Melhores momentos da abertura dos Jogos – Rio 2016

A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 encantou o público e a imprensa internacional.

Mesmo com a crise política e econômica, além de todos os problemas na organização das Olimpíadas, a cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 foi um sucesso – e um alívio. Veja os dez melhores momentos da cerimônia, realizada nesta sexta-feira (05/08) no estádio do Maracanã.

Hino Nacional

A festa começou com a música “Aquele Abraço”, na voz de Luiz Melodia, seguida da bela interpretação do Hino Nacional por Paulinho da Viola. Ao violão, o cantor e compositor foi acompanhado por uma orquestra de cordas e emocionou o público.

História do Brasil

Milhares de elásticos iluminados, movidos pelos dançarinos, renderam uma das cenas mais bonitas da noite. Com o apoio de projeções, os bailarinos alternavam a combinação dos fios, formando desenhos variados. O recurso foi usado para contar a história do Brasil, passando pelos índios, a chegada dos portugueses, a escravidão e a imigração árabe e japonesa.

Construção

Dançarinos saltavam, imitando parkour, em meio a projeções de prédios que subiam e desciam. O processo de crescimento das cidades culminou com uma estrutura vertical de prédios, onde os dançarinos encenavam os movimentos criados pela coreografa e bailarina Deborah Colker. Tudo ao som da música Construção, de Chico Buarque.

O avião

Como se fossem tijolos da construção, blocos brancos foram reunidos em uma espécie de muro, que se transformou no avião 14 Bis, de Santos Dumont.

A aeronave levantou voo no estádio e passeou pelo Rio de Janeiro, mostrando algumas das paisagens da cidade. A cena desencadeou uma disputa na redes sociais sobre a autoria da invenção – americanos afirmam que os irmãos Wright fizeram o primeiro avião.

Gisele

Ao som de “Garota de Ipanema”, a modelo Gisele Bündchen desfilou com um vestido prata, cheia de elegância e sensualidade. Ao fundo, uma imagem do jovem Tom Jobim foi projetada. A música foi interpretada pelo neto do compositor, Daniel Jobim. A cena foi uma das mais comentadas na imprensa mundial e nas redes sociais.

Estilos musicais

Em um cenário de favelas, Ludmilla cantou o clássico carioca “Rap da Felicidade”, acompanhado por dançarinos de passinho. A cantora Elza Soares interpretou “Canto de Ossanha”. Zeca Pagodinho e Marcelo D2 fizeram um duelo de ritmos, com samba e rap. Finalizaram com “Deixa a vida me levar”, cantada em coro pelo público. Teve ainda as rappers Karol Conka e Mc Soffia, de apenas 12 anos, e uma aparição da Gang do Eletro, sensação do Pará com a dança treme-treme. Para coroar a sequência musical, Jorge Ben cantou “País Tropical”, empolgando o Maracanã. Os dançarinos subiram nas arquibancadas e se juntaram ao público, que seguiu cantando a música mesmo após o fim da apresentação de Jorge Ben.

Mensagem ecológica

A cerimônia tratou de questões ambientais e fez um contundente alerta contra o aquecimento global. As atrizes Judi Dench e Fernanda Montenegro recitaram o poema “A Flor e a Náusea”, de Carlos Drummond de Andrade, enquanto um menino buscava uma muda de árvore. Ao longo da apresentação, cada atleta plantou uma semente. As mudas serão levadas para o Parque Radical de Deodoro, onde será criada a Floresta dos Atletas. Outro ponto alto foi a formação dos aros das Olimpíadas a partir de plantas, que surgiram do mesmo local onde as sementes haviam sido colocadas pelos atletas.

Refugiados e brasileiros

A delegação dos refugiados foi aplaudida de pé, inclusive pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. Em seguida e por último, entraram os atletas brasileiros, que foram recebidos pelo público com gritos de “Brasil, Brasil”. Ovacionada, a delegação foi guiada pela transexual Lea T, que pedalava uma bicicleta. Os atletas desfilaram em um Maracanã iluminado de verde e amarelo, ao som de “Aquarela do Brasil”.

Carnaval

O compositor Wilson das Neves reverenciou alguns dos grandes nomes do samba, ao lado de um menino que sambava animado. No auge da festa, subiram ao palco Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta, que cantaram acompanhados de baterias de várias escolas de samba. Nesse momento, o Maracanã virou Sambódromo, com fantasias, porta-bandeiras, passistas e muita gente sambando no palco e nas arquibancadas.

