Hillary Clinton faz história – Democrata é indicada à Presidência dos EUA

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton assegurou nesta terça-feira a nomeação do Partido Democrata para a disputa da Casa Branca neste ano, se tornando a primeira mulher na história norte-americana a encabeçar a chapa de um dos grandes partido.

Em uma demonstração simbólica de unidade do partido, o ex-rival de Hillary, senador Bernie Sanders disse que Hillary deveria ser escolhida como candidata do partido durante a votação nominal de Estado por Estado na convenção democrata na Filadélfia .

Mais cedo, delegados de Dakota do Sul deram a Hillary 15 votos, lhe assegurando mais do que os 2.383 necessários para ganhar a nomeação. Hillary teve um total de 2.842, ante 1.865 votos para Sanders.

Depois de uma disputa dura com Sanders, Hillary vai agora representar o partido contra o escolhido republicano, Donald Trump, nas eleições de 8 de novembro.

Delegados gritaram “Hillary, Hillary”, quando a senadora Barbara Mikulski, de Maryland, apresentou formalmente o nome da candidata para a votação em ordem alfabética.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei uma barreira quando me tornei a primeira mulher democrata eleita para o Senado por direito próprio”, disse Barbara Mikulski. “Então é de todo o coração que eu estou aqui para indicar Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente”, afirmou.

Sanders já tinha endossado Hillary, que foi primeira-dama e senadora, mas alguns dos simpatizantes do democrata protestaram na Filadélfia contra o aparente apoio da liderança do partido para Hillary durante as primárias democratas.

Apoiadores de Hillary dizem que a sua vivência em Washington mostra que ela tem a experiência necessária para estar na Casa Branca durante momentos difíceis, quando os EUA tentam acelerar a recuperação econômica e enfrentam desafios relacionados à segurança no exterior.

Críticos a veem como complacente demais com os poderosos.

Luciana Lopez / Amy Tennery

Fonte: Reuters

Partido Democrata confirma candidatura de Hillary Clinton

Ex-secretária de Estado entra para a história como a primeira mulher a concorrer à presidência dos EUA por um dos dois grandes partidos do país. “Este momento é para todas as garotas que sonham alto”, comemora Hillary.

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton foi oficialmente nomeada candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos na noite desta terça-feira (26/07), durante a convenção nacional da legenda que ocorre na Filadélfia.

Com a nomeação formal, Hillary torna-se a primeira mulher a concorrer à Casa Branca por um dos dois grandes partidos americanos. “Esse momento é para todas as garotas que sonham alto. Nós fizemos história”, disse a democrata no Twitter logo após o anúncio de sua candidatura.

A votação foi realizada por ordem alfabética, estado por estado. Hillary, que não esteve presente nesta terça-feira, ultrapassou os 2.383 votos de delegados – de um total de 4.763 – que precisava para oficializar a indicação.

O principal rival da ex-primeira dama na disputa, o senador Bernie Sanders, solicitou que seu estado, Vermont, fosse o último a votar. No palanque, ele cedeu todos os delegados que o apoiavam e pediu uma votação unânime em favor de Hillary.

“Eu proponho que Hillary Clinton seja escolhida candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos”, declarou Sanders, numa tentativa simbólica de unificar o partido.

Os seguidores de Sanders, no entanto, não se deram por convencidos e engrossaram protestos dentro e fora da convenção contra a candidatura de Hillary.

A atitude do senador lembrou a postura adotada pór Hillary há oito anos, quando anunciou, na mesma convenção, seu apoio ao então rival à candidatura democrata e atual presidente, Barack Obama.

A senadora Barbara Mikulski, veterana no Congresso com quase 30 anos no cargo, ficou encarregada de apresentar Hillary como candidata nesta terça-feira.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei barreiras quando me tornei a primeira mulher democrata eleita ao Senado”, disse Mikulski. “Por isso, é com o coração cheio que eu estou aqui hoje para nomear Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente.”

Início da convenção

A convenção nacional democrata teve início nesta segunda-feira sob a sombra do vazamento de e-mails da liderança da legenda e marcada por troca de farpas entre os apoiadores de Hillary e Sanders.

Uma das estrelas da noite, porém, foi a primeira-dama Michelle Obama, que teceu elogios à candidata democrata em discurso emocionado.

“Quando Hillary não venceu há oito anos, ela não ficou com raiva ou desiludida”, disse, voltando-se para os apoiadores de Sanders. “Por causa de Hillary Clinton, minhas filhas e todos os nossos filhos e filhas agora consideram normal que uma mulher possa ser presidente dos Estados Unidos.”

Debates presidenciais

Hillary disputará a eleição presidencial de novembro com Donald Trump, confirmado na convenção do Partido Republicano em Cleveland na semana passada.

Nova York, local de residência de ambos, foi a cidade escolhida para a realização do primeiro debate entre os dois candidatos, segundo informou a comissão de debates presidenciais.

Os dois se enfrentarão no dia 26 de setembro na Universidade de Hofstra, em Long Island. Devem ocorrer pelo menos outros dois debates: na Universidade de Washington, em Saint Louis, em 9 de outubro, e na Universidade de Nevada, em Las Vegas, em 19 de outubro.

Por sua vez, os candidatos à vice-presidência ficarão frente a frente na Universidade de Longwood, na Virgínia, no dia 4 de outubro.

