EUA prevê colapso da economia na Ucrânia devido ao gasoduto russo Nord Stream 2

Um representante especial dos EUA para assuntos de energia atómica, Amos Hochstein, julga que, caso o projeto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) se realize, a economia da Ucrânia se desmoronará.

Falando aos jornalistas da edição EurAktiv, Hochstein sublinhou que a Ucrânia perderá receitas no valor de 2 bilhões de dólares (R$ 6,3 bilhões) se deixar de efetuar o trânsito do gás russo.

“Serão retirados dois bilhões de dólares da economia instável da Ucrânia, no momento em que a comunidade internacional tenta apoiar Kiev. Como será possível se refazer depois disso? É absolutamente impossível. A economia se desmoronará”, disse o funcionário norte-americano.

O representante de Departamento de Estado considera que o Corrente do Norte 2 não é um pequeno projeto isolado. Este terá grande influência em toda a Europa e reestabelece a linha que dividia a Europa durante a Guerra Fria, não em sentido militar, mas em sentido económico.

“Não acho que isto corresponda aos interesses dos EUA”, concluiu Hochstein.

O projeto de gasoduto conjunto da Rússia e de várias empresas europeias irá levar o gás russo através do território alemão a outros países da Europa de Leste. O gigante energético Gazprom prevê que o projeto seja realizado até finais de 2019.

Mas nem todos os países aprovam o novo gasoduto russo. O presidente polaco Andrzej Duda declarou que o projeto ameaça a segurança energética da Europa e visa minar o trânsito tradicional de gás pelo território da Ucrânia.

Foto: © Sputnik/ Aleksei Kudenko

Fonte: Sputnik News

14 Comentários

  1. “prevê” ??

    como é q se pode “prever” uma coisa que ja aconteceu faz tempo?

    e tem mais: em 2019 acaba o contrato do gasoduto com a Russia né? Ai sim a Ucrania se ferra de vez… pq ai ela perde o valor pra Russia e pra Europa

    vai ficar jogada ao leo……

    podem agradecer ao Obama e ao McCain… e aos EuroMaiden

    Putz… taí… a Russia ganhou essa guerra sem disparar um projetil

  2. Não era a Ucrânia que tinha uma economia em acensão pelos spefxialistas em economia ? .. e que os russos tinha uma economia de pés de barros ? … uma coisa é certa .. tem muita gente no mercado especulativo lá em Wall Street que lucram com a desgraça de nações … fazendo golpe, como meio rentável de ganhar dinheiro .. e o brazil é a bola da vez.

    • Não sei quem falou sobre a economia da Ucrania, mas me lembro que você falou que a economia russa estava muito bem e “vigorosa” sendo que o mundo inteiro sabe que eles estão em recessão.

      Não sei porque cobra tanto dos especialista se nunca dá uma dentro.

      • Não sei em que mundo os putinescos vivem – mas decerto é em um mundo onde não se entende NADA de Matemática (e tampouco de Economia).

      • A economia russa passou por aperto sim. Queda do preço do petróleo (quase 50% do PIB russo é do petróleo e gás), sanções européias, gastos militares, foram os principais motivos. Porém os russos conseguiram superar tudo isso e a recessão está acabando. O próprio FMI reconhece isso. A maior fraqueza da economia russa era a grande dependência do petróleo e gás. Todas essas dificuldades ajudaram aos russos diversificaram um pouco mais sua economia. Imaginem quando as sanções acabarem…

    • “Os marxistas têm essa antiga paranoia de que há um centro imperialista, um grupo de pessoas que se encontra de dois em dois meses em algum lugar entre Washington e Wall Street para tomar todas as decisões”
      (Slavoj Žižek)

      • André, tem gente também que acha que ainda existe uma ameça comunista!

        Segue link de um trecho do documentário do norte americano John Perkins. Nao sei se é verídico seu relato, mas faz sentido. Abraço!

        https://youtu.be/dFtijO8qM6A

        Obs.: Pra mim o capitalismo é o caminho, mas acho melhor um mundo multipolar.

      • A ameaça comunista existe sim… só não tem um núcleo ativista, porque gente idiota há no mundo todo… aqui mesmo há uns que defendem o bolivarianismo como algo tangível e aplicável e que ainda traga desenvolvimento a algum país… só não vemos resultados bons nessas experiências… antes o contrário…

  3. Agradeçam aos Golpistas que removeram um presidente eleito pela maioria pobre do leste da Ucrânia. Não respeitaram o voto daqueles que foram esqucidos pelo governo de Kiev desde o fim da URSS. O resultado foi a separação do leste e o colapso da Ucrânia. Com a Democracia não se brinca. No Brasil vemos algo parecido, …

  4. Mas que cambada de comunistas posta neste porta-eletrônico…

    Se a Ucrânia já tivesse quebrado, as Forças Armadas da Ucrânia não estariam resistindo às incursões russas – e A MAIORIA do Donbas estaria em domínio russo (o que não ocorre mais desde o 1º semestre de 2014).

    • “Forças Armadas da Ucrânia não estariam resistindo às incursões russas”

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      respira
      respira

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      esse ai é MADE IN TRILOGIA

    • Por que eu nunca ouvi falar de ti, se fazes o melhor humor que já vi desde o falecimento do saudoso Chico Anísio?

Comentários não permitidos.