Israel: Jornal HAARETZ questiona compra do F-35 Joint Strike Fighter

“O F-35 Joint Strike Fighter não é apenas o projeto mais caro da história da aviação, ele é também o mais estranho e mal sucedido projeto do complexo militar industrial dos EUA.” – Guy Rolnik

Matéria completa – Benefit of Stealth Fighter Jet Proves Elusive Subject in Israel  – HAARETZ

Foto: Beth Steel/Lockheed Martin

  • Guy Rolnik é vice-editor do jornal Haaretz e fundador do jornal financeiro TheMarker. Em 2013 foi premiado com o “Sokolow” (O Prêmio Pulitzer de Israel)

36 Comentários

    • Já comprou “Teacher”. Mais precisamente já foram adquiridos 33 exemplares de uma previsão de 75 exemplares, que irão contribuir para o aumento da superioridade da Força Aérea Israelense sobre as demais na região. E trata – se de uma aquisição vantajosa não apenas no aspecto militar como também no econômico e no industrial afinal as asas de todos os F-35 serão construídas pela IAI em suas instalações no aeroporto Ben Gurion.

      Tão importante quanto isso, a suíte eletrônica dos F-35I será toda de origem israelense.

      Por fim “Teacher” trata-se de uma crítica jornalística, algo absolutamente necessário e salutar dentro de uma sociedade democrática como é o caso de Israel, que por sinal é a única democracia do Oriente Médio. E não custa lembrar que vocês esquerdistas possuem verdadeira ojeriza à esse precioso corolário do Estado Democrático de Direito, tanto que pregam a censura e/ou controle estatal da mídia travestida do hipocrita rótulo de “democratização dos meios de comunicação ” . Não é à toa que você nesse espaço já citou a Sputnik, cujo péssimo jornalismo a serviço de um déspota ….

      • Comprou porque nao foi eles que pagaram o ‘bill’ Compram armas com dinheiro arabe. Isso quem disse foi um antigo diplomata saudistA. Os arabes vendem petroleo em dolar, que e trocado por Treasure Bills/titulos do tesouro norte americno que usam parte desse dinheiro para desenvover bombas e avioes militares que eles ‘vendem para Israel que pagam essas compras com o resto do dinheiro arabe convertido em titulos que os gringos lhes dao de presente,em forma de ‘ajuda’ Para testar se as armas e os avioes sao bons,os israelitas bombardeam os Arabes. e me parece que tem gente em Israel que consideram o F35 um fiasco. nem de graca presta.

      • JOJO, se os programas militares norte-americanos são financiados com os títulos da dívida, também chineses e brasileiros os financiam. Se o diplomata saudita disse isso falou besteira.

        No mais você não perde uma oportunidade de destilar antissemitismo. E quanto ao F-35 cabe lembrar que o PAK FA dos seus amados russos patina sem motor, radar e baixo RCS.

  1. O F-35 de fato não é (pelos problemas até aqui apresentados) e pelo jeito não será (até resolverem as muitas pendências) “O como prometeram e deveria ser,Israel assim como os demais países compraram por questões políticas e estratégicas, e a diminuição e até mesmo limitação dos pedidos revela isso. Os EUA estão perdendo tempo, pois já era pra aprovar a reinicialização da produção de F-22 para garantir a operacionalidade (a nível de superioridade aérea) diante de seus rivais, pois não há como contestar, as coisas podem ficar muito salgadas se a China e Rússia possuírem um caça a altura ( ou até superior) ao F-35 e os EUA possuírem apenas 187 F-22 no nível do PAK FA e J-20, a disparidade será inevitável a curto-medio prazo. Os amantes desse caça gostando ou não, essa é uma possibilidade muito real. É bom torcerem pro Trump ganhar e ordenar a aquisição e venda de mais F-22, pois se a Hillary ganhar os EUA estarão enrascados.

    • Vamos aos fatos:
      – O desenvolvimento do PAK FA se arrasta, o aparelho tem problemas inclusive no RCS e até agora os russos apenas conseguiram garantir a aquisição de 12 exemplares. E nem vou falar das frequentes críticas dos indianos.

      – o J-20 sequer tem motores assim como o J-31, ambos usam antigos turbofans russos.