Chama

Por fim, a chama chegou ao estádio pelas mãos do tenista Gustavo Kuerten, muito emocionado. Passou para a jogadora de basquete Hortência e foi entregue ao maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a pira olímpica. Em 2004, o atleta foi agarrado e prejudicado por um manifestante enquanto liderava uma maratona. Mesmo assim, conseguiu chegar em terceiro lugar. A homenagem foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. A pira foi envolta por uma escultura cinética do artista americano Anthony Howe, cujas estruturas metálicas refletiam o fogo e se moviam de forma hipnotizante.

Foto – 14 Bis: Damir Sagolj/Reuters

Edição/Imagens: Plano Brasil

Fonte: DW

“Empolgação e zombaria”, diz imprensa alemã

Festa de abertura “colorida e alegre” dos Jogos não traduz realidade brasileira, marcada pela crise política e desrespeito ao meio ambiente. “Dança e confete” fazem país esquecer do pessimismo sobre preparação do evento.

A imprensa alemã destaca a empolgação do público e a simplicidade da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que inundou o estádio do Maracanã em cores nesta sexta-feira (05/08).

A festa deu uma trégua ao pessimismo diante das falhas na preparação da Olimpíada e a crise política, mas expôs cinismo: o Brasil retratado no evento fica num plano idealista, em meio a crimes ambientais, o processo de impeachment e a violência.

Der Spiegel: Empolgação e zombaria

Um evento “colorido, alegre e perfeito” que não mostra a realidade do país que recebe os Jogos. A revista alemã classifica o principal tema do evento de abertura – a sustentabilidade – como “zombaria”, citando a poluição das águas do Rio de Janeiro, a inauguração de um campo de golpe numa reserva ambiental na Barra da Tijuca e o sacrifício de uma onça depois do desfile da Tocha Oímpica em Manaus. O entusiasmo do público era evidente mesmo depois de quatro horas de cerimônia, diz a publicação, mas se converteu em vaias quando o “extremamente impopular e controverso” presidente interino, Michel Temer, anunciou a icônica frase de abertura dos Jogos.

Die Welt: Recepção calorosa, apesar do 7 a 1

A entrada da equipe olímpica brasileira fez o público esquecer a tensão e pessimismo na véspera do início dos Jogos. Teve “dança, canto e confete”, mesmo em meio à crise política, e uma recepção calorosa para a equipe olímpica alemã, “apesar do 7 a 1”, destaca o jornal. Uma cerimônia colorida, que por sua simplicidade em relação a outras aberturas de Olimpíadas, encantou os espectadores. O desfile da modelo Gisele Bündchen, vestida de prata, foi um dos pontos altos do evento.

Süddeutsche Zeitung: Gisele e o homem ao piano

O orçamento reduzido para a cerimônia de abertura exigiu improviso. “Apesar de todas as restrições, foi uma festa magnífica”, escreve o jornal. A melodia suave de Paulinho da Viola ao cantar o hino nacional e milhares de luzes de celular na arquibancada impressionaram o público. Os trajes típicos usados por atletas olímpicos de diferentes países chamaram a atenção. A entrada da Rússia, após o escândalo de doping, foi marcada por aplausos e vaias. A noite, marcada por festa e dança, foi coroada pelo desfile de Gisele Bündchen ao som de “Garota de Ipanema” ao piano.

Frankfurter Allgemeine: Olimpíada começa como um sonho

A abertura repleta de bom humor, música e dança fez o Rio de Janeiro esquecer dos problemas para a preparação dos Jogos. A bossa nova, o samba e as vozes das favelas deram alívio à dor e ao sofrimento. Gisele Bündchen cruzou, provavelmente, a maior passarela da sua carreira, diz a publicação.

Fonte: DW

18 Comentários

  1. Essa eterna disputa de quem inventou o avião .. se foi um brasileiro ou se foi um americano .. deixando fora tantos outros como o italiano Leonardo da Vinci .. ou os orientais como os chineses que a mil anos atrás já soltavam pipas… 😉
    .
    Uma cosa é certa …com o anadar da carruagem desenfreada brazil indo para o desfiladeiro logo ali ….carregando dentro dentro … a sua corte golpista de corruptos, sonegadores e as suas panelas … e Sem noção do caminho certo …. e que faz as coisas pela emoção e não pela razão … não ficarei surpreso se algum Juiz Federal ..venha proibir que se fale da história de Santos Dumont nas escolas .. por achar que isso é coisa de bolivariano ou gramcismo .

