Áustria pede o fim das negociações para adesão da Turquia à UE

Chanceler federal chama a possibilidade de que os turcos entrem para a União Europeia de “ficção diplomática” e afirma que vai propor o rompimento das negociações aos demais líderes do bloco.

O chanceler federal da Áustria, Christian Kern, defendeu em entrevista à televisão austríaca, na noite nesta quarta-feira (03/08), que a União Europeia (UE) considere seriamente romper as negociações para o ingresso da Turquia no bloco.

A possibilidade de que o país faça parte da UE “é só uma ficção diplomática”, afirmou Kern à emissora austríaca ORF. Ele disse que vai apresentar a questão no próximo encontro de cúpula da UE, marcado para 16 de setembro.

Kern também abordou o tema em entrevista ao jornal Die Presse, afirmando que os padrões democráticos da Turquia “nem de longe são suficientes para justificar o ingresso” no bloco.

O chanceler acrescentou que a UE deve repensar sua cooperação com a Turquia. “Precisamos de um conceito alternativo”, disse. Segundo ele, a Turquia continua sendo um parceiro importante em questões de integração e segurança, por exemplo no combate à milícia “Estado Islâmico”.

Ele disse que os europeus não devem temer a ira do governo turco em caso de um rompimento das negociações. “Não estamos na posição de pedintes”, declarou. Para ele, a Turquia depende economicamente da União Europeia. “Somos um dos grandes investidores, o turismo turco depende de nós, e não devemos esquecer que o Ocidente financia o déficit da Turquia.”

A UE e a Turquia negociam um possível ingresso do país no bloco desde 2005. A dura repressão que se seguiu à tentativa de golpe militar na Turquia levou muitos políticos a questionar abertamente se as negociações ainda fazem sentido.

AS/afp/dpa

Fonte: DW