Defesa & Geopolítica

“Trump é um agente de Pútin”

Posted by

Jornais internacionais, sobretudo nos EUA, reforçam ideia de que Kremlin estaria por trás do vazamento de e-mails do Partido Democrático, como forma de apoio ao candidato republicano Donald Trump. Porém, escreve o jornalista Geórgui Bovt, toda essa conversa sobre a Rússia só serve para ocultar algumas verdades incômodas sobre as primárias.

O Partido Democrata dos EUA encontrou um novo slogan para sua campanha eleitoral: “Trump é agente de Pútin”. No entanto, por enquanto, este mote só tem dado mais vigor à campanha do candidato republicano. Nos últimos dias, o bilionário excêntrico assumiu pela primeira vez a liderança nas pesquisas sobre a ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, na corrida pela Casa Branca.

O escândalo do vazamento de 19.000 e-mails trocados pela presidente do partido, Debbie Wasserman Schultz, e outros seis dirigentes eclodiu na véspera da Convenção Nacional Democrata em que Hillary foi oficialmente apresentada como candidata à presidência. Descobriu-se (e já havia suspeitas) evidências explícitas de que a máquina do partido teria sido usada pela ex-secretária de Estado para se favorecer sobre o rival Bernie Sanders nas primárias. Acusada de abuso de “recurso administrativo”, Schultz demitiu-se antes mesmo da convenção.

E, agora, assim como os “patriotas” russos que sempre põem a culpa de tudo no onipresente departamento de Estado do Estados Unidos, os democratas norte-americanos querem transformar o fracasso interno do partido em uma vantagem eleitoral, afirmando que o presidente russo, Vladímir Pútin, estaria por trás dos hackers que invadiram correspondência privada – hackers, isto é, do FSB ou da GRU, a principal agência de inteligência. Essa teoria está sendo analisada pelo FBI e membros importantes da administração de Obama.

‘Tudo é possível’

Jornalistas do círculo do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, fizeram indagações incisivas a respeito do assunto ao ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Lavrov, durante as conversações entre os dois em Laos, no dia 26.

Obama também ficou a um passo de acusar oficialmente Moscou. “Tudo é possível”, disse o presidente dos EUA, quando perguntado por um repórter da NBC se a Rússia poderia ter influenciado as eleições norte-americanas para favorecer Trump. “E eu acho que Trump tem uma cobertura bastante favorável lá na Rússia”, acrescentou.

Acontece que um dos principais objetivos da campanha eleitoral dos EUA, julgando por essa lógica, é eleger um presidente de quem Pútin não goste. Como se os Estados Unidos não tivesse que enfrentar problemas mais importantes.

Nem mesmo o ex-agente da NSA, Edward Snowden, que denunciou um programa de vigilância em massa dos EUA, não conseguiu ficar em silêncio em seu asilo político na Rússia. Ele lembrou a todos que a Agência Nacional de Segurança e a CIA dispõem de um programa chamado XKeyscore, que foi lançado em 2013 para ajudar a determinar o lugar de origem do ataque de um hacker. Quando a Coreia do Norte foi acusada de invadir o site da Sony, em 2014, o XKeyscore foi peça fundamental na investigação. Atualmente, porém, a administração dos EUA limita-se a alusões ou direciona as acusações a empresas privadas especializadas em segurança cibernética.

Tiro pela culatra

Seja qual for o caso, o uso de uma arma tão estranha – basicamente “roupa suja que se lava em casa” – contra Trump pode ter efeitos inesperados para os democratas.

Em primeiro lugar, analistas políticos experientes sabem que “campanha negativa” em excesso e calúnia podem sair pela culatra: quem é pintado como o diabo por seus oponentes, mais cedo ou mais tarde, começa a ganhar pontos. Não se pode manchar uma pessoa de forma tão escancarada.

Além disso, como o ideólogo republicano Patrick Buchanan respondeu às acusações dos democratas, os Estados Unidos foram “os primeiros” a interferir nas políticas de outros países usando ONGs (cujas atuações foram restringidas na Rússia, na China e, recentemente, em Israel), e com outros métodos de espionagem e vigilância internet.

Buchanan insiste ainda que, se a Rússia invadiu ilegalmente e-mails dos democratas, então o país deveria receber um prêmio Pulitzer de jornalismo – por revelar métodos de manipulação suja e a subversão de eleições honestas.

Foi isso que o “The New York Times” fez na década de 1970 quando publicou documentos secretos das administrações Kennedy e Johnson sobre a preparação para a Guerra do Vietnã, revelando métodos sujos e provocações. Foi por essas publicações que o jornal recebeu o prêmio Pulitzer em 1971. “Por que não atribui-lo a Pútin agora?”, disse Buchanan, sarcasticamente.