      Nesse cenário os EUA vão muito bem pois o F-35 vem superando seus problemas ( os F-35B dos Marines nesse momento estão participando do Red Flag 16-2, um exemplar da RAF esteve no salão de Farnborought e esse mesmo exemplar junto com dois dos Marines e três da USAF da versão A se exibiram no RIAT) e a possibilidade de reabertura do F-22 é real.

      • S-88, acho que vc deveria separar as coisas, opinião não é fato. O PAK FA não está em fase de desenvolvimento, mas de testes, e seus últimos componentes (radar e motor) tbm estão em fase de testes, sendo o próximo passo a implementação, e seu número reduzido se deve ao fato de testes reais, e tbm devido a espera dos novos componentes que sairão dos testes para implementação total em 2018.1.
        A Índia como todos sabem, vive reclamando de tudo, inclusive dos franceses e de tudo mais que ela puder chorar um qualquer na economia, eles não são exemplo de seriedade em acordos, haja visto o caso Rafale.
        O J-20 utilizará o motor mais avançado do Oriente que tbm é usado na Rússia em seus principais caças, e implementará seu próprio motor depois de sua homologação, que será inserido por volta de 2019/2021, lembrando que tudo no caça exceto o motor é chinês, de ultima geração, e devido a aceleração hiper rápida de produção e testes desse caça, as perspectivas de meros 50 até 2020 podem ser superadas para 100 facilmente.
        Agora vamos aos pontos que vc não fez questão de citar: problemas gravíssimos no assento, sobre pressurização nos tanques, versão B limitação nas baias internas, e muitos outros, dentre eles cito ema declaração sobre os muitos problemas de software:

        “O avião de combate “permanece imaturo e fornece a capacidade de combate limitado”, Michael Gilmore, diretor do teste operacional e avaliação do Pentágono, disse Comité dos Serviços Armados da Câmara na quarta-feira , acrescentando que o F-35 tem “muitas deficiências significativas por resolver.”
        Gilmore informou que o sistema operacional mais recente do F-35 tem 931 deficiências documentadas abertas, 158 dos quais são de categoria 1 – são classificados como aqueles que poderiam causar a morte, ferimentos graves, ou doença grave. Ele chamou o cronograma de testes e implantação atual “irrealista” e estima que o software não estará pronto antes do final de 2018.
        Particularmente preocupante é o computador de bordo do lutador, conhecido como o Sistema de Informação de Logística Autonomic (ALIS). Quando a versão mais recente do software foi entregue para testar no mês passado, “era tão instável que os testes de voo produtivo não poderia ser realizado,” Gilmore testemunhou. A agendado missão de guerra eletrônica que era envolver quatro F-35s com software 3F bloco foi cancelado quando apenas dois conseguiram torná-lo para o intervalo. Os outros dois planos nunca decolou, “devido a problemas de estabilidade aviônicos durante a inicialização.”

        Pô meu caro, não se trata de gostar ou não do caça, ele não é digno de confiança e não será durante um bom tempo, e quem condenou foi um especialista do Pentágono! não eu nem vc, mas alguém preocupado com a segurança do seu país. Trato deste assunto de forma imparcial, crendo que os EUA tem inimigos e sabendo que eles precisam manter a paridade, mas se confiarem demasiadamente neste caça, podem ter problemas seríssimos.

      • ARC,

        Os relatórios do F-35 tem por base problemas listados ao longo de todo o desenvolvimento, e de todas as versões; problemas esses que vem sendo sim resolvidos…

        O software block 2F, apesar de garantir somente capacidades limitadas, já garante considerável operacionalidade. Tanto que o caça participa da atual Red Flag, o que significa sim disposição para combate. Aliás, os resultados da Red Flag é que vão dizer o que é o que… Fora isso, o software block 3F permanece em desenvolvimento, e deve ser entregue até janeiro de 2018. Segundo relatório mais atual do Comitê do DoD para o programa do F-35, o cronograma permanece para iniciar as entregas no final de 2017, com o tipo já estando mais de 80% completo.

        A pressurização dos tanques era consequência de uma válvula de alívio de pressão; problema que vem sendo paulatinamente resolvido nas aeronaves de série ( as válvulas, até onde sei, já vem sendo trocadas ).

        O assento ejetável deverá ser substituído… Seja como for, as restrições se aplicavam a pessoas com menos de 62 kg e em voo a baixa altura… E é mais uma consequência do peso do capacete somado a força da ejeção… Entedamos que é algo difícil de se prever ( e ainda bem que os testes revelaram isso ).

