Você viu primeiro aqui: Mil Mi 28 NM é revelado

Milmi 28NM
Primeira imagem do protótipo do Mil Mi 28NM em Moscou. Imagem Defence Blog.

E.M.Pinto

Conforme antecipamos em primeira mão no Plano Brasil na matéria MAKS 2015 Parte I : Novidades surgem as primeiras imagens da mais moderna versão do Helicóptero de ataque Mil Mi 28 NM. A versão melhorada do aeronave foi flagrada na planta produtora de Moscou.

Mi 28NM Imagem- Rustam para o Plano Brasil)
Mi 28NM (Imagem- Rustam para o Plano Brasil- Russian Planes-Net)

Em Setembro de 2005 divulgamos as seguintes informações:

O KRET exibiu ainda o modelo do novo sistema HMD (Helmet-mounted display)  desenvolvido para a nova variante do helicóptero Mil Mi 28 o Mi 28 NM, o sistema está sendo desenvolvido para permitir ao piloto e atirador a maior consciência situacional em combate.
Sobre o Milmi 28 NM, com exclusividade tivemos acesso por meio do nosso colaborador a informações sobre a aeronave que fará o seu primeiro voo de testes nos finais de 2015. Tivemos acesso ao modelo em CAD do helicóptero e a primeira vista, trata-se de uma nova aeronave, cuja fuselagem mais limpa possui sensores internos de modo a reduzir a sua assinatura.
MilMi 28NM
Imagem em CAD da Aeronave adquirida na MAKS 2015.
O Helicóptero será produzido 70% materiais compostos e sua blindagem é de 8 a 15% mais eficiente que a aeronave atual, graças ao emprego de materiais compostos. A primeira vista o helicóptero possui dimensões menores que as do Mi 28N, algo que calculamos entre 1 e 1,5 m.
O nariz mais liso e possuindo um radar na ponta se assemelha ao do modelo chinês WZ10 e difere completamente do clássico nariz de “Mickey Mouse” das versões anteriores.
Entretanto, nas laterais nota-se a presença de duas grandes antenas dando a impressão de uso de antenas de radares de baixa frequência. Outros destaques da aeronave são o uso de três motores e a exclusão da controversa câmara de resgate, Também, não se observa o uso de asas o que pode indicar que o novo modelo transporte seus mísseis internamente.
Tal informação não o foi confirmada pela fonte consultada, porém esta ressaltou que o NM será uma aeronave muito mais manobrável e ágil que o Mi 28-N, terá relativa furtividade e utilizará uma nova gama de mísseis guiados por radar ativo e provavelmente por uma nova arma guia da a laser.
Mi 28NM 2
Modificações no nariz, garantem melhor visibilidade e acesso à aeronave. Imagem – Rustam.
Outro ponto que chamou atenção no desenho é que o FLIR do nariz da aeronave é agora posicionado logo abaixo do cockpit do piloto. A aeronave possui uma cabine mais confortável e favorece aos tripulantes uma maior relação de inclinação entre o piloto e o atirador. O canhão de 30 mm com sua torre giratória será posicionada no “queixo” da aeronave.
No quesito aviônica embarcada, o novo Mi-28NM terá inúmeros inputs do projeto KA-52, mas seus sistemas de guerra eletrônica, radares e FLIR integrados estão sendo desenvolvidos pelo KRET cuja fonte consultada afirma que muitos dos componentes foram desenvolvidos independentemente dos contratos governamentais.
flir Cret
Novo Flir UOMZ (KRET) (Rustam)
Novo Flir   SVABE (UOMZ) (Rustam)
Aliás destaca-se na MAKS esta tendência, com inúmeros programas sendo financiados por empresas e centro tecnológicos independentes, o que chama a atenção para a tradicional ruptura do financiamento estatal Russo a indústria aeroespacial e de defesa.
A fonte consultada afirma que o sistema de pilotagem da aeronave será integrado ao aviador via HMD, de modo que o helicóptero poderá efetuar sozinho o pouso seguro da aeronave sem a interferência da tripulação, voo pairado e novo posicionamento será efetuado com o simples movimento do aviador, o que deverá reduzir a carga de trabalho da tripulação. MAKS 2015 Parte I : Novidades

Segundo informações, o Mi-28 NM já está em desenvolvimento desde 2008. As características da aeronave exibida são exatamente iguais as apresentadas pelo Plano Brasil.

MilMi -28 NM ( Rustam para o Plano Brasil).
MilMi -28 NM ( Rustam para o Plano Brasil) Russian Planes- net.