Até certo ponto, concordo com ele. Mas fato é que os mais de 19.000 e-mail do Partido Democrata que o Wikileaks divulgou comprovam que Hillary não ganhou as primárias de maneira honesta. E Trump não tem nada a ver com isso. Nem Pútin.

GEÓRGUI BOVT

  • Geórgui Bovt é membro do Conselho para Política Externa e de Defesa.

Fonte: Gazeta Russa

 

39 Comments

  1. Arc says:

    Papelão medíocre esse feito pelos idealizadores dessa estapafúrdia mentira, chega ser risível acreditar que o FSB deixaria rastros ao entrar em conflito direto com sistemas americanos, um tanto amador, e pra piorar levantam o slogan que Trump é agente de Putin…pelo jeito a maturidade dos americanos está se dissolvendo assim como sua hegemonia.

    • S-88 says:

      Concordo que a afirmação de que Trump seria agente de Putin é uma forçação de barra. Contudo me parece evidente que o ataque às contas de E-mail do Partido Democrata partiu, sim, do Estado Russo. Mas o mais relevante é que, uma vez que quem divulgou o conteúdo dos mesmos foi o Wikileaks, resta claro que Assange é sim um agente russo. E depois dessa constatação resta evidente que ele vai acabar passando o restante dos seus dias homiziado na embaixada equatoriana em Londres, embora o governo equatoriano possa, sim, ser mudado….

      • Arc says:

        S-88, é muito complicado tentar afirmar, seria imprudente demais da parte russa iniciar ataques aos sites democratas e deixar rastros, é o mesmo que ajudar Hillary indiretamente em sua campanha, fomentada pelo sentimento anti -Rússia.
        O presidente Putin é um estrategista único no mundo da política, não cometeria tal amadorismo, tanto que o Kremlim já emitiu comunicado contra essa acusação, não que isso comprove alguma coisa, mas nos deixa a premissa que os próprios democratas de alguma forma (talvez até com apoio da CIA) estão atuando contra seus sistemas para criar essa histeria de perigo vindo da Rússia e que Hillary é a solução contra a ameaça russa, que Trump é marionete de Putin, e as camadas mais baixas da sociedade tendem a ser levadas a esse delírio, dando seu voto a Hillary, isso de forma alguma partiria de serviço secreto russo, é amadorismo demais pra acreditar nessa hipótese. Quanto a Assange, não duvido que tenha algum apoio do eixo Rússia/China, mas vale ressaltar que temos que agradecer a ele e Snowdem por seus serviços ao mundo, onde nos foi revelado que o absurdo do roubo de informações privilegiadas ocorria pela NSA e era repartido pelos principais países do Commonwealth, o que era extremamente prejudicial, inclusive houve roubo de informações concernentes as nossas fontes de minerais raros, tendo em vista isso, temos muito o que agradecer a esses dois.

      • S-88 says:

        ARC, você começou sua narrativa enaltecendo as supostas virtudes de Putin. Parece que vocês possuem uma devoção praticamente religiosa pelo cara…..

        Quanto à autoria do ataque à conta de E-Mail do Partido Democrata, o próprio FBI constatou que provieram de servidores ligados aos Estado Russo. E todos sabem que não interessa ao déspota que Hillary seja eleita pois ela terá uma postura muito mais assertiva no que diz respeito à crescente agressividade russa. Nessa mesma linha o desmentido russo vale menos que uma nota de 3 reais. Ou você acha que o Mossad assume a autoria toda vez que uma bomba manda um terrorista do Hezbollah pelos ares?

        Por fim não temos nada a agradecer a Assange e Snowden pois tudo o que fizeram foi no sentido de ocultar a espionagem que os russos fazem por aqui, até recentemente com certeza com ajuda de membros do ParTido ora afastado do poder. É também motivar alguns cabeças de vento a achar que a nossa redenção são “uzbriqui “

      • Arc says:

        Saiba diferenciar enaltecimento de reconhecimento, são duas coisas distintas apesar de parecidas, reconhecer as habilidades de Putin é saber colocar as peças em seus devido lugares.
        O FBI? a CIA? a NSA? quaisquer órgãos governamentais estadunidenses são indignos de confiança em se tratando do assunto em questão, praticamente todos os órgãos estão alinhados para colocar a psicopata na presidência, e isso devido as empresas mamadoras de recursos do seu estimado país, país este que inclusive não tem dinheiro para apoiar programas na saúde, mas tem um PIB pra apoiar projetos militares questionáveis e altamente problemáticos, que custam o sacrifício de sua população que não vê nenhum retorno desses recursos, pelo contrário, só vê essas empresas crescerem absurdamente com seu suor enquanto diversas cidades enfrentam pobreza.
        E sinceramente, não tente comparar a esculhambação que a NSA fez com o mundo, inclusive com seu país (se é que vc é brasileiro, não sei) onde TUDO foi grampeado, o que eles condenavam veementemente, pois são os “libertadores do mundo”, “senhores da liberdade”, logo, não há espaço algum para apontar pra qualquer país que seja no quesito espionagem depois do que os EUA fizeram, todos não passam de um espirro perto do vômito oriundo do norte.
        E sinceramente, tenho muito a agradecer a Assange, Snowdem e afins, são pessoas assim que desmascaram os políticos hipócritas estadunidenses, mostrando ao mundo o câncer que a política externa deles é.

