6 Comentários

  1. Sinceramente, é deprimente o cenário adiante de nosso país, pois com a ascecnsão da direita dificilmente o BRICS quererá investir como antes no nosso país, e como todos sabem os EUA não investem praticamente nada no nosso país frente aos investimentos chineses, vamos nos prejudicar de novo novamente…
    “Prepara o lombo que a chibata vai comer.”

  2. Só falta entrar um presidente corajoso como Valdmir Putin um capitalista estatal que respeite nossa democracia e não entregue nosso país a matilha de cães raivosos do mercado especulador mundial.

Comentários não permitidos.