India pretende assinar um contrato por US $ 8 bilhões para a modernização de 194 Su-30MKI

IAF

Sugestão: Rustam
Tradução e adaptação E.M.Pinto
 Leia Também

Num artigo assinado por Vivek Raghuvanshi publicado na Defense News, foi relatado que a Índia tem acelerado as negociações com a Rússia sobre o programa de modernização de 194 caças Su-30MKI, num total estimado de US $ 8 bilhões. Prevê-se que o programa converterá os caças para um padrão próximo à quinta geração. A versão atualizada receberá o nome de Super Sukhoi.

De acordo com um representante não identificado do Ministério da Defesa indiana.

 “A delegação russa foi à Nova Deli no início de julho para discutir a modernização da aeronave, o contrato deve ser concluído nos próximos quatro a seis meses.”

O representante da IAF observou  que está prevista a atualização de todos os 272 Su-30MKI ao nível de aviões de quinta geração. Embora o representante da Força Aérea da Índia alegue que este programa não prejudicará o desenvolvimento do projeto da quinta geração o FGFA avaliado em US $ 25 bilhões. Porém, alguns especialistas acreditam que o projeto do “Super Sukhoi”  abrandará o ritmo de desenvolvimento  FGFA.

O acordo preliminar entre a Índia e a Rússia sobre o desenvolvimento de aeronaves de caça de quinta geração foi assinado em 2011, mas as partes não tinham assinado ainda um contrato de US $ 6 bilhões. Para o pagamento do interesse indiano no projeto, como as partes não têm sido capazes de resolver o problema em relação à participação de cada uma  na fabricação de aeronaves. De acordo com a Marechal do ar aposentado Muthumanikama Mathesvara (Muthumanikam Matheswara), a modernização do Su-30 definitivamente abrandará o projeto FGFA, apesar do fato de que o Su-30 modernizado não ser equivalente ao FGFA. Porém ressalta que o máximo de modernização dos Su-30 sairia pela metade do custo de uma nova aeronave FGFA, que é consideravelmente mais caro.Respondendo a uma pergunta sobre por que o Super Sukhoi não vai custar tanto quanto o FGFA, outro representante da Força Aérea, disse:

” O programa FGFA já está aprovado mas o Super Sukhoi ainda não”.

O marechal da Reserva Dalzhit Singh (Daljit Singh) explicou a diferença entre o FGFA e o Super Sukhoi.

“O FGFA tem um número de recursos que não estão disponíveis no Super Sukhoi. Eles incluem um posicionamento interno de armas, um melhor desempenho de furtividade, sistema eletrônico de combate integrado, velocidade de cruzeiro a uma velocidade supersônica. O Su-30 não pode ser transformado em um avião furtivo. Qualquer alteração de uma asa e materiais da aeronaves para aumentar a discrição seria caro, demorado e quase igual ao novo projeto FGFA .

Os planos para a modernização da Super Sukhoi incluem a conclusão da cabine, facilitando a conversão para o FGFA. A aeronave melhorará  aa furtividade e será equipada com mísseis de longo alcance e sistema de orientação infravermelha, o míssil supersônico russo-indiano, BrahMos, bem como o radar AESA, disse um diplomata da embaixada russa (sic !).

Mathesvar observou que a ênfase na modernização da versão Su-30 para o Super Sukhoi será feita em aviônicos e sensores. Eles serão completamente novos, assim como o software. Assim, não haverá a repetição dos problemas antigos com o software. Também serão sanados os problemas dos motores.

Super Sukhoi SU 30
Relata-se que o Super Sukhoi receberia modificações nas asas e tomadas de ar para tornar-se mais furtivo, embora o coração do programa seja os sistemas eletrônicos.

De acordo com o diplomata russo na Índia, um contrato para a modernização para o Super Sukhoi já foi assinado, o protótipo será feito na Rússia, e ele será modernizado nas instalações da HAL na Índia.

Apesar do desejo de se obter o Super Sukhoi, a principal limitação da Força Aérea  é a falta de recursos. O representante do Ministério da Defesa confirmou que a disponibilidade de fundos para a modernização seria um assunto sério, a falta de aviões de combate IAF é sensível dada a diminuição acentuada do número de aeronaves disponíveis.  A IAF possui atualmente 25 esquadrões de caça, compostos cada um por 18 aeronaves, embora o desejável seria 45 esquadrões.

Fonte: Defence News

35 Comentários

  1. Com o avanço tecnologico rapido de novos sistemas de radar cada vez mais investir bilhoes em tais caças furtivos que quando entram de serviço ja deixaram de ser furtivos nao faz sentido penso eu.
    Creio que seja uma boa soluçao..e bom negocip para ambos.

