E.M.Pinto
Conforme antecipamos em primeira mão no Plano Brasil na matéria MAKS 2015 Parte I : Novidades surgem as primeiras imagens da mais moderna versão do Helicóptero de ataque Mil Mi 28 NM. A versão melhorada do aeronave foi flagrada na planta produtora de Moscou.
Em Setembro de 2005 divulgamos as seguintes informações:
O KRET exibiu ainda o modelo do novo sistema HMD (Helmet-mounted display) desenvolvido para a nova variante do helicóptero Mil Mi 28 o Mi 28 NM, o sistema está sendo desenvolvido para permitir ao piloto e atirador a maior consciência situacional em combate.Sobre o Milmi 28 NM, com exclusividade tivemos acesso por meio do nosso colaborador a informações sobre a aeronave que fará o seu primeiro voo de testes nos finais de 2015. Tivemos acesso ao modelo em CAD do helicóptero e a primeira vista, trata-se de uma nova aeronave, cuja fuselagem mais limpa possui sensores internos de modo a reduzir a sua assinatura.O Helicóptero será produzido 70% materiais compostos e sua blindagem é de 8 a 15% mais eficiente que a aeronave atual, graças ao emprego de materiais compostos. A primeira vista o helicóptero possui dimensões menores que as do Mi 28N, algo que calculamos entre 1 e 1,5 m.O nariz mais liso e possuindo um radar na ponta se assemelha ao do modelo chinês WZ10 e difere completamente do clássico nariz de “Mickey Mouse” das versões anteriores.Entretanto, nas laterais nota-se a presença de duas grandes antenas dando a impressão de uso de antenas de radares de baixa frequência. Outros destaques da aeronave são o uso de três motores e a exclusão da controversa câmara de resgate, Também, não se observa o uso de asas o que pode indicar que o novo modelo transporte seus mísseis internamente.Tal informação não o foi confirmada pela fonte consultada, porém esta ressaltou que o NM será uma aeronave muito mais manobrável e ágil que o Mi 28-N, terá relativa furtividade e utilizará uma nova gama de mísseis guiados por radar ativo e provavelmente por uma nova arma guia da a laser.Outro ponto que chamou atenção no desenho é que o FLIR do nariz da aeronave é agora posicionado logo abaixo do cockpit do piloto. A aeronave possui uma cabine mais confortável e favorece aos tripulantes uma maior relação de inclinação entre o piloto e o atirador. O canhão de 30 mm com sua torre giratória será posicionada no “queixo” da aeronave.No quesito aviônica embarcada, o novo Mi-28NM terá inúmeros inputs do projeto KA-52, mas seus sistemas de guerra eletrônica, radares e FLIR integrados estão sendo desenvolvidos pelo KRET cuja fonte consultada afirma que muitos dos componentes foram desenvolvidos independentemente dos contratos governamentais.Aliás destaca-se na MAKS esta tendência, com inúmeros programas sendo financiados por empresas e centro tecnológicos independentes, o que chama a atenção para a tradicional ruptura do financiamento estatal Russo a indústria aeroespacial e de defesa.A fonte consultada afirma que o sistema de pilotagem da aeronave será integrado ao aviador via HMD, de modo que o helicóptero poderá efetuar sozinho o pouso seguro da aeronave sem a interferência da tripulação, voo pairado e novo posicionamento será efetuado com o simples movimento do aviador, o que deverá reduzir a carga de trabalho da tripulação. MAKS 2015 Parte I : Novidades
Segundo informações, o Mi-28 NM já está em desenvolvimento desde 2008. As características da aeronave exibida são exatamente iguais as apresentadas pelo Plano Brasil.
As principais diferenças,
- Novas antenas na Cauda.
- Maior visão do para os aviadores e atirador.
- Fuselagem aparentemente menor cerca de 1 a1,5 m tal como informamos
- Supressão do nariz (tipo Mickeuy Mouse) tal como informado.
- Ausência da “bolha na ponta das asas”
- Modificações nos rotores
- Modificação no nariz com novos sensores e radares, tal como informado.
- fuselagem mais limpa, tal como informado.
- Aparentemente suprimido o compartimento de carga, tal como informado.
- Mudança nas asas
As principais características podem estéticas podem ser comparadas na imagem que segue.
Os relatos da imprensa local atestam as informações igualmente antecipadas pelo Plano Brasil sobre o novo capacete desenvolvido para o Mi 28NM. O sistema segundo a mídia local exibe todas as informações em projeção visual em 360 graus.

Novo capacete desenvolvido para a mais nova versão do MilMi-28 NM.
Algumas fontes ainda afirmam que a aeronave ainda receberá o radar Н025, bem como um novo sistema de observação e navegação, que inclui o sistema de controle para pouso em névoa densa e à noite. Os sistemas serão instalados em duplicidade na estação de Navegação do operador.
Pingback: Russian Mi-28N Night Hunter attack helicopter | Thai Military and Asian Region