Trump questiona o compromisso dos Estados Unidos com a OTAN

Republicano condiciona defesa dos aliados a uma maior contribuição financeira deles à organização.

Se o candidato republicano Donald Trump ganhar a eleição presidencial de Novembro, os dias dos Estados Unidos como aliado leal aos seus parceiros europeus podem estar contados.

Antes do discurso de encerramento da convenção republicana em Cleveland, Trump declarou que, se for presidente, não se sentirá obrigado a defender os países da OTAN em caso de ataque externo, como prescreve o tratado da aliança militar ocidental.

As declarações do magnata nova-iorquino evidenciam o abismo que o separa das mais arraigadas tradições republicanas, da economia à política externa.

“Há muitos membros da OTAN que não pagam as contas”, diz Trump em uma entrevista ao The New York Times, numa alusão à baixa contribuição financeira de vários sócios em comparação ao valor pago pelos EUA.

Quando o Times lhe pergunta se os Estados bálticos, que são membros da OTAN, poderiam confiar na ajuda dos EUA em caso de um ataque russo, Trump responde: “Eles cumpriram suas obrigações conosco? Se cumprirem com suas obrigações conosco, a resposta é sim”.

“E se não?”, rebate o Times.

“Bem”, responde Trump. “Não digo ‘se não’. Digo que há atualmente muitos países que não cumpriram suas obrigações conosco.”

A convenção termina, na noite desta quinta, com muitas dúvidas sobre a capacidade de Trump para unir um partido que o enxerga com ceticismo. O discurso do senador Ted Cruz, no horário nobre televisivo da quarta-feira, expôs as divisões em carne viva. Cruz, pré-candidato derrotado por Trump nas eleições primárias, se absteve de pedir voto para o candidato, o que motivou sonoras vaias por parte dos delegados.

A obrigação da defesa mútua é o núcleo da OTAN, o que em última instância lhe dá sentido. Um ataque contra um membro é um ataque contra todos. Desvincular-se dessa obrigação rompe com quase sete décadas de envolvimento dos EUA na segurança europeia. E rompe também com o internacionalismo militar do Partido Republicano, cuja liderança assumiu oficialmente Trump em Cleveland. Este é, afinal de contas, o partido de Eisenhower, Reagan e Bush pai, políticos que situaram o vínculo transatlântico no centro da sua política externa.

Na mesma entrevista, Trump ameaça retirar os Estados Unidos do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN ou NAFTA, na sigla em inglês) com o México e o Canadá. “Se não consigo uma mudança [no tratado] sairia imediatamente do NAFTA”, diz.

  • Um ataque contra um membro da OTAN é um ataque contra todos. Desvincular-se dessa obrigação rompe com quase sete décadas de envolvimento dos EUA na segurança europeia.

Não é a primeira vez que Trump expressa dúvidas sobre a validade da OTAN. Mas a clareza com que formula essas ameaças, e o fato de fazê-lo na véspera do discurso de encerramento da convenção –certamente o mais importante de sua campanha– que torna inevitável sua candidatura, multiplica o impacto de suas palavras. A possibilidade de que Trump seja presidente, que até poucos meses atrás poucos levaram a sério, é real, e os parceiros e aliados medem milimetricamente cada palavra.

“Ele não tem um conhecimento sofisticado da política de segurança americana, então segue seus instintos e diz esses absurdos. Agora que é candidato não pode haver mais tolerância com isso”, diz em Cleveland ao EL PAÍS Mike Murphy, ex-assessor de políticos republicanos como John McCain e Mitt Romney, candidatos à presidência em 2008 e 2012, respectivamente. “Potencialmente pode se tornar num problema”. De acordo com Murphy, “minar a aliança da OTAN refletirá o julgamento pobre de Trump e ele será prejudicado”. Murphy cogita que, no discurso de encerramento, Trump poderia tentar retificar.

