Senador americano Bernie Sanders pede que EUA se posicionem contra impeachment de Dilma

Senador americano critica governo interino e afirma que julgamento da presidente afastada não é legal, mas político. Ele defende a convocação de novas eleições democráticas.

O senador americano Bernie Sanders emitiu uma nota nesta segunda-feira (08/08) em que condena o “esforço para remover” Dilma Rousseff da Presidência e pede que os Estados Unidos tomem uma atitude definitiva.

“Estou profundamente preocupado com o atual esforço para remover a presidente democraticamente eleita do Brasil. Para muitos brasileiros e observadores, o controverso processo de impeachment mais parece um golpe de Estado”, afirma Sanders.

“Depois de suspender a primeira presidente mulher do Brasil por motivos duvidosos […], o novo governo interino aboliu o Ministério da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos”, criticou. “Eles imediatamente substituíram um governo diverso e representativo por um gabinete composto inteiramente por homens brancos.”

O senador ainda apontou que a nova administração rapidamente anunciou planos para impor austeridade, aumentar as privatizações e instalar uma agenda social de direita.

Por fim, Sanders afirma que o esforço para remover Dilma não é um julgamento legal, mas sim político. “Os Estados Unidos não podem sentar em silêncio enquanto instituições democráticas de um de nossos aliados mais importantes estão enfraquecidas”, afirma. “Precisamos nos levantar pelas famílias trabalhadoras do Brasil e exigir que esta disputa seja resolvida com eleições democráticas”, conclui.

Nos últimos meses, Sanders disputou a candidatura à presidência dos Estados Unidos com Hillary Clinton, que acabou sendo nomeada pelo partido no fim de julho.

No Brasil, o processo de impeachment de Dilma caminha para a reta final. Após aprovação de relatório favorável ao afastamento definitivo da presidente por Comissão Especial do Senado, todos os 81 senadores devem votar sobre o prosseguimento do processo nesta terça-feira.

Se a maioria simples dos senadores aprovarem a continuidade do processo, a acusação terá 48 horas para apresentar um resumo dos argumentos a favor da condenação da presidente e a lista de testemunhas que participarão da fase final do processo. Em seguida, a defesa terá o mesmo prazo para apresentar seus argumentos e suas testemunhas. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comandará a votação final do processo, tem que esperar dez dias para marcar a data do julgamento final, previsto para o fim de agosto.

LPF/ots

Foto: Daniel Acker – Getty Images

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

36 Comentários

  1. Tanto nos EUA como no Brasil tudo o que a esquerda faz é falar besteira. E tal como os incautos que ficam aqui choramingando que foi “gópi” Bernie Sanders mostra desconhecer completamente o funcionamento das instituições brasileiras. Tanto desconhece que veio defender a antecipação das eleições, ardil fajuto e desesperado da afastada que sequer foi endossado pelo presidente do ParTido dela. Sem falar que a hipótese, além de depender de emenda constitucional é de constitucionalidade para lá de discutível.

    Aliás, se ele sequer sabe como funcionam as instituições do seu país, como saberia como funcionam as dos outros?

    Felizmente o governo norte-americano, tanto o atual como o subsequente, não irá interferir nesse nosso processo político.

    • Uma coisa é certa… eles não conhecem nossa Constituição… democratas também falam besteira… aliás, assim como aqui, A ESQUERDA AMERICANA É UMA M…RDA… o impeachment é um ato político sim… e dai ???… dentro da legalidade, não há o que se discutir… a questão moral, menos ainda… dada a imoralidade da esquerda, não possuem moral para discutir nada… vão chorar na cama que é lugar quente… tão somente colhendo o que plantaram… sniff… 🙂

  2. Isto acontecendo melhor ainda , devemos ainda mais rápido acabar com ela , é por esta e outras coisas , deste país Mui Amigo, , que o mundo vive nesta situação de Caos, quanto mais rápido a Decadência dos EUA acontecer , MELHOR PARA O MUNDO !!

    • É mesmo? Quero ver você dizer isso quando o seu emprego for dado para uma formiguinha semi-escrava, lá na China……..

