29 de Julho de 1960: Nasa Lança o programa Apollo

No dia 29 de julho de 1960, a Nasa divulgou o programa espacial Apollo, que em 1969 levaria o primeiro ser humano à Lua.

A antiga União Soviética foi a primeira nação do mundo a obter sucesso no lançamento de satélites artificiais e sondas espaciais. Em 1957, lançou o Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra.

Os sinais radiofônicos enviados pelo Sputnik podiam ser captados em todo o planeta, mas em uma nação essa recepção causava um certo desconforto: nos Estados Unidos. A nação tão orgulhosa de sua supremacia tecnológica via-se relegada a um mero segundo lugar na corrida espacial.

A resposta dos EUA só foi anunciada três anos depois, em 29 de julho de 1960, em Washington, numa conferência da Nasa. No encontro, a agência espacial norte-americana apresentou Apollo, um programa de dez anos que tinha por objetivo garantir a liderança dos Estados Unidos na corrida espacial.

Origem mitológica

Segundo a mitologia grega, Apolo, filho de Zeus e de Leto, irmão gêmeo de Artemis, era idolatrado principalmente como deus da luz e do sol. Foi Apolo que, em carruagem de ouro, pôs o disco solar no firmamento. Quem deu o nome Programa Apollo ao ambicioso projeto norte-americano foi o executivo da Nasa T. Keith Glennan.

Mas a denominação, sonora em si, não garantia o sucesso do projeto. A Nasa precisava, sobretudo, de muito dinheiro.

Entusiasmado com a ideia de transformar os EUA na nação líder na corrida espacial, o presidente John F. Kennedy apoiou o programa sem restrições. Em discurso no Congresso, a 25 de julho de 1961, disse: “É chegada a hora de empreender esforços maiores. É tempo de um novo empreendimento americano. Está na hora de esta nação assumir a liderança na pesquisa espacial.”

Em princípio, a Nasa havia previsto o envio do primeiro homem à Lua para bem depois de 1970. Mas isso não interessava ao presidente. Ele sabia que era mais fácil convencer o Congresso e a opinião pública se lhes fosse apresentada uma grande e impressionante meta.

Arbitrariamente, ele mudou o cronograma do projeto e exigiu que a Nasa realizasse um pouso na Lua ainda antes de 1970. “Acredito que esta nação deve ser comprometer a mandar um homem à Lua ainda nesta década e trazê-lo de volta com segurança”, disse.

Kennedy também apelou ao orgulho patriótico dos congressistas. “Nenhum outro projeto espacial desta época será mais impressionante para a humanidade e mais importante para a pesquisa do universo do que este. E nenhum outro é de realização tão difícil e dispendiosa.” O Congresso aprovou a liberação dos recursos necessários e a tarefa nacional foi realizada num esforço extraordinário.

Pequenos grandes passos

O Programa Apollo, no entanto, começou com um fracasso. Em 27 de janeiro 1967, um curto-circuito incendiou o módulo de comando da Apollo 1, durante um teste na plataforma de lançamento do Cabo Canaveral, na Flórida. No acidente, morreram os astronautas Virgil “Gus” Grissom, Ed White e Roger Chaffee.

O desastre foi seguido por uma série de sucessos. A Apollo 7 conseguiu fazer um teste de voo de onze dias, em 1968. Em dezembro do mesmo ano, a primeira missão espacial tripulada dos EUA deu a volta na Lua a bordo da Apollo 8. Na primavera européia de 1969, o módulo de aterrissagem foi testado pelas missões Apollo 9 e 10.

O programa espacial dos EUA chegou ao seu auge a 20 de julho de 1969. A Apollo 11 levou o primeiro homem a pisar na Lua. “É um pequeno passo para um homem, mas um salto para a humanidade”, disse o astronauta Neil Armstrong, ao desembarcar do módulo Eagle. Ele e Edwin “Buzz” Aldrin fincaram a bandeira dos EUA e permaneceram na superfície lunar por 21 horas, coletando amostras de rochas e poeira.

Com isso, a Nasa cumpriu a promessa feita nove anos antes pelo presidente Kennedy, de levar os americanos à Lua ainda naquela década. O anúncio do Programa Apollo, a 29 de julho de 1960, foi o primeiro de uma série de passos que representaram um grande salto para a humanidade.

Fonte: DW

43 Comentários

  1. Muitos se perguntam .. hoje com toda a evolução que a tecnologia sofreu desde a aquela “chegada do homem na Lua” pelo EUA…. porque não mandaram mais nada para Lua …. bem diferente do Russos,chineses que irão mandar para Lua expedições ainda nesse século … pelo que estes divulgam .
    .
    Para quem quer ir a Marte e que já pisou na Lua .. este satélite é uma excelente base de apoio para as preteridas missões à marte …. um meio caminho .

    • A TV é o oxigênio que forma nossas idéias….A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com
      isso fabrica muitas cabeças…

    • Lucena..rapaz…dessa vez vou concordar com voce 100%, incrível né mas voce tem toda razão. o Presidente Obama foi muito mal assessorado pelo seu conselheiro de ciências, deveriam ter ido em frente com as diretrizes estabelecidas para a NASA pelo ex presidente Bush de retornar a Lua e estabelecer uma base permanente por lá (provavelmente no Polo Sul do satélite onde foram descobertas grandes quantidades de agua congelada em crateras onde a luz do sol nunca chega). Ai sim, com uma gravidade 1/6 da terrestre e a possibilidade de transformar aquele gelo em hidrogênio e oxigênio (combustível) uma missão para qualquer canto sistema solar sairia muito mais em conta.

  2. Os Soviéticos conquistaram:

    1 – O primeiro satélite artificial em órbita (outubro de 1957, Sputnik 1).

    2 – O primeiro ser vivo a entrar em órbita, uma cadela de nome Laika (novembro de 1957, no Sputnik 2)

    3 – O primeiro retorno seguro de um ser vivo de órbita, dois cães, Belka e Strelka, 40 camundongos, 2 ratos (agosto de 1960, Korabl-Sputnik 2).

    4 – O primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, também o primeiro homem a orbitar a Terra (abril de 1961, Vostok 1).

    5 – Primeiros a ter duas espaçonaves em órbita ao mesmo tempo (mas não foi um rendezvous espacial, conforme descrito frequentemente) (agosto de 1962, Vostok 3 e Vostok 4).

    6 – Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova (junho de 1963, Vostok 6, como parte de um segundo voo simultâneo de duas espaçonaves, incluindo a Vostok 5).

    7 – Primeira tripulação de três cosmonautas a bordo de uma espaçonave (outubro de 1964, Voskhod 1).

    8 – Primeira atividade extra-veicular espacial (março de 1965, Voskhod 2).

    1957: Primeira míssil balístico intercontinental e veículo de lançamento orbital, o Semyorka R-7
    1957: Primeiro satélite, o Sputnik 1
    1957: Primeira animal em órbita da Terra, o cão Laika no Sputnik 2
    1959: Primeira ignição do foguete na órbita da Terra, primeiro objeto para escapar da gravidade da Terra pelo homem, Luna 1
    1959: Primeira comunicação de dados, ou telemetria, de e para o espaço exterior, Luna 1.
    1959: Primeiro objeto feito pelo homem a passar perto da Lua, o primeiro objeto feito pelo homem em órbita heliocêntrica, Luna 1
    1959: Primeira sonda a impactar a Lua, Luna 2
    1959: Primeiras imagens da lua de outro lado, Luna 3
    1960: primeiros animais a regressar em segurança a partir da órbita da Terra, os cães Belka e Strelka sobre Sputnik 5.
    1961: Primeira sonda lançada a Vênus, Venera 1
    1961: Primeira pessoa no espaço (definição International) e na órbita da Terra, Yuri Gagarin em Vostok 1, programa Vostok
    1961: Primeira pessoa a gastar mais de 24 horas no espaço Gherman Titov, Vostok 2 (também primeira pessoa a dormir no espaço).
    1962: Primeiro voo espacial tripulado dupla, Vostok 3 e Vostok 4
    1962: Primeira sonda lançada para Marte, Marte 1
    1963: Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova, Vostok 6
    1964: Primeira tripulação multi-pessoa (3), Voskhod 1
    1965: Primeira atividade extra-veicular (EVA), por Aleksei Leonov, [18] Voskhod 2
    1965: Primeira sonda a atingir outro planeta do sistema solar (Vênus), Venera 3
    1966: Primeira sonda a fazer um pouso suave em e transmitir a partir da superfície da lua, Luna 9
    1966: Primeira sonda em órbita lunar, Luna 10
    1967: Primeiro encontro não tripulado e acoplagem, Cosmos 186 / Cosmos 188.
    1968: Primeira seres vivos para chegar à Lua (vôos circunlunar) e voltar ileso para a Terra, Tartarugas russas sobre Zond 5
    1969: Primeira acoplagem entre dois embarcação tripulada em órbita da Terra e troca de tripulações, Soyuz 4 e Soyuz 5
    1970: Primeira amostras de solo extraído e retornou à Terra a partir de outro corpo celeste, automaticamente Luna 16
    1970: Primeira rover espaço robótico, Lunokhod 1 na Lua.
    1970: Primeiros dados recebidos da superfície de outro planeta do sistema solar (Vênus), Venera 7
    1971: Primeira estação espacial, Salyut 1
    1971: Primeira sonda para impactar a superfície de Marte, Marte 2
    1971: Primeira sonda a pousar em Marte, Marte 3
    1975: Primeira sonda a orbitar Vénus, para fazer pouso suave em Vênus, primeiras fotos da superfície de Vênus, Venera 9
    1980: Primeira pessoa hispânico e negro no espaço, Arnaldo Tamayo Méndez na Soyuz 38
    1984: Primeira mulher a caminhar no espaço, Svetlana Savitskaya (Salyut 7 estação espacial)
    1986: Primeira equipe para visitar duas estações espaciais distintas (Mir e Salyut 7)
    1986: Primeira sondas para implantar balões robóticos em Venus atmosfera e para retornar imagens de um cometa durante voo rasante Vega 1, Vega 2
    1986: Primeira estação tripulada permanentemente espaço, Mir, 1986-2001, com presença permanente a bordo (1989-1999)
    1987: Primeira equipe a passar mais de um ano no espaço, Vladimir Titov e Musa Manarov a bordo da Soyuz TM-4 – Mir

