Por que China e Rússia compram tanto ouro

Como o ouro nas reservas oficiais protege Pequim e Moscou contra a dominância do dólar.

A China e a Rússia, primeiro e terceiro produtores mundiais, estão igualando os países ocidentais nos estoques de metais preciosos em suas reservas oficiais. O que isto pode significar e porque os países gastam seus lucros para comprar ouro?

Pequim e Moscou estão acumulando estoques de ouro por uma variedade de razões. Uma delas é que suas economias nacionais dependem historicamente das cotações do dólar norte-americano. Esta dependência se revela mais aguda em tempos de crises econômicas ou em casos de inflação cambial.

Vale a pena assinalar que o dólar se tem desvalorizado em 30% no prazo dos últimos 15 anos, e perdeu até 97% do seu poder de compra durante o século, o que torna a moeda norte-americana não tão atraente como parece à primeira vista.

A China e a Rússia parecem estar seguindo uma campanha estratégica para contrariar o peso do dólar em suas reservas.

No ano passado, a China divulgou uma informação sobre suas reservas de ouro, revelando o volume de 1.658 toneladas, em junho de 2015, contra o montante anteriormente relatado de 1.054 toneladas.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que registra os volumes de ouro de todos os países em cada mês, a China estava comprando quantidades mensais de cerca de 11 toneladas de janeiro a abril de 2016, mas parou de o fazer para as suas reservas em Maio.

Em comparação com a China, a Rússia tem registrado maiores volumes de compras mensais de ouro entre janeiro e junho de 2016, de 14 toneladas por mês, de acordo com os últimos dados do FMI. No entanto, tendo 300 toneladas em suas reservas ouro a menos do que a China, a Rússia ainda precisa continuar suas compras de ouro por seis anos para igualar os montantes de ouro da França e Itália.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

12 Comentários

  1. É o que eu disse em outro artigo. Quando a China mudar o foco de exportadora para seu mercado interno, o Yuan vai se valorizar ante o dólar, quando isso acontecer, de certa forma, será traumático até mesmo para a China. Pois as contas publicas serão pagas não com o superávit das exportações e sim com impostos. Porém, pior será para os EUA, por motivos óbvios. Isso é questão de tempo. Os EUA deverão se tornar uma Alemanha grande, um país que não interfere em crises externas e que vive de exportar produtos de alto valor agregado.

    • ……………o acordo de Bretton Woods foi realizado em 1944 nos EU com o propósito de restaurar as economias de 44 países pós Segunda Guerra regulando a conversão valor da moeda;/ lastro ouro e criando o FMI….os poucos o dólar passou a ser a moeda de referencia e finalmente em 1970 tornou-se referencia de vez devido a emissão maciça do dólar para financiamento de guerras colonialistas por parte dos EU….com esses gastos os EU começaram a realizar aplicações nos países devedores do FMI o que devido aos poucos recursos destes, os EU voltaram à compra maciça de ouro fato que despertou em outros países a iniciativa de prática igual,em especial os que estavam sob sanções como a Rússia que ao lado da China tem comprado grande quantidade do metal com o fim de desvalorizar o dólar e tornar o Yuan moeda de referencia em seu lugar….a China tem atualmente tem !.054 toneladas, a Rússia 937 toneladas, o Brasil 67 e a Venezuela (de quem falam tanto) 363,9 tons….o lastro ouro volta à ativa cada vez mais e chegará o dia do dólar “americano” desaparecer como moeda de referencia……

    • NÃO ACREDITO !!!… o relójoeiro sem corda falando como uma pessoal normal e ainda crivando uma análise equilibrada… NÃOOOO CREIO !!!… prova que todos tem salvação… afora alguns resquícios de antiamericanismo barato, acertou em grande parte de sua análise… TO PASMO !!!… 🙂

  2. A China já é a dona da economia mundial

    até os componentes mais sensiveis dos armamentos americanos são MADE IN CHINA

    já é uma realidade

    ps.: eu choro de achar graça quando eu penso nos trilogiopatas procurando emprego numa fabrica chinesa

  3. isso é PLANEJAMENTO, coisa q o Brasil não faz !
    enquanto nós ficamos aki chorando e lamentando, e procurando culpados por nossos erros, chineses e russos procuram soluções pra tentar desgarrar da economia americana.

    quando q o Brasil vai aprender ?

      • Perfeito , temos 370 Bi de dolares em Reservas , praticamente emprestados a eles sem juros , e aqui as FFAAs precisando de investimentos urgentes ; o mundo foge do dolar e por isto a Campanha contra Sadan Houssein , mas nós aqui continuamos inertes !!

      • Pois é, né !!!… e quem nos impede de vende-las, senão o fato que as verdinhas norteamericanas valem OURO !!!… podem morder as próprias juntas vermelhinhas, mas a realidade e o fato é que o velho DOLAR é “o cara” no mundo das moedas… quem achar que elas, as verdinhas, são papel velho, podem mandar pra mim… sem resgate, claro… RSRSRSSRSRSRSRSRSSSS… HILÁRIOS… 🙂

      • Nereu a China tbm compra, e é o MAIOR credor dos americanos.

        mas eles e os Russos não ficam só nessa tática de comprar títulos dos EUA, eles tbm tem suas reservas de ouro, o Brasil deveria pensar em fazer a mesma coisa.

Comentários não permitidos.