Premiê britânica propõe negociações sobre Falklands / Malvinas para Argentina

A primeira-ministra da Grã-Bretanha, Theresa May, propôs às autoridades argentinas iniciar negociações sobre possível cooperação nas Ilhas Malvinas.

Segundo o Clarín, que citou o texto da carta de May ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, a proposta pode contemplar a revisão das condições para exploração de petróleo na região das ilhas, bem como o estabelecimento de rotas aéreas regulares.

“Espero continuar a nossa cooperação para promover as relações entre a Grã-Bretanha e a Argentina até um nível mais produtivo”, escreve May em sua carta ao Macri.

As Ilhas Malvinas são objeto de contenda ente a Argentina e a Grã-Bretanha, e já foram palco de conflito armado entre os dois países em 1982. Argentina tentou ocupar a ilha, que considera sua, mas que é controlada pelos ingleses desde 1833. Durante o conflito, 649 argentinos e 255 britânicos morreram. A Grã-Bretanha prevaleceu na guerra que durou 72 dias.

Em março de 2013, as Ilhas Malvinas realizaram um referendo, no qual a maioria da população votou pela permanência do arquipélago sob a jurisdição do Reino Unido. A Argentina não reconhece os resultados do referendo.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

12 Comentários

  1. Bem…pra resumir UK vai pagar um royalty
    para os ARGENS esquecerem de vez esta história de
    malvinas e deixar a exploração a vontade para os Ingleses.

  2. Vamos ver se a proposta britânica agrada ao povo e ao Estado Argentino ou só agrada esse atual presidente, tem uns que vendem , alugam ou até entregam a mãe para tirar vantagens .

Comentários não permitidos.