      • Profeta_lunatico says:

        Vc acredita mesmo nas coisas que diz ou nāo e para ser levado a serio?

      • Profeta_lunatico says:

        S-88 1ºafirmou que Pepe Escobar é funcionário no Kremlin ( ainda nāo provou)
        Agora diz concordar com a afirmaçāo de Trump ser agente de Putin.? E que Assange ė agente Russo? Kkkkk
        Vc tem informações previlegiadas..que o MI5 desconhece.. vc ė o cara!! Um genio!! Ou simplesmente vc ė um super agente ao estilo 007
        Meu Caro como consegue se contradizer tanto? Vc acusa outros ” colegas ” aqui de inventarem materias e historias..de se basearem em sites “pro russo ou anti americano” onde as noticias sao falsas ou tendeciosas..e veem falar coisas sem minimo nexo sem provas ? Ja sabemos pra quem trabalha o Pepe escobar. O Trump e o Assange.. e o o sr pra quem trabalha?

      • S-88 says:

        Profeta, Pepe Escobar trabalha para a RT (Russian Today) canal estatal russo. Portanto é um funcionário do Kremlin. Procure o currículo do cara e você verá.

        No que diz respeito à Trump, acho que você leu errado. Eu afirmei que não creio que ele seja agente de Putin.

        Por fim, quanto à Assange, o ataque aos E-mails do Partido Democrata partiu de servidores ligados ao Estado Russo e a informação foi vazada pelo Wikileaks, que fez outros vazamentos para prejudicar os EUA mas nunca fez algo nesse sentido contra os russos. Questão de lógica.

      • A Máquina Troll says:

        “S-88
        30 de julho de 2016 18:02

        resta claro que Assange é sim um agente russo”

        não se esqueça daquele movimento Ocupe Wall Street nas mesmas intenções de movimentos da Marcha da Família com Deus pela Liberdade/Vem pra Rua …lógico que ocultaram isso para não expor fraqueza ou vulnerabilidade perante ao mundo e as massas do pais…. 😉

  2. Athos says:

    Engraçado é que o pessoal PAGO tem que rebolar para comentar isso aqui.

    Mas conseguem. Valem cada dólar!

    • S-88 says:

      Pra você ver! Enquanto uns supostamente recebem em dólar outros certamente ganha o kit 30 “real” + pão com mortadela…..que coisa né??

  3. GENEROSO PATRIOTA says:

    A QUE PONTO CHEGA A BANDIDAGEM ESQUERDA DEMOCRATA !!!… ele é tão agente russo qnto eu… rsrsrrrsrssrssss… desinformações a parte, a linha patriota é comum a ambos… nisso são semelhantes sim… é por isso que os INTERNACIONALISTAS de NY estão, A TODO CUSTO, loucos para queimarem sua imagem perante a nação americana… REPITO… ele é RED NUCK… é a ÚNICA semelhança com Putin… brancos do pescoço vermelho… vulgo camarão… típico americano caipira… rsrsrsrsrsss… mas uma coisa que esquerda democrata algum pode acusa-lo é de não ser PATRIOTA (a América para os americanos)… é o que falta aqui… PATRIOTAS que não tenham o rabo preso com ninguém, pior ainda com a INTERNACIONAL SOCIALISTA, seja fabiana ou não… o dia que o mundo não tiver mais gente como TRUMP vamos ser assados no caldeirão do diabo internacionalista e ai eu quero ver a “democracia a la cubana” mostrar sua verdadeira cara… o INDIVÍDUO deixará de existir, sobrando apenas um coletivismo medíocre para manter no poder a elite escravizadora numa idade média eterna…

  4. muttley says:

    Apos o 11 de setembro ocorreu um grande aumento no trabalho de monitoramento de trafego na rede, invasão de correspondencia eletronica etc… foram criadas muitas agencias que atuam na clandestinidade completa a margem da lei. Eu diria que o problema ai é “caseiro”, alguma agencia dessas resolveu entrar pra politica.
    Duvido muito que os Russos iriam meter a mão nesse monte de m@#$a, o que Eles ganhariam ? Olha se tivessem falado que foram os Chineses eu até acreditava, tirando aquelas historias de conspiração não sobra nada de concreto que possa sustentar o envolvimento deles [Russos].
    Sds

  5. Lucena says:

    Isso ai só corrobora com a afirmação de que lá só há um partido político .. explicando .. embora que haja dois supostos partidos antagônicos .. na verdade no frigir dos ovos … só tem uma linha de pensamento político onde esse pensamento político é agradar os lobbis que fomenta a corrupção na politicagem americana .. tanto faz se no castelo da luz escarlate seja um mordomo ou uma governanta .. ma´s uma coisa é certa terá que seguir a risca os ditames da ditadura do establishment americano … mesmo que esse mordomo fosse o presunçoso e hipócrita do Bernie Sanders .. e digo que é hipócrita que nem o presidente francês François Hollande .. que se diz que é um socialista más segue os mesmo rituais de quem não é socialista … só de fachada .