  3. O golpe… está sendo feito no brazil …onde a opinião pública internacional condena… ficou bem patente na pífia presença de representante de governo estrangeiro na abertura das olimpíadas do Rio 16 …onde o que se mais viu e ouviu … foi vaia e intolerância do pelotão da SS do governo usurpador contra o direito de livre de expressão.
    .
    Para quem saia na rua batendo panelas e falando que queria a volta dos militares porque viva em uma ditadura comunista é bem estranho…. só não mais estranho do que aqueles tipos de juiz que se diz que está combatendo a corrupção más não fica encabulado quando sai na foto com corrupto correligionário de ideologia .. quando vai se pronuncia em vistas as provas cabais que incrimine o correligionário corrupto.. quando engaveta as provas .. o máximo que o meritíssimo diz é … ” isso não vem ao caso ” .
    .
    Não se pode voltar aos tempos negros do medievalismo … onde se julgava e se queimava pessoas vivas nas praças públicas … sem que estas tivessem o direito de se defender contra provas cabais e verdadeiras ….e não em ilações ou em cima de provas viciadas na base da “boa fé” como certos juízes querem … rsrsr …feitas por … ” gente do bem” … pois lá no inferno … está cheias de gente que fazia o “bem” que faziam sua “santa justiça” …queimando às bruxas em cima da sua “boa fé” . 🙂
    .
    O mundo todo viu … aquilo que muita gente no brazil sabia e sabe …e os fariseus fazem só a vista grossa .. que na politicagem do brazil não escapa um partido que não faz corrupção para se governar este gigante entorpecido de novo pela cacetada que os “trogloditas do bem” deram na democracia .

    • O “gópi” existe apenas na cabeça de quem perdeu as mamatas com a queda do governo populista e corrupto do ParTido, seja ela simbolizada por um sanduíche de embutido muito popular no Mercado Municipal da Capital Paulista, seja ela simbolizada por um apelido carinhoso destinado ao dinheiro que era desviado dos contribuintes e que iria para nos bolsos dos figurões do ParTido….

      No mais a esquerda, seja ela brasileira, latino-americana ou mundial, mais uma pensa ser ela a dona de toda a narrativa dos fatos e da honestidade e virtude existentes. Contudo, os fatos ora expostos pela operação lavajato trataram de desmontar essa narrativa fantasiosa por completo a ponto de um certo queixoso, interessado apenas em garantir a própria impunidade tal como um rato busca salvar a própria pele durante um naufrágio, ter ido tentar se esconder embaixo da saia da ONU.

      • Quero ver se você terá essa mesma opinião quando as empresas cortarem o décimo-terceiro e outras vantagens.
        E a chinesada tiver entrando com vontade para tomar postos de trabalho no Brasil.
        Os ” empresários brasileiras”, querem mão de obra praticamente escrava.

    • Só lembrando aos fariseus que …. este não é o único congressista americano que denuncia o G O L P E no brazil .. ante deste houve outros também .. e tantos outros governos do mundo como na Europa … onde até deputados europeu … denuncio essa pouca vergonha do G O L P E no brazil .. inclusive até na corte da ONU … más sabemos que a corte da ONU …é .. enfeite .. rsrsr …, caso aquela corte tivesse alguma moral .. Israel já seria enquadrado conforme às leis internacionais .

      • O que resta à esquerda, uma vez que lhe falta argumentos, é ficar gritando “gópi”, “gópi”……E o mais engraçado é ver o “gópi” ser denunciado por democracias do naipe de Cuba e Venezuela, por figuras exóticas como Bernie Sanders e pela burguesia metida a esquerdista que possui assento no parlamento europeu….

      • Não acontece Golpe algum no Brasil , porém se acontecesse , eu quero que eles com suas opiniões se Danem ,eles que fiquem pianinhos , estão caminhando para a Decadência Total , BREVE !

    • Realmente .. não sei porque usar tanto adjetivos,substantivos para tentar explicar o inexplicável .. ou seja .. essa pouca vergonha que está tendo no brazil e que o mundo inteiro chama da GOLPE.. rsrsr ..
      .
      Não seria melhor reduzir isso tudo em uma frase do camarada Nicolau Maquiavel … Os fins justificam os meios ? 😉

  4. Vi hoje uma citação à este camarada na sessão do Impeachment …. cheguei à conclusão que os loucos (ou os que se fazem de loucos) se reconhecem de longe .. 🙂

  5. O Golpe está sendo bombardeado diariamente na midia lá fora, só não ver quem não quer. E olha que a situação só está começando a ser explicada lá fora.

