Forças especiais dos EUA e da França combatem na Líbia sem autorização da ONU

Zona turbulenta que se estende desde a Líbia até o Paquistão com participação ativa dos EUA, ou do Ocidente.

Ao confirmar a morte dos seus militares na Líbia, a França admitiu a presença das suas forças especiais terrestres no país. Anteriormente o Pentágono também confirmou a presença de tropas terrestres na Síria.

Chris Nineham, da coalizão Stop the War (Contra Guerra), disse que a maioria destas operações é realizada sem qualquer autorização da ONU.

Na quarta-feira, o porta-voz do governo francês Stephane Le Foll confirmou a morte de três soldados franceses que estavam em uma missão de coleta de inteligência na Líbia e morreram em um acidente de helicóptero perto de Benghazi, admitindo assim a presença de suas forças especiais no terreno no país.

“As forças especiais estão lá, é claro, para ajudar a garantir que a França está presente na luta contra os terroristas,” Le Foll explicou em uma entrevista à estação de rádio France Info.

O Governo do Acordo Nacional (GNA na sigla em inglês), a coalizão reconhecida internacionalmente como governante da Líbia, condenou a intervenção francesa em um comunicado divulgado na quarta-feira à noite, exigindo uma explicação de Paris e dizendo que não iria comprometer a soberania da Líbia.

O comunicado publicado na página do Facebook do governo disse que “nada justifica uma intervenção sem o nosso conhecimento e sem que ela seja coordenada conosco”.

O Olho de Oriente Médio (MEE), um portal de notícias on-line que cobre os acontecimentos no Oriente Médio, obteve gravações de controle de tráfego aéreo que sugerem que as forças da Grã-Bretanha, Itália e EUA têm coordenado ataques aéreos de apoio ao general líbio Khalifa Hafter, chefe das forças armadas baseadas no leste da Líbia e que oficialmente não é reconhecido pela ONU.

O problema com tais intervenções clandestinas é que elas muitas vezes ignoram a lei e não têm nenhuma supervisão pública, disse Chris Nineham ao RT.

“Elas não são apoiadas pela ONU, estas intervenções. Elas não são monitoradas em nenhum lugar. São atos unilaterais de simples agressão militar”, acrescentou Chris Nineham.

Chris Nineham anteriormente também comentou a participação do Reino Unido dos ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA na Síria quando, depois de um pedido de liberdade de informação pelo grupo de ativistas Reprieve, foi revelado que cerca de 20 militares britânicos estavam inseridos nas forças da coalizão no país.

A Coalizão, em seguida, afirmou que a Síria, consequentemente, “acabou sendo uma guerra secreta de David Cameron”.

Chris Nineham reiterou estas preocupações e condenou “o instinto histórico para dominar o Oriente Médio que Cameron, Michael Fallon e outros demostraram claramente,” de acordo com um comunicado no site da Coalizão.

Enquanto isso, o Pentágono continua reiterando que seus militares não estavam “empenhados em combates ativos” e estavam por trás das linhas desempenhando papel de conselheiros quando ficaram debaixo de fogo.

Título original: Para que serve a intervenção não autorizada na Líbia?

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. HAHAHAH .. se para transformar a Líbia em terra arrasada eles não pediram permissão .. pelo contrário ignoraram a ONU .. porque agora irá pedir ? .. não é atoa que recentemente os chineses fizeram o mesmo com a decisão do tribunal internacional com relação ao Mar territorial do Sul da China.
    .
    A ONU é só um jarro que é pomposo por fora e vaziu por dentro

  2. Ilegalidades ė o forte dos EUA e seus servos da Otan. Em pleno seculo 21 os paises moralistas e defensores da liberdade e democracia são os que mais crimes e ilegalidades tenhem cometido em prol dos seus interesses onde a hipocresia reina. Pra eles ” EUA e servos europeus” so ha golpe de estado quando os que tomam o poder nao forem #
    ” a favor” do ocidente. Se for a favor ja tem o nome de revoluçao do povo revoluçao das rosas e maiden. Defendem a liberdade democracia e direitos humanos mais apoiam e protegem paises criadores e patrocinadores de terrorismo.. patrocinam terroristas e chamam de rebeldes moderados. Destablizam a maior parte dos paises produtores de petroleo para que esses sejam como refens do ocidente. Vejam o que aconteceu no iraque..ucrania. siria..libia..geogia..nigeria..pakistao e tantos outros.. ė essa democracia e liberdade que querem para o mundo?
    Leiam bem ..nao estou a falar que a russia e china sao melhores.
    Simplesmente nao sou a favor da hipocresia e falsidade do ocidente.
    Na k.do norte so um manda so um decide so um diz o que esta certo ou errado o que se deve fazer ou nao..tira se a uns para dar os outros “elite no poder” ..e tudo isso chamam de ditadura certo?
    O mesmo aconteceu na URSS..e chamavam de ditadura certo?
    E o que os EUA e seus aliados Europeus fazem? Nao desidem que pais esta certo ou errado? Nao tiram de alguns paises para eles? Nao roubam e saqueam riquezas dos outros? Nao ditam as regras mundias e quem contestar e invadido ou sofre sancoes e embargos? Nao sera uma ditadura global?

    • Profeta_lunatico, você está certo: é uma ditadura global, uma doença.

      Mas tem remédio. Chama-se Rússia. Tomar acompanhado de Putin por 10 anos.

  3. As grandes potencias sempre estiveram de olho nas riquezas dos outros paises e como se controlar tais riquezas impedindo que tais paises se desenvolvam, como impedir, … agusando a ganancia de seus governantes que ao invez de investir em seu povo prefere roubolos é o que acontece com o Brasil o dia em que colocarmos nossos governantes literalmente no paredão caso fique provado que roubarão, super faturarão obras,se coronperão, e tirar deles todos os seus bens AI A COISA MUDA .

    • Eles bombardeiam um país soberano sem autorização da ONU e você ainda quer que sejamos a favor deles?

      Você, que é um baba-ovo de americano sim. Eu não. Quando vejo um crime, vou odiar o criminoso sim.

Comentários não permitidos.