O argumento de Trump é que os EUA gastam uma quantidade enorme de dinheiro protegendo os países ricos e que estes poderiam pagar a conta. Não se refere só aos países europeus, mas também aos aliados asiáticos, outro pilar da política externa norte-americana desde o fim da Segunda Guerra Mundial. São países, diz Trump, “com uma riqueza imensa. Estamos falando de países que estão numa situação muito boa. Então, sim, estaria absolutamente bem preparado para dizer a esses países, ‘Parabéns, vocês vão se defender sozinhos’”.

MARC BASSETS

Fonte: El País

34 Comentários

  1. Quando eu disse que o povo americanos deverá decidir entre cair no Caldeirão da bruxa sionista ou na frigideira do neonazista do topete .. não estou fazendo figurino aqui .. não devemo se iludir entre esses dois .. pois nessa história tanto faz se é chico ou francisco .. é tudo neofascistas que nem farinha do mesmo saco .

  2. Concordo com vc Lucena referente aos 2 candidatos : A pergunta é qual dos dois candidatos é mais maluco ? Trump ou Hillary Clinton ? Trump me parece mais agressivo pelo menos verbalmente falando , Hillary em alguns pontos é mais comedida não quer dizer que vai ser boazinha , só o tempo dirá .

    • MACUXI nada melhor expressa a bancarrota moral, politica e social dos EUA do que o fato que Hilary Clinton e candidata a presidencia daquele pai. Ela deveria estar e ou na cadeia ou sentada nos Tribunais de Justica aguardndo o Juiz declarar quanto anos ela deve ser condenada a prisao. Ela esta sendo acusada de ter transferido informacoes ultra secretas sobre assuntos governamentais dos EUA para uma nacao extrangeira, Israel. Esse Inquerito tambem esta sendo abafado.

      • EUA e Israel são aliados JOJO, assim o intercâmbio de informações entre os dois países é algo absolutamente natural, especialmente no que diz respeito à segurança. Essa conversa de que ela teria transferido “informações ultrassecretas sobre assuntos governamentais” para Israel é conversa fajuta de sites conspiracionistas, extremistas e fascistas como é o caso do Veterans today. E mais uma vez você vem aqui destilar antissemitismo JOJO…..

    • Donald Trump .. como todo neofascista que se pressa … sempre desprezou latinos americanos e as suas culturas .. basta vê as considerações preconceitusas de Donald Trump para com os mexicano .. como sabemos .. essa cepa de cretino ianque … acredita que tudo abaixo do rio grande .. é tudo mexicano .. se cuidem ! … gringos de Miame .. rsrsr

    • Não se preocupe a cartilha dos EUA para a America Latina é a mesma para qualquer um dos candidatos, eles tem um politica de Estado bem clara para nós e não vai mudar [só muda se nós mudarmos de postura, pois podemos ser lacaios deles mas tambem da China]. O que pode acontecer é de Eles nós esquecerem um pouco, como aconteceu durante a guerra do Afeganistão e Iraque.
      Sds

    • Vc ja teve um pedaco de terra e criou gado? Vc os cuida como sua propriedade. Vc tem que zelar por ela, ela faz parte do seu patrimonio, mas sua propriedade nao e sua familia. Mutatis mutantis de Brazil fabula narratur. A proposito, nos meus tempos “relacao” e com cedilha nao com dois esses. Mas como tudo muda e possivel que hoje se escreve “relassao”

    • Na verdade ele representa o PATRIOTISMO contra o INTERNACIONALISMO que a bruxa loira advoga… simples assim… quem não gostar não vá a América… continue em seu país e o melhore… claro, se não for esquerdalha, pois então, vai preferir continuar na m…da populista que adora… a GROBO PLATINADA tá metendo a ripa no TRUMP… porque será ???… só pelo fato da emissora esquerdalha não gostar dele já é uma dica que ele merece ganhar… GO TRUMP, GO !!!…

      • serio cara? vc fala mal de populismo e apoia o Trump? q piada kkkkkk, até seu próprio comentário indica que o Trump é populista, afinal, ele é criticado pela Globo e todo o resto da mídia pro-establishment e mesmo assim é bem sucedido, só pode ser populista, consulte dicionários antes de usar o termo por favor…
        Mas mesmo assim, GO TRUMP, GO, melhor alguém ignorante politicamente não-imperialista do que a maluca do outro lado.