    Se a moda pega …ainda aparece um illuminado que recebe propina querer um Super F5 tiger 2000 kkkkkkk

    • “Esta história de avião Stealth é uma lenda.
      Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.
      De duas uma, ou são caríssimas de se operar e de se manter ou no fundo, ainda não são tão relevantes assim; no cenário atual.”

      Ocidental Sincero

      • “”Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.””

        Porque só enfrentam países fracos como iraque e líbia.

        Furtividade é o futuro, máquina. Pode ser degradada mas ninguém ainda alterou o comportamento das ondas de radio.

        A furtividade funciona e é característica básica dos caças do futuro.

      • rsrsrsrss… frase reformatada perde o contexto… mas acho que “eles” entenderam o recado… 🙂

    • Os caças furtivos continuam furtivos contra 99% dos radares russos e 100 dos caças russos( se é a eles a que se refere ). Enquanto os caças convencionais tem que manter a 200 km de um AEGIS ou HQ-9 por exemplo, ou 100km de um Superhonet.

      Quando se reduz o alcance de um radar por 2 a área de cobertura é divida por 4 e o volume por 8. Mesmo o caça sendo “meio furtivo” o efeito já é enorme.

      Não estou desrespeitando sua opinião colega, mas todo o mundo investe em aeronaves furtivas principalmente EUA e CHINA. Eles acreditam que funciona e que é a tendência para o futuro. Se, não acredita nos americanos tem a China para confirmar.

      respeitosamente.

      • Bem meu caro, equívocos e devaneios acontecem mas esse ai foi forçar a barra de mais!! Em um treinamento em 2014 em que um F-22 decolou do japão e pousou na coreia do sul os radares russos(esses inclusive os em orbita) e chineses acompanharam todo o voo, do momento que decolou até pousar, a mais de 1000 km de distancia!! vai estudar, e chato ver todo mundo ter que te falar ma mesma coisa.

      • “Bardini
        Hoje 18:45”

        a pintura RAM compõem apenas uma parte dos recursos que dão baixa assinatura de radar a uma aeronave stealth…..a ausência deste recurso em nada tira por completo a furtividade de uma aeronave stealth…….um caça não é furtivo apenas pela pintura RAM…mas pelo uso combinado de vários outros recursos ….como a tecnologia de formas ou de uso de materiais cerâmicos especiais nas entradas de ar …que inclusive possuem mais propriedades anti radar que a pintura RAM …por conta da região das entradas de ar serem o local onde mais iluminam num radar…e a muito tempo os Russos possuem em seus bancos de dados a assinatura de radar dos f-22….já que inúmeras vezes estes caças stealths foram enviados para interceptar TU-95 projetados para serviço de inteligência eletrônica que capturam o sinal da assinatura de radar das aeronaves e os guardam em seus bancos de dados….a assinatura em domínio dos Russos não é exata….mas é o suficiente para saber/conseguir identifica-los..

      • Aviões de inteligência eletrônica não capturam assinatura de RCS. Isso quem poderia fazer é um AWAC.

        E o fato dela ser capturada não modifica os +95% de energia que as formas furtivas desviam da direção da antena.

        Todo mundo está fazendo aviões “invisíveis”, mas que dizer que é obsoleto diz então.

      • Sem RAM e com tanques sob as asas o F-22 tem suas capacidades Stealth comprometidas e isso é de conhecimento de todos que se interessam um pouco pelo assunto. Se você quer acreditar em bombardeiro Tu-95 “modificado” para medir a assinatura de radar, acredite… Mas me mostre uma foto do F-22 interceptando um “Bear” sem os tanques:
        http://breakingdefense.com/wp-content/uploads/sites/3/2014/11/Russian-Tu-95-Bear-USAF-F-22-Raptor-071122-F-ZY202-005-1024×682.jpg

        No mais… Os Russos e Chineses podem tentar medir o que eles quiserem, é uma boa propaganda, assim como fazer aeronaves com formato de “stealth”.

      • Mas já foi ventilado inúmeras vezes que as técnicas de forma é que são as principais responsáveis pela redução do RCS das aeronaves… a aplicação de materiais RAM só influencia em uma ínfima parcela desta furtividade.

        Segundo que material RAM não é apenas a “pintura” e sim a aplicação do material sob a fuselagem, uma espécie de colméia que absorve as ondas ao invés de refleti-las

        Já o acréscimos dos tanques subalares, estes sim podem e com certeza aumentaram a “observabilidade” do raptor.

      • RAM só influência em uma ínfima parcela da furtividade?

        Tá bom…

        Isso só vale para aeronaves ocidentais ou vale pros Russos também?

        Pergunto isso pois também é ventilado por ai que o gigante e “todo poderoso” Su-35, que não tem nada de “tecnologia de forma” em seu projeto já que este remonta ao Su-27 da década de 70, teve muitas “melhoras” em sua capacidade de ser “stealth” devido sua nova “pintura RAM”…

        Ai fica difícil…

      • Não é apenas a pintura nobre Bardini… a inclinação dos estabilizadores verticais evitando o ângulo de 90° e a inserção de baias de armas internas são sem dúvida nenhuma os principais fatores da diminuição da observabilidade. Lógico que o material ferromagnético aplicado a aeronave também ajuda a dissipar o que passar das ondas mas este é um meio de “acabamento” digamos assim… o grosso da redução está nas técnicas de formas.

      • Acho que quem precisa “estudar” e especialmente procurar fontanária confiáveis de informação é você meu caro, que fica dando destaque para as sandices que a mídia ufana e corrupta russa publica…

      • Eu penso que, sem necessidade primente, JAMAIS mostraria meu “pulo do gato” para inimigos potenciais… melhor usar qndo precisar de fato… SIMPLES ASSIM… deixa a chinesada achando que conseguiu… 🙂

      • AWM

        Repito que eu disse 99% dos radares russos. Todos os SAMs russos e caças russos. S-300, Buk-M2, Tor, Pantisr e até S-400 provavelmente.

        “”Radares russo em órbita””??? Isso sim é que é devaneio.
        Arruma uma fonte decente.

        E foram radares chineses a distâncias menores de 1000km e nem se sabe se foram raptors.

        Chato é ver gente no mundo da fantasia das fontes de segunda sempre sem evidências.

        Pode me dizer qual é o radar russo em órbita que detecta caças?
        E os acompanha por mil quilômetros?

      • “Os caças furtivos continuam furtivos contra 99% dos radares russos”

        Não chega a tanto e mesmo que os caças furtivos continuem difíceis de rastrear a maioria dos radares, são os de alerta imediato de baixa frequência instalados no extremo das fronteiras que irão detectá-los primeiro, alertando a VKS para decolar seus MIG-31 voando a 28000 metros para interceptação e derrotá-los com tecnicas look down shoot down e mesmo se passarem pelos interceptadores o IADS já está todo de sobreaviso, e agora radares VHF podem orientar mísseis SAM contra alvos stealth, veja o infográfico:

        http://www.ausairpower.net/XIMG/S-300PMU2-Battery-Integration-1.png

        “Quando se reduz o alcance de um radar por 2 a área de cobertura é divida por 4 e o volume por 8”

        Você quis dizer “quando se reduz a eficácia de um radar”, né? pois o alcance dele vai continuar exatamente o mesmo frente a um avião stealth porém a sua eficácia será diminuída. E é aí que reside a maior vantagem da furtividade no combate aéreo… os radares dos caças e principalmente os radares dos mísseis BVR que trabalham com ondas pequenas tem mais dificuldade para identificar e trackear um contato stealth, dando a ele a vantagem de ver e atirar primeiro.

      • Eu não quis dizer que são imunes aos radares ( talvez tenha me expressado mal) nem determinar quem vence ou perde, Topol. Mas sim que furtividade é uma vantagem importante e falta muito para estar obsoleta.

        Melhor prova disso é o fato de todos estarem seguindo este caminho.

  2. o SU-30 já utiliza o novo radar AESA NIIP N001VE que pode emitir em 2 frequências e eletrônica de varredura com múltiplas antenas agrupados em uma forma circular sobre uma superfície plana….detecta um alvo do tamanho de um caminhão de 100 km e um grupo de tanques a 75 km de distância para missões de ataque ao solo disparando mísseis de cruzeiro ar-terra de longa distância….

    o IRST/Laser OEPS-27 dele pode fazer detecção e acompanhamento de alvos aéreos a 90 km de distancia…canhões, bombas e mísseis a 10 km de distância….pode realizar missões de ataque naval com voos de baixo nível sobre o mar como nas missões de aviões de ataque Super Etendard na Guerra das Malvinas que revolucionou o combate naval moderno….é capaz de realizar manobras mais avançadas como o Cobra Pugachev e o Tailslide….

    no “Índia Cup” realizado anos atrás os super fantásticos f-15 C/D estadunidenses foram sumariamente derrotados num exercício conjunto de jogos de guerra contra caças SU-30 MKI indianos….tudo foi oficialmente declarado em entrevista publicada na revista “US Today”….onde foi confirmado que o caça SU-30MKI da Índia havia superado completamente o f-15 C/D em 90% dos duelos simulados…. 😉

    Um TAPA na cara da sociedade estadunidense…. 🙂

    • Os F-15 lutaram no ínida Cup em diferença de três contra um e sem AIM-120, e sem AESA não dá para comparar.

