Opinião: Ditaduras socialistas com verniz democrático

A chefe do departamento América Latina da DW, Uta Thofern, traça paralelos da atual situação na Venezuela e na Nicarágua com a trajetória da Alemanha Oriental sob regime comunista.

Uta Thofern é chefe do departamento América Latina da DW Uta Thofern é chefe do departamento América Latina da DW

Em maio de 1945, o político Walter Ulbricht lançava a diretiva para a fundação da República Democrática Alemã (RDA): “Tem que parecer democrático, mas nós precisamos estar com tudo nas mãos.”

E, no entanto, bem se sabe no que a coisa deu. Já ao lançar o slogan da pseudodemocracia, ele mandou o Grupo Ulbricht, controlado pela União Soviética, para combater supostos adversários, em vez de construir novas estruturas na Berlim devastada.

Ulbricht foi a figura mais marcante de quase todo o primeiro quarto de século da RDA, a ditadura socialista da Alemanha. Esse Estado não conseguiu concluir um segundo quarto de século.

No entanto, a tática comunista de despistamento convenceu durante muitos anos, até que, em 1989, houvesse suficientes cidadãos fartos com o sistema para fazer cair o Muro de Berlim. E não eram apenas idealistas que acreditavam na própria revolução e queriam erguer uma Alemanha nova e melhor, após a ditadura nazista. Também alemães perfeitamente normais, cansados da guerra, tinham esperança de um futuro melhor no socialismo.

E mesmo na ocidental República Federal da Alemanha (RFA), até o fim a RDA tinha adeptos numerosos, que acreditavam seriamente no infindável “caminho para o comunismo”, e o chamavam de democrático.

Hoje, também na Venezuela é cada vez menor o número dos verdadeiros partidários do socialismo em sua variante bolivariano-chavista. A devastadora crise de abastecimento atinge com mais força justamente os grupos mais pobres da população, que de início se beneficiaram com as reformas bolivarianas – enquanto os mais abastados pelo menos ainda conseguem comprar medicamentos no exterior.

Quanto mais o governo fracassa, com suas receitas do século passado, mais bizarras se tornam suas contorções pseudodemocráticas.

O comitê eleitoral dominado por chavistas acha sempre novos pretextos para adiar o referendo pela deposição do presidente Nicolás Maduro. Numa hora a jornada de trabalho precisa ser reduzida devido à crise de energia; em outra fala-se de fraude eleitoral em massa; em outra, de prazos não cumpridos.

O fato de agora, finalmente, o governo ter reconhecido as assinaturas necessárias à primeira fase do referendo, só denota a intenção de manter a fachada de democracia. Pois, já no mesmo dia, foi anunciada mais uma prova – associada à declaração inequívoca de que o referendo não transcorrerá antes do próximo ano.

A essa altura, Maduro ainda poderá ser derrubado, mas como só estarão faltando menos de dois anos para o fim de seu mandato regular, não haveria eleições antecipadas, mas sim o vice-presidente socialista dele como sucessor.

A separação dos poderes há muito já foi abolida na Venezuela. Desde a esmagadora vitória da oposição nas urnas, a Assembleia Nacional está paralisada, todas as demais instituições estão firmes nas mãos dos chavistas.

Contudo a quimera democrática ainda funciona no exterior. Enquanto os venezuelanos passam fome e pessoas morrem por falta de medicamentos, a comunidade internacional aposta em laboriosas mediações. Contanto que a aparência seja democrática, não há por que se alterar.

O mesmo vale para a Nicarágua. O resto do mundo não dá a mínima para o fato de o presidente Daniel Ortega ter acabado de reintroduzir o sistema unipartidário, ao excluir a oposição da Assembleia Nacional. Afinal, os sandinistas de Ortega apresentaram como justificativa algumas resoluções que eles mesmos redigiram.

O homem que, no século passado, traiu sua própria revolução sandinista, utiliza agora sua segunda chance democrática para abolir a democracia. Nas “eleições” de novembro, a maioria de Ortega está garantida.

