Defesa & Geopolítica

“Estados estrangeiros podem estar envolvidos em tentativa de golpe na Turquia” – Erdogan

Posted by

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira acreditar que países estrangeiros podem estar envolvidos na tentativa fracassada de golpe de Estado da semana passada, embora ele tenha se recusado a citar quais seriam esses países.

Falando por meio de um intérprete à emissora Al Jazeera, Erdogan também minimizou sugestões de que ele estava se tornando autoritário e que a democracia turca estava sob ameaça.

“Vamos seguir dentro de um sistema parlamentar democrático, nunca nos afastaremos disso”, disse.

Redação Istambul

Fonte: Reuters

Erdogan anuncia estado de emergência por três meses na Turquia

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira a decretação por três meses do estado de emergência para permitir às autoridades tomar ações rápidas e efetivas contra os responsáveis pela tentativa fracassada de golpe militar no último fim de semana.

Erdogan, que lançou um expurgo em massa em instituições estatais desde a tentativa de golpe em 15 de julho, disse que a medida estava completamente em linha com a Constituição da Turquia e não viola o regime da lei ou as liberdades básicas dos cidadãos turcos.

O estado de emergência, que entrará em vigor após ser publicado no diário oficial da Turquia, vai permitir ao presidente e a seu gabinete passar por cima do Parlamento na aprovação de novas leis e para limitar ou suspender direitos e liberdades que considerarem necessários.

Erdogan fez o anúncio em pronunciamento transmitido pela TV em frente de ministros do governo após a reunião do Conselho de Segurança Nacional que durou quase cinco horas.

 Asli Kandemir

Fonte: Reuters

2 Comments

shared on wplocker.com