        As baias de lançamento, salvo engano, tem limitações inerentes a velocidade e temperatura ( atrito ). E não poderia deixar de ser, visto as forças exercidas sobre a aeronave em velocidades supersônicas e a estrutura “oca”, que, se não estou errado, acaba tendo o efeito de reter o calor… Esse fenômeno foi apurado em uma situação específica, em altitudes inferiores a 25000 pés, com temperaturas do ar acima de 32°C, e elevada velocidade por mais de dez minutos. E termina que o caça não vai atacar a velocidades supersônicas e nem a baixa altura, e menos ainda vai ficar dando sopa mais que dez minutos em uma zona de risco… Seja como for, as informações que estão disponíveis são limitadas para um julgamento mais justo… Sem saber a velocidade exata, por exemplo, não há como saber exatamente o quanto essa questão influencia o F-35 ( a tendência é que isso ocorra a velocidades supersônicas, nas quais não ocorre combate )… Há também outros fatores que podem interferir nessa questão; particularmente no caso do modelo B, o qual tem os direcionadores de fluxo dos motores passando pela estrutura, o que poderia, em tese, contribuir para um superaquecimento… Seja como for, não parecem estar lá tão preocupados com isso por agora…

        No mais, observe o que vem acontecendo com na maioria dos casos de falha… é válvula que não funciona, palheta de motor que quebra… Ou seja, é falta de alguém pegar no pé dos fornecedores…

      • RR, concordo com sua opinião, mas tal qual um cliente que tem necessidades urgentes pressiona seu fornecedor por um produto asseguradamente eficaz, assim vejo hoje o Pentágono diante da Lockheed, dependendo de um caça que ainda tem muitos pontos a serem sanados, e alguns bem críticos, o assento é o menor deles, pois os problemas no ALIS, apesar de estarem sendo sanados, apresentam falhas significativas, que impedem inclusive o funcionamento de partes críticas do caça, aí fica a questão, vale a pena investir todas as fichas num caça desses diante do perigo que os EUA tem pela frente? (China e Rússia crescendo em poder bélico) é óbvio que não, melhor seria reabrirem as linhas de produção do F-22 numa versão atualizada para assegurar a paridade de poder pros países que se encontram em situação perigosa (EUA, Japão, Israel), mas sabemos que infelizmente isso não ocorrerá devido o problema que a LM arrumará para si, pois outros países quererão seguir as linhas do F-22, postergando as aquisições do F-35, e isso seria um problemão para os lobistas desse projeto que já deixa prejuízos.

      • “_RR_
        25 de julho de 2016 19:43

        Seja como for, as informações que estão disponíveis são limitadas para um julgamento mais justo…”

        ninguém aqui tem acesso as informações operacionais dos caças e sistemas desenvolvidos por esta gente…desempenho operacional só é dado a saber para quem opera…o que vc faz aqui é apenas inferir sobre informações genéricas de divulgação publica de folhetos de fabricantes e marqueteiros….não existe hoje custo beneficio algum nos programas estadunidenses de caças de quinta geração..ainda mais nesta crise/recessão global que assola todo o ocidente….não vale a pena investir em caças de custos estratosféricos sendo que por 1/3 do valor pode-se tirar vantagens com caças de quarta geração……é consenso que pelos preços dos stealths nem mesmo a usaf poderá adquirir e operar a quantidade de caças que desejava… e vários países do ocidente reduziram seus pedidos por questões orçamentarias……

        “_RR_
        25 de julho de 2016 19:43

        Os relatórios do F-35 tem por base problemas listados ao longo de todo o desenvolvimento, e de todas as versões; problemas esses que vem sendo sim resolvidos

        problema que vem sendo paulatinamente resolvido nas aeronaves

        O assento ejetável deverá ser substituído…

        Os relatórios americanos acerca dos problemas do F-35 tem gerado críticas e desconfiança, logo ao ponto de políticos influentes nesses países manterem o pé atrás”

        Exato…o programa não passa de um prototipo de varias unidades feitas…partes criticas como motor, aviônicos e software ainda estão em processo de desenvolvimento….e apresentam inúmeras falhas/problemas de projetos…

    • Salve ARC.
      Fico aqui pensando quais seriam os motivos para os EUA pararem com o desenvolvimento do F22, pois pelo que dizem é um avião fantastico. Mesmo com o desenvolvimento do F35 a sua produção deveria ter continuado e ele sendo atualizado, como ocorreu com o F15 por exemplo.
      Sds