        dica: consulte um psiquiatra para tentar tratar sua obsessão com “esquerdalha”

      • Vocês esquerdalhas estão todos com medinho da Hillary não é? Sabem que seu ídolo, o déspota do Kremlin, não vai ter refresco…

      • (…) a GROBO PLATINADA tá metendo a ripa no TRUMP… porque será ???… só pelo fato da emissora esquerdalha não gostar dele já é uma dica que ele merece ganhar… GO TRUMP, GO !!!… (…)
        .
        .
        HAHAHAHAH….GROBO PLATINADA .. emissora esquerdalha ! …. HAHAHAHHA .. esses bosomicos ..HAHAHAHAH…

      • Desde jovem eu ouvia o Brizola acusar a Globo de estar a servicos dos EUA. Hoje ja tem muito material publicado que revela como a CIA financia e controla jornais tipo a Globo. Se esquerdalha agora tomou conta do corpo editorial da Globo, isso so pode significar que os gringos estao perdendo sua capacidade de controlar a midia internacional. Isto so pode ser interpretado como mais um simtoma que revela a decadencia total dos EUA. Estao perdendo o dolar como moeda de reserva, esto perdendo os arabes como aliados, estaoperdendo Turquia, os Europeus cada vez mais recalcitrante contra eles.e agora a Globo. So nao sei explicar como e que esses esquerdalhas que tomou conta da Globodeixou ela atuar na campanha contra o PT. Sem a Globo, os sergios moros nao teriam a publicidde que teve.A opiniao publica nao teriam se tornado contra o PT como de fato ocorreu. Sera que a incopetencia dos gringos (ver o Golpe na Turquia) atingiu tambem os esquerdalhas? Se isso de fato ocorreu Deus nos acuda!

      • Eles continuam bem competentes em controlar a imprensa dos outros, a propaganda de guerra deles está o tempo todo aparecendo na editora Abril e Globo, e inclusive na folha eu acabei de ler uma obra de arte propagandista.
        A imprensa mainstream “brasileira” é contra o PT e ao mesmo tempo favorável a valores liberais na questão cultural, note que o mundo não é binário, nos temos o PSDB por exemplo, que esse sim é a personificação dos interesses do nosso suserano, anti-Brics e pró acordo multilaterais americanos, isso é profundamente contra os interesses brasileiros.

      • Mais um filho da “Pátria educadora”em ação a destilar aquela mesma cantilena fajuta e desbotada de “Mídia golpista”, “Uzamericanú mau” e outras estultices do tipo. Vai ver também acredita que “O Moro foi treinado pelo FBI para roubar o pré-sal”….rs!

        Pior, ainda acredita que “Uzbriqui vai dominá o mundo i ganhá duzmericanú mau, duzeuropeu falidú e duzsiúnista ladrãum di terra” fechando os olhos para toda a fanfarronice fracassada da “diplomacia dos atabaques” do “Brasil- PuTênfia”….

