Venezuela inicia referendo revogatório de Nicolás Maduro

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a validade da recolha de assinaturas, correspondentes a um por cento do padrão eleitoral para convocar um referendo de revogação do mandato do presidente Nicolás Maduro.

“Os 24 estados cumpriram a exigência de um por cento da manifestação de vontade” para solicitar o referendo, disse numa coletiva da imprensa o presidente do CNE, Tibisay Lucena.

De acordo com dados divulgados por Lucena, foram apresentadas mais de 1,9 milhão de assinaturas, mais de 1,6 milhões cumpriram com todos os critérios da primeira fase.

Segundo ela, as assinaturas foram verificadas pela CNE, considerado os dados biométricos de cada eleitor inscrito no registo.

“Foram recebidos 407.622 registos, 399.412 dos quais (98,04 por cento) coincidiram com os registos da base de dados, 1.326 (0,33 por cento), não coincidiram com a base de dados”, o que significa que “a identificação biométrica não coincide com a pessoa que assinou o documento”, disse Lucena.

Os promotores do referendo, a oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD), precisava pouco menos de 200.000 assinaturas para entrar na próxima fase, que deve reunir a vontade de 20 por cento dos eleitores para iniciar o referendo.

Foto: © AP Photo/ Rodrigo Abd

Fonte: Sputnik News

 

6 Comentários

  1. Só lembrando para os neofarizeus … que este dispositivo do .. referendo revogatório( um Recall político ) … faz parte da constituição bolivariana venezuelana … para que o povão avalie o seu governo . como foi no tempo do Hugo Chaves …e sem que necessite de fazer golpe ou qualquer tipo de crime contra a liberdade de escolha pela sociedade livre.. como já houve no governo do Hugo Chaves que foi aceito pelo povão no recall político do governo dele .. alías se houve algum golpe naquele momento foram os golpes da parte da elite conservadora patrimonialista alienada e alinha ao governo do tio Sa_ã .. em fim …esse recall político na Venezuela democrática ..é um bom exemplo para todo mundo .. inclusive para o brazil … e um sabão para os golpistas da região .

    • Nada mais falso! Aliás, chavismo e democracia são conceito absolutamente antagônicos entre si. A finalidade do referendo revocatório como pensado pelo bufão bolivariano era justamente dar uma aparência legítima para um movimento que visava solapar quaisquer contestações aos seus desmandos. Contudo agora o feitiço pode voltar-se contra o feiticeiro e o referendo revocatório ser usado para restabelecer a democracia na Venezuela.

      • (…)uma aparência legítima para um movimento que visava solapar quaisquer contestações aos seus desmandos. (…)
        .
        .
        HAHAH .. caramba … HAHAHAH …. esse filme eu vi nas novelas da REDE … onde um usurpador coloca as suas “zebrinhas adestradas” na rua .. rsrsr .. para dá uma .. como podemos dizer .. rsrsr .. ” aparência legítima para um movimento que visava solapar quaisquer contestações aos seus desmandos ” …HAHAHAH…pelo menos lá … o povo venezuelano democraticamente .. tem o referendo revogatório .. e a do brazil .. foi o quê ? …HAHAHAHAH.. ;).

  2. Eu não vou contestar esse referendo da Venezuela, não conheço a constituição deles, portanto não posso opinar, claro q sabemos como funciona a “democracia” venezuelana do senhor Maduro, mas se o povo venezuelano e seus políticos aceitaram, e agora estão descontentes, que usem a lei para reverter isso, como estamos fazendo no Brasil.

    Oq eu fico constrangido, e com muita vergonha alheia, é dos nossos “companheiros” de esquerda do Brasil. Isso eu não posso deixar de comentar, se eles q dizem ser democráticos, patrióticos, respeitadores da constituição (palavras deles) e dizem q está tudo bem na Venezuela, mas não está no Brasil, fica evidente e escancarado de qual “democracia, patriotismo e constituição” q eles são fiéis !!

    Pq a do Brasil q não é !!!

    ÓLEO DE PEROBA nos companheiros !!!!

    a nossa bandeira é verde amarela, JAMAIS será vermelha !!!

    quer dar aulinha de constituição, democracia e patriotismo companheiro ???
    então vai dar lá na Venezuela, Cuba, Córeia do Norte, China, Equador, Bolívia e etc.

    mas VOCÊ q tá lendo agora (ideologista de esquerda) tá no país ERRADO meu camarada !!!

    Essa democracia, constituição e pátria, NÃO É PARA VOCÊ, tu não gosta dela, tu tem RAIVA dela, então vai ser feliz no país CERTO pra ti, deixa o Brasil pra quem aceita ela, pra quem AMA o nosso país.

    Se não vc não pode sair, ou não quer sair, não posso obrigar, pq nossa DEMOCRACIA respeita as diferenças, e é sabedor disso q os “companheiros” fazem essa BAGUNÇA em nosso país, pq são APROVEITADORES e SABOTADORES.

    Mas peço apenas uma coisa para TODOS os “companheiros” q estão lendo o meu comentário, quando for protestar contra nossa democracia, nossa constituição, nossa pátria (não é sua lembre-se disso, a sua é outra) passe ÓLEO DE PEROBA antes na sua cara, é o mínimo pelo menos q deveria fazer.

Comentários não permitidos.