O que esperar do encontro entre Putin e Erdogan?

A reunião entre os líderes da Rússia e Turquia será realizada somente no mês que vem, mesmo assim, especialistas russos já estão cheios de opinião.

Vladimir Putin, juntamente com o seu homólogo Recep Tayyip Erdogan, terá agenda cheia de tópicos para discutir, admitiu o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov. Os especialistas russos acham que o interesse-chave de Moscou é atrair a atenção de Ancara para a  necessidade de interromper o apoio dado pela Turquia aos terroristas na Síria.

Na terça-feira (26), Peskov confirmou que a reunião entre Putin e Erdogan será realizada em São Petersburgo no dia 9 de agosto. Mesmo assim, até o momento, não há informações sobre a agenda de negociações, de acordo com o porta-voz.

“Os tópicos da reunião não foram discutidos; há uma troca de diferentes propostas. Essa será a primeira reunião realizada há um tempo, sendo a primeira após os dois líderes conseguirem virar a página, levando a não faltar tópicos para discutir”, divulgou Peskov aos jornalistas.

Especialistas russos acreditam que os temas abrangerão política, economia e questões de segurança regional. Em particular, os especialistas que falaram com o site analítico independente Svobodnaya Pressa, sublinharam que o tema mais importante será o terrorismo.

O site afirma que as relações bilaterais durante os últimos seis meses estavam mudando drasticamente toda hora: em novembro de 2015, a Força Aérea turca abateu avião russo Su-24, matando o piloto, fazendo com que agravasse a relação, quase trazendo os países à margem de guerra. Depois do acontecido, houve um longo período “frio” na política e economia que trouxe muitas perdas à Turquia.

“Parece que Erdogan até pediu desculpas, esperadas pela Rússia”, escreveu a mídia russa.

Recentemente o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, agradeceu ao presidente russo pelo apoio às autoridades turcas durante a tentativa de golpe de Estado. O Kremlin não confirmou a declaração do chanceler turco.

Mesmo assim, o país tenta “mudar o cenário” com a Rússia, escreveu o site. Tem como provas, recentes declarações do ministro da Economia da Turquia, Nihat Zeybakchi, sobre o fato de todas as decisões relativas ao projeto do gasoduto Corrente Turco e ao projeto da usina nuclear Akkuyu já terem sido feitas, mas tem o próximo encontro bilateral como ponto de partida para realização dos mesmos.

Especialista sênior do Centro de Estudos politico-militares do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO), Mikhail Aleksandrov, explicou à Sputnik que “a postura de Erdogan é muito racional”.

“Ele se encontra em uma situação difícil. Os países ocidentais organizaram uma tentativa de golpe contra ele o que, felizmente, acabou sem sucesso. Agora Erdogan de fato está isolado. Ele precisa acabar com a quinta coluna pró-ocidental no país; incluindo a ‘limpeza’ no exército e entre funcionários civis”.

De acordo com Aleksandrov, o Ocidente não gosta da postura do presidente turco e a pressão contra ele está aumentando. Nessas horas, é perceptível a necessidade de apoio enfrentada por Erdogan, fazendo com que busque à Rússia.

Aleksandrov ressaltou que, atualmente, é difícil compreender se Erdogan está sendo sincero ou está simplesmente fazendo jogo político. O especialista do MGIMO acha que isso ficará claro a partir das futuras ações turcas. Em particular, o apoio oferecido pelo país ao grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) bem como a outros grupos que operam na Síria.

“As portas da Turquia devem ser fechadas ao Daesh caso Erdogan queira se tornar amigo da Rússia. É completamente possível que esse tipo de acordo somente seja feito de forma oral. Erdogan, mesmo relutante, provavelmente concordará em dar este passo”, disse Aleksandrov.

Ele sublinhou também que “a questão está em como Ancara vai pôr em prática o acordo, levando em consideração que há uma possibilidade de conflito com os Estados Unidos… Só na prática será possível ver se Erdogan aceitará o desafio de dar este passo”.

Outro especialista russo, Aleksei Obrastsov, pesquisador-chefe do Centro de Estudos da Ásia e África da Escola Superior da Economia, está mais pessimista sobre o futuro.

“Eu não esperaria quaisquer decisões sensacionais deste encontro”, disse à Sputnik.

Ele acha que algumas decisões podem ser tomadas, mas em geral a visita do presidente turco é devido à situação econômica da Turquia já que o país perdeu muito após o conflito de interesses entre os países. Em particular, na área social e econômica.

No momento, só podemos esperar que o encontro contribua para resolução da crise síria que não só deixou o país em ruínas, mas também agravou a situação em todo o Oriente Médio.

Foto: © Sputnik/ Aleksei Druzhinin

Fonte: Sputnik News

15 Comentários

    • Não, não Rafa.

      Eu aposto que o Putin e o Erdogan vão tratar também dos seguintes temas:

      1- A Turquia precisa fechar as suas fronteiras aos terroristas que abastecem a Síria e precisa parar de apoiar veladamente o ISIS e outras facções terroristas na Síria;

      2- A Turquia precisa elaborar uma estratégia para deixar a OTAN. Acho que será importante para a Rússia, porque esse movimento pode desestimular a Terceira Guerra, então claro que Putin vai lutar para que isso de fato ocorra. Não obstante, a Rússia não vai fazer nenhuma aliança com a Turquia, porque Erdogan não é confiável, então os sites russos já dão a entender que acordo com Erdogan só depois da Grande Guerra;

      3-Tratar do gasoduto;

      4- Tratar da integração da Turquia à Aliança Eurasiática (aliança econômica, não militar, porque, como já disse, Erdogan não é confiável).

      Se Erdogan não mudar radicalmente sua postura frente à Síria, a Rússia vai deixar que os americanos o fritem.

      Professor

      • Quer dizer então que o déspota do Kremlin vai pedir para o sultão deixar a OTAN e não receber os 100 F-35 que encomendou apenas para ficar em um exemplo para depois se integrar à tentativa de ressurreição da URSS A.K.A União Eurasiana? Olha “teacher”, é melhor você continuar com aquela historinha de que a Hillary quer matar 200.000 palestinos…,

  1. não to falando q esse golpe ae, tá meio estranho rsrs..
    Erdogan mandou fechar vários meios de comunicação, isso sim é um GOLPE !!

    se cuidem Turcos, q a primeira ação de um ditador é começar cortar a informação do povo, foi assim na Venezuela, e tantos outros lugares q mais tarde virou uma ditadura seja de esquerda, direita ou muçulmana como tá parecendo.

  2. Erdogan vai tratar com Putin sobre como expulsar a OTAN da Turquia e a incorporação das 30 armas nucleares que estão em solo turco.

  3. Alguém lembra dos Mamonas Assassinas? vamos cantar, pessoal:

    Quanta gente
    Quanta alegria
    A minha felicidade
    É o divórcio
    Da NATO e Turquia…

    Deagol, Conan, Patriota Americano, vamos lá, em coro, cantem comigo:

    Quanta gente
    Quanta alegria
    A minha felicidade
    É o divórcio
    Da NATO e Turquia…

  4. Cara, eu li em algum canto que Moscou captou mensagens cifradas a partir de sua base em Latakia a respeito da tentativa de golpe na Turquia… então, os Russos ajudaram o Erdogan avisando-o com uns 2 dias de antecedencia

    Faz sentido se nós observarmos a sucessão dos últimos acontecimentos:

    – O ex primeiro ministro da Turquia reconhece que ordenou o abate dos Su-24
    – A Turquia se desculpa pelo incidente
    – Mandaram prender os pilotos que abateram os Su-24
    – Erdogan visita a Rússia

    Parece que procede a informação… ou é bastante verossímil

    Agora…. pq os EUA queriam supostamente derrubar o governo aliado DELES, ai eu não faço idéia

Comentários não permitidos.