    • OBS:
      .
      Para não ser injusto com todos os juízes federais ou até promotores em geral … pois sei que tem gente séria como não na instituição judiciário ..faço aqui a separação do joio com o trigo …pois, quando me refiro a juiz federal .. eu me refiro aqueles que tem ideias macartistas e de jurisprudência duvidosa e maquiavélica .

      • Quando aceno como negativo é porquê entendo que vc estaria falando de Sérgio Moro e sua equipe,se caso o for digo que acho ele excelente, …
        ____________________________________________________
        Vilson – O tema proposto neste post é: “Melhores momentos da abertura dos Jogos – Rio 2016”. Portanto, os comentários devem priorizar este assunto. – Plano Brasil

    • Um imperador Chinês a séculos atrás do feito dos Irmãos Picaretas como experiência pôs um prisioneiro numa pipa gigante e conseguiu faze-lo voar mas na hora de traze-lo de volta perderam o controle da pipa e ela se espatifou no chão matando o prisioneiro….parece que no Japão também faziam isso para reconhecimento…também teve um Árabe que fez uma asa delta e saltou do alto de uma torre….segundo relatos de centenas de testemunhas conseguiu planar por muitos metros… mais que os Irmãos Picaretas…..fato este documentado e com mais testemunhas que a fraude dos Picaretas….

    • LUCENA qual seria uma melhor hora do que esta , mostrar para mais de 3Bilhões de Espectadores o Verdadeiro Inventor do Avião, não há disputa ,mas há a Verdade , 14 Bis Decolou , Voou e Aterrou por seus próprios meios a frente de inúmeras Testemunhas , já os Espertalhões dos dois irmãos , o fizeram sem uma testemunha sequer , e lançado por Catapulta até Pedra Voa , , …
      __________________________________________________
      Jose Luiz Esposito – O tema proposto neste post é: “Melhores momentos da abertura dos Jogos – Rio 2016”. Portanto, os comentários devem priorizar este assunto. – Plano Brasil

  2. “A aeronave levantou voo no estádio e passeou pelo Rio de Janeiro, mostrando algumas das paisagens da cidade. A cena desencadeou uma disputa na redes sociais sobre a autoria da invenção – americanos afirmam que os irmãos Wright fizeram o primeiro avião.”

    Um TAPA na cara da sociedade estadunidense…e o melhor…diante do mundo inteiro….Obrigado Dona Dilma…. 😀

    Desmentir um fato em que diversos especialistas atestam ao longo de décadas baseado em achismos e falácias sem a menor reportação nos meios historiográficos não me parece algo muito sensato….Para o reconhecimento de um feito, é preciso que ele atenda a uma série de metodologias científicas, como a presença de especialistas, provas, etc….Os irmãos estadunidenses não atendem a essa exigência, ao contrário de Santos Dumont…..Já confirmaram, inclusive os estadunidenses , que o Santos Dumont é realmente o inventor do avião…Em uma experiência desenvolvido por engenheiros dos eua, recriaram os aviões de Santos Dumont e dos irmãos Wright….Apenas o 14 Bis voou…O outro sequer saiu 10cm do chão…….Lançar algo por catapulta é uma coisa, levantar voo com próprios meios é outra…mas ainda tem brazileiro que concorda/apoia ….e são muitos….Ator vem aqui chama todo mundo de macaco, e enchem o cinema, outro vem e chama todas as mulheres de vadias fáceis e vagabundas, e concordam…..A invenção dos irmãos wright saiu de uma localidade mais alta e pousou em um lugar mais baixo, um ótimo planador…Até poderia sair e pousar no mesmo plano horizontal, mas isso nunca foi feito antes de dumont fazer o 14-Bis o primeiro AVIÃO…..Diferente do 14 Bis, o avião dos irmãos Wright tinha dois motores de 12HP (cavalo de força), sem trem de pouso, pois usava um tipo de esqui, além de um sistema de catapulta para poder ser alçado aos ares….Santos Dumont fez seu voo diante de uma comissão científica do Aeroclube da França, primeiro órgão aviatório do mundo, jornalistas e um público de curiosos, perfazendo quase mil assistentes….O 14 Bis tinha trem de pouso, um motor de 50HP e decolava e pousava por meios próprios, requisito necessário de acordo kom a definição de um avião, segundo o Aeroclube da França….Em suma, os irmãos estadunidenses tinham um planador com motor, e não um avião….Somente os estadunidenses reconhecem os Wright como inventores do avião, o que não acontece no restante do mundo, inclusive que no primeiro vôo do astronauta brasileiro Marcos Pontes, os Russo batizaram o mesmo de missão centenário em homenagem aos cem anos do invento do avião por Santos Dumont e o brasileiro foi o primeiro a entrar na nave, na base da Torre Eifel existe uma placa em homenagem ao centenário da invenção do avião por Santos Dumont….Outro fato irrefutável é Alberto Santos Dumont a ser o primeiro piloto a ter brevê na história da aviação….Sem contar que no governo Clinton, o mesmo deu uma declaração oficial reconhecendo Santos Dumont como inventor do avião…. 😀

