Russos apresentam os veículos Typhoon VDV e MRAP Typhoon com torre automática

Typhoon VDVTradução e adaptação: E.M.Pinto

O novo K4386 «Typhoon-VDV» é um veículo blindado leve desenvolvido para as forças aerotransportadas e foi descoberto circulando notorno de Naberezhnye Chelny na Rússia. O veículo multipropósito foi projetado pelaJSC “Planta de veículos especiais” e Kamaz para as unidades pára-quedistas russas (VDV).

O veículo dispõe de um casco totalmente novo e de corpo sólido, a seção frontal foi totalmente revista, e foi incorporado um suporte para uma Estação de Arma remota (RWS) montado no teto do casco. Curiosamente, o veículo foi desenvolvido por um grupo de estudantes de universitários de Tatarstan, eles também estão envolvidos na montagem do primeiro protótipo. 

O comandante das tropas aerotransportadas russas o Coronel-general Vladimir Shamanov insppecionou o protótipo.

A VDV pode ainda determinar o desenvolvimento de uma versão melhorada do veículo infantaria blindada Tigr, seguindo modificações necessária para atender às demandas das forças aerotrnasportadas

Fonte Defense Blog

Typhoon torre

Veja Também

Vídeo: O Ural-63099 e outros Caminhões Militares da industria russa

“Typhoon e Ural” – Novos veículos blindados para o Exército e Polícia Russa

URAL Typhoon resiste ao teste de fogo

O Site do Ministério da Defesa da Federação Russa revela pela primeira vez  o veículo MRAP Typhoon» de veículos MRAP mina resistente multi-funcional com a nova torre de controle remoto.

O novo veículo foi flagrado durante o treinamento de membros da competição internacional de tropas de engenharia «Água aberta» em Murom.

Typhoon2

O «Typhoon» é um veículo blindado com rodas   resistente a minas (MRAP) projetado e fabricado pela KAMAZ. A nova geração 6 × 6 do veículo blindado pode ser empregado em missões de reconhecimento, vigilância, comando e de pessoal, reconhecimento engenheiro, evacuação médica, nuclear, reconhecimento biológica e química (NBC) e vigilância, apoio de fogo, ataque especial e missões de escolta armada.

O «Typhoon» MRAP também pode ser usado em comboios com outros veículos para missões de combate e transporte de soldados, unidades médicas e outros equipamentos. Ele oferece maior proteção para as tropas em ambientes de alta ameaça.

Typhoon

O novo veículo blindado tem uma única torre de controle remoto projetada pela JSC “NPO Electromashina”. Na torre de controle remoto podem ser montadas metralhadoras  PKT 7,62x54R com o aumento munições e TVNS 12,7 mm ou «Kord». Também pode ser equipada com um lançador de granadas AGS-30. O módulo adicional de carga dependendo da arma e munição, pode chegar a 150-170 kg.

Na fase prática da “água aberta” que ocorrem em Murom de julho 14-18 participam unidades da Rússia, China e Bielorrússia.

Fonte Defense Blog

2 Comentários

  1. Muito bonito e robusto, e nos parece bem blindado o novo K4386 «Typhoon-VDV» que calculo, deduzo ser o da 1ª foto, que cairia bem para o EB.
    Já a geração 6×6, seu desenho, robustez, e altura do chão, não foge o mesmo perfil dos demais lançadores de mísseis, e caminhões russos, apresentando poucas inovações, ou variantes. Mas não deixa de ser um veículo interessante, e possível mobilidade em terrenos de alagados como nossa Amazônia Tropical, pois os nossos caminhos, sejam 4×4 ou 6×6 l´enfrentariam grandes dificuldades pelo que se viu em vídeos.

  2. O conceito em geral é muito interessante… uma viatura blindada para as unidades de engenharia poderem operar em relativa segurança em ambientes altamente hostis, também provê uma capacidade boa de logística e evacuação em combate.

    O MRAP mais próximo do Typhoon que os EUA tem em seu inventário é o BAe Caiman, já testado no Afeganistão.

Comentários não permitidos.