No palco internacional, os dirigentes da Nicarágua e Venezuela podem contar com a mesma mistura de idealismo ingênuo e indiferença que também cuidaram durante anos para que a RDA mantivesse sua reputação e respeito enquanto Estado.

Em seguida à queda do Muro, social-românticos desiludidos de todo o mundo encontraram uma nova pátria espiritual nas revoluções bolivarianas da América Latina. O apoio deles a todos os experimentos socialistas, até o mais amargo fim, é coisa certa. E os realistas? Praticam realpolitik, a política prática – com a Turquia, com a Rússia, com a China. Mas também em 1989 foi assim, e isso dá esperanças.

Fonte: DW

22 Comentários

  1. O PB postando uma matéria dessas vai magoar o coraçãozinho de muito comentarista… rsrsr…..

    Tudo é culpa dos EUA,Europa, CIA, FBI, Nova Ordem Mundial, Iluminatis, alinhamento das estrelas, preço do petróleo e etc…..Mas a culpa NUNCA, repito NUNCA é dos governantes.

    • Você esqueceu dos Bildebergers, dos maçons, dos reptilianos e dos indefectíveis “Siúnistas maus” amigo Nickless!

    • é q infelizmente, o socialismo vende uma ILUSÃO de um mundo quase perfeito, aonde todo mundo é igual, todo cidadão tem q respeitar o outro. Aonde não há diferenças sociais e aquele monte de utopia.

      Ae o cidadão IGNORANTE cai nessa conversa, fica tão maravilhado com esses populistas e suas falsas promessas, q vota nele acreditando ser possível essa FAÇANHA UTÓPICA.

      Só esquecem de dizer q o ser humano é cheio de MALÍCIA, DEFEITO e PRECONCEITO, e começa a usar seus devotos ideologistas como militantes, para conseguir OPRIMIR aqueles q pensam diferente, ou enxergam a verdadeira realidade por trás dessa FARSA, eae como o autoritarismo.

      o cidadão IGNORANTE, convencido de q o socialismo é o melhor, pq recebe MIGALHAS de favores sociais e culturais, faz qualquer coisa para não perder os benefícios, é ae que o populista se aproveita dessas pessoas. Mas o pior, é quando há pessoas de classe mais graúda nesse meio, pq esses são esclarecidos e conhecem as artimanhas do socialismo, e só participam pq estão levando muito dinheiro, ou é favorecido participando diretamente, ou indiretamente desse poder de CONTROLE sobre as massas.

      Mas o tempo vai mostrando de que nada é pra sempre, eae esses senhores e senhoras populistas de esquerda q estão no poder, são obrigados a cada vez mais achar maneiras mais autoritárias para manter o controle sobre as massas, e as mentiras aumentam, a força é cada vez mais usada contra o povo, e com isso aquele clima de otimismo vai lentamente sumindo, e o HORROR vai tomando conta dessas famílias q sentem cada vez mais ENGANADAS, e vendo oq é de fato o regime socialista.

      antes tarde do q nunca esses regimes autoritários socialistas estão caindo um a um na américa latina como moscas, e essa desculpa esfarrapada q os imperialistas americanos estão por trás das quedas, só fica na imaginação fértil e DOENTIA desses lunáticos ideologistas q não querem perder a MAMATA, pq nem a mãe do socialismo a ex-URSS toda poderosa não aguentou tamanha foi a saturação.

      o capitalismo está ae há pelo menos 150 anos e dura firme e forte até hoje, e não tem previsão para acabar enquanto não surgir outro tipo de regime econômico melhor, enquanto os regimes socialistas surgiu em meados de 1917 e ainda resta alguns POBRES e DECADENTES países contando as horas pra acabar, esse é o LEGADO q a ideologia de esquerda deixa para o mundo, um FRACASSO IMINENTE para o futuro.

      • é vdd, nessa eu concordo inteiramente contigo, em se tratando de partidos de ideologia de esquerda, NUNCA se cria nada de útil mesmo, muito menos se resolve, nunca uma frase caiu tão bem.

        E vc completou muito bem o raciocínio das esquerdas, só se “transformam”, só trocaria a palavra por, NOVAS MENTIRAS.

