“Estados estrangeiros podem estar envolvidos em tentativa de golpe na Turquia” – Erdogan

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira acreditar que países estrangeiros podem estar envolvidos na tentativa fracassada de golpe de Estado da semana passada, embora ele tenha se recusado a citar quais seriam esses países.

Falando por meio de um intérprete à emissora Al Jazeera, Erdogan também minimizou sugestões de que ele estava se tornando autoritário e que a democracia turca estava sob ameaça.

“Vamos seguir dentro de um sistema parlamentar democrático, nunca nos afastaremos disso”, disse.

Redação Istambul

Fonte: Reuters

Erdogan anuncia estado de emergência por três meses na Turquia

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira a decretação por três meses do estado de emergência para permitir às autoridades tomar ações rápidas e efetivas contra os responsáveis pela tentativa fracassada de golpe militar no último fim de semana.

Erdogan, que lançou um expurgo em massa em instituições estatais desde a tentativa de golpe em 15 de julho, disse que a medida estava completamente em linha com a Constituição da Turquia e não viola o regime da lei ou as liberdades básicas dos cidadãos turcos.

O estado de emergência, que entrará em vigor após ser publicado no diário oficial da Turquia, vai permitir ao presidente e a seu gabinete passar por cima do Parlamento na aprovação de novas leis e para limitar ou suspender direitos e liberdades que considerarem necessários.

Erdogan fez o anúncio em pronunciamento transmitido pela TV em frente de ministros do governo após a reunião do Conselho de Segurança Nacional que durou quase cinco horas.

 Asli Kandemir

Fonte: Reuters

2 Comentários

  1. Tenta culpar outros por sua própria incompetência …a OTAN e US se pudessem deviam abandona-los e deixa-los na mãos do EI, Rússia e etc…

    • Nao Natsu-kunn. EUA/OTAN queriam que o golpe sucedesse e deposse Endorgan. O que eles nao esperavam e que os russos estavam escutando e gravando as conversacoes dos golpistas tramando o golpe e passavam essas informacoes para Endorgam. Para mim o sumo da incopetencia por parte dos Norte Americanos que resultou em dois tiros, um no pe e outro nos testiculos. Agora prepara-se para ver Turquia juntar o BRICS, os russos construerem o gazduto para Europa atraves da Turquia, e a chamada Nova Estrada da Ceda dos Chineses chegar ate Lisboa passando tambem pelo territorio turco.

Comentários não permitidos.