      • Foram diversos os motivos caro Muttley, um deles e talvez o principal se parece muito com os problemas que temos aqui no país…empresas privadas querendo dinheiro, e põe dinheiro nisso, pois é fato que um dia de Agosto ( a gosto de Deus) o F-35 estará plenamente operacional, mas até lá, ele está sendo uma cruz bem enfarpada que a Lockheed está pondo nas costas do Pentágono e de todos os países que nele puseram suas esperanças, e que custou rios de dinheiro. O F-22 é hoje a melhor opção para as forças norte americanas manterem a paridade com os potencias orientais de forma SEGURA, pois o caça pode passar por um processo de atualização de alguns componentes para novamente entrar nas linhas de produção, vale ressaltar que não só os EUA precisam do F-22, o Japão ao meu ver está numa situação muito perigosa diante do crescimento avassalador da China. o F-22 é uma opção segura e que a LM que corra atrás das lambanças que fez no F-35 para repará-las, pois o que não pode é um país ficar dependendo de um caça que está atolado de problemas para defender-se, e detalhe, de acordo com os últimos relatos, será assim até pelo menos 2018/2020.

  2. ………………..o jornal Haaretz “descobriu a pólvora”…..coisa que todas as Fôrças Aéreas do planêta já sabem ….”novidade” mais velha que Matusalém (Kkk…)……

  3. Em linguagem do football o F-35 ė um flop. Este caça foi projectado a pensar na doutrina militar russa dos anos 90 ( doutrina da urss ) em que os numeros venciam a qualidade e onde a aposta era nos sistemas anti aereos. Os EUA achavam que o atraso tecnologico da russia e china era de cerca de 10 a 15 anos. Dentro da propria força aerea americana este caça nao tem a aprovaçao de 50%. O que foi gasto neste caça ainda hoje nāo ė certo. Na minha opniao o que foi gasto no F-35 se fosse investido no F-22 ai sim o EUA teriam uma maquina de guerra super superior durante anos. Por mais desenvolvido e tecnologino seja a base de dados e cockpit do F-35 náo chega para se tornar superior a outros caças e radares e sistemas anti aereos actuais.
    O F-35 ė como o povo diz..so garganta..muita uva e pouca parra.. ė căo que late mas nāo morde.
    Qual a capacidade deste caça passar por sistemas como s-300 0u s-400 e de os destruir ? O que foi que o sr Guy Rolnik viu que mts teimam em năo ver?

    • O comandante da força aérea israelense discorda do articulista. Só que o comandante é piloto de combate e o jornalista não. Logicamente que você não vai condená-lo por escrever o artigo afinal liberdade de imprensa é essencial em uma democracia mas resta claro que sua opinião resta prejudicada por ser leigo.

      Quanto à capacidade de sobrevivência do F-35 ele mostrou-se capaz não apenas de evadir-se das defesas antiaéreas como também de confrontar caças adversários em recentes ensaios da Base Aérea de Hill.

      Quanto a ser garganta, cão que late e não morde, muita uva e pouca parra, esses adjetivos caem como uma luva no PAK FA, que não tem motor definitivo, radar e sequer RCS baixo como deveria ser um aparelho de quinta geração, para desespero dos russófilos..rs!

      • “Mostrou se capaz em recentes ensaios da Base Aerea de Hill.” E por algum acaso iam dizer contrario? Quem realizou os ensaios e publicou esse relatorio alguem imparcial?

        Gente a dizer que seus ensaios mostram sao capazes por esse mundo fora nao falta.. ou so EUA ė valido?
        Nossa.. que inocente

      • Ué, quando um protótipo do F-35 saiu-se mal contra um F-16 em um combate simulado eles admitiram! E olha que se tratava de um protótipo sem nenhum sistema e com limitações no envelope de vôo.

        E onde você queria que eles fossem ensaiar, invadindo espaço aéreo russo e chines? E você esqueceu que o Red Flag, para lhe dar um exemplo, é absurdamente realista?