  2. É complexo demais tratar desse assunto em linhas, é profundo, extenso e cheio de variações.
    Compreendo e concordo que alguns governos seguem uma tendencia extremista ao lidar com o mercado global, principalmente no que cerne a guerra das multinacionais, que claramente investem na derrubada de estatais a fim de capitalizarem tais setores e agregar lucro as suas fortunas, e grande parte destas multinacionais são apoiadas pelos países de origem, principalmente as norte americanas, que em alguns casos recebem apoio dos serviços de inteligência e afins, o que acaba gerando um bloqueio a abertura da economia e no protecionismo de setores tidos como estratégicos.
    Creio que esse conflito gerou o que vemos hoje na Venezuela, e que associada a péssima gestão de Nicolas Maduro trouxe uma derrocada econômica para o país,não obstante ele iniciou uma estratégia de enfrentamento direto que piorou ainda mais a situação do país, e por mais triste que seja assistir estes episódios ainda veremos outras nações viverem esse tipo de extremismo, principalmente na America latina e central, talvez só diminua com a entrada de Trump na presidência dos EUA.
    Um fator que vale ressaltar é que estes jogos tendem a diminuir ainda mais a influencia norte americana em diversas regiões do mundo, pois ocorre reposicionamentos de diversos países, Inglaterra com Brexit, Israel tendo mais conversações com Rússia do que EUA, Turquia com o tal “golpe” associado aos EUA,etc, representam um não direto sendo enviado aos EUA e seu plano de “Full dominance”, e se não houver um reposicionamento da política externa dos EUA para um padrão menos imperativo para o associativo os extremismo que Nicarágua e Venezuela vivem tendem a se espalhar.

    • “ARC
      Hoje 18:26

      Compreendo e concordo que alguns governos seguem uma tendencia extremista ao lidar com o mercado global, principalmente no que cerne a guerra das multinacionais, que claramente investem na derrubada de estatais a fim de capitalizarem tais setores e agregar lucro as suas fortunas, e grande parte destas multinacionais são apoiadas pelos países de origem, principalmente as norte americanas, que em alguns casos recebem apoio dos serviços de inteligência e afins, o que acaba gerando um bloqueio a abertura da economia e no protecionismo de setores tidos como estratégicos.
      Creio que esse conflito gerou o que vemos hoje na Venezuela, e que associada a péssima gestão de Nicolas Maduro trouxe uma derrocada econômica para o país,não obstante ele iniciou uma estratégia de enfrentamento direto que piorou ainda mais a situação do país”

      Exato….em grande parte esta situação na Venezuela é consequência do populismo pão & circo do governo chavista que só quis saber de investir os recursos do pais em programas assistencialistas em vez de também pensarem em investir em outros setores da economia já que praticamente toda a receita do pais é dependente só de exportação de petróleo..os Russos estão aprendendo isso com a guerra econômica dos eua orquestra hoje contra eles e correndo atrás para resolver esta vulnerabilidade….o aumento das vendas de petróleo a China é justamente consequência da disparada do endividamento da Venezuela com os Chineses….nos últimos anos a Venezuela tomou emprestados mais de US$ 40 bilhões da China para cobrir rombos orçamentários e esses empréstimos são pagos com petróleo….são coisas como essas que vão fazendo o pais afundar….

  3. “na Venezuela é cada vez menor o número dos verdadeiros partidários do socialismo em sua variante bolivariano-chavista. A devastadora crise de abastecimento atinge com mais força justamente os grupos mais pobres da população, que de início se beneficiaram com as reformas bolivarianas – enquanto os mais abastados pelo menos ainda conseguem comprar medicamentos no exterior.

    Quanto mais o governo fracassa, com suas receitas do século passado, mais bizarras se tornam suas contorções pseudodemocráticas.”

    é mesmo?!..então quando organizarão novas eleições/referendo por aqui como a Venezuela ira fazer?! :

    Maioria dos brasileiros quer novas eleições, diz pesquisa

    Dois terços (62%) dos brasileiros consideram que a crise política que atinge o país poderia ser resolvida com a saída da presidente Dilma Rousseff e de seu vice-presidente, e depois com a organização de novas eleições, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira.