    When americans reach the moon…They would have to pass at the russian imigration…..Quando os americanos chegarem na lua….Eles terão que passar pela imigração russa…Werner Von Braun…Diretor do programa Apollo….Antes de conseguir o primeiro vôo……

  3. de fato os estadunidenses nunca venceram corrida espacial alguma…apenas na guerra de propaganda deles é que conseguiram isto….a missão apolo foi uma completa farsa…uma das maiores fraudes da humanidade…os fatos e evidencias concretas são absurdamente inúmeros….Alguns fatos que colocam em cheque esta questão:

    o programa foi interrompido em seu auge…..

    o desenvolvimento do programa apolo foi estranhamente muito rápido sob medida para atender a promessa de Kennedy….

    o caso similar dos irmãos Wright que após Santos Dumont apareceram reclamando seu sucesso prévio que nunca foi claramente provado….

    o atraso estadunidense em relação aos russos nos lançadores e estações espaciais….na época da Apollo 11 a União Soviética tinha cinco vezes mais homens-horas no espaço que os EUA…

    Mortes de pessoas-chave da Nasa:

    Em um programa de televisão sobre as alegações de fraude, a Fox Entertainment Group listou as mortes de dez atronautas e dois civis relacionadas ao programa de missões espaciais tripuladas como sendo possivelmente assassinadas como parte de uma ocultação da fraude.

    Theodore Freeman (queda em um T-38, 1964).

    Elliot See e Charlie Bassett (acidente com um T-38, 1966).

    Virgil Grissom (incêndio na Apollo 1, janeiro de 1967). Seu filho Scott Grissom disse que o acidente foi um assassinato.

    Edward Higgins “Ed” White (incêndio na Apollo 1, janeiro de 1967).

    Roger Chaffee (incêndio da Apollo 1, janeiro de 1967).

    Edward “Ed” Givens (acidente automobilístico, 1967).

    Clifton “C. C.” Williams (acidente com um T-38, oububro de 1967).

    O piloto de X-15 Michael J. “Mike” Adams (O único piloto de X-15 morto durante o programa de teste de voo do X-15 em novembro de 1967 – não era um astronauta da Nasa, mas voou com o X-15 acima de 80 km).

    Robert Henry Lawrence, Jr., programado para ser um piloto do Projeto MOL da Força Aérea norte-americana, que morreu em uma queda de jato em dezembro de 1967, pouco depois de se apresentar para o programa (cancelado posteriormente).

    Funcionário da Nasa Thomas Ronald Baron (colisão de carro com trem, em 1967, logo após fazer acusações no Congresso sobre a causa do incêndio da Apollo 1, após o que ele foi demitido). Considerado suicídio. Barom era um inspetor de controle de qualidade que escreveu um relatório criticando o programa Apollo e passou a criticar abertamente após o incêndio da Apollo 1. Baron e sua família foram mortos quando seu carro foi atingido por um trem em um cruzamento com linha férrea.

    Brian Welch, um oficial no comando do Public Affairs Office da Nasa, morreu alguns meses depois de aparecer na mídia para desmentir o show de televisão pró-fraude da Fox citado acima.