EK/afp/ap/dpa/efe/rtr/dw

Fonte: DW

 

 

21 Comentários

    • Na boa “Teacher” mas acho que você está com um problema sério de misoginia seletiva. Fica fazendo acusações risíveis e infundadas contra Hillary Clinton, coisas como se ela houvesse acertado com empresários israelenses o massacre de 200.000 palestinos ( se morrerem 200.000 palestinos, o serão pelas mãos dos próprios palestinos e não dos israelenses) ou que seria satanista ou Iluminati ( mais uma daquelas desculpas esfarrapadas que vocês esquerdistas usam para justificar o próprio fiasco). Por outro lado você faz vista grossa, quando não apoia, nossa virtual ex-presidente a afastada, em que pese sua incompetência administrativa e inépcia política que provocaram recessão e desemprego em nosso país.

      Na verdade o que lhe aflige é o fato de que Hillary terá uma postura mais assertiva contra a arrogância, a empáfia e os desmandos do déspota do Kremlin.

      • S-88, a essência do que você escreve continua sendo uma sandice sem igual; não obstante, pelo menos a sua redação e estilo melhoraram um pouco. Seus patrões contrataram alguém para revisar o que você escreve?

  1. Para mim essa figura ė a versāo americana da ” Queridinha” . Como secretaria de Estado deu prova da sua total incompetencia..
    Se for eleita vai cair que nem uma luva para o lobby do armamento ..pois ela ė na pratica a porta voz do lobby

    • Você compraria um carro usado de Donald Trump? E entregaria a ele os códigos de lançamento das armas nucleares? Depois de você responder essas duas perguntas a gente conversa….rs!

      E quem disse que no Departamento de Estado ela foi incompetente? Quando ela ocupou o cargo seus esforços foram fundamentais para mandar para a lata do lixo a patranha organizada em Teerã pelo pai da facção, Celso “Megalonanico” Amorim e Erdogan. Não é à toa que os dois primeiros toda vez que falam dela deixam a bílis escorrer pela boca…rs!

  2. Parabéns pela indicação Hillary, com muito mais jogo de cintura, cultura, conhecimento de economia e geopolítica esta ex-senadora e ex-secretária de Estado esta em um patamar muito acima do bufão de peruca.

  3. Quando vejo a REDE … fazendo descaradamente uma campanha a essa bruxa .. é batata … o desastre social é certo ..basta vê os que os candidatos dela fizeram no brazil .
    .
    Más uma coisa é certa … essa bruxa que tem sangue nas mãos por ter mandado os seus DRONES particular para massacrar centenas de civis no Oriente Médio … vai trazer o Armagedom antes do esperado … deve ser por isso que o corrupto do tarja preta… tem os seus últimos fios de cabelo na careca em pé . 😉 .. coitado dos palestinos .. com ela o holocausto dos palestino é garantido .

    • Lucena, essa bruxa já enviou uma carta secreta a investidores israelenses dizendo que se ela for eleita vai … palestinos. Isso é fato.

      Mas nao se preocupa não, a Rússia não vai deixar. Vai haver confronto direto e eu aposto todas as minhas fichas na Rússia.

      • “Carta Secreta” é? Cada uma que você inventa “Teacher”……

        “A Rússia não vai deixar…” Justamente a Rússia, que tem tido muitos negócios com os israelenses? Você realmente acha que eles vão declarar guerra a Israel e aos EUA caso existisse alguma possibilidade do seu devaneio ser procedente?

      • Professor, todos nos aqui estamos morrendo de curiosidade de darmos uma olhada nesta “carta secreta”, ao qual voce teve acesso , onde foi postada, quais suas fontes. Como uma pessoa de alto saber acadêmico e moral e tendo como premissa fundamental a sua fidelidade aos fatos ficaremos no aguardo!!

      • Amigo Conan, o “Teacher” inventou essa história apenas e tão somente para poder destilar o antissemitismo tão característico das esquerdas.

      • Essa é a sua “fonte” meu caro “Teacher”, um site conspiracionista e antissemita que faz afirmações toscas e mentirosas?

      • S-88, tenha mais responsabilidade nas suas declarações. Você afirmou que eu inventei essa história e está comprovado que ela está rolando na net, conforme a fonte que postei. Você pode até não acreditar e duvidar das fontes, mas não pode afirmar que fui que eu inventei, me chamando de mentiroso ou espalhador de boatos. Tenha mais respeito pelas pessoas e não seja leviano.

        Se não fosse preguiçoso e procurasse no google sobre o assunto, certamente acharia fácil e não teria que esperar que eu passasse o link. Aí não teria que pagar esse mico.

        Se você afirmasse que sou mentiroso na minha frente, se não estivesse protegido pelo anonimato do computador, certamente teria que consultar o seu dentista com urgência.

      • Falando de responsabilidade “Teacher”? Justamente você?Houvesse sido mais cuidadoso, ao invés de atender apenas aos seus rancores ideológicos, não teria passado pelo constrangimento de ver sua informação refutada afinal a sua “fonte” é um site abertamente conspiracionista e antissemita. E se a carapuça lhe vestiu tão bem, eu nada posso fazer……

        Quanto ao anonimato, não se esqueça que é ele que permite a sua valentia….

      • Pois eu estou a sua disposição para resolvermos a questão pessoalmente a hora que quiser, se você for de São Paulo Capital como eu, ou se um dia passar por aqui. Abro mão do anonimato e falo tudo que for preciso na tua cara.

  4. É o que eu falo e outros falam os EUA não tem lá muita opção, o Donald Trump que parece ter saido de uma camara de criogenia e Ela que tambem parece ter saido de uma camara de criogenia. Meu palpite é que Ela leva, o Donald Trump parece ter uma rejeição maior.
    Sds

  5. Que me perdoe meus caríssimos amigos, mas a MADAME SATAN não será uma boa para o povo americano… me restrinjo a essa análise rasa para não desagradar aos simpatizantes da máfia novaiorquina… “con culpa ou sin culpa”…

Comentários não permitidos.