Chanceler Serra considera reativar acordo com os EUA sobre Base de Alcântara

Em reunião recente com o embaixador brasileiro em Washington, Sergio Amaral, o chanceler do governo interino do Brasil, José Serra, tratou da retomada das negociações com os EUA para o uso, por parte dos norte-americanos, da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão, segundo informou a colunista Tereza Cruvinel, do Brasil 247.

Segundo recorda a jornalista, o ex-presidente FHC, que teve Amaral como ministro, havia firmado no ano 2000 um acordo “denunciado como entreguista e lesivo à soberania nacional pelo então deputado que era o relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional”, Waldir Pires, que foi responsável por alterações significativas nas cláusulas do contrato.

Além disso, militares e setores nacionalistas também regiram negativamente ao acordo de FHC. Isto porque o texto concedia amplos poderes aos locadores da base e renunciava a uma série de controles e prerrogativas que o Brasil teria enquanto dono da instalação, praticamente criando um enclave dos EUA no Maranhão.

Uma das cláusulas do documento original, por exemplo, proibia que os recursos obtidos pelo Brasil com a locação da base aos norte-americanos fossem aplicados em projetos nacionais de desenvolvimento tecnológico. Outra impedia o país de fazer acordos com outros Estados que sofressem sanções dos EUA, como era, naquela época, o caso do Iraque, do Sudão e de Cuba.

Eventualmente, o acordo foi retirado do Congresso com a subida de Lula ao poder, em 2003, mas os EUA nunca perderam o interesse pela possibilidade de usar a base brasileira, cuja localização privilegiada na linha do Equador reduz o custo de lançamento em até 30%, segundo especialistas.

“A volta do assunto à agenda bilateral, sob Temer e Serra, preocupa inclusive setores militares que temem novas cláusulas atentatórias à soberania nacional sobre a base”, escreve a jornalista.

Foto: Estadão Conteúdo / Lisandra Paraguassu

Fonte: Sputnik News

71 Comentários

  1. Antes de mais nada é sempre bom se perguntar o que os que o texto chama de “setores nacionalistas” fizeram pela exploração espacial brasileira de treze anos para cá.Pensando bem talvez tenha sido boa a inação dos ditos “setores nacionalista” afinal, depois do mensalão, do petrolão e do eletrolão, talvez ainda tivéssemos que lidar com um “espaçolão”..imaginem vocês a Odebrecht interessada na exploração espacial…..

    Moral da história: O único resultado prático seriam mais processos criminais para o Moro julgar. E mais dinheiro dos contribuintes perdido.

  2. pra mim,isso eh desespero por dinheiro!!!Essa corja maldita se vende facil,mesmo que isso custe a soberania brasileira!!!Ja ta lotado a amazonia de ONGs,tal acordo,simplesmente colocara em solo brasileiro,militares e consequentemente bases….

    • neste pais, por qualquer “cacho de bananas” sabotam e destroem a própria soberania, independência e desenvolvimento desta nação….o complexo de vira lata da maioria do povo deste pais jamais permitira que esta pátria se desenvolva e se torne independente e soberana…A Corrupção não é um privilegio de políticos….Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!.. Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto….

      • Parabéns, boas palavras, finalmente algo verdadeiro.
        Quanto as pessoas que enchem a boca para falar em: petrolão, eletrolão e mensalão; esquecem que antes era pior. Hoje ao menos existe uma certa autonomia para algumas instituições trabalharem. Ou acha que antes, PF, MPF atuava. Foi a própria Dilma que sancionou a Lei da Delação premiado, que é o motivo de sabermos de alguma coisa. Pior e demagogo aqueles que enchem a boca criticando a Juíza que mandou bloquear o Whatzapp, pois bandidos usam o aplicativo que criptografa as mensagens e não tem como interceptá-las. A Juíza pensa no bem comum como princípio primeiro e isso as babacas não querem. Na mesma lógica os grampos que condenariam o “PADILHA” tiveram de ser retirados do processo pois não tinham autorizaçáo judicial. Nesta lógica aplaudam, pois o bem comum não vem em primeiro lugar.
        Zé povo, a coisa vai piorar e muito. Neste pais a banda podre tomou conta, principalmente agora que o Trabalhadores ficaram enfraquecidos e vão castrar os direitos do trabalhadores e aposentados, isso para sobrar mais para ser roubado de rodo, assim como sempre foi e que nunca e ninguém viu…
        Porque não anexam esta república de FDP aos EUA e assim vamos trabalhar e passar fome com Dollar na carteira, ou acha que lá não tem pobre….kkk

  3. O Serra cega sempre foi um entusiasta do tio Sam e sempre bateu o rabinho para eles e quando ele (oportunista como sempre foi) voltou a um governo logicamente que ia correr como um vira latas que é atrás do seu dono americano. Mais vira lata pulguento que este idiota que voltou impossível, só falta agora ele assinar o contrato (se é que já não assinou) cedendo o local e sem nenhuma clausula que contrarie a soberania nacional dos EUA.

  4. Esse desgraçado está fazendo hora extra pro pro inferno na política, é CLARO que esse acordo é lesivo e prejudicial a soberania do nosso país, só fanboy que não enxerga.
    Nunca gostei desse tipo de linguagem, mas nesse momento só tenho um recado pro Serra e sua trupe, vindo da Dercy:
    “Vai chupar um canavial de …”.

      • Eu vejo uma coisa interessante que somente uma introspecção daria a vc a oportunidade de ver caro Patriota, que nem todos aqui desejam um Brasil submisso a Rússia, China, EUA ou qualquer outro país, mas desejo e creio que tenho apoio de grande parte dos foristas para dizer DESEJAMOS, desejamos um país soberano, que não se submete a política de nenhum país, exceto a vontade de seu próprio povo, que não precisa esmagar nenhuma nação para prosperar, mas cresce por seu próprio trabalho e alavanca outros ao crescimento…NÃO, essa é minha resposta a sua pergunta, pois eu quero Alcântara para os brasileiros, só e somente.

      • NÃO ME DIGA, arc !!!… mas sua malta é que não deixa isso acontecer… mais estudos e menos voluntariedade te ajudaria nesse quesito… ENXERGAR ALÉM DO ÓBVIO…

      • Patriota, bisco conhecer o suficiente pra saber que tal acordo com os EUA, ou qualquer acordo com quaisquer potências que subjuguem nosso território a soberania de outra nação é desprezível, não importa o país, o que importa é que nosso país precisa evoluir para patamares onde consigamos ter um pograma espacial funcional sem depender de ninguém.

      • Você cidadão é um patriota yankee. Quem é que está falando em russos, você deve ter algum tipo de psicopatia. E sempre que fala de alguém do qual discorda já vem com aqueles chavões difamatórios. Nenhum país do mundo quer que o outro se desenvolva. O acordo que o salafrário do FHC assinou de MTCR (REGIME DE CONTROLE DE TECNOLOGIA DE MÍSSEIS), foi bastante funesto para o Brasil, generoso ianque. Agora me parece que além míope, você distorce a realidade. Primeiro quando a ex-URSS caiu e faliu, a China correu e comprou vários e vários ítens de tecnologia espacial. Nossa nação deveria ter feito o mesmo, pois os chineses deram um salto de 20 anos. Americano generoso ianque não nos venderia tecnologia de foguete ou míssil nem por zilhões de dólares, afinal de contas somos o seu quintalzinho fétido.

      • Não seja ingênuo,os russos também não, só venderam porque estavam falidos e precisavam de dinheiro, bobos fomos nós que não fomos as compras!!

      • Bobos não… solapados pela desconstrução esquerdista em ação no país… bobo aqui só o povão que continua acreditando em populismo barato e pais da pátria…

    • o que esta por vir aqui é a maior pilhagem da historia deste pais…toda essas movimentações que aconteceram por aqui custaram muito caro….portanto a cobrança/conta será algo ainda maior senhores…alguma coisa tem que ser feita urgente….não é possível…nunca antes na historia este pais esteve tanto em perigo/ameaça..

  5. Só para lembrar:

    Quem nos ajudou após o desastre em Alcântara, quando tivemos a morte insubstituível de mais de vinte técnicos/cientistas, foram os… Russos!

    Sim, caríssimos. Nem americanos, ou ucranianos, mas russos.

    Pois é…

    Serra nada mais é que um simbolo da subserviência. Nem mais, nem menos.

    • Acidente causado por incompetência nossa digna de passagem, algo que esses mesmos técnicos russos aos quais você faz menção já haviam alertado. Mas não espere que eles, os russos, transfiram tecnologia até porque essa história de ToT é conversa para boi dormir….