      • Quem ouviu ou leu Donald Trump sobre politica externa e politica economica tem-se a impressao que David A Stockman e Paul Craig Roberts faz part do seu grupo de intelectuai economistas e analistas politicos. Ambos, Dr Stockmans e Dr Roberts foram membros da equipe de economistas de Ronald Reagan. Ambos hoje repudiam a Doutrina de Comercio Livre, que ambos abracaram quando aind jovens. E so lerem os lvros que ambo escreveram rcentemente. Paul Craig Roberts THE FAILURE OF LAISSE-FAIRE CAPITALISM e Donald A Stockman The Great Transformation. O que propoem Dr Stockman e Dr Roberts para resolver a crise de desemprego, desindustrializacao e e estagnacao economic nos EUA. Entre outras medidas impor alta taxa de impostos nas empresas norte americnas que investem capital no exterior para aproveitar a mao de obra barata e alta taxa de imposto em produtos importados, enfim PROTECIONISMO. O que propoe Donald Trump para resolver essa crise? Retirar os EUA da NAFTA e outros acordos semelhantes com outros paises, impor taxas altas de impostos nas empresas que investem no exterior e alta taxa de Impostos de Produtos Importados, enfim alta barreira alfandegaria,isto e PROTECIONISMO. E essas umas das razoes que quero ve-lo na presidencia dos EUA. EUA adotando o PROTECIONISMO, Europa, China eJapao serao forcados adotar semelhante medidas alfandegarias. Enquanto os paises economicamente avancados impoe o,PROTECIONISMO, as colonias serao forcados abrirem suas portas para penetracao do capit estrangeiro,isto e as colonias serao forcados a venderem suas industrias, terras e depositos minerais em troca de pedaco de papeis, moedas fiduciaria, que os paises avancados querendo se ver livres delas tentarao converte-las em bens imoveis, riquezas matriais, antes da reintroducao do Padrao Ouro.

      • Vc tá falando GREGO pros esquerda nacionais… o que não está na cartilha esquerda brasileira não está no mundo… o que está na cartilha é MORTE AUZAMERICANUS e A GROBO É DIDIREITA… 🙂 🙂 🙂

  3. Ele não vai ganhar deposio de xingar os candidatos republicanos, latinos, aleijados, judeus e islamitas yankess. Ted Cruz o desdenhou, nem a clã Bush o apoia. Ele tem apoio do neonazistas e os xenófobos

  4. Buemba! Buemba! A América está salva!

    Conseguiram tirar a equipe russa das Olimpíadas, vivaaaaa

    Isso fará uma grande diferença nas questões geopolíticas. Vivaaaaaa

    Cadê a alegria do Deagol, do S-88, do GENEROSA PATRIOTA, cadê?

    E vamos conseguir ainda tirar a copa da Rússia de 2018, vocês vão ver. Não foi a toa que prendemos diregentes da FIFA, trocamos o presidente, etc etc.

    Viva a América, vivaaa

    • Professor primeiro nao posso deixar de mencionar que vc conseguiu passar essa materia pela censura. A coisa esta hoje em dia em materia de censura nao so no Brasil pelo que estou sentindo. Nao li essa noticias nos jornais da Google nem nos jornais gratuitos que se publicam em Londres. Mas se foi verdade foi a melhor coisa que aconteceu para os russos. Ja alguem disse que boas escolas sao muito caras, boas licoes sao caras. Espero que dessa vezos russos e seus aliados apreendam que de ha muito tempo eles deveriam ter abandonados nao so esses jogos olimpicos como tambem a FIFA, ambos controlados por MAFIAS e agora tambem pela CIA, by the way, que sempre trabalhou com as diversas Mafias operando no mndo. O que resta do BRICS ou melhor o RICS estao trabalhando para criar um sistema financeiro baseado no Padrao Ouro, fala-se numa nova ONU nao controlada por Washington e num novo Tribunal de Justica Internacional que nao sera sediado em Haia, uma nova INTERPOL, porque essas organizacoes deixaram de ser internacional, neutra e passaram para o controle de Washington. Eles, os paises do RICS deveriam seriamente pensar em criar organizacoes internacionais de Esportes independente daquelas controladas pelas MAFIAS e CIAS no Ocidente.O PT de Lula e Dilma estao pagando o preco por terem nao so permitido a Copa do Mundo ser realizado no Brasil como tambem esses Jogos Olimpicos, que e uma charada em forma de esporte. Nada de espirito esportivo ali. E corrupcao, maltrapaca e outras coisas no mesmo espirito. Lembro-me dosJogos Olimpicos na Korea Seul, quando desclassificaram Ben Johnson que havia vencido os 100 metros razos. Ele nao passou pelo testes que fizeram de sua urina e retiraram a medalha de ouro que ele havia vencido e a deram par Carl Lewis, um gringo. Ja naquela epoca Lewis era suspeito de usar drogas consideradas ilegais pelas autoridades dos Jogos Olimpico. Dos atletas gringos que participaram daqueles Jogos de Seul e venceram medlhas de ouro dois morreram mais tarde, ataque cardiaco. Uso de drogas para incrementar a capacidde fisica dos atletas e a regra nesses esporte chamados olimpicos e tambem no futebol.E so ver Ronaldo, o brasileiro..Para o Brasil, um pais falido financeiramente, fazer um enorme gastos financeiro para realizar a Copa do Mudo e os Jogos Olimpicos e crime contra os interesses do pais. Por isso os politicos envolvidos em trazer a Copa do Mundo e os Jogos Olimpicos o Brazil deveriam ser levados ao Tribunal da Justica. Merecem prisao.