      Tem certeza que o MKI já possui radar AESA?

    • “” pode realizar missões de ataque naval com voos de baixo nível sobre o mar como nas missões de aviões de ataque Super Etendard na Guerra das Malvinas que revolucionou o combate naval moderno….””

      Isso porque os ingleses não tinham AWACs nem F-15, Superhornets ou Su-35 com AESAs dando cobertura aos navios

  3. Parabéns, Rússia. Ganhe seu dinheiro honesto, fruto do seu trabalho. Sem explorar outras nações, apenas vendendo alta tecnologia.

  4. Fica difícil entender o porquê dessa modernização. Os indianos estão dentro do FGFA apesar do tempo demandado para produção em série do caça com todos os componentes, isso sem contar que certas partes pelo que entendi teriam que ser feitas pelos indianos, pois são itens críticos e não podem embarcar o caça, e tais cláusulas podem ocasionar o atraso na produção dos caças indianos, tendo um cronograma mais extenso que o PAK FA, e isso justifica tal modernização, que colocaria os Su-30 acima da maioria dos caças de 4G hoje existentes, e poderia atuar contra caças 5G com auxílio de sistemas de radares em terra interligados, colocando eles em paridade com Pequim. A situação da Índia não é tão urgente, ate porque a China não deseja contendas com Nova Déli, mas todo cuidado é pouco, pois de acordo com o cronograma do FGFA, o 5G indiano só será produzido por volta de 2022, quase 5 anos depois dos russos, e até lá o J-20 pode estar na casa das centenas.

    • Pode ser que a modernização contemple a homologação do Brahmos a todas unidades deste caça… essa razão seria bastante lógica pois prover os quase 300 SU-30 MKI indianos com a capacidade de lançar este míssil aumenta e muito a capacidade de defesa do país contra a PLA Navy

      • Concordo, a questão é o que ocorrerá ao Rafale depois de fechado este acordo, acho que os 36 vão subir no telhado.

  5. Vamos aos resultados práticos .. esse Su-30MKI através da IAF mostrou a seu valor nos céus da sua majestade deixando muitos que adora depreciar a tecnologia russa em saia justa .. rsrsr ….imagine esses SU- 30 modernizado ! .. Viiixx maria ! .. rsrs
    .
    Agora me lembrei .. para o desespero daqueles que adoram ser o dono da verdade e de ser sabichão …. vai ai mais uma da tecnologia russa em cima da tecnologia americana .. me refiro a um evento de um combate simulado entre uns F-15 Vs SU-27 a 200km da costa da Virgínia…. mano a mano ( 1 X 1 )… só deu SU-27 no ar e F-15 beijando o solo ..repetindo .. foi simulação …ainda bem que não era vero .. bom para o pilo americano.
    .
    [ aereo.jor.br/2010/01/06/o-dia-em-que-o-su-27-derrotou-o-f-15-tem-territorio-norte-americano/ ]
    .
    Olha que foi um dogfire entre um F-15 e um SU-27 .. imagine isso .. com um F-15 entre um SU-30 .. .. ou com um SU-35 ? … Viiixxx maria !!
    .

    • Pois é né? E quando os maravilhosos Su-30 indianos tomaram aquele pau dos F-15 e F-16 em Nellis antes da Red Flag? Está tudo lá na imperdível palestra do Cel. Fornhoff….??

      • segundo os pilotos indianos .. rsrs .. eles deixaram que o ianques ganhasse pois o filho do comandante indiano queria visitar a Disneilândia e naquele momento .. fazer dos pilotos americanos pagarem o maior mico .. rsrsr … não era ideal para os planos de féria do pimpolho hindu .. imagina você …a cara de frustração do garoto com os olhos cheio d’água? .. rsrsr .. fazer dos F-15 e do F-16 o mesmo que a IAF fez com o Typhoon inglês e que os russos fizeram lá na Virgínia com o F-15 .. 😉 .. até parece que os russos não gostam muuuuito da Disneylândia ..não é mesmo? .. 😀

  6. Este projeto do novo super Sukhoi é basicamente o mesmo trabalho que fizeram os americanos com o seu F-15 Silent Eagle… uma ligeira inclinação dos estabilizadores verticais para fora, o acréscimo de baias internas para as armas, introdução de um radar AESA e melhores aviõnicos com fusão de dados e uma pintura com tinta composta de material absorvente de ondas de radar… os resultados com certeza são animadores

Comentários não permitidos.