Defesa & Geopolítica

Brasil: PF prende célula terrorista que planejava ação na Rio-2016

Posted by

 A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (21) um grupo que preparava atos terroristas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, dará uma entrevista coletiva ainda hoje explicando detalhes da operação.

A ‘Operação Hashtag’, organizada pela Divisão Antiterrorista da Polícia Federal, prendeu cerca de dez brasileiros que estão sendo considerados como uma célula do Daesh (Estado Islâmico). No total, foram 12 mandados de prisão temporária por 30 dias dias, podendo ser prorrogados por mais 30.

O grupo foi encontrado após monitoramento de mensagens trocadas nas redes sociais, visto que os suspeitos seguiam os mesmos rastros dos terroristas envolvidos nos atentados em Orlando e em Paris, sendo recrutados pela internet.

Com autorização judicial, a PF investigou as correspondências dos suspeitos em redes como Facebook e Twitter, e descobriu relatos de compra de armamento e plano de realizar um atentado durante os Jogos Olímpicos. A investigação também identificou nas mensagens que os detidos chegaram a comemorar o atentado terrorista em uma boate LGBT em Orlando, EUA, que deixou 50 mortos e 53 feridos.

Foi a primeira vez que foi aplicada a lei antiterrorismo, que prevê como crime “promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista; realizar atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito”.

Foto: Tânia Rêgo Agência Brasil

Fonte: Sputnik News

8 Comments

shared on wplocker.com