  4. Se o F-35 fosse isso tudo ( tudo de bom e poderoso ) os EUA estavam se a cagar se a russia vende ou nao o sistema s-300 ou s-400 ao irao ou a china.e nem se falava no F-22
    S-88 vc so ve defeito no que os russos e chinas fazem pra si tudo que os EUA faz ė superior numca ve nem tem defeito.. Caro S-88 cara vc deve ser a nova linda lovelace. Parabens.kkkkkkk

    • E você talvez seja a nova Silvia Saint do pedaço…..

      No mais eu não critico tudo o que Rússia e China fazem mas é fato que em tecnologia furtiva os EUA estão bem à frente. Basta recordar que enquanto a USAF tem um bombardeiro furtivo há 20 anos, como é o B-2, os chineses ainda se viram com os Tu-16 projetados nos anos 50 e os russos tiveram que cancelar o projeto do PAK DA e dar uma guaribada no Tu-160. E isso são fatos…

      • Atrasados em que? J-20 e j31 a russia o t-50. Vc fala que a india reclama do t-50.. alguem dos aliados tem coragem de reclamar do F-35?
        Meu caro furtividade pra quem? Iraque ? Servia? O F-117 era furtivo ou vcvai dizer que nao foi abatido foi avaria? 0 drone RQ-170 foi avaria? Se existe se tal de furtivo vc nao acha que os EUA espiava meio mundo? Nem na k.do norte nem no irao pk? Vc deve usar palas nos olhos que so ve EUA. FALA DO F-35.. vc nao consegue argumentar o facto q o f-35 nao e tudo que a USAF diz ser dai mts falarem do F-22.
        Ninguem ė dono da verdade absoluta nem do conhecimento.

      • Atrasados sim cidadão! O J-20 e o J-31 sequer têm motores, tendo que se virar com turbofans russos dos anos 80. Aliás, o fumacê que o J-31 deixa torna o aparelho nada furtivo para qualquer sensor IR de míssil. E o T-50 é igual à casa do poema de Vinícius de Morais ou seja, não tem motor, não tem radar, teve de pegar tudo emprestado do Su-35. Pior, tem o RCS maior do que o desejado……

        Sim, o F-117 foi derrubado mas o RQ-170 teve uma avaria e caiu. E até agora os iranianos não conseguiram fazer engenharia reversa do mesmo.

        Quanto ao F-35, teve problemas mas vem superando-os, tanto que já entrou em serviço com o USMC, o que para vocês russófilos que apenas vêem Rússia na frente.

      • “…alguem dos aliados tem coragem de reclamar do F-35?”

        Italianos e canadenses questionam e muito o F-35…

        Os relatórios americanos acerca dos problemas do F-35 tem gerado críticas e desconfiança, logo ao ponto de políticos influentes nesses países manterem o pé atrás…

        Aliás, é impressionante a transparência com a qual o governo americano está lidando com o assunto, permitindo que tudo venha a público; assim como tem feito esforço enorme para divulgar a resolução dos problemas…

        Quanto ao assunto do F-117 abatido, isso já foi mais que documentado… Resumindo, foi de fato um trabalho competente da artilharia sérvia, mas também uma sucessão de erros da parte dos americanos, que tomaram praticamente todas as atitudes que não deveriam ter tomado… Tanto que isso gerou o maior rebu na comunidade stealth, logo ao ponto de revisarem página por página de seus manuais. E terminou o que o F-117 retornou ao Iraque e saiu de lá sem uma perda mais uma vez…

        O F-22, se voltar a ser produzido, terá apenas um propósito: substituir o F-15C, como originalmente pensado… No mais, a USAF, não tem escolha que não seja o F-35, haja visto que essa instituição já descartou a compra de novos caças da geração ‘teen’ ( que, aliás, logo fecharão a linha ).

      • “Esta história de avião Stealth é uma lenda.
        Nenhuma força área do mundo ainda foi capaz de justificar de maneira racional a necessidade da aquisição em grande escala destas aeronaves.
        De duas uma, ou são caríssimas de se operar e de se manter ou no fundo, ainda não são tão relevantes assim; no cenário atual.”