    • muttley says:

      Sr Lucena
      …lá só há um partido político .. , está ai algo que eu acredito, na historia dos EUA somente democratas e republicanos dividiram o poder [camara, senado e presidencia], e nenhum outro partido até o momento tem força para sequer expor alguma ideia fora desse eixo.
      Pra mim hoje os EUA é uma plutocracia.
      Sds

      • S-88 says:

        Se os EUA são uma “plutocracia”, a Rússia é dominada por uma mafiocracia que também é cleptomaníaca como bem atestaram os Panama Papers.

      • Profeta_lunatico says:

        Se bem me lembro nos Panama Pepers tambem vinha nomes como do ex 1º do Reino Unido. David Cameron.

      • S-88 says:

        Sim! Mas ele justificou a origem dos recursos. Bem diferente do Déspota Corrupto, que esperneou dizendo se tratar de um “complô do Ocidente”….

      • Profeta_lunatico says:

        A justificaçao de um ė valida a do outro nāo ? Pk um ė britanico e o outro russo?.. se calhar assim ganha um bilhete para Disney. Se ė feliz assim ta bom entao.

      • S-88 says:

        Profeta, Cameron JUSTIFICOU a origem dos seus recurso, apontou a procedência dos mesmos. Bem diferente do Déspota Corrupto, que apensar tão somente esperneou e saiu gritando ” é complô do ocidente”

      • muttley says:

        Eu concordo que a Russia é dominada por uma mafia, por sinal em varios niveis basta ver o escandalo de doping que ocorreu por lá. Agora isso não muda nada no fato de os EUA ser HOJE uma plutocracia, por sinal Dwight D. Eisenhower já alertava para isso. Os Russos poderiam ser até mongens com votos de pobreza e tudo continuaria como esta.
        Sds

  6. Profeta_lunatico says:

    S-88 Lá esta vc outra vez.. onde vc tirou a informçāo que o Ataque partiu de servidores ligado ao estado Russo? Onde? Sua capacidade me supreende.
    O que ganharia o kremlin ? Nāo taria a queimar o seu ” agente” Trump que sempre quis outra abordagem da politica externa americana relaçāo a Russia e ao medio oriente e ate Europa?
    Ė ridiculo.. que vai aparecer a seguir para culpar lobo mau do Kremlin ?

    • S-88 says:

      Profeta, Trump NÃO é agente de Putin. Mas é fato que o déspota corrupto ganha com o eventual triunfo do ricaço fanfarrão…

      Quanto ao Cyberataque, quem está dizendo que partiu de servidores ligados ao Estado Russo não sou mas sim o FBI.

      • Profeta_lunatico says:

        Caro super agente vc esta enganado. O FBI nāo disse que o ataque partiu de servidores ligados ao Estado da Russia. O FBI ” Suspeita” ha diferensas nāo?
        Falando em FBI. Nao foi o FBI que disse que : ” Embora existam evidências de potencial violação dos estatutos que regem o uso de informação classificada” que o FBI nāo Recomendava acusar Hillary no caso do E-mails privado?
        Pk sera que nāo recomendava?

      • S-88 says:

        Mas está dizendo suspeitar do Estado russo não está? E não recomendou acusar Hillary Clinton por não ver dolo na conduta dela.

      • Profeta_lunatico says:

        Oh meu caro .. Suspeitar ė bem diferente de afirmar ou estou errado?
        Suspeitar .ė supor..ė julgar sem base concreta.. a achar que..
        Afirmar ė comprovar..ė garantir ..ė confirmar! Na falta de argumento vc esconde a cabeça area. Sāo essaa fontes dignas e confiaveis onde se baseam em suspeitas?
        Como o FBI ia ver dolo na conduta da sra Hillary C. se o proprio FBI recomendou que “ela” nāo fosse acusada?sem acussasao nao tem investigaçao entendeu?

  7. Profeta_lunatico says:

    “Mas é fato que o déspota corrupto ganha com o eventual triunfo do ricaço fanfarrão…” e com Hillary nāo ha corruptos que ganham?nāo ha um lobby com interesse?

