SEGURANÇA PUBLICA: Operação para prender autores de ataque contra equipe da Força Nacional tem baleados

mare2 (1)
Um homem da FNS no acesso à MAré Foto: Fabiano Rocha / Extra

Três pessoas foram baleadas nesta quinta-feira no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, durante a operação policial que busca os autores do ataque contra uma equipe da Força Nacional de Segurança (FSN). Dois deles foram socorridos no Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador e o terceiro, para o Hospital Federal de Bonsucesso. O registro do caso está sendo feito por homens do Exército na 21ª DP (Bonsucesso) e na 37ª DP (Ilha do Governador).

Um dos baleados foi identificado como Isaac Pereira da Silva, de 19 anos. Ele foi atingido na barriga. A mãe dele alegou que o rapaz soltava pipa quando foi ferido. Ele está no Hospital de Bonsucesso.

Um helicóiptero da FNS sobrevoa a Avenida BRasil, no trecho perto da Maré Foto: Fabiano Rocha / Extra
Um helicóiptero da FNS sobrevoa a Avenida BRasil, no trecho perto da Maré Foto: Fabiano Rocha / Extra

Segundo os militares do Exército, dois menores e um maior de idade foram detidos numa casa onde havia maconha e cocaína.

Durante o ataque à equipe da FSN, na tarde quarta-feira, o soldado Hélio Vieira Andrade, de 35 anos, foi baleado na testa. OS militares haviam entrado por engano na Vila do João, que integra o Complexo da Maré. O PM, que é de Roraima, está internado no CTI do Hospital Salgado Filho, no Méier. De acordo com nota do governo de Roraima, divulgada na tarde desta quinta, ele apresentou uma melhora em seu quadro clínico.

O soldado Hélio foi atingido na cabeça Foto: Reprodução
O soldado Hélio foi atingido na cabeça Foto: Reprodução

A ação policial desta quinta na Maré começou no início da manhã e mobiliza equipes da FSN, do Exército, da Polícia Militar do Rio e da Polícia Federal. Carros blindados e um helicóptero são usados em apoio.

Um blindado se movimenta num acesso à Maré Foto: Fabiano Rocha / Extra
Um blindado se movimenta num acesso à Maré Foto: Fabiano Rocha / Extra
Um carro da FNS em frente ao hospital onde está o soldado Hélio Foto: Fabiano Rocha / Extra
Um carro da FNS em frente ao hospital onde está o soldado Hélio Foto: Fabiano Rocha / Extra

‘Estamos com fé’, diz prima

Apesar de o estado de saúde de Hélio ser grave, a família dele mantém a esperança e tem certeza da recuperação do PM. Prima do soldado, Noemia Andrade, disse ao EXTRA que a primeira notícia que chegou para os parentes foi de que o militar havia morrido.

– Ficamos desesperados aqui. A mãe dele está muito abalada. Mas recebemos uma mensagem há pouco dizendo que ele está melhor. Ele vai se recuperar. Não perdeu massa encefálica como falaram. Perdeu sangue. Vai se recuperar – contou ela.

prima-mare

Noemia disse que em momento algum pensou que a segurança de Hélio pudesse estar em risco por trabalhar no Rio:

– Ele me disse por mensagem que estava no Rio para dar reforço por causa dos jogos. Nunca pensei que isso poderia acontecer.

Divisão de Homicídios investiga o ataque

A Polícia Civil confirmou que as investigações do ataque contra a equipe da Força Nacional ficarão a cargo da Delegacia de Homicídios (DH).

“A Polícia Civil esclarece que a Delegacia Especializada de Homicídios (DH – Capital) na noite de ontem, dia 10 de agosto, foi informada que um dos policiais da Força Nacional havia falecido na Vila do João e, então, equipe da unidade seguiu para o local para iniciar as investigações do suposto homicídio e tentativa de homicídio quanto aos demais policiais. A equipe da DH realizou um amplo levantamento dos fatos e perícia no local do crime, contando com o auxílio das equipes de pronto-apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e de dois blindados. Apurou-se que a informação preliminar estava equivocada e a suposta vítima fatal foi socorrida, passou por cirurgia e está hospitalizada. A Instituição decidiu que a DH, unidade que iniciou as investigações, irá prosseguir com o caso para que não haja prejuízo ao trabalho de polícia judiciária”.

Cartaz pede pistas

O Portal dos Procurados divulgou um cartaz com as fotos dos principais chefes do tráfico de drogas do Complexo da Maré. São eles: Thiago da Silva Folly, o TH; Alexandre Ramos do Nascimento, o Pescador; e Paulo Sergio Medeiros da Cunha, o Paulinho PL. O Portal oferece uma recompensa de R$ 2 mil por informações que levem às prisões de cada um dos suspeitos.

cartaz-mare

Quem tiver qualquer informação a respeito da localização dos criminosos mostrados no cartaz e também dos traficantes envolvidos no ataque contra a viatura da Força Nacional, pode denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram dos Procurados (21) 96802-1650; Facebook (inbox): https://www.facebook.com/procurados.org/; ou pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177.

Fonte: Jornal Extra