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/maioria-dos-brasileiros-quer-novas-eleicoes-diz-pesquisa

    Como diz o ditado…Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam……. 😉

    • pq não está na CONSTITUIÇÃO, um plebiscito para novas eleições meu caro!
      se informe antes.

      vc quer q o atual governo descumpra a lei, para agradar os FORAS da lei, só pq vão sofrer um impeachment legítimo, é melhor esperar deitado.

      • rsrsrsrrsrsrsssss… eles não se cansam de serem advertidos pela verdade dos fatos… é impressionante a capacidade refratária a verdade que essa gente tem… a arte de distorcer os fatos é com eles mesmos…

      • “Alessandro
        3 de agosto de 2016 23:27

        pq não está na CONSTITUIÇÃO, um plebiscito para novas eleições meu caro!
        se informe antes. vc quer q o atual governo descumpra a lei, para agradar os FORAS da lei, só pq vão sofrer um impeachment legítimo”

        Não para “agradar” os FORAS da lei…e sim para “agradar” a maior parcela da população do pais…os Dois terços (62%) levantados pela pesquisa….

        Antes de ser criada a Justiça todo mundo era injusto né…rs…..Como diz o ditado…Sempre ou quase sempre a TV está mais perto de nosco…Fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro… 😉

    • só para esclarecer, leia esse artigo do Reinaldo Azevedo, tá muito bem explicado, o porque q não dá, aliás até dá no jeitinho, eu q fui apressado no meu comentário anterior, mas pra isso o governo Dilma precisaria remover montanhas para conseguir, e vc sabe muito bem q hoje ela não tem o apoio necessário para isso, portanto, esse negócio de plebiscito popular para novas eleições, é papo de desesperado pq não aceita q vai perder o trono.

      leia o artigo do Reinaldo, ae vc entenderá melhor SE QUISER.

      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-vai-a-renan-tentar-golpe-da-nova-eleicao-nova-falacia-golpista-plebiscito-e-tudo-inconstitucional/

      • “Alessandro
        3 de agosto de 2016 23:34”

        tudo isso não fará diferença nenhuma se eles voltarem ao poder nas próximas eleições presidenciais…vcs não conseguiram nada com todo o circo e baderna que incursaram neste pais…se lembra do caos que foi quando soltaram um boato de que o Bolsa Família iria acabar?!….então né..quando começarem relembrar o povo dos programas populistas/assistencialistas deles como o bolsa família, Prouni e o minha casa minha vida vcs verão só… 😉

  4. “na Venezuela é cada vez menor o número dos verdadeiros partidários do socialismo em sua variante bolivariano-chavista. A devastadora crise de abastecimento atinge com mais força justamente os grupos mais pobres da população, que de início se beneficiaram com as reformas bolivarianas – enquanto os mais abastados pelo menos ainda conseguem comprar medicamentos no exterior.

    Quanto mais o governo fracassa, com suas receitas do século passado, mais bizarras se tornam suas contorções pseudodemocráticas.”

    senhores…hoje a Venezuela é uma das principais parceiras/aliadas estratégicas dos dos Russos e Chineses pelo o mundo…e isso significa a conquista dos Russos e Chineses de áreas de mercados e influencia na região….dai o interesse urgente/imediato dos eua derrubar o atual governo Venezuelano a qualquer/todo custo…pois isso se constitui uma ameaça a hegemonia/Status Quo deles na região…

    o governo Venezuelano hoje esta cercado/minado em todos os sentidos…de todas as formas pelos eua e seus países fantoches da região como Chile ou Paraguai….sendo alvos/pressionados de todo tipo de hostilização e movimentações pelos eua e seus países fantoches que estão sendo usados como massa de manobra para impedir aproximações e alianças/acordos estratégicas de países da América do Sul com Russos e Chineses…