  8. rprosa says:

    Gostaria de apenas um dia o S88/Tireless se despisse de sua fobia russa e utilizasse dos mesmos balizamentos para fundamentar seus argumentos e suas convicções, poso que o S88/Tireless adora chamar o Putin de “despota corrupto”, mas oculta o fato de que independentemente da espionagem ou vazamento dos emails do Partido Democrata é evidente que a candidata Hilary Clinton utilizou-se de manobras escusas para se sagrar indicada a corrida à Casa Branca, demonstrando que em termos de corrupção e desonestidade Washington e seus ocupantes merecem os mesmos predicados dedicados pelo S88/Tireless ao ocupantes do Kremlin.

    Diferentemente de se discutir a origem do vazamento, deveria sim a sociedade americana estar discutindo a capacidade e a idoneidade moral de Hilary para presidir os EUA, vez que a pouca moralidade que esta tinha já foi por água a baixo, mas como todo bom atlanticista e mais fácil varrer a sujeira par debaixo do tapete, ocultar as trapaças, os acordos de bastidores e até mesmo aceitar a mudança de governos por força das agencias americanas (“embora o governo equatoriano possa, sim, ser mudado….) e acusar o terrível vilão comedor de capitalistas que habita as estepes euroasiáticas.

    Infelizmente esta Hilary será a Dilma americana, só que os efeitos da sua defenestrada administração se pavimentará pelo mundo, posto que a experiência desta como Secretaria de Estado foi desastrosa e medíocre, imagine como presidente, estaremos a um passo do caos mundial.

    Quanto S88/Tirelles nada que Freud não explique, já que a patologia mental que ele sofre é fácil determinar, posto que a russofobia esta em moda principalmente na Europa e os sintomas são facilmente percebíveis pois para os russofobos “tudo e culpa dos russos”

    • S-88 says:

      Meu caro Rprosa, parece que o seu ponto fraco reside toda vez que se falam algumas verdades sobre o Déspota Corrupto do Kremlin. Impressionante como você perde a linha! Contudo os dois adjetivos são sim, apropriados para tipificar o ex-major da KGB. A maneira semi-absoluta pela qual ele exerce o poder na Rússia é prova cabal do despotismo embora você candidamente certamente vai alegar que “ele foi eleito democraticamente”…….Hitler e Chávez também o foram, não dá para esquecer disso.

      Quanto à corrupção, não apenas a Rússia ocupa um vergonhoso 115º lugar no ranking da transparência internacional como os Panama Papers desnudaram com propriedade os esquemas de ocultação de dinheiro desviado do déspota, evidentemente com o largo uso de “laranjas”…..

      No que diz respeito aos vazamentos, ao contrário do que a sua seletividade aponta,antes de questionar a idoneidade moral de Hillary devem os EUA, sim, descobrir a fundo a origem do furto dos e-mails para não apenas esclarecer o envolvimento de Estados estrangeiros no mesmo como igualmente punir os responsáveis afinal a segurança nacional e o perfeito funcionamento do sistema político norte-americano deve vir em primeiro lugar. Após isso é que se deve questionar eventual envolvimento da candidata democrata.

      Comparar Hillary com Dilma é muita forçação de barra não é? afinal, jamais vamos ver a ex-secretária de Estado saudando a mandioca, estocando vento e outras coisas do tipo. E quanto à atuação dela à frente do State Department basta lembrar que ela foi de fundamental importância para que aquela patranha celebrada em Teerã, tendo como articuladores os ideólogos da “Diplomacia dos atabaques” mais o sultão Erdogan encontrasse o seu lugar no mundo, a lata do lixo. E se ela não teve mais sucesso no cargo isso se deve a atávica fraqueza do atual ocupante da Casa Branca, uma versão repaginada do infame Jimmy Carter.

      Por fim, e falando em Freud, acho que nem ele explicaria a devoção religiosa de vocês ao Déspota Corrupto do Kremlin, ainda que digam que é “reconhecimento e não enaltecimento” (pausas para gargalhadas). Sinceramente, a meu ver é recalque de quem não foi à Disney com 15 anos……

      • Profeta_lunatico says:

        “Recalque de quem nāo foi a Disney”
        Sr S-88 parece me que o sr ė que tenha recalque dos 15 anos. Como um indigina de alguma tribo perdida do Kenya entra pela 1º vez num aviao e anda numa escada rolante..nāo para de rir sem compreender tudo aquilo. Sera o mundo apenas a Disney? As Pirames do Egipto? A Torre Eiffel? O Coliseu de Roma? Nāo ė historia nāo ė cultura? Nāo ė mundo? Ainda nāo acordou do sonho da Disney ou faz de tudo a ver se ganha uma viagem a Disney?

      • S-88 says:

        Na boa mas esse seu palavrorio apenas reafirma o que disse sobre o aludido recalque.

