Aproximação entre Rússia e Turquia ameaça Ocidente

As relações entre Turquia e Rússia tornaram-se mais próximas, enquanto a relação entre Ancara e Washington claramente se esfria acentuadamente, e se a situação não mudar isto é uma ameaça ao Ocidente. É o que publica o jornal Asia Times.

De acordo com a edição, mesmo antes do golpe, após o pedido de desculpas do presidente Erdogan a Moscou, tornou-se claro que o vetor da política externa do país começaria a mudar, mas o comportamento de Erdogan após a tentativa de golpe não deixou dúvidas.

“A ação dos conspiradores aumentou significativamente as tensões entre a Turquia e os Estados Unidos, principalmente devido ao fato de que Washington ainda não entregou a Ancara o pregador islâmico oposicionista da oposição turca, Fethullah Gulen, acusado de organizar a tentativa de golpe”, diz o artigo.

Destaca-se também que agora o foco de Erdogan não é a situação na região mas o bem-estar econômico do seu próprio país. Com isso, a melhoria das relações com Moscou promete benefícios significativos para a Turquia, pois Erdogan espera que a Rússia ajude a evitar a criação de um Estado curdo independente, se em troca ele ajudar a exportar o gás russo.

“A Turquia, ao demonstrar disposição de se tornar o ‘eixo sul’ para o gás russo, garante suas necessidades de energia, embora, é claro, esta situação seja benéfica para a Rússia”, publica o Asia Times.

“Provavelmente, isto vai facilitar o caminho da Turquia para um bloco regional mais amplo, em que na frente política lidera a Rússia, e na frente econômica a China”

De acordo com o artigo, “para o Ocidente, a perda da Turquia e seu tapume com a Rússia significará enorme revés geopolítico”.

Fonte: © AFP 2016/ ADEM ALTAN

Fonte: Sputnik News

 

14 Comentários

  1. Que reviravolta, a Turquia estava mostrando os dentes para a Rússia até pouco tempo atrás e agora esta abanando o rabo ?
    Como o mundo da voltas !

    • Sim, César e Putin mostra-se, novamente, que é um estrategista brilhante. Claro que o Erdogan é um crápula, mas guerra é guerra e ter a Turquia como aliada, ainda que seja da estirpe do Sultão, é muito importante.

      Claro que a Rússia nunca vai confiar – e nem deve – no Sultão; mas se ele ficar “neutro” já será uma grande vantagem estratégica para a Rússia. Provavelmente, vai significar que a OTAN não terá nenhum acesso ao mar negro. Além disso, 90% das armas nucleares táticas da OTAN estão na Turquia.

      E viva a Liberdade!

