Rússia pede investigação de bombardeios dos EUA contra civis na Síria

O Governo russo exigiu uma investigação sobre informações de ataques da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra a população civil na cidade síria de Manbij.

“Geram uma grande preocupação os relatos de ataques da coalizão, particularmente na cidade síria de Manbij, que deixou dezenas de mortos e feridos, incluindo crianças (…) É uma história horrível e deve ser investigada”, disse a porta-voz Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Fontes locais revelaram na última terça-feira à agência Sputnik que houve bombardeios da coalizão dos EUA que mataram mais de 100 civis, incluindo mulheres e crianças.

As mesmas fontes disseram que o incidente ocorreu na aldeia de At Tajar, na região de Aleppo.

Os EUA lideram uma coalizão de mais de 60 países contra o Daesh (autoproclamado Estado Islâmico) no Iraque desde agosto de 2014, e na Síria, desde Setembro do mesmo ano.

O Daesh é classificado como organização terrorista pelo Conselho de Segurança da ONU e proibido em muitos países, inclusive na Rússia.

Foto: © REUTERS/ Amer Almohibany

Fonte: Sputnik News

Banho de sangue na Síria: França vingou Nice?

O especialista em política externa Daniel McAdams, do Instituto da Paz Ron Paul, pensa que o incidente perto da fronteira turco-síria pode ter sido um ato de vingança dos franceses pelo ataque terrorista em Nice.

Na quarta-feira (20) o governo sírio exigiu que a ONU tome medidas imediatas contra a França e os Estados Unidos, após a coalizão liderada pelos EUA na Síria ter morto pelo menos 140 civis, entre 20 e 65 anos, em um ataque aéreo norte-americano em Manbij na segunda-feira (18) e pelo menos 120 mortos na aldeia de Toukhan Al-Kubra, perto da fronteira turco-síria, em um ataque aéreo francês na terça-feira.

“O governo da República Árabe Síria condena, nos termos mais fortes, os dois massacres sangrentos perpetrados pelos franceses e norte-americanos <…> que atiraram mísseis e bombas contra civis”, divulga um comunicado do Ministério do Exterior sírio.

Muitos perguntam se o ataque aéreo mortal francês na terça-feira (19) não teria sido uma represália pelo massacre em Nice, na França, na semana, em que 84 faleceram e muitos outros foram feridos.

Na esteira do ataque terrorista em Nice, o presidente francês, François Hollande prometeu intensificar os bombardeios anti-Daesh para enfraquecer e destruir a rede terrorista, que assumiu a responsabilidade por uma série de ataques em todo o país.

Opinião do especialista

Na quarta-feira (20), Daniel McAdams, diretor-executivo do Instituto da Paz Ron Paul, comentou as ações de Washington e Paris em entrevista à Sputnik.

“Não houve qualquer punição por ataques semelhantes ao de Nice no passado. Isso pode ser um terrível acidente e não uma vingança contra civis, mas é parte de uma política mais ampla e que deve ser levada a julgamento”, afirmou McAdams. “Toda a operação anti-[Daesh] é ilegal na Síria. Não fomos convidados pelo governo sírio legítimo, então qualquer ação que realizemos no seu solo é ilegal”.

— Por que é que os ataques aéreos do passado que causaram mortes de civis não receberam a condenação da comunidade internacional?

“Infelizmente, a mídia dos EUA, de modo geral, é propaganda <…> Quem faz a cobertura? Eles não divulgam essa informação, porque isto é uma questão da política <…> Os EUA têm propagandeado que eles não estão seguros em suas camas se não combaterem [o Daesh] em todos os lugares <…> Só que, bombardeando o Oriente Médio, aumenta o perigo de resposta [terrorista], o que vemos mais e mais” – resumiu McAdams.

Fonte: Sputnik News

Coalizão liderada pelos EUA na Síria causa a morte de 140 civis

A Coalizão Nacional Síria pediu aos Estados Unidos e seus aliados para suspender os ataques aéreos na república árabe, após a constatação de 140 mortes de civis em apenas dois dias de operações.

Na última segunda-feira, bombardeios realizados por aviões dos EUA na Síria provocaram pelo menos 20 baixas entre a população não combatente de Manbij. Um dia depois, aeronaves francesas mataram outros 120 civis durante uma missão na vila de Toukhan Al-Kubra, perto da fronteira com a Turquia.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores da Síria enviou cartas à secretaria geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança exigindo ações imediatas contra a missão da OTAN no país. Damasco pediu que a ONU investigue as atrocidades cometidas por França e Estados Unidos como parte das operações da coalizão militar liderada por Washington.

Fonte: Sputnik News

 

4 Comentários

  1. Esse banho de sangue dos ianques na população civil da Síria … me lembra daquele outro … contra o acampamento do Médicos Sem Fronteira ..eles fazem todo tipo de atrocidade e depois querem ser considerado pela opinião pública internacional .

Comentários não permitidos.