    em 2002 Washington é reivindicado ter aprovado e apoiado um golpe contra o governo venezuelano….altos oficiais incluindo o enviado especial para a América Latina e figura condenada pelo Irã-contras Otto Reich e o “czar da democracia” de George W. Bush o Elliott Abrams foram parte da trama….os golpistas incluindo Pedro Carmona o homem instalado durante o golpe como o novo presidente visitaram a Casa Branca meses antes do golpe e continuaram até semanas antes do golpe….os conspiradores foram recebidos na Casa Branca pelo encarregado do Presidente George W. Bush sendo responsável político para a América Latina o enviado especial Otto Reich….Reich foi o mentor do golpe de Estado…

    o eua também financiaram grupos de oposição no ano que antecedeu ao golpe… centenas de milhares de dólares foram canalizados em doações dos eua a grupos de oposição da Venezuela incluindo grupos trabalhistas cujos protestos desencadearam o golpe…os fundos foram fornecidos pela National Endowment for Democracy (NED) uma organização sem fins lucrativos cujas raízes de acordo com um artigo publicado na Slate traçam de volta para a final dos anos 1960 quando o público soube que a CIA secretamente fazia maquinações para financiar partidos e ativistas para se opor aos soviéticos…o congresso estadunidense criou o NED em 1983 que desembolsa dinheiro para grupos “pró-democracia” em todo o mundo e fazem isso abertamente …

    a empresa estatal de petróleo, a PDVSA, desempenhou um papel fundamental em dezembro de 2002 durante “a greve nacional” que terminou em fevereiro de 2003 e que buscava a renúncia do presidente Chávez….gestores e técnicos qualificados bem pagos da PDVSA fecharam as plantas e deixaram os seus postos e de acordo com alguns relatos sabotaram equipamentos fazendo com que a produção e o refino de petróleo PDVSA quase parasse…as atividades foram lentamente reiniciadas e os trabalhadores do petróleo substituídos….

    oficiais da administração Bush e fontes anônimas reconheceram a reunião com alguns dos planejadores do golpe nas várias semanas que antecederam 11 de abril mas negaram veementemente que incentivaram o golpe em si dizendo que insistiam em meios constitucionais…

    Como diz o ditado…Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam…rs…

    • Se se tornar parceiro/aliado dos russos e chineses é certeza de se acabar como a Venezuela, então essa é a verdadeira parceria CARACU… 🙂

  5. O artigo é uma foto da situação que está sendo vivida por dois Paises no momento. Mas temos um problema ai, ele não tem contexto ignora o caminho que levou a Chaves ou a Ortega, quem le ele acha que as coisas aconteceram de “graça”, uma intervenção divina. Ignorar questões socio-economicas que precederam Chaves, Ortega ou Outros não resolve problema de ninguem, mesmo porque o problema continua lá esperando o proximo Chaves.
    Paises que tem historico de Democracia plena não sofrem percalsos pelo seu caminho pois sem nenhuma exeção eles tem indices socio-economicos bons. Indices socio-economicos baixos são combustivel para o extremismo
    Cito o caso da Alemanha pós 1ww em que seus indices sociais cairam a tal ponto que propiciou um governo extremista, tambem o Irã do Xá Mohammad Reza Pahlevi ou até o proprio Brasil na chamada republica do café com leite que “ignorava” o resto do Pais.
    Qualquer pessoa que fuma, se viver tempo suficiente, está condenada a sofrer os males do tabagismo.
    Sds.

    • parabens muttley agora voce tirou o véu e descortinou tudo ,acertou na mosca.se nao há problemas que aparecerá com as soluçoes? para o bem ou para o mal?

  6. Eu acho tão ENGRAÇADO quando … chamam a Venezuela e a Nicarágua de “Ditaduras SOCIALISTAS com verniz democrático” e esquecem das DITADURAS MONÁRQUICAS na EUROPA… Holanda, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, sob a DITADURA da BRUXA, Elizabeth II), Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Suécia, Noruega e, o Vaticano… Liechtenstein, Mônaco e Andorra são principados, e Luxemburgo é um Grão-Ducado.
    Sem contar as outras ao redor do planeta… Como o Japão, a Nova Zelândia, a Austrália, o Canadá…
    Ou é muita HIPOCRISIA… ou esse acham que TODOS são desinformados.

Comentários não permitidos.