Trump diz que eleição americana poderá ser fraudada

Candidato afirma que republicanos devem ficar atentos para evitar que eleição seja manipulada e chama Hillary de demônio. Novas pesquisas indicam vantagem da democrata após a convenção na Filadélfia.

O candidato republicano Donald Trump sugeriu nesta segunda-feira (01/08) que poderá haver fraude na eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para 8 de novembro. É a primeira vez que um candidato de um dos dois grandes partidos faz uma declaração desse tipo.

“Eu temo que a eleição possa ser manipulada, tenho que ser honesto”, declarou Trump num comício em Columbus, no estado de Ohio. Ele acrescentou que ouve “cada vez mais” que a eleição não será limpa, mas não deu mais detalhes.

As declarações foram dadas depois de Trump sugerir que os democratas fraudaram as primárias para que a então pré-candidata Hillary Clinton pudesse superar o concorrente Bernie Sanders. O magnata foi além e disse que a nomeação pelo Partido Republicano teria sido roubada dele se ele não tivesse vencido por uma margem tão ampla.

Mais tarde, Trump repetiu as acusações na emissora Fox News. “Temos de ficar atentos em 8 de novembro, pois essa eleição poderá ser manipulada. E eu espero que os republicanos fiquem de olho, ou ela será tirada de nós.”

Em outro comício, na cidade de Mechanicsburg, no estado da Pensilvânia, o candidato republicano atacou Sanders pelo apoio a Hillary. “Ele fez um pacto com o demônio. Ela é o demônio”, afirmou Trump.

Pesquisas dão vantagem para Hillary

Novas pesquisas de opinião divulgadas nesta segunda-feira nos Estados Unidos indicam que Hillary lidera com folga as intenções de voto. Uma pesquisa da CNN, realizada entre 29 e 31 de julho, logo após a convenção democrata na Filadélfia, indica que a democrata tem 52% das intenções de voto, contra 43% de Trump.

O resultado é muito diferente de uma semana atrás, quando uma pesquisa realizada após a convenção republicana em Cleveland deu ao magnata 48% das intenções de voto, três pontos mais do que sua adversária. A pesquisa da CNN, feita pela empresa ORC, entrevistou 894 eleitores, e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Outra pesquisa, divulgada pela emissora CBS News e também feita durante o fim de semana após a convenção democrata, indica que Hillary tem uma margem de quatro pontos sobre Trump, ou 46% contra 39%. Na semana anterior, o resultado era um empate em 42%. A pesquisa foi feita pela empresa de consultoria SSRS, com 1.131 eleitores, e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

AS/ap/efe

Fonte: DW

23 Comentários

  1. OooH novidade .. só agora caiu.. já foi nazistinha .. quando a candidatura do Bernie Sanders foi sabotada para beneficiar a bruxa .. essa democracia de hoje em dia é um fiasco … nos nos EUA os dois candidatos fascistas etão trocando fogo “muy amigo” .. o negócio é assim .. deverão escolher .. se cai para dentro da caçarola ou para o caldeirão .. uma coisa é certa seja lá o que for o resultado o mundo vai mudar .. para era pré-industrial …na melhor das hipóteses .
    .
    (…) Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.(..)
    .
    (*) camarada chinês Confúcio

    • Talvez o modelo a ser seguido seja o da Venezuela, onde impede o legislativo de funcionar. Ou mesmo a Rússia, onde as instituições apenas servem aos desígnios do déspota do Kremlin.

      Quanto ao provérbio de confúcio, a segunda parte do mesmo cai como uma luva para quem ainda defende o socialismo….

      • E a do brazil ? ..rsrsr .. esse é um bom exemplo por acaso ? .. HAHAHAHAH… que não respeita as decisões democráticas das urnas .. HAHAHAH .. esses neosfarizeus .. HAHAHAHAH ..

      • Ganhar eleição não dá cheque em branco para ninguém, especialmente quando se trata não apenas de inépcia política e incompetência administrativa mas também de alegar “não saber de nada” acerca do caixa dois na campanha….

        Ah! E vale o mesmo toque que já dei a outro aqui: insistir que foi “golpe”é assinar atestado de desconhecimento do funcionamento das nossas instituições. Mas é só um toque viu!?..rs!

      • bela desculpa para explicar ( não justificar ) um golpe .. buscam frases e até palavras burlescas para não sair na história como um golpista .. aliás todo … criminoso sempre tem uma desculpa esfarrapada para explicar ou negar o ato delituoso .. os nazista fazem isso quando não reconhecem o Holocausto .. deveria ser crime quem nega que fez golpe assim como é crime … quem nega que participou do holocausto .

      • Houve golpe sim… de inteligência e justiça… o resto é choro de perdedor inconformado e incompetente para mudar o quadro a seu favo… qndo a dois anos eu profetizei que a esquerda ia cai, NINGUÉM ACREDITAVA… me chamavam de agorento… agora, se cumpriu a profecia… e digo mais… o pensamento esquerdista vai ser banido para sempre do meio social sul americano… vai acontecer aqui o que aconteceu na Espanha… só saudosistas ainda acreditam na volta do ETA… 🙂

      • esquerdista merece cada golpe defenestrado contra eles, ainda que não seja um golpe de foice no pescoço… rsrsrssrsrsrrsssss… parem com esse mimimi de perdedor… manda quem pode e obedece quem tem juízo… engole o choro que dói menos…

      • Agora gostei do seu discurso, GENEROSO PATRIOTA AMERICANO. É isso aí. Pelo menos assumem que houve golpe.