      • rprosa says:

        Não S88/Tireless, não tenho recalque de não ter ido a Disney, até porque fui e recentemente levei minhas filhas, infelizmente esta sua mania de rotular os outros s vezes lhe trai, ja que de acordo com a sua baixa capacidade de observação e interpretação, os que criticam a grande nação do norte só podem ser esquerdalhas, pão com mortadela, ou recalcados.

        Minha crítica em relação a você e seus posicionamentos e a sua seletividade, posto que tudo que não presta, tudo que é corrupto, tudo que é mazela esta ao Oriente de Greenwich, ou por detrás dos Urais, não é mesmo.

        Você fala em corrupção na Rússia, as os escândalos envolvendo as autoridades americanas no Iraque, síria, Afeganistão, Ucrânia, vamos esquecer por exemplo da Haliburton e de seu pupilo Bush Junior.

        Voce infelizmente somente tem uma via de percepção, seu estigma anti russo o impede de ver além do óbvio e recita sempre o mesmo discurso atlanticista “corram para as montanhas os russos vem ai”.

        Me prove que a Rússia e a agressora e coloca em risco a segurança europeia, me prove que a Rússia coloca em risco os Bálcãs, me prove que o sistema antimísseis americanos na Polônia, Romênia e Turquia não colocam em risco a segurança russa, me prove que a expansão da OTAN as fronteiras russas não tem por objetivo sufocar a Rússia, prove que os movimentos coloridos na Europa e no Oriente Médio não tem o dedo americano, me prove que a Rússia e a agressora na Síria e os terroristas aliados de Obama são os mocinhos.

        Gostaria de saber que mal fez a Rússia e seu povo para ser tão odiado pelos americanos e seus pupilos, talvez seja o fato de não se vergarem a vontade de Washington como os fazem os eurobambis?

        Ou quem sabe seja o sentimento de patriotismo e nacionalismo russo que impede que as multlnacionais ocidentais esfacelem o território russo?

        Ou ainda quem sabe seja péssima mania russa de defender seus pontos de vistas e seus interesses, contrariando constantemente os americanos, quando seria tão bom que os russos fossem tão submissos e mansos como o são franceses, alemães e ingleses.

        Quanto a Hilary ser a Dilma americana, espere e verás, guarde este post, pois da mesma forma que você hoje critica o Obama, você a criticará também, daqui a uns 12 meses voltamos ao assunto e veremos as consequências da administração Clinton

      • Arc says:

        Onde assino?

      • Lucena says:

        Sr.rprosa…. isso ai não é nada … o bom mesmo .. é quando esses neofarizeus spefxialista em assunto de corrupção no PB … rsrsr .. for dá o seu pitaco sobre a corrupção na AMERICANAER compoanny … rsrsr .. o cara vai ter que chupar cana e assobiar ao mesmo tempo ..hehehe ..
        .
        Será que os americanófilos corruptos da diretoria daquela montadora terá os mesmos tratamento que o vaza-jato e pelo Serginho deram para os empreiteiros da Odebrecht ?.. ou isso é não vem ao caso ?
        .
        Subestimar hipocrisia desse gente eu não faço alás nem dá para levá-los a sério .. aliás esse tipo de “gente do bem ” … já mostrou para o mundo a capacidade deles para defender os ideais do tio sã a qualquer custo .

      • S-88 says:

        Caro Rprosa eu sinto mas a alegação de que “Não tenho recalque pois fui à Disney e recentemente levei meus filhos(as)” que você colocou aqui não é original. Outra pessoa já a usou após ser confrontado em sua americanofobia. Quanto à ser Petralha e comedor de pão com “mortandela”, fique tranquilo pois eu sei que não é o seu caso. Aliás nessa questão (criticar os desmandos que desembocaram na lavajato) aparentemente estamos do mesmo lado.

        No que diz respeito à seletividade, quem a pratica é você. Basta ver que você coloca toda a origem dos males do mundo nos tais “Atlanticistas”. Daqui a pouco você vai terminar adotando a retórica rocambolesca de alguns, que dizem que os EUA são dominados por uma elite “satanista, iluminati, maçom, sionista e reptiliana” e que os russos “só querem comércio”…..

        Quanto aos episódios envolvendo autoridades norteamericanas e a Halliburton, é tudo verdade e eu não nego. Mas foi só eu falar em fatos concretos ( O 115º lugar da Rússia no ranking da Transparência Internacional e os Panama Papers) para você lançar mão de vitimicismo…..

        Você diz que a Rússia não coloca em risco a segurança européia? Sinto lhe dizer mas o contribuinte britânico e sueco, que pagam a conta as interceptações dos vôos provocativos dos bombardeiros da “Mãe Rússia” discordam. Nos Balcãs os russos tentaram de toda forma proteger Slobodan Molosevic enquanto ele e seus capangas chacinavam livremente em Kosovo e os países do Leste Europeu não foram coagidos a entrar na OTAN mas sim praticamente imploraram para entrar afinal queriam se ver bem longe dos russos depois de 45 anos de brutal ocupação. No que diz respeito aos movimentos ditos “coloridos”, cabe lembrar o apoio russo aos separatistas da Ucrânia.

