Cai o primeiro J 15 e PLAN presta homenagem ao aviador

Liaoning

Tradução e adaptação: E.M.PintoJJ 15

PLAN registra a primeira baixa de um aviador naval e de seu mais moderno caça, J -15. O aviador naval Zhang Chao de 29 anos de idade, veio a óbito após a queda da sua aeronave durante uma missão de treinamento. Informações ainda não confirmadas dão conta de que a aeronave apresentou problemas no seu sistema de controle elétrico de voo (fly-by-wire).

Em cerimônia aberta a PLAN prestou homenagens ao aviador e seus familiares, estavam presentes equipe de apoio e aviadores do esquadrão ao qual o militar esteve alocado.

J 15 crashPouco depois de anunciar a trágica perda da aeronave e seu aviador, a PLAN lançou na rede mundial de computadores uma foto em alta definição do Liaoning (foto superior) com oito caças J -15 no deck . Algumas fontes relatam que se trata de uma estratégia de amenizar a críticas que o programa de caças vêm sofrendo até mesmo internamente.

Algumas fontes apontam um esforço da PLAN e do setor industrial para abafar problemas de desenvolvimentos tecnológicos militares, a estratégia de demonstrar o navio praticamente pronto para operações seria um esforço para amenizar as críticas. Outras fontes apenas citam o caso como um trágico acidente como muitos outros que ocorrem mundo a fora em outras forças armadas.

Fonte: China Defense Blog

 

15 Comentários

  1. Infelizmente uma área que os riscos são altos, e problemas em caças não é algo difícil de acontecer, mas honrou a família alcançando tal posição, pena que se foi tão cedo.

    • Não sei o que você tem na cabeça para postar uma intervenção tão infeliz como esta, principalmente, quando lamentamos a perda de um oficial aviador de nossa Marinha em um acidente ocorrido recentemente.

      • Ele falou alguma mentira? É fato amplamente sabido por todos que o J-15 é uma cópia pirata do Su-33, e que enfrenta problemas seríssimos de desenvolvimento a começar pela ausência de um motor nacional decente.

    • em certa “Democracia de 2 partidos só” a culpa teria sido automaticamente do piloto…é sempre do piloto…e com toda a transparência conhecida/famosa deste “pilar da Democracia” o incidente teria sido abafado como no caso de um certo problema nos OBOGS de um de seus programas Abacaxi ……. 😉

      • Na mafiocracia chefiada pelo déspota corrupto a mídia estatal igualmente corrupta esconde o verdadeiro abacaxi que é o programa de caça “istelfi ” deles, que não tem motor, radar e nem consegue reduzir o RCS…???

    • custa muito dinheiro e recursos para treinar e capacitar pilotos ao objetivo que as Forças Armadas do Pais ambicionam….

    • e o f-18 que caiu ontem???O que me diz disso?Nw venha me dizer que eh projeto antigo e blablabla…o Deagol disse muito bem,problemas em caças nw eh dificil de acontecer!

  2. Ossos do oficio, todas forças aéreas passaram por ocasiões semelhantes em busca de novas tecnologias.

  3. Nossos Sentimentos aos Familiares e Irmaos de Farda.
    Todos somos Irmaos neste plano de Vida.
    Vamos torcer pelo nosso Piloto da F.A.B. e Rezar muito pelo Familiares.
    Deus cuide de todos[as] .

  4. É o preço que se paga por uma tecnologia atrasada … mas isso acontece… com o tempo melhoram… só falta os russos mostrarem o pulo do gato… será ???… 🙂

Comentários não permitidos.