    • É verdade, mandaram varias caixas de Stolichnaya. Alias, estive no velório no CTA e não vi nenhum russo por lá, mas tinha alguns europeus e o Lula que deu o ar da graça e não perdeu a chance de fazer comício prometendo mundos e fundos para a reconstrução de Alcântara, o que irritou profundamente os familiares dos técnicos falecidos pois todo mundo sabia que era pura lorota, conversa pra boi dormir.

    • “A Rússia nunca fez nada ao Brasil. Já os Usa interferiram diversas vezes aqui. A aberração intelectual é exatamente apoiar os Usa e,se dizer patriota. Isso sim é aberração.”

      Wagner

  6. Serra e sua mão canhota Gramscista! Típico do PSDB. E como o PT adora culpar os mencheviques pelo ‘entreguismo’ do país… hehehe!

    😉

  7. “A Máquina Troll
    25 de julho de 2016 23:16

    programas como o Prosub, o programa de míssil de cruzeiro nacional e Alcântara são as maiores prioridades dessas forças ocultas….”

    Então Né…

    • é aquilo que eu disse senhores…o problema é que esta gente ou é patrocinada por estrangeiro em suas campanhas eleitorais ou eles apenas são comprados mesmo por meio de propinas….não existe almoço grátis….a oposição do governo deposto esta sendo ajudada/apoiada por “forças ocultas” e ela não esta fazendo isso por filantropismo e sim por algo em troca…e a cobrança/conta é alta como nos estamos vendo ai…por isso o discurso prioritário/central desta gente é sempre privatizar tudo a estrangeiro….

      e o mais triste disso tudo é a participação de militares… como ficou evidenciado nas escutas do Jucá…é a comunhão de militares nisso ai….é a compactuação de quem deveria estar zelando pela soberania, segurança e integridade desta nação…

      Povo Desprotegido….

  8. Pessoal, voces entendem pq eu digo que os TRILOGIOPATAS recebem PÃO COM CARNE DE MINHOCA da SNA?

    Entederam né?

    Engraçado que quando se especulou q os chineses iriam ter uma base na Argentina, os TRILOGIOPATAS quase ragaram as pregas com a unha do dedo mindim

    TRILOGIOPATAS + GOLPE DE ESTADO + EUA = NADA DE NOVO NA HISTORIA DO BRASIL

    A unica coisa q eu me pergunto é: quem os trilogiopatas pensam que enganam?

    enfim….

    • Só um toque: Quem fica dizendo que foi “golpe” assina confissão de que desconhece absolutamente o que é Estado de Direito e também como funcionam as nossas instituições.

      É só um toque viu!??

      • Eu sou advogado e afirmo. Estamos diante de um GOLPE e não há como negar simplesmente porque: 1º. Impeachment só é cabível com crime de responsabilidade 2º. O TCU e MP já afirmaram que “pedalada fiscal não é crime”, se fosse o Temer e todos os governadores teriam cometido crime de responsabilidade. 3º. Crise política/econômica não justifica impeachment. 4º. O crime atribuído a Presidente Dilma foram as tais “pedaladas”. Portanto, não há crime que justifique o impeachment. CONCLUSÃO: É GOLPE praticado por políticos corruptos apoiados por um judiciário que só se preocupa com o aumento de seus salários (subsídios).

      • Se você fosse advogado saberia que o MPU não se manifesta sobre crimes de responsabilidade pois os mesmos são de natureza política, tanto que são julgados pelo Senado Federal. Ainda na mesma linha, sendo você um operador do direito saberia que a expressão crime de responsabilidade é mera retórica constitucional não se tratando do mesmo crime como o conceito do direito penal, tanto que a jurisprudência do STF é firme não admitir Habeas corpus em face de crime de responsabilidade visto que não há risco de privação da liberdade. Ademais, não apenas o contraditório como a ampla defesa foram observados como também a defesa da afastada teve amplo acesso ao STF, inclusive quanto tentou deslocar para a corte a discussão situada no campo político, embora nesse caso a corte tenha rechaçado de forma categórica os recursos. Ou seja, a alegação de que foi golpe é absolutamente vazia meu caro!

