Um representante especial dos EUA para assuntos de energia atómica, Amos Hochstein, julga que, caso o projeto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) se realize, a economia da Ucrânia se desmoronará.
Falando aos jornalistas da edição EurAktiv, Hochstein sublinhou que a Ucrânia perderá receitas no valor de 2 bilhões de dólares (R$ 6,3 bilhões) se deixar de efetuar o trânsito do gás russo.
“Serão retirados dois bilhões de dólares da economia instável da Ucrânia, no momento em que a comunidade internacional tenta apoiar Kiev. Como será possível se refazer depois disso? É absolutamente impossível. A economia se desmoronará”, disse o funcionário norte-americano.
O representante de Departamento de Estado considera que o Corrente do Norte 2 não é um pequeno projeto isolado. Este terá grande influência em toda a Europa e reestabelece a linha que dividia a Europa durante a Guerra Fria, não em sentido militar, mas em sentido económico.
“Não acho que isto corresponda aos interesses dos EUA”, concluiu Hochstein.
O projeto de gasoduto conjunto da Rússia e de várias empresas europeias irá levar o gás russo através do território alemão a outros países da Europa de Leste. O gigante energético Gazprom prevê que o projeto seja realizado até finais de 2019.
Mas nem todos os países aprovam o novo gasoduto russo. O presidente polaco Andrzej Duda declarou que o projeto ameaça a segurança energética da Europa e visa minar o trânsito tradicional de gás pelo território da Ucrânia.
Foto: © Sputnik/ Aleksei Kudenko
Fonte: Sputnik News
“prevê” ??
como é q se pode “prever” uma coisa que ja aconteceu faz tempo?
e tem mais: em 2019 acaba o contrato do gasoduto com a Russia né? Ai sim a Ucrania se ferra de vez… pq ai ela perde o valor pra Russia e pra Europa
vai ficar jogada ao leo……
podem agradecer ao Obama e ao McCain… e aos EuroMaiden
Putz… taí… a Russia ganhou essa guerra sem disparar um projetil
Não era a Ucrânia que tinha uma economia em acensão pelos spefxialistas em economia ? .. e que os russos tinha uma economia de pés de barros ? … uma coisa é certa .. tem muita gente no mercado especulativo lá em Wall Street que lucram com a desgraça de nações … fazendo golpe, como meio rentável de ganhar dinheiro .. e o brazil é a bola da vez.
Não sei quem falou sobre a economia da Ucrania, mas me lembro que você falou que a economia russa estava muito bem e “vigorosa” sendo que o mundo inteiro sabe que eles estão em recessão.
Não sei porque cobra tanto dos especialista se nunca dá uma dentro.
Não sei em que mundo os putinescos vivem – mas decerto é em um mundo onde não se entende NADA de Matemática (e tampouco de Economia).
A economia russa passou por aperto sim. Queda do preço do petróleo (quase 50% do PIB russo é do petróleo e gás), sanções européias, gastos militares, foram os principais motivos. Porém os russos conseguiram superar tudo isso e a recessão está acabando. O próprio FMI reconhece isso. A maior fraqueza da economia russa era a grande dependência do petróleo e gás. Todas essas dificuldades ajudaram aos russos diversificaram um pouco mais sua economia. Imaginem quando as sanções acabarem…
“Os marxistas têm essa antiga paranoia de que há um centro imperialista, um grupo de pessoas que se encontra de dois em dois meses em algum lugar entre Washington e Wall Street para tomar todas as decisões”
(Slavoj Žižek)
André, tem gente também que acha que ainda existe uma ameça comunista!
Segue link de um trecho do documentário do norte americano John Perkins. Nao sei se é verídico seu relato, mas faz sentido. Abraço!
https://youtu.be/dFtijO8qM6A
Obs.: Pra mim o capitalismo é o caminho, mas acho melhor um mundo multipolar.
A ameaça comunista existe sim… só não tem um núcleo ativista, porque gente idiota há no mundo todo… aqui mesmo há uns que defendem o bolivarianismo como algo tangível e aplicável e que ainda traga desenvolvimento a algum país… só não vemos resultados bons nessas experiências… antes o contrário…
Agradeçam aos Golpistas que removeram um presidente eleito pela maioria pobre do leste da Ucrânia. Não respeitaram o voto daqueles que foram esqucidos pelo governo de Kiev desde o fim da URSS. O resultado foi a separação do leste e o colapso da Ucrânia. Com a Democracia não se brinca. No Brasil vemos algo parecido, …
Exatamente, Relojoeiro! Aqui um documentário bem esclarecedor sobre o que aconteceu na Ucrânia. https://youtu.be/P8TRJqMdyYo
TERGIVERSAÇÃO BARATA… sua concepção de democracia é a mesma de fidel castro e de nicolas maduro… fique com ela somente pra vc…
Mas que cambada de comunistas posta neste porta-eletrônico…
Se a Ucrânia já tivesse quebrado, as Forças Armadas da Ucrânia não estariam resistindo às incursões russas – e A MAIORIA do Donbas estaria em domínio russo (o que não ocorre mais desde o 1º semestre de 2014).
“Forças Armadas da Ucrânia não estariam resistindo às incursões russas”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
respira
respira
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esse ai é MADE IN TRILOGIA
Por que eu nunca ouvi falar de ti, se fazes o melhor humor que já vi desde o falecimento do saudoso Chico Anísio?