Grupo de brasileiros declara lealdade ao “Estado Islâmico”

Treinamento antiterrorista no Rio de Janeiro.

É a primeira vez que um grupo da América Latina declara apoio aos jihadistas. Em serviço de mensagens, radicais publicam ameaças à polícia brasileira e falam em atentados.

Um grupo de radicais brasileiros declarou lealdade ao líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, e criou um canal no serviço de mensagens instantâneas Telegram, informou nesta segunda-feira (18/07) o Site Intelligence Group, site especializado em monitoramento de atividades jihadistas.

De acordo com a especialista Rita Katz, esta é a primeira vez que um grupo da América Latina declara apoio aos jihadistas do EI. Katz lembrou que a declaração realizada pelo grupo, autodenominado Ansar al-Khilafah Brasil, ocorreu a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No Telegram, serviço de mensagens semelhante ao Whatsapp, o grupo destacou que, “se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá para nada”.

Em junho, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que estava monitorando um conjunto de pessoas que se comunicam em português num grupo do EI no Telegram. O grupo se chama Nashir Português, numa referência a uma agência de notícias em que o EI publica seus manifestos.

O governo brasileiro anunciou que reforçará o plano de segurança para o evento após o atentado executado na quinta-feira passada em Nice, na França, no qual morreram 84 pessoas. As autoridades anunciaram que intensificarão os controles durante a competição, que começa em 5 de agosto.

AS/efe/lusa

Fonte: DW

13 Comentários

  1. O mundo inteiro .. incluindo ai o brazil .. vive em uma verdadeira Era de Incertezas … bem ao estilo do economista John Kenneth Galbraith , aquela sua obra onde ele procura colocar ..O futuro do capitalismo com suas forças econômicas que moldam o mundo de amanhã.
    .
    Parece que esse amanhã ( o futuro) moldado pelo poder econômico global .. é bem tenebroso e sem um horizonte certo .. más em história quando aborda fim de todo império… acontecem as contingência inerente a de uma transição de poder global … e uma delas é a guerra e para mim .. a 3° GM … já acontece só que de uma forma mascarada em guerras assimétricas .. como por exemplos em golpes de estado e o terrorismo pelo mundo.
    .
    A obra de Galbraith como ; A era da incerteza” e “O futuro do capitalismo” são bons motivos para ficar em casa … lendo ou assistindo o documentário da BBC sobre a obra do economista John Kenneth Galbraith e entender de uma certa forma … essa era maluca que vemos lá fora .. ” pela janela”.
    .

    .

  2. NADA DEMAIS… tem uns por aqui que declararam lealdade a URSS e até hoje são fiéis defensores de um mundo que nem existe mais… 🙂

  3. Só digo uma coisa.. liberdade geralmente leva ao caos.. Brasil com esse Neo-Liberalismo está colhendo os frutos, interpretem como quiserem

    • O que eu acho é que o distinto colega esta fazendo uma pequena confusão, Neo-Liberalismo tem haver com economia e não com liberdade de expressão, de se comunicar, etc. É claro,posso estar errado.

      • Só sei que nos aureos tempos que fomos governados por patriotas de verdade vestidos de verde oliva, “Veraneio vascaina, vem dobrando a esquina… e a marginália esquerdalha treme !!!…”… naqueles tempos a conversa era outra… naquele aureos tempos, terrotistas falavam fino que nem bonecas… 🙂

  4. Segundo reporta o Zero Hedge aprofundamento a purgo de todos o que ele ve como adverarios na Sociedad turca, Endorgan demitiu todos os Reitores e diretores de Colegio e Escolas Secundarias, publicas e particulares que nao seja aquelas que ele controla. Mais de 15 mil reitores e um numero semelhantes de Diretores de Escolas Secundrias foram demitidos e aguardam julgamentos.. Faz me lembrar dos Talebans no Afeganistao, que fechou todas as escolas e so permitiram as madrassas, onde os meninos decoravam o Quorao/Koran. Bolsanaro esta salivando. Escola so Envangelicas.

    • (…)Bolsonaro esta salivando. Escola só Evangelísticas. (…) .. boa JOJO ..HAHAHAH .. os _________ vão se descabelarem .. HAHAHAH….como eu disse .. todo governo que busca no golpe criado ou estimulado sempre mostrará o seu lado perverso .. isso é a regra .. TODO !… governo pária comete trucidades e injustiça .. TODO!.. é a regra .. e como também é regra o efeitos de reação as injustiças .. e ele a vem a galope .. inclusive a do brazil .. e o Karma .. catando a música .. Os Miseráveis aquela da evolução francesa .. 🙂
      .
      .. ♬ ♮ ♬ … I Dreamed A Dream .. ♬ ♮ ♬
      .
      ..www.letras.mus.br/susan-boyle/1467293/traducao.html.

      • Pra quem foi educado em escolas “progressistas mistas”, eu não duvidaria de suas pre-disposições ao relativismo… 🙂

  5. Este pessoal que esta se aliando a estes perdidos de DEUS devem é seguir o exemplo do verdadeiro lider que se sacrificou por todos nós e não mandou que seus seguidores se sacrificasem por ele SE OS LIDERES DO EI SE EXPLODIREM E RESUCITAREM AI EU ACREDITEREI NELES ATE LA SIGO A CRISTO E TODOS SABEMOS DE QUE NÃO SEGUIMOS TOTALMENTE COMO DEVERIA SER, e lembrando quando ele se sacrificou o fez sozinho não levou ninguem com ele eceto um ladrão que lhe pediu perdão.

  6. Opa sem querer acabei dando ideias aos lideres terroristas eles vão querer levar um bamdo de ladrões o CONGRESSO ESTA EM PERIGO foi sem querer a ideia.

Comentários não permitidos.