    Os estadunidenses inventaram o estilingue primeiro…e não o avião… os inventores da catapulta não podem questionar o primeiro veículo a se levantar e pousar pelas próprias forças isso é um avião não um projétil……O 14 Bis voa até hoje… já o planador dos Wright Bros nem na comemoração de 100 anos ele conseguiu sair do chão!…Depois do feito do 14 Bis o mestre Dumont criou o Demoiselle que ditou a física de voo até os dias de hoje!…Só falta eles alegarem que Santos Dumont “copiou” o projeto dos irmãos estadunidenses naquela época! …. 😉

    Planador não é avião….Parabéns aos organizadores!…Em ciência o que vale é a publicação…Depois que o Dumont voou publicamente os caras vieram querer dizer que fizeram isso escondidos numa fazenda… Assim fica fácil….O avião dos irmãos Wright voou sim mas atirado por uma catapulta… jamais saiu do chão….. Santos Dumont voou saindo do chão diante de toda a Paris….Uma mentira pode ser dita inúmeras vezes mas ela só enganará incautos ou tolos…. Se não fossem pelos Germânicos nem míssil teriam….nem vou entra no mérito da bomba atômica…… 🙂

  3. não tem nem oq discutir, Santos Dumont com o 14 BIS foi o primeiro homem a fazer uma máquina VOAR sem ajuda de catapultas ou outras forças externas.

    Os americanos sabem disso, mas JAMAIS aceitarão isso, mas convenhamos precisamos da bênção deles ? Não, e nem de ninguém, acredite quem quiser q foi o irmãos Wright q inventaram aquela geringonça q não voava.

    temos q ter ORGULHO do q é nosso, e não baixar cabeça para outros países nesse tipo de questão, e manter a nossa opinião pq é a CERTA nesse caso, e isso vale para nossos coleguinhas vermelhos tbm, quando se tratar de Rússia, China, Cuba, e esses países de cunho ideológica de esquerda.

    falo isso, pq eles adoram dar lição de patriotismo nessas horas para os “americanófilos” mas quando é algo relacionado com um desses países de esquerda, e a relação entra em conflito, ae oq fazem ? Fica caladinhos com o rabo entre as pernas, igual os americanófilos com os EUA rsrs… são umas piadas !

    fica o vídeo abaixo da réplica do 1º suposto aeroplano feito pelos irmãos Wright, se quiserem dar boas risadas.

    https://www.youtube.com/watch?v=KprMOn1wcew

  4. Amigos, observem o vídeo…

    https://www.youtube.com/watch?v=frW7tgM2TVU

    Primeiro de tudo, fica evidente o refino do experimento de Santos Dumond e a relativa eficiência do que ele conseguiu…

    Quanto ao experimento dos irmãos Wrigth, o ‘Flyer 1’ realmente funcionava… Mas somente sob condições bastante específicas…

    O ‘Flyer 1’ de fato não usava uma catapulta como muitos acreditam, mas fazia sua corrida sobre trilhos. Muito provavelmente, somente era capaz de decolar com vento contrário. De fato, existem realmente controvérsias acerca do que ele era capaz de fazer, e me arrisco a dizer que o voo dos Wrigth foi quase um “acidente”…