        Quanto à intervenção russa na Síria, foi apenas para atacar os movimentos rivais de Assad pois atacar o ISIS que é bom…..

        No que diz respeito ao escudo antimísseis você não deveria estar preocupado afinal a mídia russa não cansa de dizer que o mesmo é inócuo perante os mega-blaster ICBMs deles.

        Não tente dizer que eu odeio o povo russo pois jamais disse ou insinuei algo nessa direção. Pelo contrário, é um povo que admiro bastante. Minhas críticas vão para o Déspota corrupto e seu círculo de oligarcas. E quanto às multinacionais, como elas vão “esfarelar”o país, vendendo produtos melhores e mais baratos que os oriundos das ineficientes e corruptas estatais locais, a começar por motores aeronáuticos?

        E por que Ingleses, Franceses e Alemães seriam mansos e submissos? Por não cederam aos caprichos do déspota? Na sua ótica talvez esses países estivessem melhores se fossem governados por políticos de extrema-direita, racistas, xenofóbicos e chauvinistas como é o caso de Nigel Farage e Marine Le Pen, que coincidentemente idolatram o Neo Czar….

      • rprosa says:

        S88/Tireless, posso discordar da política, do pensamento e da doutrina americana e ou ocidental, sem, contudo, ser americanófobo, até porque uso jeans, sou fã de games de console, viciado em internet, adoro um blockbuster, bem como não deixo passar um Burger King ou uma Pizza Hut.

        O termo “atlanticistas” foi cunhado pela própria imprensa americana, para definir aquele que defende os ideais ocidentais, sejam estes militares, econômicos ou políticos, sendo que dificilmente você irá me ver falar em iluminatis e anunakis, mas que o governo americano está dominado pelas grandes corporações, isto não há como se negar, e muitas vezes o interesse das grandes corporações supera o do americano ou do alemão comum. De forma que o ideal da democracia, foi substituído pelo “corporatecracia”.

        Quando cito os casos de corrupção nos governos ocidentais, principalmente nos governos americanos, não o faço em tom de vitimismo, mas sim, para demonstrar que a corrupção não é privilégio e russos ou brasileiros, mas assola todos os países em maior ou menor escala, assim ao mesmo tempo que a pecha de corrupto serve para Putin, ela encaixa perfeitamente nos demais governantes mundiais.

        Desculpe S88/Tireles mas afirmar que os sobrevoos russos as fronteiras da OTAN colocam em risco a segurança europeia e no mínimo apelativo, já que esta prática e comum a ambos os lados da cortina, e da mesma forma que aviões russos voam nas fronteiras da OTAN aviões da OTAN voam nas fronteiras russas, ou vamos negar isso e rotular a OTAN de santa?

        S88/Tireless, durante os eventos dos Balcãs que se iniciaram com a queda do Muro de Berlim, os russos pouco ou nada podiam fazer para defender seus interesses, haja vista que estavam sobre severa crise econômica, militar e política, bem como cabe a lembrar que os Balcãs constituem-se num enorme balaio de gato, havendo até mesmo o termo balcanização, que significa dividir em estados menores, assim, os Balcãs enquanto havia a figura de nomes fortes como o Marechal Tito, esta região continuava a ser dominada numa espécie de república federativa, como ´eram a Iugoslávia ou mesmo a Tchecoslováquia, porém com o colapso da URSS, esta região se esfacelou e diversas etnias que viviam sobre um mesmo governo central, buscaram sua autonomia, criando um vácuo que foi imediatamente preenchido pela OTAN. Assim, os russos não se opuseram a independência das regiões, mas sim a expansão a OTAN, a única independência e autonomia que os russos foram contrários inclusive na ONU foi em relação ao KOSOVO, já que nunc existiu o povo kosovar, vez eu esta região foi dominada historicamente pelos turcos, sendo perdia em função da queda do Império Otomano.

