Partido Republicano: A caminho da ‘autodestruição’

Legenda não encontra meios de conter o discurso inflamado de Donald Trump. E foram os próprios republicanos que criaram o ambiente no qual o candidato opera.

Quanto mais confusos os tempos parecem, mais cabe deixar o momento de lado por alguns instantes e fazer uma retrospectiva. Por exemplo, revisitando o início deste ano eleitoral nos EUA, quando ainda estava em aberto quem seriam os candidatos à presidência do país. Na época, muitos acreditavam que Jeb Bush, pelos republicanos, e Hillary Clinton, pelos democratas, conseguiriam a nomeação para lutar pela Casa Branca.

Não houve praticamente uma projeção que não reclamasse justamente disso. Afinal, seria amplamente antidemocrático se somente Bush e Clinton, membros dessas duas dinastias, tivessem uma chance de lutar por um dos cargos políticos mais importantes do mundo.

Mas tudo o resultado foi diferente. Hillary até conseguiu se tornar a candidata presidencial dos democratas, mas teve que lutar por muito mais tempo que o previsto.

No final, ela provavelmente só ganhou tão claramente do concorrente Bernie Sanders porque a liderança do Partido Democrata estava em alerta e começou a lutar cedo e com todos os meios contra ooutsider. Uma tática que acabou sendo descoberta e fez com que a líder do partido, Debbie Wasserman Schultz, fosse forçada a renunciar na noite anterior à convenção democrata. E, assim, foi confirmado mais uma vez para muitos o quão corruptos e manipuladores os democratas se tornaram.

Os republicanos aparentemente prestaram menos atenção e não conseguiram encontrar uma estratégia para afastar Trump. Contrariando todas as previsões, Bush e outros líderes reconhecidos do partido tiveram que sair de campo para deixar Trump no centro do show.

Dois trunfos de Trump

Trump venceu com dois trunfos, dos quais ele não está disposto a abrir mão até o dia da eleição, em 8 de novembro. O maior deles é a fama de ser alguém de fora do sistema.

Com bons argumentos, ele afirma ter pouco a ver com o sistema político. Embora o empresário tenha relações estreitas com pessoas influentes, ele não tem rabo preso nem na estrutura republicana nem na democrata. E isso faz com que goze da credibilidade de muitos americanos. Especialmente entre aqueles que estão convencidos de que o establishment é um clube exclusivo de políticos que trocam de posições entre si, que são focados principalmente em seu próprio bem-estar e que, por isso, perderam de vista amplas camadas da população.

Seu outro trunfo é a promessa de “fazer a América grande de novo”, como era antes. E muitos de seus argumentos em relação a isso são racistas, xenófobos e misóginos. Mas uma coisa vai além: a perspectiva de que um presidente Trump finalmente fará novamente uma política orientada para os resultados. E não, como nos anos anteriores, uma política de restrição. Os republicanos são os únicos responsáveis pela força desse argumento. Pois foi a tática antidemocrática deles que impediu um trabalho governamental regular durante a administração Obama.

Sistema político corrupto

Foi basicamente com esses dois argumentos que Trump teceu a rede de segurança que o rodeia. Se agora líderes como Paul Ryan o atacam e se recusam a continuar dando-lhe seu apoio ou republicanas conhecidas, como Meg Whitman, decidem apoiar Hillary, isso é mais uma prova para muitos adeptos de Trump de como a elite política é intimamente conectada e de quão corrupto é todo o sistema.

A candidatura de Trump só foi possível porque sua crítica tem um fundo de verdade. Mesmo que ele seja um perigoso beneficiário dessa mensagem, ela continua a ser verdadeira.

A liderança política dos EUA, país que muitas vezes se denomina como uma das mais fortes democracias do mundo, perdeu contato com grande parte da população. Os eleitores não se sentem ouvidos em relação a seus medos e necessidades. A incapacidade dos dois maiores partidos de encontrar soluções políticas e a perda de credibilidade, devido a mentiras e estruturas corruptas, fez o resto, escancarando as portas para um populista como Trump.

Liderança sem resposta

Até o momento, a liderança do Partido Republicano não encontrou uma resposta para os ataques de Trump, os quais atingem também o interior da própria legenda. Afastar-se dele, que foi nomeado pelo próprio partido, só fortaleceria o magnata. E não há possibilidade de se decidir por outro candidato.

De acordo com os estatutos do partido, só Trump pode abrir o caminho para a nomeação de outro candidato presidencial republicano, através da renúncia. Pelo menos no momento, isso é algo difícil de imaginar.

Trump já deixou claro quem será o culpado caso ele fracasse: o sistema corrupto, ao qual o Partido Republicano passará, então, a pertencer.

Ines Pohl

  • Ines Pohl é correspondente da DW

Foto:  Mark Wallheiser / Getty Images

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

7 Comentários

  1. HA! se fosse só o partido do nazistoide que estivesse em autodestruição lá no EUA … más também toda a politicagem americana com a sua corrupção sacramentada pelo corte suprema .. é uma decadência total .. bem vido ao milênio sem o império ianque … que se começa desde ontem … como dizia o bom camarada palestino Jesus .. pior dos cegos.. é aquele que não quer vê

  2. Trump tem algumas colocações certas e ataca destemidamente, inclusive, as ações dos EUA no Iraque e Libia. O grande problema é que ele, não sei se por estratégia (errada) ou por ele ser realmente o que demonstra (racista, fascista, intolerante etc..), exagera em demasia no discurso radical… tudo tem limites. Se for esse seu verdadeiro caráter, e isso não for uma estratégia do homem de marketing, sua possível vitória colocará não só os EUA mas o mundo inteiro em perigo … mais do que sua concorrente.
    Resumindo: a política mundial nunca esteve em tão baixo nível como nos últimos tempos!

  3. “racistas, xenófobos e misóginos” e muito, muito mais…
    Tenho escutado isso por aqui também,,, se ele for lutar contra o sistema, é melhor bom se acostumar com isso. O sistema é FODA.
    O bom disso tudo, lá e aqui é que a população ja esta tendo mais senso crítico.

    • CORRETO… o discurso vitimista politicamente correto da esquerdopatia não cola mais… quem pensa por sí mesmo dá razão a linha de pensamento do TRUMP… as chances dele ganhar são REAIS… e isso tira o sono dos esquerda… e o mimimi esquerda é livre e histérico… a “GROBO” vai dar piti se ele ganhar… 🙂

      • Você acha que o TRUMP vai ser o novo Reagan, mas o TRUMP tem que comer muito feijão para se tornar um Reagan.

        Mas quem vai ganhar é a Bruxa Loira, e ela vai afundar os Estados Unidos. Só espero que ela não leve metade do mundo junto com eles.

      • Infelizmente é o que vai acontecer se ela ganhar… será “DILMA II – O FIM” – Agora em HD… HIGH DIMENSION… 🙂

Comentários não permitidos.