    • Cezar um pais independente, como dizia Lord Palmerston referindo-se a Inglaterra, nao tem amizada nem inimizade permanente com nenhum outro pais. Tem interesses que podem serem permanentes. Sao so governos de paises colonizados como os paises da America Latinas sao,e que declaram que seus paises sao eternos amigos dos EUA, Inglaterra ou Franca. Ja escrevi aqui no Plano Brasil, que se houver uma reaproximacao entre Turquia e Russia apos DERRUBADA DAQUELE AVIAO RUSSOS PELOS TURCOS o fato nao devera nos surpreender. E so pensar o Pacto de Nao Agressao assinado entre Stalin e Hitler. Ambos sabiam aque aquele pacto era so para ganhar tempo. Em falando-se dos russos, parece-me que eles tem a mania, o habito de assinar pactos de nao agressao com aqueles paises que eles sabem que querem destrui-los. Depois quando sao invadidos eles reagem, saem vitoriosos, mas muita gente russa morreram desnecessaria no processo. ~Agora temos essa nova reaproximacao russa de Putin com os turcos de Endorgan. O projeto de Endorgan e claro e obvio: Depor Assad, reconstituir o Sultanato Otomano, ambos contra os interesses russos. Estara utin disposto entregar a cabeca de Assad num prato para Endorgan? Estara Putin disposto permitir Endorgan continuar a politica turca de subverter os paises no Sul da Russia que faziam parte da antiga Uniao Sovietica e que hoje sao aliados dos russos? Endorgan nao vai abandonar seu sonho de ver esses paises unificado sob a hegemonia de Ankara. ENTRETANTO APESAR DESSES FATOS POR DEMAIS CONHECIDOS, FORAM OS RUSSOS QUE INFORMARAM ENDORGAM QUE OS GENERAIS TURCOS ESTAVAM PREPARNDO UM GOLPE PARA DEPO-LO QUARTA FEIRA ULTIMA A AGENCIA DE NOTICIA PERSA FARS NEWS AGENCY PUBLICOU NOTICIA SOB O TITULO ENDORGAN WARNED OF INCOMING COUPS BYRUSSIAN ALERT http://en.farsnews.com/newstext.aspx?nn:13950430001452. Diz Farsnews que os Servicos de Informacoes russas gravaram converscoes sobre o planejamento e execucao do golpe entre os oficiais militares golpistas e passaram essa informacoes para Endorgan. Obviamente se os russos tem os recursos eletronicos para escutar as conversacoes dos golpistas e de se esperar que os norte armericanos tambem dispoem desses recursos. Nao se esquece que o golpe partiu da base miltar de enclirc que pertence a OTAN e portanto controlada pelos EUA..A unica conclusao que se pode retirar e que os EUA e a OTAN queriam depor Endorgan e acsabaram dando um tiro no pe. Com a prisao de mais de 1/3 dos oficiais das forcas Armadas Turcas, o purgo o Judiciario, na Policia, nas Escolas, Universidades o controle da Imprensa, Endorgan agora vao por em pratica o que eu disse quase 2 anos atras citando o analistsa Jim Willie. TURQUIA VAI JUNTAR-SE AO BRICS.. Na lista de paises aliados importantes dos EUA que segundo Jim Willie vao juntar o BRICS tem a Arabia Saudista e Alemanha. E so ler os jornais para perceber que as relacoes EUA e Arabia Saudista estao se esfriando. eles estao-se distanciando um do outro.

      • Otima analise JOJO, mas eu penso diferente.
        Erdogan tem esse plano de unificar o antigo pais otomano, mas acho que ficou mais distante esses planos. Por que?
        Com a derrubada do Su24 e as sansoes da Russia, a economia da Turquia, como a economia turca é muito depedente da Russia, uma posivel crise econokica seria muito ruim para a.popularidade de Erdogan. Essa foi uma razao.
        Eu nao acredito que Putin pediu apenas um.pedido de desculpas, eu creio que Putin condicionou tambem o Erdogan a nao ser ativo em derrubar Asaad. Que seja pelo menos neutro.
        Sobre ter alertado Erdogan, foi realmente uma jogada de Mestre. Mesmo com relaçoes abaladas a Russia o alertou. Entao pelo menos em questoes como a Siria creio que Turquia ira pender mais para a Russia.
        Sair da OTAn por exemplo ai eu ja acho desproporcional. por hora.

      • Araujo se alguem esta encurralado com as costas contra a parede correndo risco de morte e o diabo lhe aparece oferecendo chances de se livrar da situacao em troca de sua alma ele vai concordar e falar sim. Uma vez livre ele tentara se desvencilhar do que ele havia primetido ao diabo. Esses acordos entre estadistas de paises independentes nao valem o papel onde ele esta escrito. Ja escrevi em um dos meus comentarios, encontro entre diplomatas e como uma reuniao entre chefoes das familia da Cosa Nostra, a mao direita aperta a mao do adversario,na esquerda esconde-se uma adaga. A ideia que um pais da OTAN possa abandona-la so pode ser considerada desproporcional para quem esqueceu ou nao leu a historia da OTAN na decada de 1960. GENERAL DE GAULLE RETIROU A FRANC D OTAN E MANDOU OS EUA RETIRAREM SUAS BASES MILITARES DO TERRITORIO FRANCES.

  2. rsrsrsrsrsrrsssss… os esquerdalhas russófilos a poucos dias bradavam que eu estava errado qndo afirmava que o dedo russo estava por detrás do golpe de falsa bandeira do Erdogan a la Janio Quadros… só que este deu certo.. rsrsrsrrsrsrsrsrsrsss… quem conhece realmente os russos não se surpreendeu… só TRUMP pra dar jeito nessa bagunça…

    • Trump ou Hillary? 😀
      Uns dizem que é a esquerdoza da Hillary. Tomara que ela ganhe. Os EUA já está em decadência por conta dos globalistas comunistas. Vai loira! 😀

      • Warpath para um grupo de fascistas norte americano influenciado pelo Nazismo hitleriano, Hilary e Comunista tal qual todos os neoconservadores, do qual ela e a candidata. Obama seria comunista e o Bush filho foi acusado de ser comunista em 2009, quando ele nacionalizou as dividas dos grandes Bancos norte americanos.

      • Warpath, eu também acho que a Hillary seria catastrófica para os Estados Unidos e ajudaria a afundar de vez. O que aparentemente, seria ótimo.

        Trump vai dar uma sobrevida aos Estados Unidos.

        Então, pela lógica, como sou anti-americano, deveria torcer pela Hillary? certo? não é bem assim.

        A Hillary é tão estúpida e fora da realidade, que acredita mesmo que os Estados Unidos podem se sair vencedores numa guerra com a Rússia. Por incrível que pareça, há pessoas nos EUA que assumem altos cargos e pensam iguaizinhos a Deagol, S-88, Vader, A propaganda americana é tão eficiente, que até eles, acabam acreditando nas mentiras que contam.

        Os Nazistas, após o fiasco de Estalingrado, quando viram as suas forças sendo paulatinamente empurradas e que o Exército Vermelho só iria parar quando chegasse na Alemanha, também saiu fora da realidade. Eles acreditavam que o General Tal iria salvá-los, que o super tanque iria salvá-los, que o avião a jato, que a Bomba tal – quando a realidade evidente é que nada mais poderia salvá-los.

        Mas há ainda gente sensata e inteligente nos EUA; por isso que a candidatura Trump foi para frente, contra todas as expectativas. Existem empresários fortes que o apoiam; ele é apoiado por uma gama do empresariado e da elite americana que enxergam as coisas claramente e sabem da catástrofe que será essa guerra para os Estados Unidos.

        A Hillary, acredita que jogadas geopolíticas na Síria, ou que pressões nos países bálticos, na Polônia e na Ucrânia vão fazer a Rússia se render aos americanos. Acreditam que tirando a Copa do Mundo da Rússia, ou tirando a equipe russa das Olimpíadas, fará alguma diferença, conseguirão isolar a Rússia.

        Ledo engano. A Rússia, junto com a China, já está resoluta e determinada. E nem mesmo a Guerra vai parar a Rússia.

        Embora os EUA não sejam tão fortes quanto eles acham que são, ainda sim eles são militarmente fortes sim. Ou seja, podem causar um estrago grande com suas bombas atômicas. A Rússia vai sair dessa guerra muito ferida. Infelizmente. Bom, é lamentável, mas o mundo é como é, não como eu gostaria que fosse.

        Seria a oportunidade do Brasil emergir como uma superpotência – como fez os Estados Unidos na Segunda e Primeira Guerra.

        Mas a nossa elite é mais estúpida que a elite que a Hillary representa.

        Abraços,

        Professor

  3. A Russia ….. deveria ter muito cuidado com esse Erdogan .. o cara é chave de cadeia
    .
    Mais cedo ou mais tarde …. essa parceria vai dá muita confusão .. todo aquele(s) que se utiliza de um golpe para ter o poder ou até para se manter no poder .. mais cedo ou mais tarde . quando este sair pela vontade da força democrática através dos movimentos sociais .. todas as leis perversas que venham atender as necessidades de uma minoria golpista e a interesses contrário a nação …. será automaticamente revista e alterada para atender a maioria da nação .
    .
    Quem do capitalista estrangeiro ? … por exemplo .. que irá fazer um projeto de longo prazo nesse país ? .. vai perder dinheiro !.. e bem feito para o trouxa … quem manda acreditar em golpista ?

    • …………………realmente o Erdogan jamais será confiável…..como o Putin tem ôlho gordo econômicamente no contrôle do fornecimento de gás à Europa e militarmente quer manobrar o acesso ao mar Negro através dos estreitos do Bósforo e Dardanelos aceitará de bom grado a “amizade” do velho ladrão de petróleo, mantendo-o na base da rédea curta……….esperemos pra ver………..

  4. A que Ocidente eles ameaçam , somente aos EUA/UK , que querem manter sua supremacia , até agora tudo que penso vem acontecendo , só esta faltando a Guinada do BRASIL em busca de uma REAL LIDERANÇA , deixando os Esquerdopatas e Entreguistas brasileiros na Saudade !!

Comentários não permitidos.