    • A única fraude é de quem tenta risivelmente negar o feito do projeto Apollo em levar o homem à Lua, naquela que foi a maior aventura humana de todos os tempos

      Ps: aos lunáticos que adoram falar essa inverdade, sugiro fazer isso cara a cara com Buzz Aldrin. Bart Sibrel que o diga!

      • Eu li que beber fazia mal então parei de beber…Li que comer gordura fazia mal então parei de comer…Li que sexo fazia mal então parei de LER….A televisão pode ser definida como uma faca de trez gumes….Ela tanto pode
        formar, como informar, como deformar………Quem acredita em psicocinése levante o meu braço………….

      • Leu que comer gordura fazia mal então parou de comer…Leu que sexo fazia mal então parou de fazer…Leu que pensar fazia mal então parou de pensar!!

      • Os homens são animais muito estranhos….Uma mistura do nervosismo de um cavalo…Da teimosia de uma mula e da malícia de um camelo….

      • “Quando uma pessoa mente para justificar seu ponto de vista fica evidente que o ponto de vista no mínimo está errado.”

        Carl_Carl

      • S-88 o vídeo do Buzz é hilário, uma bofetada bem merecida, mas pelo menos aquele troll não se escondeu atras do pc rsrs
        Esse pessoal não vai nunca aceitar isso, veja que boa parte das vezes envolve ideologia e vira uma questão de fé, mesmo com todas as evidências provando. É igual ao pessoal da “terra plana”, a loucura é exatamente a mesma rs.

    • Troll, só quero acrescenter uma coisa, nesse excelente texto que você escreveu: os russo foram os pioneiros e os melhores em construir Estação Espacial. A Mir foi pioneira e precursora da Estação Espacial Atual, que só foi possível ser construída com a participação dos russos. A maior contribuição dos americanos foi só com a grana.

      A Rússia já disse que não tem intenção de continuar com a Estação Espacial depois de 2020 e já está articulando com a China e a India para construir a sua própria estação, sem o Ocidente.

      Veremos em um futuro próximo, a Eurásia com uma ótima Estação Espacial e o Ocidente sem nada.

    • Certo, e segundo voce, 500.000 funcionários da NASA na época, 2.800.000 de terceirizados e fornecedores e mais uns 5.000.000 de familiares e amigos de todo esse pessoal, sem contar toda a mídia do planeta, todos fizeram um juramento solene de nada revelar sobre a “farsa”. Epa, já ia me esquecendo dos soviéticos e chineses que monitoraram todas as missões de muito perto. Cria coragem e pergunta para os russos o que eles acham (um órgão oficial do governo por favor) em vês de ficar falando abobrinha com suas teorias da conspiração sem fundamentos lógicos ou factíveis.Minha geração foi extremamente privilegiada, vi o homem pousando na lua, eu tinha só 12 anos, foi inesquecível, se a Inteligência Infinita me permitir pretendo ver o homem pousando em Marte também, pouco me importa a nação que for.

      Voce me faz lembrar de algumas frases de Marco Tulio Cícero, este sim, orador, jurista romano ao afrontar Catilina: “Por quanto tempo ainda há de zombar de nós a tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia desenfreada?

  4. Os estadunidenses nunca estiveram a frente de nada no que desrespeito a tecnologia/pioneirismo espacial pós segunda guerra……em 27 de janeiro de 1967 os três astronautas a bordo da Apollo 1 morreram em um incêndio, durante um treino…O incêndio começou com uma faísca na atmosfera extra-oxigenada usada no teste da espaçonave e foi alimentada por uma quantidade significativa de material combustível dentro da espaçonave….Concluíram com isso que a única maneira de vencer a corrida à Lua era falsificando os pousos….

    Os projetos e desenhos das máquinas envolvidas desapareceram. As fitas da Apolo 11 contendo telemetria e o vídeo de alta qualidade (antes da conversão de scan) do primeiro pouso lunar desapareceram.

    a) o Dr. David Williams (arquivista da Nasa no Goddard Space Flight Center) e o diretor de voo da Apollo 11 Eugene F. Kranz reconheceram que as fitas de telemetria da Apollo 11 estão desaparecidos. Os proponentes da fraude interpretam isto como sendo um reforço à teoria de que eles nunca existiram.

    b) Proponentes da fraude dizem que os projetos do Módulo Lunar Apollo, rover, e equipamentos associados estão desaparecidos.

