Turquia: Pilotos ligados à derrubada do Su-24 russo na Síria foram detidos

Anteriormente a agência Bloomberg, alegando uma fonte anônima, informou que as autoridades turcas prenderam dois pilotos acusados de derrubar um avião Su-24 russo no final do ano passado.

Um dos pilotos teria participado da tentativa frustrada de golpe militar no último final de semana, conforme já havia sido confirmado pelo prefeito de Ancara, Ibrahim Melih Gorcek. Não há informação sobre o possível envolvimento do outro suspeito no golpe.

“Entre os que estão detidos pelo planejo do golpe militar estão os pilotos que derrubaram o avião russo”, afirmou Bekir Bozgad, citado pelo canal turco CNN Turk.

Em 24 de novembro, um jato da Força Aeroespacial da Rússia foi derrubado por um caça turco, em espaço aéreo sírio, quando participava de uma operação contra terroristas na Síria.

O incidente provocou forte tensão entre os dois países, com trocas de acusações e rompimento de parcerias.

Só no mês passado o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se desculpou pela tragédia, que teve como consequência a morte de um dos militares russos a bordo.

Em carta endereçada ao líder russo, Vladimir Putin, na ocasião, Erdogan confirmou a abertura de um processo contra um suspeito de envolvimento na derrubada do Su-24.

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. Esse golpe fundiu os neurônios dos lambe-botas do Tio Sam, que até a semana passada louvavam a Turquia, enalteciam a derrubada do avião russo e até pediam que ela fosse aceita na UE. E agora, puxa-sacos do “mundo livre neoliberal de cristãos cidadãos de bem pagadores de impostos e cumpridores das suas obrigações”, ainda querem a Turquia do Imã Erdogan na UE??? Vão dar passaportes europeus de livre circulação para os “cidadãos de bem” da república islâmica do Sultão Erdogan ??? Querem eles circulando como iguais a vocês nos aeroportos de Paris, Berlim…entrando e saindo da UE para os USA sem dificuldades? Quem sabe vocês não se mudam para Istambul por uma temporada para provar para nós que vocês estavam certos e que a Turquia era o novo exemplo da “república neoliberal moderna de cidadãos de bem”? Dêem aquela desculpa de “sair para um ANO SABÁTICO” que os riquinhos brasileiros baba-ovo de americanos adoram dar e voem para Istambul hoje mesmo, boa viagem! kkkkkkk

    • Os únicos neurônios fundidos aqui são os dos filhos da “Pátria-educadora” e também os da turma que ganha pão com “mortandela”para defender o ParTido. Já resta absolutamente mais do que claro que tratou-se de um autogolpe e vocês continuam a repetir a cantilena de que “A resistência popular derrubou o golpe armado pelos EUA e pela OTAN”. Quem elogiava a derrubada do avião russo elogiava. Outros, como era o meu caso, achavam que foi absolutamente infeliz já que criou um atrito desnecessário com os russos, sem falar obviamente na vida perdida do piloto.

      No mais, não custa lembrar que a turminha sedizente “socialista, progressista e democrática respeitadora das diferenças e da cultura dos povos”, a mesma que elogiava o “socialismo do séc. XXI” da Venezuela e agora assiste multidões cruzando a fronteira para comprar comida na Colômbia, vem soltando rojões com os desdobramentos do autogolpe de Erdogan. Quando o sultão prendeu mais de 3.000 juízes e promotores exultam, sentenciando que o mesmo deveria ser feito com o Moro e os procuradores da força tarefa da Lavajato. quero ver se essa empolgação toda vai durar até que socialistas e comunistas começarem a ser perseguidos por lá.

  2. Quem deu a ordem ao piloto para abater o SU-24 ė que tem de ser preso. Impossivel a liderança turca e da Otan nao saberam o que faziam os Caças russos junto a fronteira com a turquia e nao representava ameça nem para a Turquia nem para Otan. Quem deu a ordem e o pk? Pk so agora Erdogan manda prender o piloto? E os terroristas que capturaram e mataram o piloto nao săo presos pk?

    • Profeta, graças a Deus, Putin não é ingênuo e não vai confiar no Merdogan – ainda que seja muito bom, aparentemente, se ele brigar com os EUA. Melhor confiar desconfiando.

  3. Qndo eu chamava os libaneses locais de turcos os mesmo diziam: TURCO NÃO PRESTA… somos cristãos do Líbano… eis que agora passo a entender o que eles queriam dizer… e o dedo podre dos russos começa a aparecer no qualho turco… 🙂

Comentários não permitidos.