Aviões turcos voltarão a atacar EI, após acordo com a Rússia

91-0012_001

Istambul – Os caças-bombardeiros da Turquia voltarão a sobrevoar a Síria para atacar posições do Estado Islâmico (EI), após uma interrupção de dez meses causada pelo conflito diplomático com a Rússia, informou nesta sexta-feira a emissora “CNNTÜRK”.

A emissora afirma que este acordo foi fechado na primeira reunião entre representantes diplomáticos, militares e dos serviços secretos de Turquia e Rússia, realizada ontem em Moscou após a reconciliação selada na terça-feira em São Petersburgo por seus presidentes, Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin.

Desde que o Exército turco derrubou em novembro do ano passado um caça russo na fronteira síria, as relações entre Moscou e Ancara tinham ficado enormemente estremecidas e os caças turcos tinham deixado de sobrevoar a Síria para evitar atritos com a Rússia.

EI: além disso, Ancara e Moscou compartilharão informações de seus serviços secretos sobre elementos radicais na Síria
EI: além disso, Ancara e Moscou compartilharão informações de seus serviços secretos sobre elementos radicais na Síria

Até esse momento, caças turcos tinham participado de 11 bombardeios aéreos contra o EI, no marco da coalizão internacional antijihadista, liderada pelos Estados Unidos, segundo a apuração da “CNNTÜRK”.

Mas a partir do incidente com a Rússia, Ancara só usou fogo de morteiros de longo alcance contra as posições jihadistas próximas a sua fronteira.

A partir de agora, Turquia e Rússia serão informadas mutuamente das operações aéreas fronteiriças através de um mecanismo de coordenação, trocando coordenadas e tempo do voo previsto.

Além disso, Ancara e Moscou compartilharão informações de seus serviços secretos sobre elementos radicais na Síria e que até agora a Turquia só tinha dividido com a coalizão internacional antijihadista.

Outro ponto tratado na reunião de ontem foi o assédio a Aleppo, tema no qual a Rússia “se mostrou aberta” a corresponder à intenção da Turquia de fazer chegar ajuda humanitária aos civis da região, segundo a “CNNTÜRK”. EFE

Fonte: Exame

Edição Plano Brasil

5 Comentários

    • ….diria que os túrcos estao ferrados a ponto de erdoga ter ido pessoalmente desculpas de joelhos a putn! E claro, um cheque para o valor do caça e indenizar a familia do piloto, no minimo…..

  1. – Os aviadores sobreviventes do expurgo determinado por Recep Tayyip Erdogan, exercerão treinos reais contra o EI.r

  2. Vê se ataca direito… não pisa fora da faixa Erdogangster, agora que Putin te deu uma segunda chance, se vacilar você vira uma peneira na sua mansão… nunca confie em turcos.

    • Esse sujeito nunca vai ser amigo da Rússia; o Putin está entrando na dele, somente porque com ele a Turquia vai permanecer fraca por pelo menos uns 5 anos, já que ele promoveu um enorme expurgo nas forças armadas e para poder repor seria necessário pelo menos 5 anos. Tomara que os americanos fritem esse assassino daqui uns tempos.

Comentários não permitidos.