EUA e Japão em alerta após míssil da Coreia do Norte

Foto fornecida pela Agência de Notícias Central Coreana (KCNA), agência de notícias estatal da Coréia do Norte, mostrando um míssil balístico estratégico Hwasong-10, também conhecido pelo nome de Musudan , sendo lançado em um local não revelado da Coreia do Norte.

Projétil balístico de médio alcance lançado por Pyongyang cai no Mar do Japão, algo que não ocorria desde 1998. Alemanha condena veemente o teste e sinaliza convocação de embaixador da Coreia do Norte.

Os Estados Unidos e o Japão planejam pedir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir o novo lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, anunciou a embaixadora americana na ONU, Samantha Power, nesta quarta-feira (03/08).

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira dois mísseis balísticos de médio alcance, mas um teria explodido logo após a descolagem, segundo fontes militares americanas. O segundo caiu no Mar do Japão, a cerca de 250 quilômetros da costa norte do Japão e dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) japonesa, algo que não ocorria desde 1998.

Trata-se do primeiro lançamento de mísseis de Pyongyang desde o dia 19 de julho, quando os norte-coreanos lançaram dois de curto alcance e um terceiro de médio alcance. O projétil desta quarta-feira partiu da província norte-coreana de Hwanghae do Sul e voou aproximadamente mil quilômetros até cair no mar, assegurou um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, sem confirmar o ponto exato.

Tudo indica que se tratou de um míssil do modelo Rodong, lançado pela Coreia do Norte em outras ocasiões. Desde que Kim Jong-un chegou ao poder em 2011, o Exército norte-coreano realizou um total de 30 testes desse tipo, segundo dados da Coreia do Sul.

O novo lançamento norte-coreano é interpretado como uma demonstração de força perante a Coreia do Sul e os Estados Unidos, depois que os dois países fizeram um acordo no mês passado para a instalação em território sul-coreano do sistema antimísseis de fabricação americana conhecido como THAAD (Terminal High Altitude Area Defense, em inglês).

Alemanha estuda convocar embaixador

O governo da Alemanha também condenou veemente o teste de míssil da Coreia do Norte nesta quarta-feira. Berlim sinalizou que deve convocar o embaixador norte-coreano.

O Ministério das Relações Exteriores convidará o embaixador para uma conversa “num futuro próximo”, disse o porta-voz Martin Schäfer. “Iremos dizer-lhe claramente o que pensamos sobre o comportamento de seu governo e de seu Estado”, garantiu.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem condenado repetidamente os lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte. Desde o primeiro, em 2006, o país foi alvo de cinco pacotes de sanções da ONU.

PV/lusa/efe/afp/ap/dpa

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW