Aeronave de reconhecimento TU-214R chega a Síria

Tu214R (9)

 

Aeronave de reconhecimento TU-214R chega a Síria

Informações: Rustam

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

 

Leia Também

Unidade de inteligência da Força Aérea Russa (GRU) recebe segunda aeronave TU-214R

 Revelado o novo avião Sigint/ Elint da Rússia Tu-214R

 

Chegou a base aérea russa de Hmeymim na Síria a aeronave de reconhecimento Tu-214R. Segundo rastreio do site Flightradar24. O Aeronave decolou do aeródromo de Chkalovsky, cercania de Moscou, sobrevoou o Mar Cáspio, o Irã e a região central do Iraque.Tu214R (1)

Em junho de 2015, a aeronave foi detectada na fronteira com a Ucrânia, em fevereiro de 2016, foi transferida por um curto período de tempo para o campo de pouso de Hmeymim e finalmente em Julho foi identificada nas fronteiras da Finlândia, Estônia e Letônia.

Tu214R (6)

Aeronaves de reconhecimento eletrônico e opto-eletrônica Tu-214R desenvolvidas desde 2002 no âmbito do ROC “Fraction 4” foram projetadas  para para substituir os obsoletos Il-. A plataforma escolhida para alocação dos equipamentos foi a aaeronave Tu-214 que tem como base o Tu-204.Tu214R (7)

A aeronave é equipada com uma suíte de comunicações de rádio MRK-411 de multi-frequência, incluindo múltiplos radares e permite trabalhar no modo ativo e passivo, bem como para interceptar as comunicações de rádio.

Tu214R (8)

Também a bordo do Tu-214R há um sistema opto-eletrônicos de alta resolução, que permite receber imagens digitais da superfície da terra em duas bandas espectrais – visível e infravermelha.

8 Comentários

  1. Eita
    Pra que uma aeronave dessas na Siria?
    Eis a questão

    O conflito Sirio já esfriou há muito tempo…. a Turquia já se acertou com a Russia e os EUA perceberam que não vão derrubar Assad

    Duas hipoteses

    1. A Russia quer mandar um recado ao Ocidente, do tipo: “Nós temos nossos brinquedos modernos… tudo o que vcs são capazes de fazer, nós tbm somos”

    2. Talvez proceda a informação de que o russos estejam captando informações vindas da Turquia….

    enfim

    • Uma terceira opção: O conflito na Síria não esfriou. Essa semana um Mi-8 que supostamente carregava “ajuda humanitária” foi derrubado na província de Idlib, onde horas depois foi relatado que um helicóptero jogou gás cloro. Assim, me parece plausível que esse aparelho foi enviado para tarefas de inteligência no intuito de captar as comunicações dos rebeldes. Tem cheiro de atoleiro no ar….

      • Um helicóptero derrubado aqui e acolá não é algo tão alarmante assim…. Isso acintece quando os terroristas estão armados com armas capazes de fazer-lo… Simples assim….

      • Faz muito pouco sentido essa sua afirmação. Mas acredito que a Rússia pode estar se antecipando a possibilidade de aumento de atividade ocidental nos céus da Siria para contrabalançar a vantagem de Assad. Os usos de manpads tem sido pontuais e nessa altura, diferentemente do Afeganistão não teria grande impacto.

  2. Olá amigos,

    na verdade em 15 de fevereiro, o Tu-214R registrado RA-64514, número de série 42305014, o segundo dos dois exemplares deste tipo de aeronaves construídas sob contrato com o Ministério da Defesa da Rússia, voou de Kazan para Latakia base aérea, Síria.

    Creio que a razão é testá-lo em um cenário real de guerra, provavelmente testando alguns dos seus sensores contra alvos reais…

    Grato!

  3. São os Ursinhos Carinhosos ajudando a levar mais liberdade & democracia aos mercenários da Cia….como tanto lutam em trazer para a Síria…. 🙂

  4. Este avião é a base do novo jato de patrulha marítima e guerra anti submarino que está sendo desenvolvido para a VMF que visará substituir os antigos IL-38 e TU-142 Bear Foxtrot

Comentários não permitidos.