        Você afirma, que à intervenção russa na Síria, foi apenas para atacar os movimentos rivais de Assad pois atacar, diferentemente, os avanços do Exército Sírio se dá em todas as, e a aviação russa ataca indiscriminadamente as facções terroristas, posto que para os russos não existe isso de radical moderado, para definir os terroristas treinados e bancados pela CIA, o que me espanta é que na sua lógica atlanticista é perfeitamente válido um estado estrangeiro, treinar e armar terroristas, par depor um governo de um outro país, mesmo que isso signifique matar milhares de pessoas e destruir um apaís, tudo em nome dos interesses nacionais e da geopolítica, ou você vai afirmar que queda de Assad está vinculada aos anseios humanísticos da OTAN. Anseios humanísticos estes que alicerçaram às intervenções no Iraque, na Líbia, no Afeganistão, no Sudão, na Etiópia, na Eritréia, etc., e vejam no que estes países se transformaram,

        S88/Tireless o escudo antimíssil americano somente tem um objetivo estrangular a estratégia de defesa russa, posto que, a única possibilidade de defesa russa consiste no seu ainda monstruoso arsenal nuclear, sendo que caso os americanos e europeus, consigam de alguma forma, impedir a doutrina MAD, a Rússia tornar-se-á refém, vez que é impossível para Rússia defender-se de 28 países em termos convencionais.

        Gostaria de obter sua opinião caso fosse o contrário, se a Rússia estivesse a diminuir a possibilidade de um contra-ataque americano, se você falaria com o mesmo cinismo. Assim, você percebe o quanto você é partidário, já que percebe a intenção americana de colocar em xeque a estratégia russa de defesa, de forma colocar o mundo num evidente e grave risco de um conflito, porém como é uma política americana ou da OTAN você se cala e acha isso licito e legal. Isto não é ser partidário.

        S88/Tireless, você é mais inteligente do que isso, e você sabe muito bem qual é o interesse ocidental na Rússia, você sabe muito bem qual é o interesse do capitalismo em novos mercados, e crescente necessidade de se dominar os recursos naturais. E diferentemente d que você afirma, o tão falado progresso ocidental não chegou as Repúblicas Orientais da União Européia, tanto que são chamadas de europobres, servindo tão e apenas de exportadores de mão de obra, já que a indústria local foi devastada exatamente em função da oferta de produtos mais baratos vindos do exterior, notadamente de França, Inglaterra, Alemanha, etc., porém, estes produtos geraram empregos em solo nacional, nem economias ou divisas, sendo este o mesmo erro que vai incorrer o governo brasileiro.

        S88/Tireless a resposta e este seu questionamento se dá no próprio crescimento da direta e extrema direita em países como Inglaterra, França, Alemanha, Suécia, Áustria, etc., reflexo estes do descontentamento da população comas políticas adotadas pelos governantes, ou você vai dizer que o BREXIT não foi um repúdio a política da UE, ou vamos negar que a UE caminha a passos largos para sua total inviabilidade econômica e ao desaparecimento da Europa, principalmente em função da sua islamização.

        E Ingleses, Franceses e Alemães são mansos e submissos exatamente por cederem aos interesses de Washington e Bruxelas, simples.

        Você parece ser uma pessoa inteligente, então e diga se você investiria suas reservas financeiras comprando de mim, uma pessoa que deve mais de 10 vezes o que possui de patrimônio, um título de dívida, com uma taxa de juros ridícula, muitas vezes negativas. Certamente você como pessoa não faria isso, mas como capitalista e atlanticista, você acha perfeitamente normal que os Bancos Centrais de todo o mundo comprem títulos do tesouro Americano, de forma a financiar o déficit americano, a gigantesca maquina militar e o status quo vigente.

        Putin pode ser muita coisa, ter muitos defeitos, mas quem dera em Banânia existisse um político com metade da capacidade política, da visão estratégica e geopolítica do New Czar, mas infelizmente em Banânia somente temos coxinhas, pães com mortadela, corruptos e corruptores

  9. Hugo_00 says:

    Estratégia diversionista.

    O Partido democrata, Hillary e a mídia que a apoia, ao repetidamente acusar os russos, estão fazendo uma manobra diversionista, para escapar do constrangimento público que o conteúdo dos e-mails vazados provocaria na candidata presidencial.

    Com esta manobra muda-se o foco do público, transferindo a atenção pública do conteúdo dos e-mails, para o “quem vazou”.
    E ao mesmo tempo que coloca Trump como “aliado do inimigo russo”, posiciona Hillary como vítima do “urso malvado” !

    Brilhante estratégia de redução dos prováveis prejuízos políticos causados pelo vazamento dos e-mails…

    • Arc says:

      Trump não precisa de muito para detonar a campanha de Hillary, basta os emails dela virem a tona com assuntos escabrosos sobre políticas internas prejudiciais e Trump ganha as eleições, e isso não é difícil, Hillary faz parte de uma base governamental que tem muito a esconder.

    • GENEROSO PATRIOTA says:

      Prova da maquiavelice que mente mafiosa que está por trás da candidatura da loira chifronésia é capaz de implementar… se ela levar a melhor, coitado dos americanos… longos anos de desconstrução da sociedade e enfraquecimento da figura do indivíduo perante o estado… os “democratas” internacionalistas fabianos querem porque querem destruir a figura de nação para inplantar o governo mundial… NOS… MAFIOSOS…

shared on wplocker.com