      • Nao…

        Você é o mestre

        O gênio

        O todo poderoso

        O sabe tudo

        O principe dos sortilégios

        O aristoteles dos trópicos

        O Platão pós moderno

        O João Cabral de Melo neto da web

        O obi wan kenobi dos anos 2000

        O advogado, o engenheiro, o analista de sistemas, o médico, o dentista, o programador de software etc

        Etc
        Etc
        Etc

      • Eu estou sendo ironico….

        ou não né

        vai que ele é mesmo tudo isso ai

        o cara parece desceu do Olimpo dos Deuses pra debater com a gente aqui no andar de baixo

        rs rs

  9. O que esperar de um sujeito que já disse que devemos priorizar a agricultura, pois gera mais empregos?

  10. Temos é que ficar de olhos bem abertos na forma de utilização da base de Alcântara por acordo, independentemente de com qual país o mesmo venha a ser firmado.
    Nos moldes e termos puramente entreguistas da era FHC é que não podemos aceitar de forma alguma.

  11. o futuro do brazil é se tornar um desses países africanos que foram tomados por colonizadores…onde a população e todos os recursos naturais foram explorados ao longo dos séculos até um ponto em que a nação/povo ficou completamente destroçada…..

  12. é isso ai senhores….enquanto tentam convencer o pais de que tudo isso é para salvar a nação da “ameaça comunista” essa mesma caboclada enche os bolsos de propina…em troca de entregar a correia, a soberania, o patrimônio e as riquezas naturais do pais a estrangeiros…quem acredita é feliz…

    Povo Desprotegido….

    • e o mais triste disso tudo é a participação de militares… como ficou evidenciado nas escutas do Jucá…é a comunhão de militares nisso ai….é a compactuação de quem deveria estar zelando pela soberania, segurança e integridade desta nação…

      Na primeira noite, eles se aproximam
      colhem uma flor do nosso jardim.
      E não dizemos nada.
      Na segunda noite, já não se escondem
      pisam nossas flores,
      matam nosso cão.
      E não dizemos nada.
      Ate que um dia, o mais frágil deles,
      entra em nossa casa, rouba-nos a lua,
      e, conhecendo o nosso medo,
      arranca-nos a voz da garganta.
      E porque não dissemos nada,
      Já não podemos dizer nada..

      Povo Desprotegido….

  13. Houve uma época que eu me considerava de direita, depois percebi que a direita não representa minhas convicções políticas Nacionalistas, e tenho certeza que a esquerda também não representa em nada minhas convicções políticas, pois são uns merd… corruptos e inúteis, alias merd… inútil não, porque merd… tem utilidade, serve de adubo.
    Vamos aguardar os termos do acordo para depois discutirmos se será bom ou não para o país, para depois sim, malhar o governo se não forem vantajosas para a nação.
    O fato é, como qualquer cidadão de direita ou de esquerda eu pago impostos, e manter a base de lançamento de Alcântara ociosa como está hoje é caro para mim.
    Ou existe alguém de direita ou de esquerda que defende que aquele lugar gera algum benefício para a sociedade? Se achar que sim, vá analisar a LOA do governo federal e tire suas conclusões, se os recursos destinados para os setores espaciais brasileiros são suficientes.
    Defendo uma parceria com qualquer país, se esta trouxer algum benefício ao programa espacial brasileiro e consequentemente ao povo brasileiro.
    Esperem para analisar os termos do acordo.
    Aliás, aproveitando o espaço, esse Sr. Serra ao qual já votei várias vezes, já deu o que tinha que dar, esse senhor tinha de abandonar a vida política e se aposentar, libere essa vaga que ocupa, para um nacionalista.

    Abs

    • Que tal fazermos como voce mesmo sugeriu (gostei do texto by the way), aguardar os termos do acordo para ver se será ou não lesivo para o país antes de cair de pau em cima do Serra?
      Só mais uma coisa…Nacionalista não meu amigo… PATRIOTA, precisamos é de patriotas, nacionalista é um patriota de visão obtusa!!

  14. O Jovem E O Sábio

    Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.
    Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse – “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?”
    O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?”
    Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?!”
    O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.”