    • A mesma mídia que em um artigo certeiro e inequívoco afirmou taxativamente como o queixoso, aquele mesmo que tentou se esconder embaixo da saia da ONU, enganou o mundo…??

      • S-88
        Primeira pergunta; se a O.N.U usa saia , quem usa calças? segunda pergunta; o mundo se resume a Cuba e Venezuela e a algumas figuras exoticas?
        Quem tentou enganar o mundo foram os golpistas em suas tentativas de maquiarem o Golpe com tintas de legalidade, com a retorica de seus corruptos integros, com sua pseudo moralidade seletiva etc.

      • Eu poderia tentar explicar a você o significado da expressão mas seria um esforço inútil. E aludir à diferença entre saia e calça para insinuar uma pretensa inferioridade das mulheres perante os homens é no mínimo injusto e temerário. Mas o fato é que o queixoso ao recorrer à ONU busca somente garantir a própria impunidade, e como bem asseverou o WSJ, enganou o mundo com resultados desastrosos para o povo Brasileiro.

        No mais a retórica de houve “gópi” não resiste a um traque como já foi caudalosamente demonstrado aqui…

  6. Pensam como golpistas, falam como golpistas, agem como golpistas,são golpistas, e para esses, que por falta de enxegar a realidade dos fatos, resta apenas recorrer a discursos sofismaticos e retoricas proto-fascistas. O GOLPE esta ai para todos verem e com ele o fim do estado democratico de direito. Se ser contra tal realidade é ser de esquerda,ser comunista, falar besteira, é ser incauto , e como alguns aqui faz entender que é ser analfabeto ou coisa semelhante, declaro ser tudo isso e muito mais,pois , prefiro escrever meu nome na historia portando tais defeitos a ser reconhecido como golpista fascista

    • Engraçado mas realmente é novidade e causa espécie saber que defender o cumprimento da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional seria discurso sofismático e retórica proto-fascista.

      E que “gópi” é esse onde a afastada teve amplamente respeitado seu direito ao contraditório e à ampla defesa, assim como o acesso à Corte Suprema, onde dos 11 ministros 8 foram indicados pelo ParTido?

      Por fim é o que já disse antes: Quem acha que “gópi” assina atestado de desconhecimento do funcionamento das nossas instituições. Mas, repito, é só um toque viu??

      • Onde esta a defesa da constituição onde se condenação sem crime?
        Ampla defesa num julgamento politico, onde os fatos juridicos não se sobrepoem as conviniencias politicas ? uma suprema corte que ainda não julgou , apenas deu parecer sobre o rito processual?Mas isso tambem é só um toque viu?

      • “Condenação sem crime” – A expressão crime de responsabilidade é mera retórica constitucional. Não se trata de crime como na legislação penal. Tanto que a pena não é de reclusão ou detenção mas sim perda do cargo e inabilitação para cargo público por 5 anos. Inclusive à jurisprudência do STF veda Habeas corpus em crime de responsabilidade justamente por não haver risco de restrição à liberdade.

        “Julgamento político ” – crime de responsabilidade tem natureza político – administrativa. Assim ó julgamento é político. E não custa lembrar que às vésperas da votação na câmara o queixoso estava em um quarto de hotel prometendo cargos e verbas para os deputados mudarem de voto.

        “Suprema corte que ainda não julgou” – E nem vai julgar pois essa atribuição é do senado federal. Eles apenas velam pela legalidade do processo, o que tem feito até agora.

        É como eu disse, não custa saberemos funcionam as instituições. Mas é só um toque viu!? ?

      • Realmente é facil um defensor da constituição transformar,perverter a propria em mera retorica, é facil para os integros cidadãos de bem aplaudir um processo politico que torna a constituição em letra morta, em retorica , em nome de seus sofisma , em nome da verdade moral dos imorais integros.falacias e auto engano travestisdos de moral ilibada, golpe revestido do verniz da hipocrisia ,isso é muito facil para alguns.

