Defesa & Geopolítica

Próxima reunião entre Putin e Erdogan preocupa Ocidente – Financial Times

Posted by

Após a tentativa de golpe militar na Turquia, os chefes dos países ocidentais acompanham de perto os passos que o país está tomando.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, os líderes do Ocidente receiam que a Turquia possa seguir os passos da Rússia na política externa.

Ainda esta semana, Erdogan fará sua primeira viagem ao exterior desde a tentativa fracassada de golpe. Na opinião do colunista do jornal, esta viagem define, para os parceiros da Turquia, o rumo escolhido por ela, que ao invés de se reunir com seus aliados da OTAN, escolheu a Rússia como destino, para se encontrar com Vladimir Putin.

“Tanto o Ocidente como a Rússia estão refletindo a respeito do rumo que Erdogan escolherá após o golpe fracassado. É por essa razão que a próxima reunião, em São Petersburgo, possui significância geopolítica mais ampla”, sublinha Financial Times.

Aproximação russo-turca teve início em julho, ainda antes da tentativa de golpe. Moscou recebeu pedido de desculpas de Erdogan devido ao abatimento do caça russo Su-24.

Durante alguns dias, depois do envio da carta pedindo desculpas, os altos representantes dos dois países discutiram a possível abertura das sanções aplicadas por Moscou contra a Turquia, tendo em vista o incidente com o avião.

De acordo com o jornal britânico, questões mais amplas têm aproximado os dois países, como por exemplo, o interesse comum na área de segurança. Ancara reconhece o fato de a Rússia ter prestado apoio decisivo após a tentativa malsucedida de golpe.

Em várias ocasiões, Erdogan criticou a posição norte-americana em assuntos relacionados à nação turca, como por exemplo, quando os EUA recusaram extraditar o clérigo, Fethullah Gulen, suspeito de organizar o golpe na Turquia. Erdogan chegou a dizer que o ‘cenário’ do golpe foi ‘composto fora’ da Turquia.

Contudo, na opinião dos diplomatas turcos, Ancara e Washington têm laços fortes, sendo assim, a Turquia não pretende piorar o relacionamento com os EUA. No entanto, os americanos têm sérios receios que Erdogan possa usar a Rússia como uma alavanca de pressão nas relações com o Ocidente.

A Turquia espera que a Rússia atenue sua posição referente aos curdos. Apesar disso, parece que qualquer revisão de estratégia na Síria será bem “complexa”.

As negociações entre Putin e Erdogan serão realizadas em São Petersburgo, no dia 9 de agosto.

Foto: © AFP 2016/ IVAN SEKRETAREV

Fonte: Sputnik News

 

4 Comments

  1. Mariano S Silva says:

    Konner, você sempre apresenta ótimas matérias que nos ajudam muito a pensar o mundo e o Brasil. Esta é uma boa razão pela qual continuo visitando este site, apesar de pessoas que andam censurando meus comentários mesmo que eles não contenham ofensas a quem quer que seja.
    ______________________________________________________

    Mariano S Silva – O Plano Brasil e sua equipe, portanto, também o konner, agradece e deseja que você continue a participar com seus comentários. Contudo, há algumas normas que devem ser observadas nos comentários além da não agressão ou ofensas a outros comentaristas.
    É imprescindível que o comentário esteja contextualizado com o tema proposto no post/matéria em questão.
    O que foi observado nos seus comentários, e por isso eles foram removidos, é que você estava falando de algo sem qualquer relação com a matéria. Devido a isso eles foram removidos, devido à falta de nexo com o assunto proposto. – Plano Brasil

  2. Rafa_positron says:

    Eu acho que a pauta Principal deve ser o gasoduto South Stream… fora isso, claro que devem tratar de outras negociações… mas creio q seja tudo econômico….

    uma outra conversa pode ser tida… mas eu acho q a parte energetica e comercial deve dominar o encontro

  3. Cleber says:

    A tentativa de golpe “nasceu” em uma base com presença norte-americana? É possível que os EUA estivessem por trás da tentativa de golpe de estado?

  4. AWM says:

    O máximo que vai acontecer é continuar com os planos do gasoduto, más que Erdogan é um cara malandro e vai tirar o máximo proveito politico disso não tenha duvida, talvez até ganhe um lote de F-35 adicionais FREE e/ou adesão a UE.

shared on wplocker.com