Golpe na Nicarágua: Daniel Ortega impõe regime de partido único

Tribunal Eleitoral, controlado pelo presidente, tira os cargos da oposição. Ortega impõe na Nicarágua um regime de partido único.

O Tribunal Eleitoral da Nicarágua entregou ao presidente Daniel Ortega o controle total do Parlamento, ao retirar os cargos dos deputados da oposição, de modo que o mandatário nicaraguense consolida todo o poder em sua figura e impõe ao país centro-americano um regime de partido hegemônico.

A sentença do tribunal ordena à diretoria da Assembleia Nacional que retire os cargos dos deputados que foram eleitos em 2011 pelo Partido Liberal Independente (PLI), liderado pelo líder da oposição Eduardo Montealegre.

Em 8 de junho, a Suprema Corte retirou de Montealegre a representação legal do partido, o que fez com que a oposição ficasse sem opções para participar das eleições presidenciais de novembro, nas quais Ortega concorrerá como único candidato importante, pelo seu partido Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).

A Corte entregou a representação do PLI a um político que até então era desconhecido na Nicarágua, Pedro Reyes, que exigiu a obediência dos 20 deputados que foram eleitos pelo PLI e seu aliado, o Movimento Renovador Sandinista.

Esses deputados de oposição – que desde sua eleição denunciavam no Parlamento as arbitrariedades de Ortega, se transformando em uma voz incômoda para o Presidente – se negaram a obedecer a Reyes, considerado um “aliado silencioso” de Ortega, de modo que este pediu ao Tribunal Eleitoral que os retirasse de seus cargos.

Dessa forma Reyes passa às páginas da história da Nicarágua como o político que entregou todo o poder a Ortega, considerado pela oposição como um mandatário autoritário que quis impor uma nova dinastia familiar no país centro-americano, que não consegue se livrar de um passado de opressão, ditaduras e guerras.

Dirigentes do Movimento Renovador Sandinista (MRS), fundado em 1994 pelo ex-vice-presidente e escritor Sergio Ramírez e formado por dissidentes da Frente Sandinista, disseram em um comunicado publicado em suas redes sociais que o presidente “acabou com a Assembleia Nacional retirando deputados da oposição”. Por sua vez, o movimento Cidadãos pela Liberdade – que reúne os simpatizantes de Montealegre e os deputados opositores que perderam seus cargos – emitiu um comunicado no qual informou que “podem destituir todos nós e acabar com nosso partido, mas nunca o farão com nossa dignidade e princípios”.

Até agora não ficou claro qual será a estratégia da oposição ao ficar fora da disputa eleitoral e sem sua principal força: a representação parlamentar. Dentro do movimento de oposição existem vozes que pedem uma mudança de estratégia e uma nova liderança.

“Precisamos de uma liderança, mas de alguém que entenda que é temporário e que precise de ideias, de uma plataforma ideológica, não de um líder que vire o dono do partido e continue assim eternamente. O que aconteceu a nós liberais, e a muitos outros partidos da América

Latina, é que não temos teoria de sucessão. Então, quando se trata de substituir um líder, ocorre uma guerra interna que termina nos despedaçando”, admitiu o político de oposição Eliseo Núñez.

Sem oposição e com todo o podere sob seu controle, só falta agora a Ortega resolver um problema: encontrar uma fórmula mais ou menos legítima para garantir a sucessão familiar no poder e fundar uma nova dinastia.

O mandatário já colocou seus filhos em cargos públicos e na administração de empresas que enriqueceram sua família com a ajuda da enorme cooperação petrolífera da Venezuela, mas ainda não designou um de seus familiares para que o suceda.

Na Nicarágua os rumores indicam sua mulher, Rosario Murillo, uma poderosa primeira-dama que controla toda a administração pública e governa junto com Ortega. O mandatário tem, de acordo com a lei eleitoral, até 2 de novembro para nomear seu candidato à vice-presidência. E em Manágua se acredita que a linha de sucessão passa por Murillo.

CARLOS SALINAS

Foto: JORGE TORRES EFE

Fonte: El País

20 Comentários

  1. Isso sim é um golpe. Mas não adianta falar pra alguns que comentam aqui, pois pra eles essa atitude do Ortega deveria ter sido feita aqui pra proteger os “cumpanheiros”… rsrsrs

    • GOLPE É ARTIMANHA POLÍTICA DE USO EXCLUSIVO DAZISQUERDAS CAQUÉTICAS… a “direita” não se dá a esse subterfúgios ultrapassados… somos mais inteligentes… alinhamo-nos ao livre espírito humano… falácias duram pouco tempo… azisquerda ainda não compreenderam isso… 🙂

    • não teve aquele ataque preventivo de Israel contra o Egito?!…então..isso ai foi um “golpe preventivo” da Nicarágua contra “Aliens” que espreitam o pais..suas aproximações e acordos/alianças estratégicos com Russos e Chineses…….