    Os proponentes da teoria da fraude gastam uma porção substancial de seus esforços examinando as fotos da Nasa. Eles apontam várias coisas estranhas nas fotos e filmes feitas na Lua. Os proponentes da fraude declaram também que informantes teriam manipulado deliberadamente as fotos da Nasa na esperança de expôr a mesma.

    Cruzes que parecem estar atrás dos objetos.

    A cor e ângulo das sombras e luzes são inconsistentes.

    Fundos idênticos em fotos que, pelo seus títulos, foram feitas a uma distância de milhas umas das outras.

    As fotos contém artefatos como as duas que parecem ‘C’s em uma rocha e no fundo.

    Existem “pontos quentes” em algumas fotos que sugerem que um grande holofote foi usado a curta distância.

    Em um momento do filme, é possível notar algo semelhante a um fio segurando um dos tripulantes, no momento em que a luz reflete no material. Segurar os tripulantes por fios seria uma técnica para que parecesse que eles estavam “flutuando” na Lua.

    Falta o intervalo de mais de dois segundos nas comunicações a uma distância de 400.000 km.

    Não há uma cratera ou outro sinal de que a poeira tenha sido espalhado como visto nos filmes de 16 mm de cada pouso. O Módulo de Pouso pesava 17 toneladas e ficou em cima da areia sem causar impressão alguma, mas próximo a ele pegadas podem ser vistas na areia.

    há a alegação de que as amostras americanas foram colhidas da mesma forma que as amostras soviéticas, usando sondas autônomas, mas este argumento apresenta algumas falhas graves:

    A tecnologia atual de coleta de amostras é capaz de recuperar no máximo 150 g de cada vez. Admitindo uma média de 100 g por coleta, seriam necessárias 3.820 missões para a Lua para conseguir coletar 382 kg de amostras, e mesmo assim algumas amostras de rochas pesam vários kg, que não poderiam ser recuperadas com a tecnologia atual;

    Os soviéticos desenvolveram tecnologia para coletar amostras de solo na Lua, e retornar para a Terra com elas. Os americanos tinham a tecnologia de coleta e análises de amostras, que foi usada na Lua pelas sondas Surveyor, e em Marte, mais recentemente pela sonda Phoenix, mas nunca desenvolveram tecnologia para enviar estas amostras de volta à Terra. Até hoje a Nasa não desenvolveu esta tecnologia.

    • Amigo…

      Sabe quem são as principais testemunhas dos americanos? OS RUSSOS… Começa por aí… Quando do lançamento da sonda Luna 16, os mesmos tiveram que estar em contato com os americanos para evitar uma colisão com a Apolo 11. Os russos tiveram assento privilegiado quando os americanos pousaram…

      “Os projetos e desenhos das máquinas envolvidas desapareceram. As fitas da Apolo 11 contendo telemetria e o vídeo de alta qualidade (antes da conversão de scan) do primeiro pouso lunar desapareceram.”

      Sob risco de espionagem, até eu faria tudo isso desaparecer…

      “Cruzes que parecem estar atrás dos objetos.”

      As lentes das câmeras tinham marcações, cujo propósito era justamente calcular distância e tamanho de objetos a serem capturados por ela…

      “A cor e ângulo das sombras e luzes são inconsistentes.”

      “As fotos contém artefatos como as duas que parecem ‘C’s em uma rocha e no fundo.”

      “Existem “pontos quentes” em algumas fotos que sugerem que um grande holofote foi usado a curta distância.”

      As fotos foram feitas em momentos diferentes e de ângulos diferentes… Óbvio que nem todas as sombras vão coincidir… E muitas fotos divulgadas por aí não são do pouso lunar, mas sim de testes feitos na Terra. Dá pra confundir bastante…

      “Fundos idênticos em fotos que, pelo seus títulos, foram feitas a uma distância de milhas umas das outras.”

      Que milhas…? Até onde sei, Buzz e Armstrong mal caminharam ao redor do módulo… Também já vi fotos e mais fotos. E se reparar direito, não tem mesmo nenhuma que seja igual a outra ( exceto talvez as dos testes )…

      “Em um momento do filme, é possível notar algo semelhante a um fio segurando um dos tripulantes, no momento em que a luz reflete no material. Segurar os tripulantes por fios seria uma técnica para que parecesse que eles estavam “flutuando” na Lua.”

      Ninguém “flutua” na Lua… Qualquer um que ver os filmes vai ver que os astronautas andam aos pulos…

      “Falta o intervalo de mais de dois segundos nas comunicações a uma distância de 400.000 km.”