  15. O nosso grande mau é que a pseudo elite não tem bandeira, querem ser como os americanos, coitados, eles tão cagando e ando, americano só nos Estados unidos, nem o Odebrech, ou o falecido Ermínio, nunca fizeram realmente algo digno apra que o Brasil se livrasse do domínio americano, os que tentaram como o Barão de Mauá foram sabotados, assim como o Gurgel. O Serra é um traíra e também corrupto e quem é de SP sabe é só não sabe quem não quer. Nos americanos, não da pra se confiar, o pouco de tecnologia de ponta que nossas forças armadas desenvolvem eles mais cedo ou tarde sabotam, se eles fossem nossos amigos já teriam contribuído para o nosso desenvolvimento, porém é uma nação tão egoísta, que mesmo os seus melhores aliados tem que estar sempre embaixo de seus pés. Como eu disse apesar dos incompetentes do PT uma coisa que eles não fizeram foi entregar a soberania na mão dos gringos. Quem apóia esta aliança sem sombra de duvida tem interesses com os gringos ou é um idiota por completo. Temos que ter é brio, vergonha na cara e deixar de idolatrar os americanos, temos que aprender com eles sem nos vender, eles são sim grandes gerenciadores de qualquer empreitada são uma raça decidida e, não se vendem, nós samos péssimos gerentes pois nos vendemos por qualquer coisa. Isto acabrá quando aprendermos a não colocar esses bando de corrupto no poder e vendilhões como o Sr Serra, Sr Aécio e o idolatrado FHC que ganhou muito com as privatizações, não que não fosse o passo correto mais tudo entregue na mão estrangeira, o que ele fez como CPQD, isso não sem faz e tudo isto porque a nossa dita elite empresarial são um monte de incompetentes. Fora gringos.

  16. ” Impeachment corresponde a um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, do presidente da República, ministros do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria. A denúncia válida pode ser a de “evidente existência de organização criminosa”, seja “por crime comum,crime de responsabilidade, abuso de poder, desrespeito às normas constitucionais ou violação de direitos pétreos previstos na constituição.”

    Sr Advogado, quando a sra Presidente usou dinheiro da Caixa Econômica Federal para pagar suas contas nāo infrigiu a Lei nº 1.079 do artigo 10 nº 9. ?
    Nāo ė Crime de Responsabilidade?

  17. eu acho q não devemos entregar de bandeja nossa base de Alcântara pra NINGUÉM !!

    se os EUA não pode, a Rússia, China, Europa, Japão, Gongo, Paraguai, os marcianos etc. tbm não podem.

    Esse discurso barato dos americanos bobos malvados pra mim só vai até a pag. 8.
    Eles adquiriram esse vasto conhecimento tecnológico assim como a Rússia e China, pq INVESTIRAM PESADAMENTE em pesquisas científicas nesse setor, enquanto nós brasileiros só ROUBAMOS, e ficamos se fazendo de vítima, implorando e chorando para algum país de alma bondosa nos ajude em nos doa parte dessa tecnologia, q eles conquistaram as duras penas durante décadas !!!

    Parem com esse vira-latismo !!! Se fossemos nós no lugar dos americanos tbm iríamos fazer a mesma coisa caramba !!! Iríamos proteger nosso legado, veríamos com OUTROS OLHOS esses países periféricos q estão querendo entrar nessa COMPETIÇÃO, pq seria mais um CONCORRENTE nessa corrida.

    Ninguém aki tem vocação pra “madre Teresa” e sai doando de graça tecnologia de ponta para os outros.

    Voltando ao assunto da base de Alcântara

    Mas, vejo com bons olhos o Brasil ganhar um dinheiro emprestando essa base fazendo uma PARCERIA q seja bom para ambos os países (independente de quem seja) se for um acordo JUSTO.

    E pra finalizar, numa boa amigos, esse site brasil 247 não é parâmetro pra ser fonte pra ninguém, é um ATENTADO a inteligência das pessoas, site PARTIDÁRIO,sensacionalista, manipulador, q é pago com dinheiro público. Nem deveria existir, seja site de esquerda, centro ou direita, é um escárnio isso !!

    Pessoas q defendem derramamento de dinheiro público nesse tipo de coisa, não é um patriota, é apenas um IDEOLOGISTA sacana, q só quer viver suas fantasias através do suor dos outros, repito, isso vale para TODOS !! dinheiro público não foi feito pra isso, já não basta esses políticos nos roubar com superfaturamentos em obras, desvios e outras coisas, temos q ver tbm esse tipo de ação ?

    E se vier alguém dizer pra mim q esse e tantos outros sites financiados por partidos não tem dinheiro público, vai passar VERGONHA, eu provo q tem, então não tente.

