EUA lançam ataques aéreos contra “Estado Islâmico” na Líbia

A pedido do governo líbio, forças americanas bombardeiam alvos do “Estado Islâmico” em Sirte. Cidade é controlada pelos jihadistas desde junho de 2015 e é o principal reduto do grupo no país.

Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra posições do “Estado Islâmico” (EI) na Líbia nesta segunda-feira (01/08), a pedido do governo líbio e abrindo uma nova frente de combate ao grupo.

“A pedido do governo de União Nacional líbio [reconhecido pela ONU], as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram ataques de precisão contra alvos do ‘Estado Islâmico’ em Sirte”, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, em comunicado. Ele acrescentou que os ataques “vão continuar”.

Sirte, cidade natal do ditador líbio Muammar Kadafi, morto na revolução de 2011, é controlada pelos jihadistas desde junho de 2015 e tranformou-se no seu principal reduto no país.

Em pronunciamento transmitido pela televisão, o primeiro-ministro do governo de União Nacional líbio, Fayez al-Sarraj, anunciou logo após o início dos ataques que os extremistas sofreram “severas perdas”. Os principais alvos foram um tanque e veículos usados pelos terroristas. A Casa Branca informou que não serão enviados soldados por terra.

Desde maio, o governo líbio realiza uma operação para recuperar Sirte. Cerca de 280 membros das forças pró-governamentais foram mortos, e 1.500 ficaram feridos. Essas forças são formadas por milícias da zona ocidental da Líbia, criadas durante a revolução de 2011.

No início do ano, os EUA estimaram que 6 mil jihadistas do EI viviam na Líbia, incluindo muitos que deixaram a Síria. Mas segundo autoridades, o número de combatentes na Líbia tem diminuído nos últimos meses, devido à pressão de outras milícias atuantes no país e ofensivas das forças do governo de União Nacional.

KG/lusa/ap

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

2 Comentários

  1. Será que é o plano B do tio saã ? … visto que na Síria os “garotos da liberdade” ( como carinhosamente o John se refere aos caçadores de cabeça … ISIS ) .. estão perdendo terreno (guerra ) lá na Síria … graças a coalizão dos russos com .. os iranianos,sírios,iraquianos,hezbolah,curdos, provavelmente comandos chineses e até cubanos .
    .
    Uma coisa é certa .. a balcanização naquela região promovida pelo tio saã .. pode até começar por ali.. más vai terminar lá na Europa .. bem no coração da Europa.. os britânico perceberam isso e caíram logo fora da UE .. como diz o ditado popular.. Quando o barco se afunda .. os primeiros a saltar fora são as ratazanas .

    • Está mais do que comprovado .. o governo americano nunca combateu o estado islâmico .. provas é que não faltam disso .. aliás ainda bem que o urso não pisa na Líbia pois a história seria bem diferente .. basta Vê o resultado das pegadas do urso .. lá na Síria .
      .
      Um,a coisa é certa …onde o urso pisa não nasce fascista e nem seus seguidores .. ..pergunte para um nazistas ..rsrsr … se isso não é a mais pura verdade . 😉

Comentários não permitidos.