      Onde falta esse intervalo…? Quando os astronautas falam com o controle na Terra, ve-se claramente um delay quando da resposta de um ou outro lado…

      “Não há uma cratera ou outro sinal de que a poeira tenha sido espalhado como visto nos filmes de 16 mm de cada pouso. O Módulo de Pouso pesava 17 toneladas e ficou em cima da areia sem causar impressão alguma, mas próximo a ele pegadas podem ser vistas na areia.”

      Veja os filmes da alunissagem… Qualquer um que ver vai perceber a poeira levantando no momento do toque. A Lua é um pedaço de rocha com uma camada de poeira que varia bastante de profundidade em sua superfície. Em alguns pontos, não dá nem pra afundar o pé; que dirá o módulo…
      https://www.youtube.com/watch?v=RONIax0_1ec ( a partir de 13:23 )

      “Os americanos tinham a tecnologia de coleta e análises de amostras, que foi usada na Lua pelas sondas Surveyor, e em Marte, mais recentemente pela sonda Phoenix, mas nunca desenvolveram tecnologia para enviar estas amostras de volta à Terra. Até hoje a Nasa não desenvolveu esta tecnologia.”

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Stardust_(sonda_espacial)

      E não só eles…
      http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sonda-coleta-amostra-asteroide&id=010130100426#.V51BLvkrLIU

      Os próprios russos analisaram as rochas trazidas pelos americanos. Constataram serem lunares…

      Fica a dica:
      http://www.planetapop.com.br/nasa-divulga-video-completo-da-primeira-caminhada-homem-na-lua/
      http://hypescience.com/18818-detonando-as-teorias-da-conspiracao-do-homem-na-lua/
      http://primeiraedicao.com.br/noticia/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua

  5. os estadunidenses ainda hoje dependem dos Russos para irem ao espaço…astronautas continuam treinando na Cidade das Estrelas perto de Moscou e viajando com a Soyuz…o foguete de lançamento Atlas 5 dos eua opera com um mecanismo de propulsão russo….ironicamente muitos satélites de reconhecimento do Ministério da Defesa estadunidense também só podem ser lançados com um foguete de tecnologia Russa…..e essa situação não pode ser revertida rapidamente….não há outros foguetes de lançamento disponíveis na quantidade necessária e um mecanismo de propulsão não pode ser substituído facilmente….os estadunidenses dependem de tecnologia russa até no novo projeto de transporte de carga para o espaço…apesar de a Nasa ter contratado empresas privadas para enviar suprimentos e experimentos científicos para ISS a espaçonave de carga Cygnus é lançada com o foguete Antares que tem uma de suas partes construída na Ucrânia numa região de forte influência Russa….Putin já anunciou recentemente que começaria uma serie de investigações para validar se de fato aquelas viagens espaciais do tal programa Apolo aconteceram mesmo ou se foram engodos/farsas…já que desde aquela época os Russos apresentam desconfianças destas missões estadunidenses…

    Konstantin Tsiolkovsky foi um cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica…o alemão Hermann Oberth e o estadunidense Robert H. Goddard foram seus seguidores..foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo surgido no início do século XX…suas idéias permaneceram desconhecidas fora da Rússia….entre as suas obras encontram-se esquemas para foguetes com múltiplos estágios, estações espaciais e sistemas biológicos de ciclo fechado para fornecer comida e oxigênio a colônias no espaço…a sua obra literária mais famosa, intitulada “Исследование мировых пространств реактивными приборами” (A exploração do espaço cósmico por meio de dispositivos de reacção), publicada em 1903 é considerado o primeiro estudo acadêmico sobre foguetes….Tsiolkovsky foi o primeiro a calcular que a velocidade de escape da Terra para órbita era de 8 km/segundo e que para atingir esta era necessário um foguete de múltiplos estágios utilizando oxigênio líquido e hidrogênio líquido como propelentes….a investigação neste campo estagnou até que cientistas alemães e de outras nacionalidades efetuaram os mesmos cálculos de modo independente décadas mais tarde….a sua obra influenciou cientistas de foguetes vindouros por toda a Europa tendo sido também estudada pelos estadunidenses nos anos 1950 e anos 1960 quando estes procuravam compreender os sucessos iniciais da União Soviética em exploração espacial….

    https://www.youtube.com/watch?v=L-IgoKuAdOE

    • O sucesso do programa espacial russo se deve a um homem: Sergei Korolev, o gênio ucraniano que por muito pouco não passou para o rodapé da história…

      A única preocupação dos russos era ter um míssil balístico, e nada mais. Sergei teve que pegar um foguete quase que no tapa pra lançar o Sputinik.

