EUA desenvolve novo sistema de defesa “terra-ar” baseado no israelense “Iron Dome”

Novo sistema criado pelos EUA inclui módulos de intercepção e neutralização de mísseis e baterias de artilharia.

A Associação Raytheon e o grupo militar Rafael Advanced Defense Systems foram designados pelo Pentágono para desenvolverem protótipo do sistema israelense de defesa antiaérea Iron Dome. Este sistema utilizará energia solar, comunica o canal norte-americano Fox News.

A versão norte-americana do sistema israelense recebeu o nome de SkyHunter, que conta com módulos de intercepção e neutralização de mísseis, baterias de artilharia e postos de tiro, equipados com mísseis guiados por rádio e com sensores óticos.

O sistema se baseia no interceptor de mísseis israelense Tamir com as devidas modificações técnicas exigidas pelas forças armadas norte-americanas.

De acordo com o Fox News, a base militar do Novo México comunicou sobre realização de testes do novo sistema, capaz de abater vários drones.

O sistema Dome foi criado para interceptar mísseis de curto e médio alcance. Ele foi utilizado pela primeira vez em abril de 2011 a fim de interceptar mísseis lançados por bases na Faixa de Gaza.

Segundo o exército de Israel, os palestinos da Faixa de Gaza lançaram mais de 4.500 mísseis, onde a maioria explodiu em zonas inabitadas. Iron Dome conseguiu interceptar 735 mísseis que tinham como alvo, regiões povoadas.

 

 

Realização de testes com o sistema de defesa Iron Dome, com os lançadores de mísseis Tamir colocados sobre uma plataforma naval.

 

 

 

  • O Sistema de defesa Iron Dome trabalha para detectar, avaliar e interceptar foguetes na sua entrada na área de impacto, assim como projéteis de artilharia e morteiros. O míssil Tamir do Iron Dome, é um interceptor já provado em combate, capaz de realizar interceptações em um raio de ação de 4 a 70 km. Trata-se de um sistema de defesa terra-ar altamente eficaz e em operação em Israel, fornecendo proteção dia e noite.

Edição/Imagens: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

3 Comentários

  1. Atualmente não há nenhum sistema ocidental capaz de fazer frente ao sistema Iskander. Será esta a solução para o problema?

Comentários não permitidos.