  18. Bom dia, pessoal!!
    Sobre a questão da Base de Alcântara, o ex-Presidente FHC (que possui um imóvel de 11 milhões de dólares em Paris) só não aceitou a proposta dos americanos em assumir a Base de Alcântara porque setores nacionalistas das Forças Armadas impediram. A justificativa foi de que os brasileiros não teriam qualquer acesso a uma plataforma construída por nós, brasileiros e com nossos escassos recursos. E estamos de volta a mesma discussão, mas o legítimo e honestíssimo Presidente Temer deve permitir isso.
    É bom lembrar aos fascistas de plantão que a Dilma, o PT (que nunca foram comunistas como apregoam os ignorantes) não roubaram sozinho. Não vou falar da Coroa Brastel, Ponte Rio-Niterói, Privataria Tucana… O PMDB, o PSDB e todos aqueles que apoiaram o governo de direita dos petistas também têm a sua culpa no cartório. Aliás, quando o Brasil teve um governo de fato que deu os subsídios necessários para que as Forças Armadas pudessem ser minimamente capacitadas (pergunto).
    Sou da proposta de que nós não precisamos de tutores, mas sim de independência ainda que isto leve décadas para ser consolidado um processo como esse.

    • Se fizerem isso os esquerdinhas piram… irão transformar as favelas num paraíso e ai acabou o cavalo de batalha dos esquerda que não teriam mais emprego em defender os frascos e cumprimidos favelados… tadinhos !!!… 🙂

  19. Já que não me responderam mais acima vou me manifestar por conta própria, haja visto o amontoado de besteiras “conspiracionistas” que já se falou: Acho que ninguém parou para pesquisar ou se informar a respeito do nosso programa espacial, principalmente no tocante ao memorando firmado com os Russo após o acidente de 2003, pois o legal e o que fazemos de melhor é falar mal de americano, ao invés de reconhecer erros e fracassos.

    Enfim, eu lhes trago aqui o memorando feito pelo governo do “Nine Fingers”, aquele mesmo que dizem que tomou uma atitude “nacionalista” para com os EUA: http://dai-mre.serpro.gov.br/atos-internacionais/bilaterais/2004/b_133/

    Gostaria de chamar atenção dos Russofilos para o artigo mais importante, o Artigo III, que em certo ponto cita:

    “Da Parte Brasileira:

    – providenciar a captação de investimentos e cobrir despesas decorrentes da execução do Programa conforme acordado pelas Partes;

    – assegurar à Parte russa, em condições acordadas, a utilização das tecnologias envolvidas no Programa, dar acesso às respectivas instalações da infra-estrutura espacial terrestre do CLA, bem como dar acesso às informações e aos dados técnicos ligados a essas tecnologias e instalações.”

    Amigos, se isso não for “entreguismo” eu realmente não sei que outra definição empregar…

    AH… mas os Russos… Foram os Russos que nos ajudaram!

    Ajudaram uma ova… O que eles queriam tem um nome: Dinheiro!! Coisa que eles acabaram ganham muito pouco e assim, pouco fizeram por nosso país e ainda tiveram acesso ao que temos!

    Ajuda… Isso é patético…

    Durante todos estes anos que este memorando ai serviu para alguma coisa, pouco se fez com os Russos, e nós que acabamos os ajudando, pois de concreto só nos restou Aferir para eles via Universidades o sistema GLONASS e monitorar o lixo espacial deles!! LIXO ESPACIAL!!! Foguete que é bom nunca “rolou”…

    Depois disso a outra anta que estava no Governo resolveu ter a brilhante ideia de fazer uma parceria com os Ucrânianos! Brilhante! Financiamos uma indústria falida e tivemos como resultado um prejuízo bilionário que praticamente matou nosso programa espacial. Mas a culpa… Essa é dos americanos…

    Mas enfim, como muitos preferem teorias da conspiração, deixo a minha: E se os Russos foram os responsáveis pela explosão do VLS em 2003? Pensem… Quem mais se beneficiou com aquilo? Pois é…

    • Caro Bardini, infelizmente não adianta usar de lógica ou fatos com a turma do Rasputin, eu não perco mais tempo, só acho graça com os comentários, riu muito e me divirto.Guardo os comentários sérios quando se falar de sistemas de armas ou algo parecido.

      • …………….Serra vendeu a alma ao Satanás americano……o Brasil ta ferrado com esse babão entreguista!!!! e pode-se ler que tá fazendo escola…………hummm…….