      • Quem está querendo rasgar a constituição é quem a nega. E quem a nega é que chama um processo por ela regulado de “gópi”…rs!

    • Todo ato que defenestre esquerda…has do poder é lindo !!!… não importa o nome que lhe dão… 🙂

  7. KKK, olha só recebendo um afago dos EUA… poxa voltem a si e comecem a criticar os que hoje os afaga, que de fato é o principal dom esquista latino criticar o capitalismo do império.

    O Brasil sofreu um REAL GOLPE do partido que elegeu, más agora se ergue e lhe devolve um contragolpe constitucional, sim o da constituição do povo.
    Um abraço.

    • A solução final ainda passa pela CRIMINALIZAÇÃO DO SOCIALISMO/COMUNISMO e suas vertentes… isso sim, resolve o atraso social/intelectual que vivemos…

      • Um ser humano, só porque é de esquerda, não é um criminoso. Apenas pensa diferente de você. As pessoas que são de esquerda, na sua maioria, só querem um país com justiça social e oportunidades iguais para todos.
        Eu, por exemplo, sou de esquerda mas penso que o capitalismo é o melhor caminho para o Brasil. Mas como vivemos em um país com profundas desigualdades sociais, precisamos sim de políticas sociais que possibilitem a inserção de uma maioria miserável à cidadania.
        Se isso é crime, se isso é ser comunista, ok. Então, podem me prender e me chamar de comunista.

      • Em um mundo cor de rosa com nuvens de algodão doce, você estaria correto. Contudo a realidade é cruel passa bem longe do cenário ilídico que você pinta. A verdade “Teacher” é que a esquerda é por essência predadora, corrupta e incompetente. E a única justiça social que os esquerdistas efetivamente praticam é locupletar-se às custas do erário público. E ainda por cima é autoritária visto que busca com sofreguidão calar a oposição e acabar com a liberdade de imprensa, fruto da sua obsessão de ser a dona exclusiva não apenas da narrativa dos fatos como também de toda a virtude existente.

        Contudo “Teacher” o pior mesmo da esquerda é ser cafetina da miséria alheia, é usar do infortúnio dos outros para obter lucro político.

  8. rsrsrsrsrsssss… nessas horas os esquerda esquecem seu antiramericanismo barato e bradam: “os EUA são contra o golpi”… RSRSRSRRSSRSR… como se anteriormente não apoiassem o partidão defenestrado do poder… rsrssrrsrssrsrrsrrss… a esquerdopatia nacional não consegue entender que o partidão sempre esteve no bolso dos internacionalistas americanos e que AGORA é que eles NÃO tem a mesma ingerencia sobre o governo brasileiro como a 06 meses atrás… claro que irão criticar o atual governo e se posicionarem contra o impeachmente … antes era “uzamericanus feios bobos e maus”… agora é “uzamericanus são os caras”… 🙂

  9. pegar UM senador COMUNISTA declarado q dá PITI, e dizer q é “maioria” ?? por favor, não subestimem a nossa inteligência, assim fico com vergonha alheia.

    governo “imperialista” americano, e TODO o congresso e senado americano já reconheceram o processo de impeachment no Brasil, e vários outros países !

    isso é diplomacia, não é um jogo pra ver quem ganha no GRITO rsrs…

  10. “Como Lula enganou o mundo”, resumiu o título de uma análise do Brasil olímpico publicada há dois dias pelo Wall Street Journal, escrita pela editora Mary Anastasia O’Grady. Depois de exumar algumas das incontáveis tapeações forjadas por Lula e Dilma Rousseff, a autora destaca a chegada do padrinho ao banco dos réus e a iminente consumação do impeachment da afilhada.

    “Se a fraude política que leva uma nação à ruína fosse crime, ambos já estariam na cadeia”, conclui o texto. Demorou, mas a imprensa internacional acordou. E descobriu que, no faroeste à brasileira, o bandido se disfarça de mocinho. Depois de ter caído no golpe do Brasil Maravilha, ficou suficientemente esperta para não cair no golpe do golpe.

    A Vanessa Gralha-tim deu bastante importância ao que disse um americano, Bernie (homem, velho, branco), contra o impeachment, que seria um golpe. Vejamos agora o que diz de Mary.

Comentários não permitidos.