Istambul – Os caças-bombardeiros da Turquia voltarão a sobrevoar a Síria para atacar posições do Estado Islâmico (EI), após uma interrupção de dez meses causada pelo conflito diplomático com a Rússia, informou nesta sexta-feira a emissora “CNNTÜRK”.
A emissora afirma que este acordo foi fechado na primeira reunião entre representantes diplomáticos, militares e dos serviços secretos de Turquia e Rússia, realizada ontem em Moscou após a reconciliação selada na terça-feira em São Petersburgo por seus presidentes, Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin.
Desde que o Exército turco derrubou em novembro do ano passado um caça russo na fronteira síria, as relações entre Moscou e Ancara tinham ficado enormemente estremecidas e os caças turcos tinham deixado de sobrevoar a Síria para evitar atritos com a Rússia.

EI: além disso, Ancara e Moscou compartilharão informações de seus serviços secretos sobre elementos radicais na Síria
Até esse momento, caças turcos tinham participado de 11 bombardeios aéreos contra o EI, no marco da coalizão internacional antijihadista, liderada pelos Estados Unidos, segundo a apuração da “CNNTÜRK”.
Mas a partir do incidente com a Rússia, Ancara só usou fogo de morteiros de longo alcance contra as posições jihadistas próximas a sua fronteira.
A partir de agora, Turquia e Rússia serão informadas mutuamente das operações aéreas fronteiriças através de um mecanismo de coordenação, trocando coordenadas e tempo do voo previsto.
Além disso, Ancara e Moscou compartilharão informações de seus serviços secretos sobre elementos radicais na Síria e que até agora a Turquia só tinha dividido com a coalizão internacional antijihadista.
Outro ponto tratado na reunião de ontem foi o assédio a Aleppo, tema no qual a Rússia “se mostrou aberta” a corresponder à intenção da Turquia de fazer chegar ajuda humanitária aos civis da região, segundo a “CNNTÜRK”. EFE
Fonte: Exame
Edição Plano Brasil
…………..fato interessantíssimo….mas quem diria?!………….
….diria que os túrcos estao ferrados a ponto de erdoga ter ido pessoalmente desculpas de joelhos a putn! E claro, um cheque para o valor do caça e indenizar a familia do piloto, no minimo…..
– Os aviadores sobreviventes do expurgo determinado por Recep Tayyip Erdogan, exercerão treinos reais contra o EI.r
Vê se ataca direito… não pisa fora da faixa Erdogangster, agora que Putin te deu uma segunda chance, se vacilar você vira uma peneira na sua mansão… nunca confie em turcos.
Esse sujeito nunca vai ser amigo da Rússia; o Putin está entrando na dele, somente porque com ele a Turquia vai permanecer fraca por pelo menos uns 5 anos, já que ele promoveu um enorme expurgo nas forças armadas e para poder repor seria necessário pelo menos 5 anos. Tomara que os americanos fritem esse assassino daqui uns tempos.