      • Obrigado Dilson, com essa sua importante informação,esse verdadeiro lampejo de genialidade voce realmente nos iluminou!!

    • Bardini, eu não duvido de nada e nem de ninguém, no jogo da política e da estratégia não há santos nem profanos, somente vitoriosos e perdedores, o boicote ao nosso projeto pode ter sido incutido por qualquer país, ja que nossa base representa uma área estratégica, mas a questão que tento tratar concernente a esse assunto é que nosso país precisa progredir, precisa alcançar um padrão de excelência no setor aeroespacial, temos know how pra isso, possuímos institutos de renome em todo o Brasil, o ITA e a UFRJ estão aí pra testemunhar o que é conhecimento de ponta, e nesse ponto reafirmou que Alcântara deve ser gerido por nós, pode até haver lançamentos de foguetes de outra nações, americanos, russos, qualquer um que pagar pode lançar, mas nada de privilégio, nada de limitações em nosso proprio território.

    • ” assegurar à Parte russa, em condições acordadas, a utilização das tecnologias envolvidas no Programa” é entreguismo por quê? que tecnologia espacial que nós dominamos e os russos não? que eu saiba, nós que temos que aprender com eles nesse quesito, não o contrário.

      “dar acesso às respectivas instalações da infra-estrutura espacial terrestre do CLA, bem como dar acesso às informações e aos dados técnicos ligados a essas tecnologias e instalações.” é entreguismo por quê? se os técnicos russos não tivessem acesso às informações necessárias ao seu trabalho, como dariam o suporte? contratar um engenheiro para depois lhe negar o acesso à obra, é inteligente? ou negar as informações necessárias, como por exemplo, o lay-out de elétrica ou hidráulica é inteligente?

      Quanto à essa explosão do VLS em 2003, não tenho nenhuma informação sobre o assunto e não sei se os russos nos ajudaram ou não. Mas se nos ajudaram, deveríamos ser gratos; se não ajudaram, não tinham obrigação nenhuma e se não ajudam, pelo menos não nos atrapalham, metendo o bedelho nos nossos assuntos, como fazem os americanos.

      Já entregar a Base de Alcântara aos Estados Unidos é entreguismo porque vai criar um enclave dos Estados Unidos dentro do Brasil; nesse enclave, não só os americanos terão acesso irrestrito, como enquanto nenhum terá acesso às instalações da base.

  20. Um deles inovou quanto ao crime de responsabilidade, dizendo que o STF NÃO PODE INTERVIR, recomendo ao incauto que REVEJA SEUS PENSAMENTOS, estando claro que apesar de ser um julgamento numa casa política (Senado) é imprescindível a existência de crime, sob pena de revisão pelo Poder Judiciário, pois esta escrito na Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, diz que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Assim sendo, aos golpistas de plantão, fica o aviso, não passem por cima da Constituição, senão passaremos por cima de vocês.

    • Quando um incauto resolve ler e “interpretar” a Constituição da mesma forma que se lê uma bula de remédio, o resultado é inevitavelmente catastrófico. Não apenas insiste no erro grosseiro de equiparar o crime comum ao crime de responsabilidade como ainda cita de forma absolutamente equivocada o dispositivo constitucional que trata da inafastabilidade do controle judicial. Ocorre que esse controle aqui se faz tendo em vista os aspectos de legalidade do ato ou procedimento (P.ex: Se o contraditório e a ampla defesa foram observados) não incidindo sobre o mérito do mesmo, como é o caso do julgamento político de crime de responsabilidade pelo Senado.

      No que diz respeito a passar por cima da Constituição, quem fez isso foi o “Pai” da facção ao fazer uma risível “denúncia” à ONU, passando por cima de órgãos de controle previstos na própria CF/88 como é o caso do CNJ. A verdade meu caro é que em troca de uma minúscula vitória tática, cristalizada na histeria da militância ao saber da notícia, o “Pai” da facção se encaminha para uma fragorosa derrota estratégica. Ao vestir a sua fantasia preferida, a de vítima “das elites, da mídia e judiciário burgueses”, ele termina por expor a sua pequenez e falta de estadismo ao expor o país lá fora. Igual ou pior, terminou por entronizar de vez o Moro no Panteão dos heróis populares.

Comentários não permitidos.