  2. Es la democracia Bolivariana en su estilo mejor, liberadora de los pueblos de las Américas de la tiranía fascista/capitalista de los EE.UU…kkk

    • rsrsrsrsrssss… o que tem de americanos morrendo ao tentar chegar a Nicarágua libre a nado não tá escrito… 🙂

  3. Típico! Na Nicarágua impõem partido único, na Venezuela usa de suas marionetes no judiciário para impedir o legislativo, de maioria oposicionista, de funcionar e aqui o Brasil tenta constranger o judiciário com uma queixa ridícula contra o juiz Sérgio Moro na ONU.

    • Só a esquerda brasileira é BURRA o suficiênte para ir perante um orgão internacional reclamar que está sendo julgada pelo JUIZ NATURAL do caso… RSRSRSRSRSSRRSRSSSSSSS… depois se queixam qndo os chamamos de toupeiras… merecem ser humilhados…

      • Claro que SIM… de onde vc acha que saem as políticas coitadistas e gayzistas que nosso sistemas político esquerda tanto se aplica em colocar pra funcionar ???… o esquerdismo HOJE é mecanismo de controle social usado pelos metacapitalistas da NOVUS ORDO SECULORUM… cossitas que vc, com certeza já leu algo a respeito… qndo digo que a “gro…” é esquerda, os marxistas tacanhos não conseguem entender o paradoxo… pra fechar… o molusco trabalha para o Mr. SOROS… dá pra entender ???… a mesma coisa para a loira hilária americana… idem para o … mafioso sambarilove… todos MAFIOSOS a serviço da malta novaiorquina… porque vc acha que a sede da ONU é em NY ???… pra pensar…

    • Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam pelo povo como há nos eua…a “Democracia” de 2 partidos só…rs..

    • Só quero ver o quê o Serginho ..rsrsr …. vai dizer quando tiver que pronunciar quanto a corrupção na AMERICANAER companny .. rsrsr ….será com aquela célebre frase …. Isso não vem ao caso ! ” .. HAHAHAH …não é assim que a jurisprudência dos golpistas de toga funciona ultimamente no brazil ? … HAHAHAHAH ….quando se refere a corrupção de outros partidos ?.. afinal …. rsrsr … será que os diretores da AMERICANAER conpanny .. terão o mesmo tratamento do que os outros diretores como os da Odebrecht tem ? … vamos vê até onde vai o cinismo dessa .. digamos .. “gente do Bem ” .. HAHAHAH…

  4. Será que está na genética dos políticos “latindos”, não querer largar o osso por nada?
    E cambada que não quer passa a faixa pra frente…

    • Não sabem produzir NADA… já pensou se perderem a boquinha ???… irão ter que trabalhar pesado… um escárnio !!!… 🙂

  5. tsc, tsc, tsc…. q VERGONHA !!

    por isso q não dá pra defender essa ideologia de esquerda, eu tento ser justo nos meus comentários, mas é uma VERGONHA quem gosta dessa ideologia.

    Acho q o capitalismo tem um monte de defeitos, mas a esquerda consegue sempre superar os defeitos do capitalismo.

    Quando vejo professores, juristas, advogados, empresários, pessoas q deveriam ser esclarecidas e bem informadas, defendendo a ideia do socialismo em pleno séc 21, depois de todos os FRACASSOS q obtiveram com tantas nações mundo afora, e que ainda vem acontecendo, juro q só penso duas coisas sobre esse tipo de pessoa

    são vigaristas, ou tem algum tipo de problema mental, algum tipo de trauma, ou até pior, como a psicopatia.

    Não dá pra aceitar o socialismo com querem os esquerdistas, é irracional da forma como é o ser humano ! é UTOPIA, uma fantasia, uma ilusão.

    é nisso q esses grandes populistas de esquerda investem, VENDER uma ilusão para o povo, oq eu me admiro é ver pessoas como citei acima cair nessa conversa, taí ae o resultado, olha do q nos livramos aki no Brasil.

    • ……………….Tio Satam queria dar um golpe no Ortega por causa do canal que os chineses estão construindo (concorrente do canal do Panamá) daí que Ortega farejou a aventura dos EU e seus capachos nicaraguenses e deu o contragolpe antes…cabra escovado!!!………

  6. É impressionante como as coisas se repetem com o passar do tempo .. já a 2000 mil anos atrás .. mais precisamente 2016 anos atrás .. um socialista palestino disse .. ” quem nunca pecou , que jogue a primeira pedra ” .. muitos se escandalizam com o golpe na Nicarágua más aplaude o golpe no brazil ,paraguy .. etc . etc
    .de forma cínica e com muita paixão .. HAHAHAHAH ..más quando se depara com um Golpe que não tenha a assinatura do tio satã e que não reza pela castilha do trio satã . ai vem os neofarizeus com seus choros e lágrimas de crocodílio ..HAHAHAHAH …impressionante .. HAHAHAH .. até parece que é sério .. HAHAHAHAH…

Comentários não permitidos.