    E o verdadeiro desempenho dos americanos somente foi alcançado a partir do ‘Flyer 2’ e ‘Flyer 3’, através do uso de uma catapulta. Com isso, a aeronave superava em performance até mesmo trabalhos sendo levados a cabo na Europa, com esses voos decisivamente ocorrendo entre 1904 e 1905. O ‘Flyer 3’ em particular tinha um desenho consideravelmente refinado, que aparentemente resolveram muitos dos problemas dos modelos anteriores ( em particular a instabilidade lateral ), e serviu de base para o desenvolvimento da série Wrigth Model A, B e C, esses sim aeroplanos genuínos…

    Seja como for, um fato interessante é que o desenvolvimento de aeronaves no Estados Unidos permaneceu atrás dos europeus até o final da Primeira Guerra, o que prova que os trabalhos dos irmãos Wrigth com aeronaves, embora pioneiros, não foram suficientes para permitir chegar a um resultado que permitisse aos EUA ficarem na vanguarda… Fora a série Flyer, a contribuição mais relevante dos Writgh teria sido a idealização do controle nos três eixos e suas primeiras experiências nesse sentido, sendo que eles acertadamente chegaram a essa lógica antes de todos.

    Com relação a Santos Dumond… Seus estudos sobre a configuração canard e asa alta foram dos mais relevantes daquele período. Aliás, o 14-bis foi um dos pioneiros no uso de canards ( certamente o primeiro canard biplano ), assim como o Demoiselle o foi nas asas altas.

    Embora Santos Dumond detenha categoricamente o primeiro voo do mais pesado que o ar alimentado por meios próprios registrado/reconhecido inicialmente como tal ( o que por si só já é um dos marcos históricos maiores da aviação ), me arrisco a dizer que o melhor trabalho do inventor foi provavelmente o ‘Demoiselle’; a primeira aeronave realmente prática que ele criou, e que foi um verdadeiro “mexerico” na comunidade aeronáutica do período ( e cujos projetos ele deixou para a posteridade… ).

    No que tange a aviação em si, acredito que os trabalhos que provavelmente se constituíram no divisor de águas naquela década partiram de Louis Blériot, que foi um dos precursores da configuração básica da aeronave ( monoplano de asas a frente e profundores e leme atrás ) e, principalmente, foi acertadamente o primeiro a explorar a sério os comandos como conhecemos hoje ( pedais para leme, manche para elevação e inclinação, e uma manete independente para aceleração ). Em suma, ele pode ter criado o avião como verdadeiramente o reconhecemos.

    http://bleriotxi.com/wp-content/uploads/1721412_orig.jpg

    Por fim, anterior ao trabalho dos próprios americanos, há o do francês Clément Ader, que teria decolado um aparelho mais pesado que o ar já em 1890, mas que não era possível controlar…

