Rússia e Irã: Cooperação estratégica para os próximos 5 anos

Rússia e Irã concordaram em realizar acordo de cooperação estratégica para os próximos cinco anos, afirmou o co-presidente da comissão intergovernamental russo-iraniana e ministro das Comunicações do Irã, Mahmoud Vaezi.

Nesta sexta (29), Vaezi se encontrou com o seu homólogo russo, Aleksandr Novak, que além de co-presidente da comissão intergovernamental, é também ministro da Energia da Rússia.

“Na reunião, revisamos os acordos anteriormente alcançados, tanto em nível de líderes de estado, quanto em reuniões intergovernamentais, e concordamos em elaborar um plano de cooperação estratégica para os próximos cinco anos”, disse ele.

De acordo com Vaezi, as partes concordaram em assinar, num futuro próximo, 13 novos acordos e expressaram o desejo de “avançar no desenvolvimento do livre comércio”.

“Foi acordado que o diretor do Banco Central do Irã visitará a Rússia. Também durante as negociações, concordamos em criar um grupo de trabalho sobre energia e construção”, acrescentou Vaezi.

Em janeiro, a União Europeia, a ONU e, parcialmente, os EUA suspenderam suas sanções contra o Irã após a verificação, pela Agência de Energia Atômica, do acordo nuclear, assinado em julho do ano passado.

O acordo, que envolveu a participação de Rússia, China, EUA, Reino Unido, França e Alemanha, garante que o programa nuclear do Irã seja destinado somente para fins pacíficos. Em troca, seriam suspensas as sanções, que foram impostas contra o país, baseadas no medo da possibilidade de o Irã desenvolver arma nuclear.

Foto: © AFP 2016/ ALEXEY NIKOLSKY / RIA NOVOSTI / AFP

Fonte: Sputnik News

 

8 Comentários

  1. …………após o acordo nuclear, e fim das sanções, o Iran está com as burras cheias…o Putin por sua vez muito astuto,fará um baita negócio de armamento com os iranianos………….muito claro e óbvio………..

  2. Que tal uma consultoria no aperfeiçoamento dos Shahab-4… Uma parceria no PAK-FA… umas ogivas por baixo dos panos, claro !!!

    • Não duvido de nada do que Tu diz, o Irã será um parceiro de peso para a Russia assim como foi para os EUA a muito tempo atras. A diferença é que agora Ele parece buscar mais autonomia.
      Sds

  3. Uma nação em busca de sua soberania, independência e desenvolvimento…O voto é facultativo no Irã…Qualquer cidadão com mais de 18 anos pode votar se quiser…Isso é ainda um tabu para as nossas mesas de votação regidas por políticos que se utilizam do velho voto de cabresto…Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam pelo povo como há nos Estados Unidos..a “Democracia” de 2 partidos só… “Democratas e Republicanos” ..

  4. Irã: uma nação modelo, uma nação soberana. Um povo que não aceitou vender sua liberdade, que não aceitou “vender fácil o que não tinha preço.”

    • Sinceramente vc não sabe o numero de privatizações e nem como o governo Putin é bom para os empresários….se eu tivesse dinheiro abriria um negócio lá amanhã!
      Carga tributária baixa, infraestrutura boa , mão de obra barata e disciplinada …a Rússia é o oposto do Brasil Petista!

      • RSRSRSRSRSSRSRSRSS… os inventores do veneno marxista sabem como ele é potente e mortífero contra as nações… não o tomam nem sob tortura… já sabem o resultado maléfico… 🙂

Comentários não permitidos.