As principais diferenças,

  • Novas antenas na Cauda.
  • Maior visão do para os aviadores e atirador.
  • Fuselagem aparentemente menor cerca de 1  a1,5 m tal como informamos
  • Supressão do nariz (tipo Mickeuy Mouse) tal como informado.
  • Ausência da “bolha na ponta das asas”
  • Modificações nos rotores
  • Modificação no nariz com novos sensores e radares, tal como informado.
  • fuselagem mais limpa, tal como informado.
  • Aparentemente suprimido o compartimento de carga, tal como informado.
  • Mudança nas asas

As principais características podem estéticas podem ser comparadas na imagem que segue.

Mi 28NM
Imagem Defence Blog

Os relatos da imprensa local atestam as informações igualmente antecipadas pelo Plano Brasil sobre o novo capacete desenvolvido para o Mi 28NM.  O sistema segundo a mídia local exibe todas as informações em projeção visual em 360 graus.

Novo capacete desenvolvido para a mais nova versão do MilMi-28 NM.

Algumas fontes ainda afirmam que a aeronave ainda receberá o radar Н025, bem como um novo sistema de observação e navegação, que inclui o sistema de controle para pouso em névoa densa e à noite. Os sistemas serão instalados em duplicidade na estação de Navegação do operador.

 

 

 

8 Comentários

  1. “Também, não se observa o uso de asas o que pode indicar que o novo modelo transporte seus mísseis internamente.
    Tal informação não o foi confirmada pela fonte consultada…”

    ——–

    Parece haver um engano aí,
    porque nas imagens postadas nesta matéria as ditas “asas” aparecem claramente.

  2. Como gostaria de ver esta máquina no EB ainda mais esta nova versão ,mais bonita e com certeza mais eficaz!!!

  3. Gostaria que as forças armadas não tivessem esse preconceito todo e adquirissem mais helis russos para padronizar mas ….se bem que existe também a situação lamentável em que a turma do Lucena deixou nas contas publicas

  4. Queria ver mais helis russos nas Forças Armadas até por causa do preço que faria o dinheiro render mais numero….mas é difícil convencer os milicos!
    Outro fator, o mais importante, é o estrago nas contas públicas provocado pela quadrilha vermelha…perdemos 2 décadas !

  5. o Brasil precisaria de uns 12 desse bichinho ae rsrs.. já estaria de bom tamanho

    mas os Apaches seria sensacional, mas não são para o nosso bico, me contentaria e muito com esses MI-28

  6. Muito interessantes as modificações…

    Se os exemplares de série e modernizações seguirem o que está aí, então se pode esperar um conjunto padrão de sistemas anti-misseis. A modificação no nariz provavelmente deve ser em função da eliminação do radar meteorológico para a acomodação de aviônica referente ao ‘President-S’ ou similar. Isso também significa que o radar do cubo do rotor se tornaria padrão, podendo ser utilizado para tarefas diversas ( aí incluso auxílio a navegação ). E se é assim, poderia ser algo como um radar de abertura sintética, trabalhando em ‘microwaves’.

    A “panela” sobre a cauda poderia ser referente a um sistema de posicionamento global ou até mesmo de transmissão/recepção de sinais via satélite. Isso é importante, pois significa comunicações em rede, dentro do que seria uma doutrina de ‘guerra centrada em redes’…

    Já a estrutura acima do motor poderia ser uma captação de ar para manter o conjunto refrigerado; uma medida para diminuir a assinatura térmica…

    Bacana… 🙂

    Se isso sair, aí sim os russos vão ter um senhor helicóptero, a princípio muito similar ao Block III do Apache.

    • change in the nose this exception radio command guidance system guided missiles! Now only laser luchyu, as a reduction of the nose is the best review for the operator

      President-system in this sample is not, on the wing zakantsovkah no Bochenkov, but the system is not such as KA-52

      is the first prototype, the helicopter will undergo changes to meet the requirements for the Russian Air Force

      -radar N025 located at the top and will be enhanced with those that postavlyayutsya Iraq and Algeria, will have 2 operating modes
      ____

      -change no nariz deste sistema de orientação de comando de rádio exceção mísseis guiados! Agora só luchyu laser, como uma redução do nariz é a melhor avaliação para o operador

      Presidente sistema nesta amostra não é, na ala zakantsovkah não Bochenkov, mas o sistema não é, como KA-52

      é o primeiro protótipo, o helicóptero vai sofrer alterações para atender os requisitos para a Força Aérea Russa

      -Radar N025 localizado na parte superior e será reforçada com os que postavlyayutsya Iraque e Argélia, terá 2 modos de operação

1 Trackback / Pingback

  1. Russian Mi-28N Night Hunter attack helicopter | Thai Military and Asian Region

Comentários não permitidos.