O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira acreditar que países estrangeiros podem estar envolvidos na tentativa fracassada de golpe de Estado da semana passada, embora ele tenha se recusado a citar quais seriam esses países.
Falando por meio de um intérprete à emissora Al Jazeera, Erdogan também minimizou sugestões de que ele estava se tornando autoritário e que a democracia turca estava sob ameaça.
“Vamos seguir dentro de um sistema parlamentar democrático, nunca nos afastaremos disso”, disse.
Redação Istambul
Fonte: Reuters
Erdogan anuncia estado de emergência por três meses na Turquia
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira a decretação por três meses do estado de emergência para permitir às autoridades tomar ações rápidas e efetivas contra os responsáveis pela tentativa fracassada de golpe militar no último fim de semana.
Erdogan, que lançou um expurgo em massa em instituições estatais desde a tentativa de golpe em 15 de julho, disse que a medida estava completamente em linha com a Constituição da Turquia e não viola o regime da lei ou as liberdades básicas dos cidadãos turcos.
O estado de emergência, que entrará em vigor após ser publicado no diário oficial da Turquia, vai permitir ao presidente e a seu gabinete passar por cima do Parlamento na aprovação de novas leis e para limitar ou suspender direitos e liberdades que considerarem necessários.
Erdogan fez o anúncio em pronunciamento transmitido pela TV em frente de ministros do governo após a reunião do Conselho de Segurança Nacional que durou quase cinco horas.
Asli Kandemir
Fonte: Reuters
2 Comments