        Ocidental Sincero

      • “_RR_
        25 de julho de 2016 20:07

        Aliás, é impressionante a transparência com a qual o governo americano está lidando com o assunto, permitindo que tudo venha a público; assim como tem feito esforço enorme para divulgar a resolução dos problemas…”

        são tão transparentes que pilotos do Cascão(f-22) denunciaram aquela gente por fazer a eles ameaças, coerção e cooptação para não levarem a publico os erros de projeto nos sistemas de OBOGS que estavam provocando acidentes fatais!…

        os fabricantes de armas de lá estão se lixando para tudo e para todos…o negocio deles é só fazer esquemas com os políticos de Washington para ganhar dinheiro em cima dos trouxas dos contribuintes estadunidenses…não é só no Brasil que grandes empresas fazem conchavos e financiam/apoiam políticos em troca de esquemas rentáveis…..

        apesar de tentarem coopta-los e cala-los acabou no final tudo sendo vazado para o publico…pois nenhuma mentira se mantém por muito tempo senhores….por mais elaborada que ela seja…toda mentira tem perna curta…..

      • “_RR_
        25 de julho de 2016 20:07

        Quanto ao assunto do F-117 abatido, isso já foi mais que documentado… Resumindo, foi de fato um trabalho competente da artilharia sérvia, mas também uma sucessão de erros da parte dos americanos, que tomaram praticamente todas as atitudes que não deveriam ter tomado… Tanto que isso gerou o maior rebu na comunidade stealth, logo ao ponto de revisarem página por página de seus manuais. …”

        È tão difícil reconhecer a o mérito do inimigo dos eua?..a Iugoslávia tinha uma boa equipe anti aérea e armamento certo….Fizeram grande trabalho e conseguiram derrubar um bombardeio f117…..O que acho feio é essa desculpa de problema técnico…o f117 encontrou adversário certo e foi abatido com mérito da Força Aérea da Iugoslávia…..Esses caça Stealht só funcionam contra países de terceiro mundo….Parem com esse problema técnico…é conversa para boi dormir….Toda vez que caça dos eua ou helicóptero é abatido no campo de batalha sempre espalham mentiras de falha técnica para ocultar o sucesso do inimigo…

        “E terminou o que o F-117 retornou ao Iraque e saiu de lá sem uma perda mais uma vez”

        deve ser porque toda a infraestrutura, defesas e centros de comando foram arrasados por Tomahawks antes né?!…assim fica fácil ainda mais contra países desdentados…repito, reitero e ratifico..Esses caça Stealth só funcionam contra países de terceiro mundo… 😉

      • “_RR_
        25 de julho de 2016 20:07

        E terminou o que o F-117 retornou ao Iraque e saiu de lá sem uma perda mais uma vez”

        toda e qualquer aeronave de ataque hoje é parte de um sistema de defesa maior em que há drones, Elint, Awacs, guerra eletrônica, Mísseis de cruzeiro, satélites, data links… Nenhuma força aérea de respeito hoje em dia lança lobos solitários….as missões fazem parte de uma estrutura maior…

      • “O F-35 irá substituir o F-16 e parte dos F-15. Primeiro porque eles não tem escolha… A frota da USAF é geriátrica”

        _RR_

  5. S-88 aprecio alguns dos seus conhecimentos… mas vc insiste em ser imparcial nos seus comentarios. Vc insiste em achar ser o portador da verdade e conhecimento.. O mais sabio do pedaço. Vc acha ser o unico que pesquisa nos lugares certos e se informa em fontes crediveis…Mas meu caro sem dramas eu lamento informa lo.. .mas voce nao ė o dono da razao nem conhecimento. ..

    • …….os EU tentam se safar de seus prejuízos no bôlso dos seus aliados….tentam a todo custo empurrar o F-35 no Canadá ,quando o próprio primeiro ministro canadense Justin Trudeau afirmou que o” F-35 é um avião que não funciona” ….ora,com essa frase partindo de um aliado tão próximo e fiel dos EU fica difícil acreditar na eficácia do dito cujo ..”caça”….humm…é ruim hein!!…………

  6. Esse F-35 já tá parecendo aquelas bicicletas de favelado: enchem de penduricalhos, fitinhas coloridas, chocalhos, buzina estilosa, gastam meses e um bom dinheiro enfiando um monte de porcaria, tanta coisa feita que parece que ela NUNCA vai ficar finalmente pronta, sempre tem “algo a ser feito”, até que fica bem colorida e QUASE mais legal que uma Kawasaki Ninja, aí o dono já fica se achando “o cara”, o bonzão…MAS…ao final continua sendo uma bike cafona cheia de enfeite ! kkkkk

    • Mas uma coisa eu sei: os caças americanos vendem bem é só os bons podem ter o melhor na atualidade… e o choro antiocidentalista é livre… ???

Comentários não permitidos.