      E eis o mais surpreendente: NINGUÉM no governo russo se deu conta da imensa conquista!!! O satélite era tão e somente um “brinquedo” para a liderança russa. Foi somente depois do susto que o lançamento causou nos EUA que a mídia soviética realmente resolveu dar o destaque merecido ao evento, além do programa espacial receber a devida atenção…

      A propóstio, mesmo os foguetes russos tem um “sanguinho” alemão… Mais de quatrocentos técnicos alemães trabalharam no programa até o início dos anos 50. Aliás, mesmo considerando os trabalhos de Konstantin, o fato é que os russos estavam devendo e muito nessa área no final dos anos 40, logo ao ponto dos alemães deterem as tecnologias mais avançadas do período nesse seguimento… Tanto que o míssil balístico R-1 era uma cópia da V-2.

      • “_RR_
        30 de julho de 2016 22:35

        O sucesso do programa espacial russo se deve a um homem: Sergei Korolev, o gênio ucraniano que por muito pouco não passou para o rodapé da história…A propóstio, mesmo os foguetes russos tem um “sanguinho” alemão”

        assim como os estadunidenses…e dai?!…pff…

        isso em nada tira o pioneirismo dos Russos conquistado ao longo das décadas nesse campo….o programa espacial soviético começou com uma grande vantagem sobre o dos eua…..devido a problemas técnicos para fabricar ogivas nucleares mais leves os mísseis lançadores intercontinentais da União Soviética eram imensos e potentes se comparados com seus similares estadunidenses…logo os foguetes para seu programa espacial já estavam prontos como resultado do esforço militar soviético resultante da guerra fria…assim na época em que a Sputnik 1 foi lançada a capacidade de lançamento da União Soviética era de 500 kg..enquanto que a dos eua era de apenas 5 kg….pfff….o programa espacial da União Soviética era baseado em teorias únicas e exclusivas desenvolvidas desde o Império Russo muitas delas derivadas do trabalho de Konstantin Tsiolkovsky…aclamado como o “pai da teoria aeroespacial”…Sergei Korolev foi o líder do principal grupo de projetistas..seu título oficial era “desenhista chefe”..a teoria da exploração espacial foi bem estabelecida no Império Russo antes da Primeira Guerra Mundial a partir dos escritos de Konstantin Tsiolkovsky que publicou estudos pioneiros ao final do século 19…início do século 20 e em 1929 introduziu o conceito do foguete multi estágios….os aspectos práticos de toda essa teoria foram estabelecidos pelos experimentos pioneiros conduzidos pelo Grupo de Estudo do Movimento à Reação(GIRD) nos anos 20 e 30 onde Sergei Korolev e Friedrich Zander trabalharam…..portanto se não fosse a teoria da exploração desenvolvida por Konstantin Tsiolkovsky….os trabalhos deles não teriam sido possíveis….Friedrich Zander também foi um cientista pioneiro envolvido nas pesquisas sobre foguetes e voos espaciais no Império Russo e na União Soviética….o programa espacial da União Soviética originalmente militar e secreto foi responsável por um grande número de objetivos pioneiros alcançados na conquista do espaço incluindo: o primeiro míssil balístico intercontinental, o primeiro satélite artificial (1957), o primeiro animal no espaço (1957), o primeiro homem no espaço (1961), a primeira mulher no espaço, a primeira caminhada no espaço, o primeiro veículo a entrar em órbita solar (1959), o primeiro impacto na Lua (1959), a primeira imagem do lado escuro da Lua (1959), o primeiro pouso suave na Lua (1966), o primeiro satélite artificial da Lua (1966), o primeiro rover na Lua (1970), a primeira estação espacial e a primeira sonda interplanetária a atingir a superfície de outro planeta…e por ai vai…Sucesso é mais atitude do que aptidão……….

      • Realmente… Sucesso é mais atitude que aptidão… Mesmo com todo esse conhecimento, os russos ainda estavam um pé atrás em relação aos alemães… E no final tiveram que contar com seus trabalhos ( muito embora a dependência dos engenheiros alemães fosse realmente menor )…

        “…era baseado em teorias únicas e exclusivas…”

        Teorias não tão exclusivas assim, já que outros chegaram lá bolando suas próprias soluções… Herman Oberth, por exemplo, chegou por si mesmo a uma teoria viável de estágios multiplos para foguetes.

        Os trabalhos que verdadeiramente tornaram o voo espacial possível partiram de Goddard, que implementou os primeiros estudos sérios sobre sistemas de controle de voo, além de levar a cabo os primeiros desenhos viáveis de foguetes.

