
O kit de Flutuação consiste na adoção de blocos nas laterais e na parte dianteira. Os blocos são instalados no veiculo quando houver necessidade de tranposição de lagos, rios ou em operações Anfíbias .
A Infanteria de Marina Bolivariana – IMB realizou o primeiro teste de navegação e flutuabilidade do seu veículo blindado 6×6 Engesa EE-11VE Urutu recentemente modernizado. A avaliação foi realizada nas instalações da Base Naval Contra Almirante Agustín Armario sede da Primeira Brigada de Infanteria de Marina Anfibia Capitán de Navio Manuel Ponte Rodríguez localizada na cidade de Puerto Cabello no Estado de Carabobo na costa central da Venezuela. A viatura modernizada EE-11VE recebeu um “kit de navegação” desenvolvido por técnicos da Infanteria de Marina e da empresa Coucou Holdings C.V..

A instalação do kit de flutuação nas laterais e na parte frontal do veiculo pode ser realizada em menos de uma hora.
Segundo informações divulgadas pela Infanteria de Marina o Kit em questão melhora o desempenho de navegação e flutuabilidade da viatura. O mesmo é instalado nas laterais e parte frontal do veículo. O novo dispositivo e construído em polímero especial. De acordo com os técnicos da IMB o material usado na confecção do Kit e capaz de aumentar a proteção balística da viatura sendo capaz de minimizar os efeitos de uma explosão de uma Granada Propelida Foguete Rocket-propelled grenade, ou RPG além de disparo de armas leves.
Os objetivos dos testes e avaliar a eficacia dos flutuadores em condições de navegação adversas (transposição de rios, lagos e mar). Se os resultados forem satisfatórios os kits de flutuação serão parte do pacote de modernização dos Engesa EE-11 Urutu da Infanteria de Marina Bolivariana.

A viatura utilizada para a realização dos testes foi o protótipo IMB-595 um dos primeiros veículos pré-serie.
Com informações de FAV-CLUB e Infanteria de Marina Bolivariana.
11 Comments