      • Sim, JOJO. Todas as instituições internacionais são configuradas por eles e são para os beneficiar. Até o Prêmio Nobel. Deram o Prêmio da Paz para o Obama, sem ele fazer nada. Só por isso o Nobel já mostra ser uma instuição digna de chacota. Mas o pior é que deram o prêmio da paz para o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia. Claro que foi só para tentar mostrar algo bom, já que todos os países da “Primavera Árabe” foram varridos por ela, com guerras, instabilidade, golpes, destruição. À exceção da Tunísia. Aí, para tentar mostrar o lado bom, deram o nobel para eles. Quer dizer, fazem uma lambança na Líbia, Síria, Egito, o Irã tentaram – mas não conseguiram – Ucrânia. Mas a Tunísia, como o processo aparentemente deu certo, aí deram o Nobel para eles. E tem mais. Deram um prêmio Nobel de literatura para uma escritora bielo-russa. Pelo talento dela? claro que não, só porque ela criticou, nas suas obras, o governo Bielo-russo, aliado da Rússia e que eles adorariam fazer uma nova Ucrânia ali.

        Todas as instituições internacionais precisam ser remodeladas. TODAS. Da FIFA ao Nobel, do COI ao Tribunal de Haia.

      • Dois pontos: O premio Nobel, tambem conhecido como o Premio do Rei da Dinamite. Um premio digno para Obamas, que e o campeao em estourar cabecas de gentes, com seus drones, na Africa e na Asia. Eu jovem universitario, comecei ter minha desconfiancas sobre o Premio Nobel, quando soube que o filosofo Sartre recusou o premio que lhe haviam dado. Mas nao sabia muito das coisas e conhecia pouco o que estava por detraz do premio Nobel.Mas quando deram o premio Nobel da Paz para o terrorista Begin que depois foi transformado em estadista e primeiro ministro de Israel, embora houvesse na epoca mandato de prisao ppelo seu envolvimento num ato terrorista que resultou na morte de soldados e civis britanico num hotel em Cairo, para ele, e os jornais ingleses discutiam se ele seria preso se visitasse Inglaterra como Primeiro Minstro de Israel. eu perdi completment as ilusoes com o Premio Nobel. Quanto a Primavera Arabe eu nunca deixei me enganar por ela. Varios antes dela ter comecado na Tunisia, ja estava estudando o que as Elites imperialista estavam planejando para resolver as consequencias da crise economica internacional que nao e recente, mas tem sua origem no esgotamento do modelo economic estabelecido apos 1945 sob a hegemonia norte americana que marcou seu ponto fundamental em 1971 quando o entao presidente Nixon deu o maior calote financeiro da historia em abandonando a obrigacao dos EUA converter os dolares fora dos EUA em ouro na base de $35por onca. ou +-34 gramas. Havia lido um discurso de Bzerzinsky, o eminencia parda de Obamas para assunto exterior, onde ele descreve o problemas do mundo, robotizacao, desemprego permanentes sempre a crescer, jovens desiludidos, etc etc. Ele entao diz Os jovens, os pobres se revoltarao e as Elites tem um problema de dificil solucao. E diz que antigamente era mais facil controlar um milhao de pessoas do que matar um milhao de pessoas.Hoje ocorre o inverso, mais facil matar um milhao de pessoas do que controlar um milhao depessoas. Umas das solucoes foi incentivar o surgimento de jovens rebeldes e depois coopta-los Para isso foi criados o Face Book, o Tweety e outros meios de comuniccao social. Quando comecou os primeiros protestos sociais na Tunisia e depois no Egito, e eu li que esses jovens faziam usos desses meios de comunicacao social, o Tweety e o Face book em particular, e eu sei que os dois, foram ciados por gente ligadas com o Pentagono, eu estava seguro que esse movimento nao era espontaneo, que a medio lprazo ele fracassaria, e seus lideres e toda uma geracao de jovens seriam desmoraizadas, tornariam se apaticas e abandonariam qualquer envolvimento em assuntos politicos. Parece que isso de fato ocorreu no mudo Arabe, dai a facilidde com que os clericos radicais recrutam esse jovens com discursos religiosos fundamentalistas e radicais..