    • Foi no dia 22 de maio de 1908, Wilbur e Orville Wright tentaram patentear o avião como invenção própria. Esta é a data do pedido que fizeram ao escritório de patentes do governo americano.
      Contaram que seu primeiro vôo de aeroplano tinha sido realizado em dezembro de 1903. Essa afirmação foi feita em público pela primeira vez por Wilbur Wright no dia 8 de agosto de 1908, quando se apresentou com um avião em Le Mans, na França.
      Em entrevista a “Century Magazine”, disseram ter: “convidado em 1904 representantes de todos os jornais de Dayton (Ohio), para assistirem a um vôo. Vieram 12 repórteres, e o avião não voou; regressaram no dia seguinte, a pedido, e novo fracasso presenciaram. Então, (….) nunca mais os jornalistas prestaram atenção no que fazíamos”. Convocaram para esta demonstração aquele que consideravam a maior autoridade nos EUA: Octave Chanute, que tinha divulgado nos EUA as teorias de Otto Lilienthal, alemão que foi o maior especialista em planadores do fim do século passado. Octave Chanute, deixou o seu testemunho: ” não houve nenhum vôo de avião”. Após um ano de vôo, fracasso….
      Em 1905, um ano antes do vôo do 14-BIS, eles tentaram vender uma “máquina voadora” ao exército dos EUA. Mas queriam que o exército comprasse a máquina sem vê-la, isto é, só fariam a demonstração de sua efetividade depois que o governo a comprasse. Segue a resposta do goveno dos EUA: “recomendamos que os senhores Wright sejam informados que o escritório (do Ministério da Guerra) não irá formular nenhum requerimento acerca da performance de uma máquina voadora ou tomar qualquer outra ação até que uma máquina seja construída que possa ser mostrada em operação real, sendo capaz de fazer um vôo horizontal e de carregar um operador’ ”. Não desmostram, porquê ? Afinal já faziam dois anos que eles voavam….
      Em julho de 1906 havia dois prêmios de aviação: um oferecido pelo Aeroclube da França de 1.500 francos, para um vôo de cem metros de distância e outro, oferecido pelo Sr. Ernest Archdeacon, o ‘Mecenas da Aviação’ , de 3.000 francos para vinte e cinco metros de distância. Apesar de voarem desde 1903 não tentaram ir a França para ganhar estes premios. Já faziam 3 anos que eles voavam…
      Os Wright estiveram em Paris em 1907, lá ficaram diversos meses, não apresentaram qualquer avião, não tentaram ganhar qualquer premio e não reivindicaram a primazia de nada… Detalhe, nesta epoca estavam em exposição publica o 14-bis e o demoiselle.
      Então, em 1908, requerem patente. Depois de passar meses em Paris, onde aviões de Dumont, Farman, Voisin, Blériot e Delagrange estavam em exposição. Há base para crer que eles não tinham “máquina voadora” digna desse nome alguma em 1903 – e nem em 1904, nem em 1905, nem em 1906, nem em 1907. Só apos ver as soluções de Dumont e dos franceses que eles puderam construir algo parecido com um avião.
      Quanto ao suposto vôo de 1903, o avião não decolou: foi lançado por uma catapulta, em meio a ventos de 45 km/h. Ainda segundo o seu relato, o aparelho ficou 12 segundos no ar e voou 36 metros. Depois, dizem eles que houve mais três vôos: um de 53 m, outro de 60 m, e o quarto, de 260 metros. O aparelho com o qual teriam conseguido isso jamais foi mostrado: esborrachou-se, devido aos ventos, no final do quarto vôo. As testemunhas, três salva-vidas que vagavam pela praia, não são testemunhas indicadas para garantir que houve um vôo impulsionado pelo motor, e não um empurrão da catapulta com o vento sustentando o resto do percurso, antes de se arrebentar no chão.
      Posteriormente, eles relataram uma série de outros vôos, tanto em Kill Devil Hills quanto em Dayton, cidade onde moravam
      Também há outra testemunha: um telegrafista de nome Alphens Drinkwater que, entrevistado pelo “The New York Times” (edição de 02/12/1951), garantiu que durante todo o tempo em que os Wright testaram seus aparelhos em Kill Devil Hills, eles nunca usaram um motor em seus vôos…..

      No caso dos Wright já foi comprovado que eles não poderiam ter voado, não com o que eles diziam terem voado. Testes em computador e túnel de vento demonstraram que a resultante aerodinâmica era nula (ou mesmo negativa), pois o motor usado era muito pesado.
      Não teriam voado com aquilo nem usando penas.
      Por muitos anos o próprio Smitsonian Institute não reconheceu os Wright, vindo a fazê-lo somente após a II Grande Guerra. E dai tem todo o marketing deles contra os nossos zerados governantes.

      • É por causa desse tipo da mídia brasileira não se reconhece Santos Dumont como inventor do avião..Ou ainda do padre Bartolomeu de Gusmão o inventor do balão…Ou ainda do verdadeiro inventor da máquina de escrever…Ou do brasileiro que fez a primeira transmissão de rádio no mundo…Ou recentemente do BINA….A nossa mídia é medíocre e interesseira sem compromisso com a cultura…..

        http://maxmegacuriosidades.blogspot.com.br/2011/11/as-10-invencoes-brasileiras-mais.html

      • Primeiro, eu realmente acredito que Santos Dumod chegou a um resultado superior ao dos irmãos Wright ( como ficou evidente no vídeo que postei )… Mas também não creio que se pode simplesmente desprezar os trabalhos que eles fizeram… De fato, haviam sim conseguido resultados muito relevantes, o que foi reconhecido pelos próprios franceses ainda em 1908…

