Erdogan acusa Ocidente de apoiar terroristas e golpistas na Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o Ocidente de “apoiar o terrorismo” e os golpistas que no mês passado tentaram tomar o poder na Turquia. Em declarações virulentas nesta terça-feira (2), ele questionou particularmente a amizade dos EUA.

“Infelizmente, o Ocidente apoia o terrorismo e se coloca ao lado dos golpistas”, disse o chefe de Estado, discursando em Ancara, em resposta às críticas dos EUA e dos países europeus sobre a extensão dos expurgos iniciados após o golpe fracassado.

“Este golpe de Estado não foi apenas um evento planejado internamente. Os atores agiram no país segundo um script escrito a partir do exterior”, afirmou Erdogan, voltando a acusar o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, autoexilado nos EUA, de ser o mentor da tentativa de golpe – alegação negada veementemente pelo acusado.

Ancara pediu a Washington a extradição de Gulen, mas os EUA ainda não consentiram com a exigência.

“Como é possível, já que somos parceiros estratégicos, que eu lhes peça para entregar alguém com base em um documento de segurança nacional para a Turquia e que vocês continuem a escondê-lo e a protegê-lo?”, bradou Erdogan, referindo-se aos EUA.

O presidente turco disse ainda que Gulen tira a maior parte de sua receita dos Estados Unidos, supostamente ganhando “entre 200 e 300 milhões de dólares” apenas através das escolas administradas por fundações ligadas a ele.

Pela primeira vez desde a tentativa de golpe ocorrida no dia 15 de julho, a Turquia teve na segunda-feira (1º) seus primeiros contatos de alto nível com os EUA, recebendo o chefe do Estado-Maior norte-americano, general Joseph Dunford.

O chefe do Estado turco também protestou contra a decisão das autoridades alemãs de proibi-lo de falar por videoconferência a uma multidão de seus apoiadores que se reuniu no domingo (31) em Colônia (Alemanha Ocidental) para “defender a democracia”.

Além disso, ele criticou Berlim por permitir discursos por videoconferência de autoridades do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que combate o exército turco desde o fim do cessar-fogo, em julho de 2015.

O PKK luta pela autonomia curda e é considerado uma organização terrorista pela Turquia, bem como pelos EUA e pela União Europeia.

Foto: © AFP 2016/ ADEM ALTAN

Fonte: Sputnik News

 

5 Comentários

  1. “Como é possível, já que somos parceiros? ”

    O Sultāo ė esquecido da memoria so pode. A Russia tb era parceiro como foi possivel o abate do S-24? Traiçāo?
    O Sultāo nāo quer acreditar que ė só uma peça dispensavel usada pelo EUA e Europa..e andou a criar cobras dentro de casa..agora querem lhe puxar o tapete.. Oh coitado do Sultāo o Castelo esta a cair..se correr, o bicho pega..se ficar o bicho come!

  2. Ainda muito estranha essa reviravolta do Erdogan, os EUA não cometeriam um erro tão incondescendente em relação ao golpe, parece que o golpe foi feito para falhar.
    A Rússia deve abrir os olhos, do contrário pode estar recebendo um cavalo de troia, a não ser que na verdade tudo já estava tramado, e que Rússia e Turquia resolveram resolver as coisas segundo as suas vias, o que torna as coisas um pouco mais misteriosas já que Israel estava todo o tempo em conversações com os dois países e em constante afastamento de Washington, se essa possibilidade estiver certa, os três definiram novos marcos para o Oriente Médio.

  3. kkkkkkkkkkkk
    essa foi boa

    os EUA quiseram derrubar um aliado deles mesmos

    owww gente doida esses americanos

    povo é biruta mesmo…. pessoal abirobado

    vai entender essa gente…..

    mas não é novidade na historia dos EUA o fato de eles patrocinarem Golpes de Estado….

    mas contra um aliado?
    mas uma prova da politica externa dos atabaques dos EUA

  4. Acredito que foi um ” Auto-golpe” de Estado. Todos sabem que em materia de golpes de estados..derrubar governos os EUA ė mestres. Com tantos anos de esperiencia de sujeira e sangue nas māos ( a lista ė grande) na libia ate seu embaixador morreu ..agora ia os EUA armar um golpe de estado tāo mal preparado tao amador?

Comentários não permitidos.