Frente Al Nusra anuncia separação da Al Qaeda e troca de nome

Organização rival do “Estado Islâmico” se afasta de comum acordo da rede terrorista e comunica mudança de nome. Objetivo declarado é acabar com “pretexto” de EUA e Rússia para atacar outros grupos.

O líder da organização extremista síria Frente Al Nusra, Abu Mohamad al-Jolani, anunciou a desvinculação da rede terrorista Al Qaeda, numa inédita aparição num vídeo difundido pela emissora Al Jazeera nesta quinta-feira (28/07).

“Agradecemos aos comandantes da Al Qaeda por terem entendido a necessidade de cortar as relações”, afirmou o líder do segundo grupo jihadista mais importante da Síria. Ele anunciou que o grupo “não atuará mais sob a designação de Frente Al Nusra”, referindo-se à “criação de uma nova entidade, a Frente Fateh al-Sham [Conquista da Síria, em árabe]”.

Jolani afirmou que o novo grupo não terá qualquer ligação com organizações estrangeiras e explicou que a decisão se destina a acabar com o “pretexto” dos EUA e da Rússia para atacar outros grupos, afirmando que, na verdade, atacam a Al Nusra, um grupo associado à Al Qaeda.

Pouco antes, o líder Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, autorizou a desfiliação num áudio. “Estes laços [com a Al Qaeda] devem ser sacrificados sem titubear se eles se contrapõem à aliança contra o inimigo laico e sectário [o regime de Assad]”, disse o líder jihadista. “A irmandade do islã que há entre nós é mais forte que qualquer vínculo organizacional, e a aliança entre as facções opositoras na Síria é mais importante”, afirmou.

A desfiliação da Frente Al Nusra acontece uma semana após o acordo dos chefes das diplomacias russa e americana, Serguei Lavrov e John Kerry, sobre a luta comum contra a Al Nusra e o grupo extremista “Estado Islâmico” (EI).

A Frente Al Nusra, o mais importante grupo jihadista na Síria depois do EI, o seu grande rival, entrou oficialmente no conflito sírio em janeiro de 2012, dez meses após o início da revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, que evoluiu para uma guerra civil devastadora.

PV/lusa/afp/efe

Fonte: DW

6 Comentários

  1. Piada nāo? Sāo patrocinados por terroristas Andam como terroristas vestem se como terroristas comportam se como terrorista lidam com terroristas matam como terroristas .. tem relegiăo de terroristas tenhem nomes de terroristas sao parecidos com terroristas ( rsrsrsrs ) ..pk deixou de ser Al Nusra e passou a chamar se Al qualquer coisa nāo querem ser vistos como terroristas? Querem ser vistos como o que?

      • Só uma observação na minha afirmação sobre o patrocinador do crime da Al Nusra .. coincidentemente ou não … muitos integrantes dessa Al Nusra …vem de outro grupo terrorista o Hamas … que foi criado por este mesmo patrocinado que me refiro … e que aliás … este patrocinador deu guarida em seus hospitais para os terroristas de Al Nusra serem tratados.
        .
        Quem quiser saber quem é esse patrocinador de crime do Al Nusra .. é só procurara saber … quem é o pai do Hamas ! … e quem dava guarida aos terroristas do Al Nusra em seu hospitais com direito até a vista do seu chefe de estado .. rsrsr

  2. Podem Trocar de Nomes e de Aliados Quantas Vezes Desejarem, Porém Sempre Serão Terroristas Que Lutam Por Alguma Causa Inútil. As Forças Armadas de Parte do Mundo Estão Empenhadas em Fazer a “Casa Cair” Pra Cada um Deles…

Comentários não permitidos.