        Os irmãos Wrigth queriam ganhar dinheiro com sua invenção, além de proteger seus estudos de uma concorrência… Simples assim… Nada que empreendedores modernos não façam hoje… E a verdade é que muitos desses inventores, por mais “boa praça” que fossem, tentaram implementar seus projetos de forma comercial…

        Que me consta, eles desejavam patente sobre o que eles haviam desenvolvido, e que conflitava diretamente com outros pioneiros americanos, como Curtiss… O primeiro requerimento data ainda de 1903, sobre um método de controle para aeronaves…

        O primeiro vídeo que postei é do Flyer 1, provando que a configuração, embora primitiva, era viável; muito embora precisasse das condições certas para voar…

        Este é o Flyer 2, onde eles acrescentaram a catapulta: https://www.youtube.com/watch?v=Jk4ShDw_TAs

        Este é o Flyer 3: https://www.youtube.com/watch?v=Z1RKeogYGZY

        O Flyer 3 é o refinamento máximo da série Flyer.

        E esse documentário compara o Wright Model B com o Demoiselle, que se constituem no máximo desenvolvimento desses inventores. Veja o que os próprios americanos falam de Dumond.

        https://www.youtube.com/watch?v=efi69hb98mw

        http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15410.shtml

      • eles foram pioneiros sim em algo senhor RR…..no ESTELIONATO….nesta área ai eles realmente merecem reconhecimento… 🙂

        Simples assim… 😉

      • Meu caro senhor Máquina… 🙂

        Eu mostrei vídeos que provam que o que eles fizeram teve resultado ( ao mesmo tempo em que foi uma coisa tosca o que os americanos fizeram ). E quem reconhece isso é a ‘Fédération Aéronautique Internationale’, a autoridade máxima sobre conquistas da aviação. O resto é blá blá blá…

        Se você se deu ao trabalho de ver o documentário que postei, vai perceber que os próprios americanos reconhecem de pronto a genialidade de Dumond e seu pioneirismo nessa área.

  5. e nos outros blogs já começam com o jogo de falácias e os mimimimi….como esta gente não consegue provar que seus irmãos picaretas fizeram algo então tentam incutir que se não foram eles então não foi ninguém que inventou o avião…de quem elaborou os primeiros esboços foi o Da Vinci e coisa do tipo sendo que a milhares de anos antes no oriente médio e na Ásia já se fazia isso e até já voavam através de engenhos planadores….como não conseguem provar então tentam ditar que não foi ninguém ….de que tudo foi um “processo natural de evolução do vôo”…parceiro…AVIÃO é AVIÃO…PLANADOR é PLANADOR…….o próprio instituto Smithsonian de lá por décadas declarou oficialmente que aquele engenho dos picaretas não passou de um mero planador e que nunca voou…na época nos eua ninguém NUNCA deu credito a estes picaretas…foi só após a segunda guerra mundial que se começou pelo o mundo uma campanha pesada de “Marketing” desta gente pra incutir essa mentira cínica e cara de pau…….

      • PODE SIM ! ..e porque não ! … quem foi o spefshilskast .. que te disse que planador não pode ser motorizado ? …PLANADOR BRASILEIRO QUE DEU A VOLTA AO MUNDO VIRA ACERVO DO MUSEU DA TAM ( http://blog.hangar33.com.br/planador-brasileiro-que-deu-a-volta-ao-mundo-vira-acervo-do-museu-da-tam/ ) .
        .
        O motoplanador Ximango do brasileiro Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em moto planador em 2001. O feito foi realizado a bordo da aeronave, projetada no Brasil, e que agora passará a ser exposta ao público.
        .
        Devo entender esse seu espanto em saber que exista uma categoria de avião feito por outro brasileiro de fabricação que não seja made USA ? … pois é cidadão … rsrsr .. não é só os deuses americanos que sabem fazer avião neste planeta .. não ..ususu . pois outros terráqueos sabem também fazer … inclusive .. rsrsr … os da categoria dos latinos americanos … espero que você não tenha caído p’ra trás de espanto com mais esse digamos … “absurdo” … HAHAHAHAH….

      • Motoplanador e planador são duas coisas diferentes…

        O motoplanador usa um motor para ganhar impulso na decolagem, ao que depois o uso é dispensável.

Comentários não permitidos.