        “Demos o golpe mesmo e manda quem pode, obedece quem tem juízo” é um discurso mais honesto.

        Usar o argumento de “quem ganha eleição não ganha cheque em branco”, que outros usam por aí é risível. Dizer que existe embasamento jurídico também.

      • Já disse duas vezes mas não custa dizer novamente: Quem diz que foi golpe desconhece por completo o funcionamento das nossas instituições. Mas volto a repetir que é só um toque viu!?

        Agora risível de verdade é alguém achar que por ter ganho uma eleição um governante pode fazer o que bem entender. Não pode pois se submete não apenas à constituição como também as leis, dentre elas por óbvio a que trata dos crimes de responsabilidade. E mais risível ainda é alguém ir choramingar na ONU que está sendo “perseguido” pelo judiciário. Certo “Teacher”?

  2. Essa pesquisa eleitorais até lá nos EUA … são piadas .. rsrsr ..até parece com as famosas pesquisas no brazil ..rsrs … feitas pelos institutos como o IBOPE e da Datafolha ….HAHAHAH….. e por falar em fraude eleitoral ..rsrs … fico admirado que o hitelista do topete oxigenado … critique um sistema fraudulento que até o partidário dele … o idiota do W.Bush … foi beneficiário da mafiosa politicagem eleitoral americana .

  3. O sistema eleitoral nos EUA é meio confuso, tem até voto pelo correio [aqui nos temos essa desgraça do voto eletronico] entre outras coisas estranhas, não é uma eleição unificada e isso já deu pano pra manga em outros carnavais cito as eleições de 1876, 1888 e 2000. Lá se vota para orientar os delegados – que tem a tarefa de eleger o presidente. As vezes dá a impressão que é eleição para “presidente” em Cuba só que lá só tem um partido e não dois – necessariamente não ganha quem tem mais voto. Por isso falo que é um sistema viciado, feito para a politica do café com leite.
    Como Trump não é burro ele joga para a torcida, qualquer cidadão médio nos EUA sabe que o sistema é meio “estranho”.
    Sds

    • Sr.Muttley … meu “estranho” ….logo no pais onde a corrupção é chancelada pela suprema corte (uma especie do STJ deles ) … através das instituições corruptoras .. os famosos Lobby …. que pautam as grandes decisões para atender interesse escusos como o lobby mafiosos da AIPAC .. só pode ser eufemismo . hahaha .. má sé isso mesmo … o sistema leitoral da grande meca realmente é …. muuuito estranho .. Hahahaha..

      • Errado sujeito!! O STJ é corte que trata de matéria infraconstitucional. O equivalente à Suprema Corte dos EUA é o nosso STF. Mas o que esperar dos filhos da “Pátria-Educadora”?…rs!

      • corrigindo … então .. (…)Nos EUA …. é onde a corrupção é chancelada pela suprema corte (uma especie do STF deles ) … através das instituições corruptoras .. os famosos Lobby …. que pautam as grandes decisões para atender interesse escusos como o lobby mafiosos da AIPAC (…) . … OBRIGADOOOO … HAHAHAH..

      • Quer dizer que se a mafia for legaliza então não é crime . que hipocrisia descarada não é mesmo .. logo lá na vaca sagrada dos americanófilos … que vive apontando com o seu dedo sujo as patifaria dos outros … são uns fariseus esses americanófilos .. e depois critica a máfia russa

      • O Lobby é legalizado e regulamentado nos EUA, e passa bem longe de ser “máfia”, embora o poder da AIPAC incomode os antissemitas de plantão..

      • Vamos estudar um pouco Lucena… pare de dar fora… pega mal até pra vcs… rsrssrsrsrsrsrsrsrsss…

  4. Fico sem perceber nada.. entāo lezar o estado lapidar o patrimonio da naçāo nāo ė crime? Golpe ė o que esse bando de VGB que vive de propinas e comissoes que dizem ser politicos( esquerda direita centro ) ( baixo ou em cima) que tenhem corroido o Brasil. Apenas o que penso.

  5. TRUMPETE ESTA CERTO… a esquerda é BANDIDA em qualquer parte do mundo… se fraudaram aqui (muito fácilmente, aliás, pois nossas urnas eletrônicas são tão confiáveis qnto automóveis chineses…) podem fraudar lá SIM… esquerdistas não tem pudor de praticar bandidagem… está na cartilha deles… são discípulos ferrenhos do maquiavelismo… esperar algo diferente é ser tão idiota qnto fomos nas eleições de 2014… com anuência do STE… como disse o iluminado Olavão caça comuna: “eleição que não pode ser auditada É UMA FRAUDE EM SÍ MESMA…”… nem precisa ter a capacidade craniana do Olavo para se chegar a essa conclusão óbvia… PAU NELA TRUMP !!!… os patriotas agradecem a sua luta contra o governo escravagista mundial da NOS…

    Em tempo: qndo questionado sobre o que ele teria feito de bom para a nação americana, fosse eu em seu lugar, devolveria a pergunta e diria: O que fez Hilary Clinton de bom a nação americana exceto perdoar o Bill pela galhada em rede nacional… 🙂

Comentários não permitidos.