China lança patrulha de combate aéreo regular sobre o Mar do Sul da China

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China recebeu ordens de realizar patrulhas de combate regulares sobre o Mar do Sul da China, região que é alvo de intensas disputas internacionais.

Nos últimos meses, navios da Marinha dos Estados Unidos conduziram uma série de manobras provocativas nas águas daquela zona, enquanto bombardeiros americanos B-52 sobrevoaram a região alegando estarem em missões habituais em espaço internacional.

Na sexta-feira passada, a Força Aérea chinesa enviou para o Mar do Sul da China um bombardeiro nuclear estratégico Xian H-6K. Ontem, o porta-voz do Exército de Libertação Popular, Shen Jinke, confirmou que aviões como esse realizarão voos regulares na região, a fim de promover “treinamentos reais de combate” na localidade.

Há alguns dias, o Tribunal Internacional de Haia tomou uma decisão favorável às Filipinas em disputa por águas do Mar do Sul da China, afirmando que Pequim não possuía base legal para reclamar direitos históricos sobre a região. O governo chinês, no entanto, não reconheceu a decisão.

Anualmente, o Mar do Sul da China serve de trânsito para mais de 5 trilhões de dólares em mercadorias. Além de China e Filipinas, também reclamam soberania sobre partes da região Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan.

Foto: © AP Photo/ Xinhua

Fonte: Sputnik News

2 Comentários

  1. Há palha seca em diversos lugares pelo mundo .. se tivesse que apostar de onde haverá o primeiro tiro para começar uma guerra nuclear mundial .. seria em dois lugares .. uma ; no leste europeu na fronteira com a Rússia e a outra … no mar da China .. a outra pegunta é .. quem primeiro, perderá a paciência com o tio Satã? .. o Urso ou o Dragão ? .. parece que o Dragão .. já está botando fumaça pelas narinas .. rsrsr .. ruim para os japas que estão bem ali perto.. bem debaixo da calda do dragão …. e para os Australianos de frente para a boca do Dragão.. duas presas fáceis para o panda atômico. 😉 .. aliás ..se me lembro bem .. não foi o canguru perneta que queria encará o Dragão ? .. pois bem …. rsrsr .. está ai uma boa oportunidade para o pau-mandado não mostra que foi uma bravata do estilo dos valentões de sião quando se trata dos persas ..rsrsr ..más não adianta .. vai ter que dá seus pulos para se virar ..rsrsr .. e muito ! 😉 .

  2. Como disse o senhor Liu Zhenmin sobre a decisão da Corte Permanente de Arbitragem (CPA):

    A sentença da CPA é “um papel que serve apenas para ser jogado no lixo”.

    😀

Comentários não permitidos.