        Tudo o que os soviéticos queriam era uma arma… E nada mais… Somente após Korolev provar na prática suas teorias, e o rebu que foi causado nos EUA, foi que o programa espacial teve atenção ( o potencial propagandístico era imenso… ).

        O resto é a história… E a história prova que o trabalho de foguetes contou com gênios de toda a humanidade…

  6. aí meu Senhor, esse VIRA-LATISMO anti-americano é de doer os olhos.
    aceita q doí menos vai !! A Rússia levou a melhor nas outras, mas perdeu quando o assunto foi chegar na Lua.

    o resto é CHORORÔ de ideologista fanático da mãe FALIDA soviética.

  7. E os falsos profetas midiáticos esquerdistas piram na batatinha… rsrsrsrsrsrsrss… não aguentam o sucesso americano da livre iniciativa capitalista… partem para as falsas premissas e invencionismos baratos… PERDOEM OS TROLLADORES… ELES NÃO SABEM O QUE SÃO… 🙂

  8. Não vou entrar aqui na discussão inútil e interminável sobre se a Apollo 11 foi uma farsa ou não, cada um acredite no que quiser. Afinal, existe muito material na Internet sobre o assunto e quem realmente quiser tomar uma posições séria, baseada em evidências, pesquise sobre o assunto e tire suas próprias conclusões. E não vai ser aqui, num comentário do PB que vamos encontrar algo de novo.

    Não obstante, a América (sim, chamo de América mesmo porque até o nome do nosso continente eles nos roubam) é costumaz em criar farsas gritantes, escandalosas – mas que ficam esquecidas no tempo, graças à propaganda e ao controle total da mídia.

    Vou citar somente quatro, irrefutáveis. Mas há mais muito mais.

    1- Primeira guerra do golfo (1990): a farsa da filha do embaixador do Kwait em Washington, fingindo ser uma funcionária de um hospital onde soldados de Sadam tiram assassinaram bebês, num teatro absurdo. Vejam: http://www.panoramicasocial.com.br/2013/09/conheca-farsa-que-levou-os-estados.html

    2- Segunda Guerra do Golfo – essa farsa da existência de armas de destruição em massa no Iraque, todos já estão carecas de saber e nem vou comentar nada. Mas vale a pena relembrar. Não vamos deixar cair no esquecimento não.

    3- Assassinato de Kennedy – qualquer pessoa, com o mínimo de QI, duvida das informações oficiais sobre o assunto. E o assassinato do irmão do Kennedy, o senador Bob Kennedy, então, nem vou comentar.

    4- 11 de Setembro – essa a pior e mais gritante para mim. Comprova a perversidade das elites norte-americanas e que elas não estão nem aí para o seu próprio povo. A certeza da impunidade e do domínio da mídia e das instituições norte-americanas foi tão grande, que eles sequer tiveram a preocupação de montar uma farsa que fosse plausível. Quem quiser, que pesquise na Internet e comprove por si mesmo.

    • Com exceção da invasão do Iraque, cujos motivos eram realmente falsos, o resto é somente mais das sandices conspiracionistas tão caras à turminha que ficou revoltadinha porque não foi à Disney com 15 anos..???

  9. O império do Mal já criou várias farsas ao longo da História. Cito abaixo quatro delas:

    1- Primeira guerra do golfo (1990): a farsa da filha do embaixador do Kwait em Washington, fingindo ser uma funcionária de um hospital onde soldados de Sadam tiram assassinaram bebês, num teatro absurdo. Vejam: http://www.panoramicasocial.com.br/2013/09/conheca-farsa-que-levou-os-estados.html

    2- Segunda Guerra do Golfo – essa farsa da existência de armas de destruição em massa no Iraque, todos já estão carecas de saber e nem vou comentar nada. Mas vale a pena relembrar. Não vamos deixar cair no esquecimento não.

    3- Assassinato de Kennedy – qualquer pessoa, com o mínimo de QI, duvida das informações oficiais sobre o assunto. E o assassinato do irmão do Kennedy, o senador Bob Kennedy, então, nem vou comentar.

    4- 11 de Setembro – essa a pior e mais gritante para mim. Comprova a perversidade das elites norte-americanas e que elas não estão nem aí para o seu próprio povo. A certeza da impunidade e do domínio da mídia e das instituições norte-americanas foi tão grande, que eles sequer tiveram a preocupação de montar uma farsa que fosse plausível. Quem quiser, que pesquise na Internet e comprove por si mesmo.

    Diante desse histórico, cada um que tire suas próprias conclusões.

Comentários não permitidos.