Hang Out Plano Brasil – A ascensão do dragão Chinês – Dia 27/07/2016

Hang Out China

 

Prezados leitores, o Plano Brasil gostaria de convidá-los a assistir o nosso Hang Out no dia 27/07/2016 a partir das 19:00 hrs.
O link será divulgado no site antes do horário do Hang Out.

Participantes:

Renato do Prado Kloss
Bacharel em Relações Internacionais pelo IBMEC-MG (2013) e Mestrando em Estudos Estratégicos pela University of Reading (2016). Atualmente, focando nas áreas de Estratégia, Segurança, Defesa e Asian Affairs. Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais, Estratégia e História Militar.

Tito Livio Barcellos Pereira

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é integrante – grupo de estudos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans (FFLCH-USP) e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF) É integrante do grupo de estudos sobre Rússia e Espaço pós-soviético pelo Laboratório de Estudos da Ásia (Departamento de História – USP) e pesquisador do Laboratório Defesa e Política[s] (INEST – UFF). Tem experiência na área de Geografia, Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase na área de Geopolítica, Geografia Regional, Rússia e Espaço pós-soviético.

 

Pauta:

-> Pequeno histórico da PE China pós-1949.
-> A ascensão do dragão chinês e seu transbordamento para o mundo
 + Sudeste Asiático (ASEAN)
 + Extremo Oriente e Tigres
 + Oriente Médio e África Subsaariana
-> Percepções Geopolíticas Chinesas
 + Federação Russa
 + Ásia Central
 + Sudeste Asiático
 + Índia
 + Japão e Coréias
-> O boom técnico-militar chinês
 + Reaparelhamento industrial e militar chinês
 + Novos projetos, vetores e doutrinas
 + Desafios e limitações tecnológicas

7 Comentários

  1. Tremei, TRILOGIOPATAS!

    Daqui a pouco os trilogiopatas vão deixar a SNA (e deixar de receber PÃO COM CARNE DE MINHOCA DO …) pra trabalhar em alguma agencia chinesa (e serem pagos com arroz sem casca)

    ôô vida sofrida

    rs rs

    • Pelo visto você já sabe o gosto de arroz sem casca! Pelo visto já prestou vassalagem aos chineses……

      No mais, que fixação estranha a sua pela Trilogia heim!? Será que isso se deve ao fato de você ter sido sempre tratado com muito carinho (SQN) por lá? Mas vamos combinar, você mereceu…..

      • HAUHAUHAUAHA

        Pegou ar !!!!!!

        Calma, rapaz…. take it easy…

        é só brincadeira (com um fundo de verdade)

        Trilogiopata é a raça mais stressada do mundo… essa gente precisa ser estudada….

  2. Prezados!

    Excelente iniciativa, sou grato desde já pela oportunidade. faz tempo que somente acompanho as notícias no PB se haver participado de forma ativa antes.
    Fico enobrecido de fazê-lo em uma ocasião altamente significativa para o teatro mundial e brasileiro.

    Sucesso e felicidades aos redatores.

    Claudio Moreno

    CM

  3. É um somatorio de eventos. Um deles a determinação Chinesa em não ser vassala de ninguem – tiveram um desentedimento com a URSS lá na decada de 60, se não me engano. – Outro é a oportunidade que souberam aproveitar com a reforma financeira que ocorreu nos EUA na decada de 80 [que culminou em 2008] que permitiu levar plantas inteiras de fabricas para a China, o que rendeu [e rende] muito dinheiro para os assionistas e saldos estratosfericos na balança comercial chinesa. Bom com esse saldo estratosferico Eles compram o mundo, mineradoras, areas ferteis, empresas de energia etc… pois é melhor ter isso ná mão do que papel. Mas notem essa expanção só esta acontecendo de maneira mais agressiva porque Eles agora tem, alem de dinheiro, bala na agulha ou sejá um parque tecnologico -militar que já se aproxima muito do Ocidente e Russia. Eles seram [são] grandes competidores dos EUA [que perdeu o foco com o fim da URSS] e o interessante que não será ideologicamente [Chines adora um Pais capitalista liberal] vai ser na base do negocio, na oportunidade de comercio.
    Sds

    • Pois é muttley, adoram um pais capitalista liberal contanto que não sejam eles,haja visto as praticas protecionistas, dumping nos concorrentes, falsificação de marcas, uso de mão de obra em condições precárias beirando escravidão, a política cambial de manter o yuan artificialmente baixo e destruição do meio ambiente. A verdade e´que capitalismo liberal nos olhos dos chineses arde como pimenta. Por onde essa nuvem de gafanhotos passa nada sobra da lavoura !!

  4. Acho plausível trazer o paronama de crescimento das principais potências num horizonte mais distante em comparação a China, o que trará de forma mais eficiente a realidade da ascensão econômica chinesa ao posto de primeira potência global.

Comentários não permitidos.