      • Perfeito, JOJO. O dólar é um esquema Ponzi, não tem lastro e só é garantido pelas bombas atômicas americanas. Mas a bolha do dólar, cedo ou tarde, vai estourar, com ou sem bomba atômica americana – qualquer primeiro-anista de economia pode ver isso (apesar de que a propaganda ocidental é tão forte que eles se infiltram nas Universidades e nos livros de Economia e de História, mudando as coisas para se beneficiar os seus interesses, muitas vezes propagando mentiras deslavadas. Veja o Embaixador da Ucrânia dando palestras nas universidades e contando a sua versão mentirosa do que ocorre na Ucrânia – procura no youtube).

        Mesmo assim, não é difícil perceber que o dólar está condenado. A menos, claro, que façam alguma coisa. Algo como guerras, por exemplo.

        Killery Clinton vem aí – trazendo guerra, destruição e morte.

      • Ah claro “Teacher”! Talvez o rublo seja a nova moeda de reserva mundial, embora sequer esteja conseguindo financiar a aventura militar russa na Síria a contento. Aliás, ela teria melhor uso enviada para a Venezuela dada a falta de papel higiênico por lá…..

      • Quem disse que a Rússia quer que o rublo substitua o dólar?

        Isso é um jogo de equipe, a parte da Rússia é usar seu poderio militar para enfrentar os Estados Unidos; no campo econômico, quem os enfrenta é a China

        Percebeu agora?

        frente militar/atômica/política => Rússia

        frente econômica => China

        O Yuan até poderia substituir o dólar, mas a China falou que não quer. O comércio internacional será realizado em ouro mesmo. Aliás, rublo e Yuan estão mantendo a paridade em ouro; ou seja, pode adquirir que a moeda tem lastro.

        E sabia que a Índia também está comprando ouro que nem louca?

        É, o mundo está mudando e você ainda na década de 60, na época da Guerra Fria….kkkk

      • Professor nao e de agora que os indianos sao fanaticos por ouro. E parte da tradicao milenar dos indianos comprarem ouro para usarem como o dote quando a filha ou o filho se casam. O que ocorreu em tempos recentes foi o governo federal para controlar a moeda nacional proibir importacao de ouro por individuos, mas ssa proibicao abriu as portas para o mercado negro. que cresceu tanto que o governo federal resolveu cancelar a proibicao de importacao.

    • Se tem algo que esquerdista, em especial os situados abaixo de Rio Grande não gosta é regras, regulamentos, leis, etc….para essa gente o brocardo segundo o qual a lei vale para todos não existe. Para eles a lei apenas se aplica onde o beneficia.

      Meu caro “Teacher”, as normas internacionais proíbem competir dopado, e punem o doping com exclusão. Os russos estabeleceram um esquema generalizado de doping e por isso foram excluídos das olimpíadas. São as regras que vocês fazem questão de não entender. E é por desprezar leis e regulamentos que vocês ficam com essa cantilena fajuta de que houve golpe no Brasil….

      Ah! Não superestime a importância dos russos nas olimpíadas pois na última ficaram apenas em quarto lugar no quadro de medalhas atrás dos EUA, China e Grã-Bretanha.

Comentários não permitidos.