Embarcação lança mísseis R-32 é entregue ao Egito

R32original (1)
Informações: Rustam

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Em 04 de agosto de 2016 na base naval e Quartel General em  Alexandria teve lugar a cerimónia de transferência para as Forças Navais do Egito, a Embarcação lança Mísseis R-32, agora intitulado Ahmed Fadel (801). O navio oriundo da classe Project 12421 da Marinha  Russa. O contra-almiranteIgor Sechin e o comandante das Forças Navais do Egito Almirante Osama Moneer Rabia participaram  de uma cerimônia juntamente com o comandante da base naval da Marinha da Rússia em Leningrad.

As informações sobre a transferência desses navios para o Egito acomeçaram a sair no verão de 2015. A embarcação R-32 é única de sua série Project 12421, opção de exportação dos Project 12411M equipados com o sistema de mísseis antinavio supersônicos Moskit, mísseis anti-navio da família 3M80 de produção já encerrada.

R32original (2)

O  R-32 fez em julho de 2015 a transição da Frota do Báltico para o Egito onde, em particular, participou nas celebrações no início de agosto da conclusão da reconstrução do canal de Suez, no entanto, em seguida, partiu para o Egito. Sua chegada ao Mar Negro foi temporária e tem sido ligada a necessidade da preparação da tripulação egípcia em Novorossiysk. Em 24 de julho de 2016 o  R-32 foi rebocado por um rebocador de mar MB-31 e avançou através das passagens do Mar Negro, indo para o Egito para a transferência posterior.

Assim, o Egito se tornou o primeiro receptor de embarcações lança mísseis a motor da família 12411 com opção de operação de mísseis Moskit, bem como, o segundo operador estrangeiro do sistema Moskit após a China, que os tem como parte dos sistemas de armas dos destroyers Project 956E / 956EM.

O R-32 (número de série 01300) foi prometidos para exportação como unidade de cabeça série Project 12421 pela JSC Sudostroitelny zavod a flâmula “ainda no final dos anos oitenta, e terminou sua construção, em 2000, então foi formalmente incorporada na Marinha da Rússia, na verdade, não foi inserido na estrutura de combate e ficou na preservação em conexão com as tentativas de vendê-lo para algum cliente.

Nos termos do acordo de 2006 a embarcação foi vendida ao Turquemenistão, no entanto depois da reparação na fábrica do construtor Vympel  e transferência para o Mar Cáspio em 2009 os Turcomenos recusaram-se a adquirí-lo. Depois disso, em 2010, o R-32 foi inserido na estrutura da flotilha da Marinha da Rússia  no Cáspio (onde, no entanto,praticamente não operou) e em 2013 foi transferido para a estrutura da frota do Báltico.

2 Comentários

  1. A classe Tarantul apesar da pequena autonomia é uma excelente plataforma de lançamento de mísseis anti navio, principalmente o Moskit, potencialmente perigosos em um mar fechado como é o caso do Mar Vermelho

    • Um fato que ajuda a corrobar o que Tu diz foi o afundamento do destroier Eilat da marinha israelense por navios pequenos da marinha egipicia, com o uso de misseis. Esses navios são realmente perigosos, desde que operados de maneira adequada.
      Sds

Comentários não permitidos.